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Conhecendo o sistema hormonal - UCA

 

20/10/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a função de alguns hormônios humanos.

Compreender a função dos órgãos do sistema hormonal.

Conhecer as diferenças entre alimentos convencionais e diet.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o sistema hormonal e seu funcionamento.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade:aprendendo sobre os hormônios

atividade

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software  Kword, abrir os textos denominados “Principais hormônios humanos” e “Hormônio”. Os textos deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1 – Principais hormônios humanos
Fonte: http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino2.asp    acesso feito dia 05/10/2011

TEXTO 2 – Hormônios
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1144/1/HORMONIOS/Paacutegina1.html  acesso feito dia 05/10/2011

Concluída a leitura dos textos, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Exercício 1. Vale destacar que o Exercício 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem a indicação das respostas, via e-mail.

Exercício 1

1 - Assinale a alternativa incorreta em relação às glândulas e aos hormônios que regulam as funções dos órgãos no corpo humano.

a) As paratireóides produzem o paratormônio, que eleva a concentração de cálcio no sangue e estimula a liberação de cálcio dos ossos.

b) O pâncreas produz a insulina, que estimula o armazenamento da glicose pelo fígado, e o glucagon, que estimula a quebra do glicogênio no fígado.

c) A tireóide produz a melatonina, que estimula os processos metabólicos, e a calcitonina, que promove a retirada de cálcio nos ossos.

d) A neuro-hipófise produz a oxitocina, que estimula a contração das musculaturas uterinas, e a vasopressina, que controla a eliminação de água pelos rins.

e) Os testículos produzem hormônios andrógenos, que estimulam a espermatogênese e as características sexuais masculinas.

2 - Observe a figura abaixo. Supondo que a diferença de tamanho entre os dois indivíduos se deva somente à ação de hormônios, pode-se afirmar que a responsabilidade da disfunção hormonal, no caso, cabe à glândula:

sistema hormonal 1

http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-biologia/sistema-hormonal

a)      hipófise;
b)      pâncreas;
c)      paratireóide;
d)      supra-renal;
e)      timo.

3 - Nos testes de gravidez, a substância cuja presença é pesquisada na urina é:

a) o hormônio folículo estimulante;
b) o hormônio luteinizante;
c) a gonadotrofina coriônica;
d) o estrógeno;
e) a progesterona.

4 - O momento do vestibular, sem dúvida, causa nos candidatos uma mistura de sensações como prazer, por estar próxima a tão sonhada aprovação; emoção, por vivenciar uma grande escolha, e medo de cometer um equívoco ao responder as questões. Essas sensações estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia e aumento da frequência respiratória. Assinale a alternativa que apresenta a glândula que foi estimulada e o hormônio produzido como consequência das sensações citadas no texto.

a) Supra-renal e adrenalina.
b) Tireóide e adrenalina.
c) Tireóide e calcitonina.
d) Hipófise e adrenalina.
e) Pineal e melatonina

5 - Considere as seguintes afirmativas, relacionadas com o sistema hormonal humano:

I. A tireóide é a glândula produtora do hormônio tiroxina, também denominado de paratormônio, que participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue.

II. O glucagon e a insulina são hormônios produzidos por grupos de células do pâncreas, denominados Ilhotas de Langerlhans, que participam do controle dos níveis de glicose no sangue.

III. A hipófise, localizada na base do encéfalo, produz vários hormônios, como o gonadotrófico, o adrenocorticotrófico e o tireotrófico, que participam da regulação da atividade de outras glândulas endócrinas.

IV. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas, que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.

6 - Considere os seguintes hormônios:

1. Glucacom
2. Adrenalina
3. Somatotrófico
4. Noradrenalina
5. Insulina

As glândulas responsáveis pela secreção desses são, respectivamente:

a) Pâncreas, supra-renais, hipófise, pâncreas, supra-renais.
b) Supra-renais, pâncreas, hipófise, supra-renais, pâncreas.
c) Pâncreas, hipófise, supra-renais, supra-renais, pâncreas.
d) Pâncreas, supra-renais, hipófise, supra-renais, pâncreas.
e) Pâncreas, supra-renais, supra-renais, pâncreas, hipófise.

2ª atividade: aprendendo mais sobre o sistema hormonal

 

Videos

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks dois vídeos sobre o sistema hormonal. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1 – Glândulas e Hormônios - Parte 1 de 2

sistema hormonal 1     

Fonte:    http://www.youtube.com/watch?v=9bulb2AyYo4  acesso feito dia 05/10/2011


Vídeo 2 Glândulas e Hormônios - Parte 2 de 2

sistema hormonal 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ONR5fELY6Kc acesso feito dia 05/10/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download  dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição dos vídeos, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, via e-mail.

