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Aprendendo sobre a fome e o desperdício de alimentos no mundo – UCA

 

20/10/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a importância dos alimentos para a saúde.

Compreender e aplicar a importância do reaproveitamento dos alimentos.

Conhecer a quantidade de alimentos desperdiçados no dia a dia no Brasil e no Mundo.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre alimentos e alimentação saudável.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: trabalhando a sensibilização

atividade

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as imagens abaixo, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.

Imagem 1

desperdicio 1

http://www.metodista.br/maiscidadania/sustentabilidade/evitar-o-desperdicio-de-alimentos-um-ato-de-cidadania

Imagem 2

desperdicio 3

http://www.ecodebate.com.br/2009/11/12/o-brasil-esta-entre-os-10-paises-que-mais-desperdicam-comida-no-mundo/

Imagem 3

desperdicio 4

http://planetainteligente.blog.terra.com.br/2009/06/10/desperdicio-de-comida-em-um-mundo-que-passa-fome/

Imagem 4

desperdicio 5

 

http://nacarla.blogspot.com/2008/03/no-ao-desperdcio.html

Imagem 5

desperdicio 6

http://murycomy.blogspot.com/2008_05_01_archive.html

Finalizadas a visualização das imagens, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

- Qual é o seu sentimento diante dessas imagens?

- Você tem ideia da quantidade de alimentos que são desperdiçados todos os dias?

- Você tem idéia da quantidade de pessoas que poderiam ser alimentadas com esses alimentos desperdiçados?

- O que você acha que poderia ser feita para evitar o desperdício de alimentos?

- Você desperdiça alimentos? De que forma?

- O que é feita com as sobras de comida na sua casa?
 

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

2ª atividade: aprendendo sobre o desperdício

Videos

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.

Vídeo 1 – Globo Repórter – Desperdício de Alimentos

desperdicio 2

Fonte:   http://www.youtube.com/watch?v=siNg9qAcMuI     acesso feito dia 06/10/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição do Vídeo 1, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1 – O que você achou sobre o projeto “Mesa Brasil”?

2 – Você tinha consciência da quantidade de alimentos desperdiçados no dia a dia dos supermercados e outros estabelecimentos comerciais? Se não, o que você sentiu ao tomar consciência disso?

3 – Qual a sua opinião sobre o reaproveitamento dos alimentos na creche “Nair Salgado”?

5 – Explique por qual motivo não se deve utilizar caixas de madeira para armazenar frutas e verduras.

6 – Você conhecia os benefícios das ramas da cenoura? Você teria alguma dificuldade para comê-las? Justifique sua resposta.

7 – O que você achou das dicas sobre o reaproveitamento dos alimentos que temos em casa? Você acha possível colocá-las em prática na sua casa?

3ª atividade: conhecendo um pouco mais sobre o desperdício de alimentos

atividade

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Alimentos
Fonte: http://www.natureba.com.br/desperdicio-alimentos.htm      acesso feito dia 06/10/2011

TEXTO 2: Desperdício de alimentos no Brasil
Fonte:http://www.zun.com.br/desperdicio-de-alimentos-no-brasil/     acesso feito dia 06/10/2011 

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1 – Quais são as principais causas do desperdício de alimentos no Brasil?

2 – Por que não desperdiçar é importante para combater a fome? 

3 – Em que sentido o aumento da incidência de obesidade no Brasil pode ser relacionado ao desperdício de alimentos?

4 – Qual a maior causa do desperdício de alimentos na America Latina?

5 – Qual a porcentagem de alimentos desperdiçados na Europa?

6 – Por que o comportamento dos consumidores vem piorando a cada ano em relação ao desperdício de alimentos? Explique.

7 – Por que nos países ricos os alimentos vão para o lixo antes mesmo de vencer?

8 – Na sua opinião falta conscientização ou educação da população para evitar o desperdício de alimentos?

9 – Seus hábitos alimentares irão mudar depois dessa aula? Explique.

4ª atividade: pesquisando na escola

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de cinco integrantes para uma pesquisa a ser realizada, em dias diferentes, na cantina e no pátio da escola com o intuito de possibilitar um levantamento de informações sobre o desperdício de alimentos na escola.

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre o desperdício de alimentos que ocorre durante o intervalo e organizá-las em um relatório.

Relatório (Modelo)

Nome da Escola:________________________________________________________

Nome dos Alunos:_______________________________________________________

______________________________________________________________________

Série:___________Classe:_____________Data:____________Turmo:______________

 

1 – Durante o intervalo, quantos alunos/as esperavam pelo lanche oferecido pela escola?

2 – Quantos/as alunos/a aceitaram o lanche oferecido pela escola?

3 – Os participantes do grupo têm o habito de comer o lanche oferecido pela escola? Por quê?

4 – Após o lanche, onde os/as alunos/as colocam seus pratos?

5 – Nos pratos são deixados restos de lanche? Se sim, onde os restos são depositados?

6 – Muitos alunos/as trazem lanche de casa? Quais são os alimentos preferidos desses/as alunos/as?

7 – Os/as alunos/as tem o hábito de dividir o lanche trazido de casa com os/as colegas?

8 – Após o lanche, como fica o pátio da escola?

9 – Na observação do grupo, houve desperdício de alimentos fornecidos pela escola? E de alimentos trazidos pelos/as alunos/as?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações referentes ao dia em que a pesquisa foi realizada.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

5ª atividade: experimento as novidades

Pesquisa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a elaboração de sucos no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes a elaboração dos sucos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre o reaproveitamento dos alimentos.

Suco 1 – Casca de abacaxi

Ingredientes:

  • Cascas de um abacaxi grande;
  • Folhas de hortelã à gosto;
  • Açúcar à gosto;
  • Gelo à gosto.

 

Modo de Preparo:

Cabe ao/ professor/a orientar aos/as alunos/as a deixarem as cascas do abacaxi de molho em água filtrada, dentro da geladeira, por um dia. Depois de um dia dentro da geladeira, é só bater as cascas com hortelã e gelo, adoçar a gosto e coar antes de beber.

Suco 2 – Cascas de frutas variadas

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de cascas de frutas variadas (maça, melão, mamão, manga, pêra);
  • 2 litros de água;
  • açúcar a gosto.

 

Modo de Preparo:

Cabe ao/ professor/a orientar aos/as alunos/as a lavarem bem as cascas e, em seguida, bater no liquidificador com água. Depois basta adoçar a gosto e coar.


Suco 3 – Suco de cascas de mamão

Ingredientes:

  • 1 xícara da casca de mamão picada;
  • 3 xícaras de água bem gelada;
  • 5 colheres de sopa de açúcar;
  • 4 laranjas;
  • 1 limão.

 

Modo de Preparo:

Cabe ao/ professor/a orientar aos/as alunos/as lavarem bem as cascas do mamão e batê-las no liquidificador com água e açúcar. A seguir, deve-se coar e acrescentar o suco das quatro laranjas e do limão.

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Níssia Amorim, Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves , Tocantins - disse:
    rba_amorim@yahoo.com.br

    28/05/2012

    Quatro estrelas

    muito bom, adorei a matéria, é sempre bom encontrar algo que possa nos dar suporte no planejamento das aulas.


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