Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como possibilitar que os alunos percebam a relação entre as paisagens e as diferentes formas do relevo da superfície terrestre? (UCA)

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as formas de relevo da superfície terrestre;

Perceber que o relevo é modificado pela ação dos seres humanos;

Refletir sobre a ação dos seres humanos no relevo.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento que os seres humanos provocam transformações nas paisagens para atender as suas necessidades. Para iniciar as discussões é importante que os alunos retomem suas experiências e façam relação com o seu espaço de vivência.

Estratégias e recursos da aula

UCA  

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

ATIVIDADE

 

Professor(a), para iniciar o estudo das formas da superfície da Terra – Relevo, procure despertar nos alunos a observação e a percepção das diferenças existentes. Para isso, realize as atividades a seguir:

1. Convide um grupo de cerca de dez alunos para se organizarem em fila, em frente ao quadro (lousa). Não estabeleça a ordem para ocuparem os lugares, deixe que decidam a posição que irão ocupar na fila;

2. Com a ajuda de um giz ou pincel trace, no quadro (lousa), a altura de cada aluno. Depois, ligue os traços e convide os alunos a observarem como ficou representada a altura dos alunos no quadro (lousa).

3. Evidencie que o traço no quadro (lousa) representa a altura de alguns colegas da turma. Questione-os:

  • O que mais chamou a atenção no traço que representa a altura dos colegas?
  • Todos possuem a mesma altura?
  • Existem diferenças? Quais são as diferenças?
  • Agora, vamos pensar nas diferentes paisagens existentes na superfície terrestre. Para você, elas apresentam a mesma forma?

4. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras: ALTURA e ALTITUDE; como sugestão, ver definição no endereço web http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas evidenciando que começaremos o estudo das diferentes formas da superfície terrestre.  

 Professor(a) esta atividade poderá ser desenvolvida de maneira interdisciplinar com as aulas de Educação Física, podendo colaborar para a análise do crescimento corporal e do desenvolvimento dos alunos. 

 

PESQUISA  

Para realizar as atividades, proponha aos alunos que estudem a paisagem do lugar em que vivem e percebam a diferença na altitude da superfície terrestre. 

1. Organize com os alunos uma atividade de Estudo do Meio. A atividade deverá ser realizada próximo ao lugar em que se localiza a escola que estudam.

2. Envie, dias antes da aula de Estudo do Meio, bilhete para os pais ou responsáveis pelos alunos, solicitando autorização para que participem da atividade. Também informe que poderão levar: água, boné, lanche, caso a atividade seja mais demorada, e o notebook para registrar as observações realizadas, avise que; anteriormente, deverão carregar a bateria.

 netbook2

Imagem:  Netbook

Disponível em:  http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

 Acesso em:  11 de outubro de 2011

3. Antes de iniciar a atividade de Estudo do Meio combine, com os alunos, as regras de convivência para que a atividade alcance os objetivos.

4.  Ao longo da atividade, peça para que observem as formas do terreno do lugar por onde passam (lugares planos, lugares acidentados - subidas e  descidas - no caminho percorrido). Sempre que necessário, pare para conversar sobre o que chama a atenção do grupo. Solicite que, utilizando a câmera do netbook, fotografem as diferenças na forma dos lugares por onde passam.

 

ATIVIDADE

1. Em sala, peça para que os alunos revejam as fotografias produzidas durante o  Estudo do Meio;

2. Peça para que observem, entre as fotografias tiradas, a que mais chamou a sua atenção, considerando a forma da superfície do caminho percorrido, e que selecionem duas fotografias.

3. Embaixo das fotografias escolhidas escreva uma frase justificando a escolha.

4. Solicite aos alunos que enviem para seu email a atividade. Depois, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso às fotografias produzidas pelos colegas, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa é o KPresenter.   

 5. No dia combinado, solicite que apresentem as fotografias selecionadas. Depois, promova uma discussão sobre as observações das formas da superfície do caminho percorrido, questionando:

  • É possível observar diferenças na superfície do terreno (subidas e descidas) em que imagens?
  • Em que imagens a superfície do terreno apresenta descida?
  • O local em que se localiza a escola é mais baixo ou elevado que o seu entorno?
  • O lugar por onde passam de casa até a escola é plano ou apresenta subidas e descidas?
  • Podemos dizer que a superfície dos lugares percorridos é sempre igual?

6. Em seguida, peça que elaborem um texto coletivo no programa Kword, relatando as observações realizadas e, utilizando o Kolour Paint, que ilustrem o texto.

Professor(a), procure aproveitar as informações trazidas pelos alunos para ampliar a discussão sobre as formas da superfície da Terra. Evidencie que as diferentes características da superfície do terreno definem o relevo que recebe denominações diferentes de acordo com a sua altitude. A altitude é definida pela distância vertical medida de um ponto da superfície terrestre em relação ao nível do mar, considerado 0 metro. 

