Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMO UTILIZAR A HISTÓRIA DA DONA BARATINHA PARA ESTIMULAR A LEITURA E A ESCRITA? (UCA)

 

17/10/2011

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Produzir pequenos textos;

-Melhorar o vocabulário;

-Desenvolver a oralidade;

-Desenvolver o gosto pela leitura;

-Ampliar a habilidade de ouvir;

-Melhorar o desempenho da escrita ortográfica;

-Desenvolver o raciocínio lógico matemático;

-Conhecer o gênero textual receita;

-Utilizar grandezas, medidas, números e operações em seu cotidiano.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos - 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor é importante que os alunos já consigam ler e produzir textos. Além disso, é importante que conheçam os recursos de seus Classmate como: WxCam, Mozilla Firefox, KWord e o KolourPaint.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

INTRODUZINDO A HISTÓRIA

A fábula da Dona Baratinha, é ainda uma história que encanta o público infantil e, em sala de aula, oportuniza um rico trabalho, perpassando por diversos conteúdos.

Assim, para introduzir o tema, a sugestão é a exibição de 2 ( dois) vídeos, pois a história está dividida em duas partes. Este vídeo faz parte da coleção Disquinho e por conter muitas músicas e detalhes, agrada muito os alunos.

Para a exibição do vídeo, com o auxílio do Classmate e do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de internet], acesse os endereços abaixo:

Dona baratinha parte 1: http://youtu.be/LEa17NS7Uok

Dona baratinha parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=BBDRb0mQEDk&NR=1

Observação: apesar de a exibição acontecer em duas partes, a história não é longa. O tempo total de duração é inferior a 13 minutos.

Depois, em rodinha, explore a história, questionando os alunos sobre algumas de suas partes:

-O que Dona Baratinha tanto queria fazer?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?

-Onde ela ficava para esperar os pretendentes?

-O que ela fez para ficar mais bonita?
-Quais animais quiseram casar com ela e foram recusados?

-Por que Dona Baratinha não quis casar com os outros animais?
- Por que ela não se casou?

Ao final, solicite que criem um desenho que possa ilustrar a história. Eles poderão fazer em uma folha, no caderno de “contação de histórias” ou em seus laptops utilizando KolourPaint [Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de Pintura].

 

2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

TRABALHANDO DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS: CONVITES

Antes da aula: separe alguns convites, sobretudo de casamento.

Para iniciar o trabalho com a história e incentivar a escrita dos alunos, a sugestão é a reescrita do convite do casamento da Dona Baratinha.

Para isso, primeiramente, explore o convite original, que pode ser impresso, colado no caderno de Língua portuguesa e lido com os alunos.

 

(MÚSICA)

NA MATIZ DO RANCHO VELHO,

DIA 7, CASARÃO

A SENHORA BARATINHA E O DOUTOR JOÃO RATÃO.

 

A SUA AMÁVEL PRESENÇA, SERÁ MUITO APRECIADA,

PODE TRAZER OS AMIGOS E TAMBÉM A CRIANÇADA.

 

PORQUE DEPOIS DO CASÓRIO, VAI HAVER FESTA ANIMADA

SENDO SERVIDO AOS CONVIVAS, UMA LAUTA FEIJOADA.

 

Após a leitura do convite, explore algumas palavras, que não são comuns ao nosso vocabulário, conforme exemplo a seguir:

VOCABULÁRIO

Matiz:

Conjunto de cores diversas bem combinadas.

Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=matiz

 

Casório:

[Informal] Casamento.

Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=cas%C3%B3rio

 

Lauta:

Feminino de lauto. Que apresenta abundância, riqueza ou luxo. = ABUNDANTE, MAGNÍFICO

Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx?pal=lauta

 

Convivas:

Pessoa que assiste a um banquete

Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=convivas

 

Posteriormente, explore oralmente alguns dados do convite:

- Quem são os noivos?

- Quem são os convidados?

- Qual é o dia do casamento?

- Que horas o casamento acontecerá? (Esta informação não consta no convite, mas perguntar é interessante para que os alunos percebam os dados que faltam)

- Onde será o casamento?

- Por que vocês acreditam que estas palavras menos comuns foram usadas?

- De que época vocês acreditam ser este casamento, de muito tempo atrás ou dos dias atuais?

Depois, apresente os convites levados por você para que percebam a diferença entre o convite do casamento da D. Baratinha e do Dr. João Ratão e convites presentes em nosso cotidiano.

Compare-os oralmente e solicite que reescrevam um novo convite. Os alunos poderão utilizar os netbooks e escrevê-los com o auxílio do KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].

 

3° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

TRABALHANDO DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS: RECEITAS

A feijoada é outro ponto marcante da história, por isso você poderá usá-la também como um meio para incentivar e contextualizar a leitura e a escrita.