Questionário 1

1 – Com base no vídeo 1, quais são as funções dos hormônios no nosso corpo?

2 – Por que essas substâncias químicas são tão importantes para o nosso organismo?

3 – Por que o relógio biológico é citado no vídeo 1? Qual a importância dele em nossas vidas? Explique.

4 – Qual a importância do pâncreas no sistema hormonal?

5 – Qual a função da glândula pineal?

6 – Com base no vídeo 2, explique porque a glicose é uma fonte de energia.

7 – Por que o glucagon é o oposto da insulina? Explique.

8 – Qual a transição do estado de sonolência?

9 – Qual a função do hormônio de crescimento no organismo humano?

3ª atividade: pesquisando e aprendendo as principais disfunções hormonais

 

Pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em oito grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre as principais disfunções hormonais.  

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre uma disfunção hormonal, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: Hipofunção – nanismo
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Nanismo   acesso feito dia 05/10/2011
Fonte:  http://hypescience.com/tipos-de-nanismo/  acesso feito dia 05/10/2011

GRUPO 2: Hiperfunção – gigantismo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gigantismo_pituit%C3%A1rio     acesso feito dia 05/10/2011
Fonte: http://www.todabiologia.com/doencas/gigantismo.htm     acesso feito dia 05/10/2011

GRUPO 3: Hiperfunção no adulto – acromegalia
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Acromegalia        acesso feito dia 05/10/2011
Fonte:  http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?9   acesso feito dia 05/10/2011

GRUPO 4: Diabetes Insipidus
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_insipidus       acesso feito dia 05/10/2011
Fonte:  http://www.mdsaude.com/2009/04/diabetes-insipidus.html  acesso feito dia 05/10/2011

GRUPO 5: Bócio
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%B3cio   acesso feito dia 05/10/2011
Fonte:  http://www.brasilescola.com/doencas/bocio.htm      acesso feito dia 05/10/2011

GRUPO 6: Hipertireoidismo
Fonte:  http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?247  acesso feito dia 05/10/2011
Fonte:  http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3377&ReturnCatID=667          acesso feito dia 05/10/2011

GRUPO 7: Diabetes Mellitus
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus          acesso feito dia 05/10/2011
Fonte:   http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?127         acesso feito dia 05/10/2011

GRUPO 8:Doença de Addison
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Addison          acesso feito dia 05/10/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?149      acesso feito dia 05/10/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre as principais disfunções hormonais, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

Quais as principais características da disfunção pesquisada?
Como ela se desenvolve?
Quais são os sintomas?
Como é feito o diagnóstico?
Como é possível tratá-la?
É possível preveni-la?


Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

4º atividade: investigando os alimentos para diabéticos

 

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos/as em grupos de quatro integrantes para a realização de uma pesquisa. Cabe ao/a professor/a orientá-los/as para que os/as mesmos/as façam um levantamento de alimentos diet disponíveis em alguns supermercados próximo da escola ou de suas residências.

Os/as alunos/as deverão fazer uma lista de alimentos diet contendo o nome do fabricante, o tipo de alimento (doce ou salgado), o tamanho da embalagem e o valor calórico. Em seguida, deverão procurar alimentos convencionais semelhantes aos pesquisados anteriormente e comparar as informações referentes aos alimentos diet.

Concluída a pesquisa, os grupos deverão ser orientados pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1 – Todos os alimentos diet pesquisados são menos calóricos do que os alimentos convencionais?

2 – Os alimentos em cujos rótulos consta a expressão “sem adição de açúcar” não têm carboidratos em quantidade significativa?

3 – Entre os alimentos pesquisados, qual mais chamou a atenção do grupo em relação à quantidade de calorias?

4 – Qual a opinião do grupo sobre os alimentos diet? O mercado brasileiro está se adequando as necessidades da população.

Cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

5º atividade: pesquisando e trabalhando em casa

Atividade de casa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software  KWord do netbook para a acessar a reportagem “Hormônio de crescimento para rejuvenescer faz mal e elaborar uma redação sobre o assunto.

Posteriormente, a avaliação da redação deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que a reportagem deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

REPORTAGEM – Hormônios de crescimento para rejuvenescer faz mal
Fonte: http://www.terra.com.br/istoegente/314/saude/index.htm acesso feito dia 05/10/2011

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
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