 

RELEVO  

Imagem: Perfil do Relevo em relação ao nível do mar

Disponível em:   http://3.bp.blogspot.com/_6xdIM5mVBeI/ShrlcfgVYfI/AAAAAAAAAD0/e7V067DpjhU/s400/relevo.JPG

 Acesso em: 11 de outubro de 2011

 

 

ATIVIDADE

 

1. Utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet, acesse o endereço web http://www.youtube.com/watch?v=xsiY8L-ez2Q&feature=fvsr e assistam um vídeo sobre as Formas do Relevo,  que apresenta informações sobre as diferentes formas da superfície terrestre.   

2. Após assistir o vídeo, estabeleça um diálogo com os alunos, questionando-os sobre:   

a. Do que trata o vídeo?

b. Quais formas de relevo foram apresentadas no vídeo?

c. Alguma das formas de relevo apresentadas é parecida com o lugar em que você mora?

d. Para você, das formas de relevo apresentadas, qual seria a melhor para viver? 

3. Com o netbook conectado a internet, solicite que acessem o endereço web http://escolakids.uol.com.br/relevo-brasileiro.htm e que leiam o texto sobre o relevo brasileiro.

 

 KIDS

Imagem:  Página inicial escola kids

Disponível em: http://escolakids.uol.com.br/relevo-brasileiro.htm

 Acesso em: 11 de outubro de 2011

 

4. Solicite que observem o mapa do relevo brasileiro disponível no texto e, no caderno, realizem as atividades a seguir:

a.  Qual é a cor mais escura na legenda? O que ela representa? 

b. Que cores predominam no mapa? O que isso significa?

c. Qual a forma de relevo predominante no estado em que você mora?

 

ATIVIDADE  

1. Utilizando o netbook, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a desenvolverem uma atividade. A proposta é pesquisar e selecionar uma imagem de paisagem natural que não sofreu nenhuma alteração. Sugerimos que acessem o site de procura Google Imagens no endereço web http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT  e digitem na barra de pesquisa: Paisagem Natural.

  

 paisagem natural

Imagem:  Página inicial Google Imagens

Disponível em:  http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT

Acesso em: 11 de outubro de 2011

 

PAISAGEM NATURAL

Imagem:  Paisagem Natural 

Disponível em:   http://eltonjosevieiralopes.blogspot.com/2010/03/formas-de-relevo.html

 Acesso em: 11 de outubro de 2011

 

3. Peça aos alunos que, utilizando o programa Kolour Paint, realizem alterações na paisagem natural, transformando-a em paisagem humanizada. Ao realizarem a atividade, devem ficar atentos às formas do relevo e às alterações possíveis de serem realizadas nesta paisagem. Ao concluírem o trabalho, deverão encaminhar para o seu email e após receber os trabalhos, realize suas avaliações e encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos trabalhos dos colegas, o que possibilita acompanhar as apresentações. Conforme imagem anterior, as letras identificam diferentes formas do relevo:

(A) montanhas

(B)  planalto

(C) morros

(D) planície

 

4. No dia combinado, os alunos apresentarão as imagens modificadas. E, durante as observações, solicite que:

a. Observem o relevo da paisagem modificada;

b. Percebam as modificações provocadas no relevo da paisagem;

c. Analisem os pontos positivos e negativos das modificações provocadas no relevo da paisagem;

d. Coletivamente, organizem uma tabela com os pontos positivos e os negativos das modificações realizadas no relevo.

e. Estabeleçam ações que possam colaborar para diminuir os impactos negativos provocados pelas modificações no relevo. Peça que registrem no caderno.  

5. Convide os alunos a lerem uma reportagem que trata dos impactos da ocupação inadequada do relevo. Utilizando o netbook, com as máquinas conectadas à internet, acessem o endereço web http://noticias.r7.com/cidades/noticias/desmoronamento-provocado-pelas-chuvas-ameaca-casas-em-bh-3-920-foram-danificadas-20110101.html. Depois, peça que elaborem no editor de texto, Kword, um pequeno texto relacionando a ocupação dos seres humanos, as formas do relevo e o desmoronamento.  

6. Outra possibilidade é diagnosticar a aprendizagem dos alunos utilizando duas atividades disponíveis nos recursos educacionais. Com o netbook conectado à internet, solicite que os alunos acessem as atividades sugeridas, as que possibilitam saber se os alunos conhecem os conceitos básicos sobre o relevo.  

 

 

Recursos Complementares

Sugestão de textos para o professor:

Perfil antropométrico de crianças na idade de 8 a 10 anos, de Mario Maestri e Rafaela Liberali Fiamoncini.

Disponível em:  http://www.efdeportes.com/efd97/antrop.htm Acesso em 11 de outubro de 2011.

Formas de relevo. Disponível em http://eltonjosevieiralopes.blogspot.com/2010/03/formas-de-relevo.html Acesso em 11 de outubro de 2011.

Relevo brasileiro. Disponível em http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/relevo-brasileiro.htm Acesso em 11 de outubro de 2011.
.

  

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A possibilidade de identificar as diferentes formas da superfície terrestre; 
  5. A capacidade de perceber que a ação dos seres humanos modifica a superfície terrestre; 
  6. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem. 
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.