Para isso, leve para a sala a receita da feijoada do Mestre Macaco impressa, para que colem no caderno. Depois, solicite que leiam e ilustrem a receita.

FEIJOADA DO MESTRE MACACO

INGREDIENTES:

FEIJÃO

CARNE SECA

LINGUIÇA MINEIRA

TOICINHO DE SOL

AJUDANTES:

10 MACAQUINHOS

 

MODO DE PREPARO:

LAVE A PANELA, ASCENDA O FOGÃO E, PARA O TRABALHO CORRER MAIS DEPRESSA, CANTE ESTA LINDA CANÇÃO:

ABANA O FOGO MACACADA, ABANA O FOGO

ABANA BEM, BOTA A PANELA NO FOGÃO

ESTÁ NA HORA DE APRONTAR A FEIJOADA

PARA O BANQUETE DO DOUTOR JOÃO RATÃO

ABANA O FOGO MACACADA, ABANA O FOGO

ABANA BEM, BOTA A PANELA NO FOGÃO

ESTÁ NA HORA DE APRONTAR A FEIJOADA

PARA O BANQUETE DO DOUTOR JOÃO RATÃO

FEIJÃO, CARNE SECA, LINGUIÇA MINEIRA, ORELHA DE PORCO, PRA DAR E VENDER

TOICINHO FRESQUINHO, TOICINHO GOSTOSO, TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER

TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER

TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER...

Depois, questione-os:

-Será que ficou boa esta feijoada?

- Quais os ingredientes usados pelo Mestre Macaco?

- O que mais é preciso para fazer esta feijoada?

-Alguém já comeu uma feijoada?

-Quem fez?

- A receita desta pessoa é igual a do Mestre Macaco?

- Vamos descobrir o que é preciso para fazer uma feijoada?

Atividades de casa

Solicite aos alunos que perguntem aos seus familiares quem conhece uma receita de feijoada e se poderiam dar a receita.

Caso a família não possua uma receita de feijoada, poderá fazer uma pesquisa na internet, com o auxílio do Classmate e do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de internet].

 

4º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

TRABALHANDO A RECEITA DA FEIJOADA

 Professor, inicie este momento organizando os alunos em rodinha para que possam socializar a tarefa de casa, mostrando e contando um pouco das receitas de feijoada que trouxeram.

Retome a receita do Mestre macaco, para que possam compará-las e evidenciar as semelhanças e diferenças. Sintetize as falas dos alunos em um quadro com semelhanças e diferenças, conforme exemplo:

SEMELHANÇAS

DIFERENÇAS

Ingredientes: Linguiça, feijão e carne seca

Uso da panela e do fogão

 

Uso de toicinho

Ajuda dos macacos

Toicinho

OBSERVAÇÃO: a palavra bacon, certamente aparecerá em muitas das receitas trazidas pelos alunos. Porém, está é uma palavra em inglês. Assim, é importante trabalhar com os alunos esta curiosidade e mostrar as palavras equivalentes a ela, mas em português, que são TOICINHO ou TOUCINHO.

Esta tradução pode ser encontrada em: http://pt.bab.la/dicionario/portugues-ingles/bacon

Por isso, ao final, retome o quadro síntese e modifique a palavra toicinho de lugar.

SEMELHANÇAS

DIFERENÇAS

Ingredientes: Linguiça, feijão, carne seca e toicinho

Uso da panela e do fogão

Uso de toicinho

Ajuda dos macacos

 

 

5º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

TRABALHANDO COM OUTRA RECEITA

Como a feijoada é uma receita mais complexa e a execução com os alunos seria muito difícil e cara, a opção para que eles possam, ao mesmo tempo, trabalhar com o gênero textual receita e também vivenciá-la, é a confecção de uma Musse de maracujá.

Isto porque, além de simples, esta receita não tem que ser feita em um fogão e, não sendo necessário o uso do fogo, as crianças poderão fazer em casa para seus familiares.

Antes da confecção da receita, a sugestão é apresentá-la para os alunos em formato de carta enigmática, para que possam fazer a tentativa de escrita dos ingredientes.

VEJA O EXEMPLO:

INGREDIENTES

  • 1 LATA DE   LEITE CONDENSADO
  • 1 LATA DE  CREME DE LEITESEM SORO

 

  • 1 COPO (200ML) SUCO DE  CONCENTRADO

MODO DE PREPARO

BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR ATÉ GANHAR CONSISTÊNCIA (CERCA DE 5 MINUTOS) E LEVAR À GELADEIRA POR + OU - 2 HORAS.

