20/10/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Nutrição |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Aprender a importância dos alimentos para a saúde.
Compreender e aplicar a importância do reaproveitamento dos alimentos.
Conhecer a quantidade de alimentos desperdiçados no dia a dia no Brasil e no Mundo.
Conhecimentos básicos sobre alimentos e alimentação saudável.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as imagens abaixo, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
http://nacarla.blogspot.com/2008/03/no-ao-desperdcio.html
Imagem 5
http://murycomy.blogspot.com/2008_05_01_archive.html
Finalizadas a visualização das imagens, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
- Qual é o seu sentimento diante dessas imagens?
- Você tem ideia da quantidade de alimentos que são desperdiçados todos os dias?
- Você tem idéia da quantidade de pessoas que poderiam ser alimentadas com esses alimentos desperdiçados?
- O que você acha que poderia ser feita para evitar o desperdício de alimentos?
- Você desperdiça alimentos? De que forma?
- O que é feita com as sobras de comida na sua casa?
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.
Vídeo 1 – Globo Repórter – Desperdício de Alimentos
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=siNg9qAcMuI acesso feito dia 06/10/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição do Vídeo 1, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1 – O que você achou sobre o projeto “Mesa Brasil”?
2 – Você tinha consciência da quantidade de alimentos desperdiçados no dia a dia dos supermercados e outros estabelecimentos comerciais? Se não, o que você sentiu ao tomar consciência disso?
3 – Qual a sua opinião sobre o reaproveitamento dos alimentos na creche “Nair Salgado”?
5 – Explique por qual motivo não se deve utilizar caixas de madeira para armazenar frutas e verduras.
6 – Você conhecia os benefícios das ramas da cenoura? Você teria alguma dificuldade para comê-las? Justifique sua resposta.
7 – O que você achou das dicas sobre o reaproveitamento dos alimentos que temos em casa? Você acha possível colocá-las em prática na sua casa?
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Alimentos
Fonte: http://www.natureba.com.br/desperdicio-alimentos.htm acesso feito dia 06/10/2011
TEXTO 2: Desperdício de alimentos no Brasil
Fonte:http://www.zun.com.br/desperdicio-de-alimentos-no-brasil/ acesso feito dia 06/10/2011
Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
1 – Quais são as principais causas do desperdício de alimentos no Brasil?
2 – Por que não desperdiçar é importante para combater a fome?
3 – Em que sentido o aumento da incidência de obesidade no Brasil pode ser relacionado ao desperdício de alimentos?
4 – Qual a maior causa do desperdício de alimentos na America Latina?
5 – Qual a porcentagem de alimentos desperdiçados na Europa?
6 – Por que o comportamento dos consumidores vem piorando a cada ano em relação ao desperdício de alimentos? Explique.
7 – Por que nos países ricos os alimentos vão para o lixo antes mesmo de vencer?
8 – Na sua opinião falta conscientização ou educação da população para evitar o desperdício de alimentos?
9 – Seus hábitos alimentares irão mudar depois dessa aula? Explique.
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de cinco integrantes para uma pesquisa a ser realizada, em dias diferentes, na cantina e no pátio da escola com o intuito de possibilitar um levantamento de informações sobre o desperdício de alimentos na escola.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre o desperdício de alimentos que ocorre durante o intervalo e organizá-las em um relatório.
Nome da Escola:________________________________________________________
Nome dos Alunos:_______________________________________________________
______________________________________________________________________
Série:___________Classe:_____________Data:____________Turmo:______________
1 – Durante o intervalo, quantos alunos/as esperavam pelo lanche oferecido pela escola?
2 – Quantos/as alunos/a aceitaram o lanche oferecido pela escola?
3 – Os participantes do grupo têm o habito de comer o lanche oferecido pela escola? Por quê?
4 – Após o lanche, onde os/as alunos/as colocam seus pratos?
5 – Nos pratos são deixados restos de lanche? Se sim, onde os restos são depositados?
6 – Muitos alunos/as trazem lanche de casa? Quais são os alimentos preferidos desses/as alunos/as?
7 – Os/as alunos/as tem o hábito de dividir o lanche trazido de casa com os/as colegas?
8 – Após o lanche, como fica o pátio da escola?
9 – Na observação do grupo, houve desperdício de alimentos fornecidos pela escola? E de alimentos trazidos pelos/as alunos/as?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações referentes ao dia em que a pesquisa foi realizada.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a elaboração de sucos no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes a elaboração dos sucos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre o reaproveitamento dos alimentos.
Suco 1 – Casca de abacaxi
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Cabe ao/ professor/a orientar aos/as alunos/as a deixarem as cascas do abacaxi de molho em água filtrada, dentro da geladeira, por um dia. Depois de um dia dentro da geladeira, é só bater as cascas com hortelã e gelo, adoçar a gosto e coar antes de beber.
Suco 2 – Cascas de frutas variadas
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Cabe ao/ professor/a orientar aos/as alunos/as a lavarem bem as cascas e, em seguida, bater no liquidificador com água. Depois basta adoçar a gosto e coar.
Suco 3 – Suco de cascas de mamão
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Cabe ao/ professor/a orientar aos/as alunos/as lavarem bem as cascas do mamão e batê-las no liquidificador com água e açúcar. A seguir, deve-se coar e acrescentar o suco das quatro laranjas e do limão.
Fonte: http://www.ecodebate.com.br/2007/10/17/reduzir-desperdicio-de-alimentos-exige-mudanca-de-atitude-de-mercado-e-consumidores/ acesso feito dia 06/10/2011
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_419178.shtml acesso feito dia 06/10/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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28/05/2012
Quatro estrelasmuito bom, adorei a matéria, é sempre bom encontrar algo que possa nos dar suporte no planejamento das aulas.