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Aprendendo sobre os transtornos alimentares - UCA

 

20/10/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os principais sintomas dos transtornos alimentares.

Apresentar a diferenciação entre anorexia e bulimia.

Explicar as possíveis consequências, em termos físicos e psicológicos, dos transtornos alimentares.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre transtornos alimentares.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: trabalhando a sensibilização

atividade

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as imagens abaixo, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.

Figura 1

transtorno alimentares 1

Figura 2

transtorno alimentares 3

Figura 3

transtorno alimentares 4

Figura 4

transtorno alimentares 5      

Figura 5

transtorno alimentares 6

http://www.verruganagordura.com/transtornos-alimentares/

Finalizada a apresentação das imagens, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

O que você achou das imagens?
Existe algum aspecto em comum entre as imagens?
Na sua opinião, o que leva uma pessoa ter uma imagem distorcida de si mesmo?
Como você imagina que se sentem as pessoas representadas nas imagens?
Nos dias atuais, a sociedade cultua um corpo magro. Qual a sua opinião sobre isso?
As modelos, em sua maioria, são extremamente magras. Você acha que elas influenciam as adolescentes a serem magras?
Você acha que as pessoas representadas nas imagens possuem algum problema de saúde?Se sim, quais problemas?

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

2ª atividade: aprendendo sobre os transtornos alimentares

Videos

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Vídeos 1 e 2 se encontram disponíveis.

Vídeo 1 – Especial Anorexia e Bulimia - parte 1

transtorno alimentares 7

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=htkIIzQclAk&feature=related     acesso feito dia 06/10/2011

Vídeo 2 – Especial Anorexia e Bulimia - parte 2

transtorno alimentares 8

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=tY1G1H0lA3M&feature=related acesso feito dia 06/10/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição dos Vídeos 1 e 2, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1 – Qual a sua opinião sobre o depoimento de Ximena? Qual parte do depoimento mais chamou a sua atenção?

2 – O que você sentiu quando foi exibida a imagem de Ximena com 28 kg?

3 – Quais são as principais consequências físicas da anorexia nervosa?

4 – Por que os pacientes com transtornos alimentares precisam ser tratados por uma equipe multidisciplinar?

5 – Por que os adolescentes são mais suscetíveis aos transtornos alimentares?

6 – O que é distorção de imagem corporal?

7 – Qual a influência da mídia nos padrões de beleza?

8 – No vídeo 2, qual imagem mais chamou sua atenção?

3ª atividade: conhecendo um pouco mais sobre os transtornos alimentares

atividade

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Transtornos Alimentares
Fonte:   http://www.alimentacaosaudavel.org/Transtornos-Alimentares.html       acesso feito dia 06/10/2011

TEXTO 2: Transtornos Alimentares na Adolescência
Fonte:   http://gballone.sites.uol.com.br/alimentar/alimentar2.html    acesso feito dia 06/10/2011

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1 – O que são os transtornos alimentares? Explique.

2 – Diferencie anorexia e bulimia.

3 – Por que o hábito de fazer dieta é tão comum entre os adolescentes?

4 – O que é dismorfia corporal?

5 – Quais são os sintomas mais comuns em paciente que sofrem de anorexia e bulimia?

4ª atividade: pesquisando sobre os transtornos alimentares

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre os principais distúrbios do comportamento alimentar. 

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre um distúrbio do comportamento alimentar, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: Bulimia
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?139     acesso feito dia 06/10/2011
Fonte: http://www.medsaude.com/bulimia.html    acesso feito dia 06/10/2011

GRUPO 2: Anorexia
Fonte:  http://www.psicosite.com.br/tra/ali/anorexia.htm   acesso feito dia 06/10/2011
Fonte:   http://www.brasilescola.com/psicologia/a-anorexia.htm   acesso feito dia 06/10/2011

GRUPO 3: Vigorexia
Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/vigorexia.htm     acesso feito dia 06/10/2011
Fonte:  http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1288272-EI6582,00.html   acesso feito dia 06/10/2011

GRUPO 4: Síndrome do comer noturno
Fonte: http://saude.terra.com.br/transtornosalimentares/interna/0,,OI1281751-EI8011,00.html      acesso feito dia 06/10/2011
Fonte:  http://www.dicasdemulher.com.br/transtorno-alimentar-noturno/    acesso feito dia 06/10/2011

GRUPO 5:Síndrome do comer compulsivo
Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/transtorno-do-comer-compulsivo-2-1-1-205.html    acesso feito dia 06/10/2011
Fonte: http://marciacopetti.com.br/artigos/artigos.php?id_artigo=11      acesso feito dia 06/10/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações, mais especificamente, a respeito dos seguintes tópicos:

 Quais são as principais características do distúrbio?
Como ele se desenvolve?
Como é feito o diagnostico?
Como ele pode ser tratado?
É possível preveni-lo?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
 

5º atividade: trabalhando em casa

Atividade de casa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para a acessar a reportagem O que são transtornos alimentares? e elaborar a uma redação sobre o assunto.

Posteriormente, a discussão da redação deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que a reportagem deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

REPORTAGEM – O que são transtornos alimentares?
Fonte: http://super.abril.com.br/alimentacao/sao-transtornos-alimentares-446810.shtml           acesso feito dia 06/10/2011

Recursos Complementares

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa    acesso feito dia 06/10/2011

Fonte:    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulimia_nervosa    acesso feito dia 06/10/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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