 

AGORA, REESCREVA A RECEITA TROCANDO AS FIGURAS POR PALAVRAS:

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

 

Fonte das imagens: Acervo da autora

TRABALHANDO A MATEMÁTICA:

Depois, trabalhe com o conteúdo de  Matemática, solicitando que os alunos calculem:

1) A RECEITA DO MUSSE DE MARACUJÁ, RENDE CERCA DE 15 COPINHOS DESCARTÁVEIS (DE CAFÉ) E NOSSA SALA POSSUI 30 CRIANÇAS. PARA QUE TODOS POSSAM COMER, QUANTAS RECEITAS PRECISAREMOS FAZER?

 

 

 

 

2) PARA FICAR GELADA, A RECEITA PRECISA FICAR DUAS HORAS NA GELADEIRA. SE FIZERMOS ESTA RECEITA NO INÍCIO DA AULA, ÀS 13H, PODEREMOS COMÊ-LA NA HORA DO LANCHE? LEMBRE-SE QUE NOSSO LANCHE É ÀS 15H30.

 

 

REPRESENTE OS HORÁRIOS DE CONFECÇÃO DA RECEITA E DO LANCHE NOS RELÓGIOS ABAIXO.

RELÓGIO RELÓGIO

 

 

5º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

TRABALHANDO COM OUTRA RECEITA

Professor, para que o tempo seja suficiente para os alunos comerem a musse no horário do lanche, é preciso que inicie a sua confecção logo no início da aula. Siga os passos, permitindo que os alunos experimentem cada um dos ingredientes separadamente e que os classifique como doce, azedo, mole, sua cor, dentre outras características.

Lembre-se de fotografar e ou filmar este momento, é importante para compor os registros do trabalho. Para isso, solicite que um aluno “ajudante do dia” utilize o seu laptop e com o auxílio do WxCam, a webcam, localizada na área de trabalho ou acessada pelo caminho [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam] .

Depois, enquanto a receita está na geladeira, você poderá utilizar de algumas situações hipotéticas para enriquecer o trabalho, como por exemplo, levando-os a pensar sobre a questão da higiene, o risco que as baratas trazem à saúde e em uma alimentação saudável.

Para isso, em um primeiro momento, a sugestão é levar para a sala um convite, chamando a Dona Baratinha para provar nossa receita, mas não conte aos alunos do que se trata o convite. Deixe que façam a tentativa de interpretar o texto.

VEJA O EXEMPLO:

CARA DONA BARATINHA,

GOSTAMOS MUITO DA SUA HISTÓRIA, MAS FICAMOS CHATEADOS DE SEU CASAMENTO NÃO TER ACONTECIDO. COMO SABEMOS QUE A SENHORA ESTÁ MUITO TRISTE E QUE GOSTA MUITO DE DOCES, A TURMA DO 1º ANO “E” GOSTARIA DE CONVIDÁ-LA PARA EXPERIMENTAR O DOCE QUE CONFECCIONAMOS: UMA MUSSE DE MARACUJÁ.

LOCAL: REFEITÓRIO DA ESCOLA

HORÁRIO: 15H

DIA: 01/10/2011

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA.

ASSINADO: TURMA DO 1º ANO “E”

AGORA QUE VOCÊ JÁ LEU O CONVITE, COMENTE SE ESTE SERIA UM BOM CONVITE PARA SE FAZER E POR QUE. DEPOIS, ILUSTRE O QUE CONSEGUIU ENTENDER.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

 

Depois, utilize uma das falas iniciais da Dona Baratinha para trabalhar com os alunos a questão da alimentação saudável.

VEJA UM EXEMPLO:

PARA CHAMAR OS SEUS PRETENDENTES, DONA BARATINHA CANTAVA UMA MÚSICA QUE DIZIA ASSIM:

“QUEM QUER CASAR COM A SENHORA BARATINHA, QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA. É TALENTOSA E QUEM COM ELA SE CASAR, TERÁ DOCES TODO DIA,  NO ALMOÇO E NO JANTAR.”

DEPOIS DE OUVIR ESSA MÚSICA, PENSE UM POUCO:

SE O DOUTOR JOÃO RATÃO TIVESSE CASADO COM A DONA BARATINHA E COMESSE DOCES TODOS OS DIAS NO ALMOÇO E NO JANTAR, COMO FICARIA O FINAL DESTA HISTÓRIA?

REESCREVA UM NOVO FINAL PARA A HISTÓRIA E ILUSTRE:

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

Ao final, cole as atividades em um painel, juntamente com as fotos e discuta os resultados, tanto em relação à atividade 1, quanto à atividade 2.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, acompanhe atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas, por meio da observação você poderá verificar a aprendizagem. Avalie também a realização das atividades de escrita, Matemática e ilustração, pois nelas você poderá observar se houve compreensão e se o trabalho foi estimulante. Registre suas observações, elas lhe serão úteis em seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.