17/10/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
-Produzir pequenos textos;
-Melhorar o vocabulário;
-Desenvolver a oralidade;
-Desenvolver o gosto pela leitura;
-Ampliar a habilidade de ouvir;
-Melhorar o desempenho da escrita ortográfica;
-Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
-Conhecer o gênero textual receita;
-Utilizar grandezas, medidas, números e operações em seu cotidiano.
Professor é importante que os alunos já consigam ler e produzir textos. Além disso, é importante que conheçam os recursos de seus Classmate como: WxCam, Mozilla Firefox, KWord e o KolourPaint.
A fábula da Dona Baratinha, é ainda uma história que encanta o público infantil e, em sala de aula, oportuniza um rico trabalho, perpassando por diversos conteúdos.
Assim, para introduzir o tema, a sugestão é a exibição de 2 ( dois) vídeos, pois a história está dividida em duas partes. Este vídeo faz parte da coleção Disquinho e por conter muitas músicas e detalhes, agrada muito os alunos.
Para a exibição do vídeo, com o auxílio do Classmate e do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de internet], acesse os endereços abaixo:
Dona baratinha parte 1: http://youtu.be/LEa17NS7Uok
Dona baratinha parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=BBDRb0mQEDk&NR=1
Observação: apesar de a exibição acontecer em duas partes, a história não é longa. O tempo total de duração é inferior a 13 minutos.
Depois, em rodinha, explore a história, questionando os alunos sobre algumas de suas partes:
-O que Dona Baratinha tanto queria fazer?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Onde ela ficava para esperar os pretendentes?
-O que ela fez para ficar mais bonita?
-Quais animais quiseram casar com ela e foram recusados?
-Por que Dona Baratinha não quis casar com os outros animais?
- Por que ela não se casou?
Ao final, solicite que criem um desenho que possa ilustrar a história. Eles poderão fazer em uma folha, no caderno de “contação de histórias” ou em seus laptops utilizando KolourPaint [Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de Pintura].
Antes da aula: separe alguns convites, sobretudo de casamento.
Para iniciar o trabalho com a história e incentivar a escrita dos alunos, a sugestão é a reescrita do convite do casamento da Dona Baratinha.
Para isso, primeiramente, explore o convite original, que pode ser impresso, colado no caderno de Língua portuguesa e lido com os alunos.
(MÚSICA) NA MATIZ DO RANCHO VELHO, DIA 7, CASARÃO A SENHORA BARATINHA E O DOUTOR JOÃO RATÃO.
A SUA AMÁVEL PRESENÇA, SERÁ MUITO APRECIADA, PODE TRAZER OS AMIGOS E TAMBÉM A CRIANÇADA.
PORQUE DEPOIS DO CASÓRIO, VAI HAVER FESTA ANIMADA SENDO SERVIDO AOS CONVIVAS, UMA LAUTA FEIJOADA. |
Após a leitura do convite, explore algumas palavras, que não são comuns ao nosso vocabulário, conforme exemplo a seguir:
VOCABULÁRIO
Matiz:
Conjunto de cores diversas bem combinadas.
Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=matiz
Casório:
[Informal] Casamento.
Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=cas%C3%B3rio
Lauta:
Feminino de lauto. Que apresenta abundância, riqueza ou luxo. = ABUNDANTE, MAGNÍFICO
Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx?pal=lauta
Convivas:
Pessoa que assiste a um banquete
Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=convivas
Posteriormente, explore oralmente alguns dados do convite:
- Quem são os noivos?
- Quem são os convidados?
- Qual é o dia do casamento?
- Que horas o casamento acontecerá? (Esta informação não consta no convite, mas perguntar é interessante para que os alunos percebam os dados que faltam)
- Onde será o casamento?
- Por que vocês acreditam que estas palavras menos comuns foram usadas?
- De que época vocês acreditam ser este casamento, de muito tempo atrás ou dos dias atuais?
Depois, apresente os convites levados por você para que percebam a diferença entre o convite do casamento da D. Baratinha e do Dr. João Ratão e convites presentes em nosso cotidiano.
Compare-os oralmente e solicite que reescrevam um novo convite. Os alunos poderão utilizar os netbooks e escrevê-los com o auxílio do KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].
A feijoada é outro ponto marcante da história, por isso você poderá usá-la também como um meio para incentivar e contextualizar a leitura e a escrita.
Para isso, leve para a sala a receita da feijoada do Mestre Macaco impressa, para que colem no caderno. Depois, solicite que leiam e ilustrem a receita.
FEIJOADA DO MESTRE MACACO INGREDIENTES: FEIJÃO CARNE SECA LINGUIÇA MINEIRA TOICINHO DE SOL AJUDANTES: 10 MACAQUINHOS
MODO DE PREPARO: LAVE A PANELA, ASCENDA O FOGÃO E, PARA O TRABALHO CORRER MAIS DEPRESSA, CANTE ESTA LINDA CANÇÃO: ABANA O FOGO MACACADA, ABANA O FOGO ABANA BEM, BOTA A PANELA NO FOGÃO ESTÁ NA HORA DE APRONTAR A FEIJOADA PARA O BANQUETE DO DOUTOR JOÃO RATÃO ABANA O FOGO MACACADA, ABANA O FOGO ABANA BEM, BOTA A PANELA NO FOGÃO ESTÁ NA HORA DE APRONTAR A FEIJOADA PARA O BANQUETE DO DOUTOR JOÃO RATÃO FEIJÃO, CARNE SECA, LINGUIÇA MINEIRA, ORELHA DE PORCO, PRA DAR E VENDER TOICINHO FRESQUINHO, TOICINHO GOSTOSO, TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER... |
Depois, questione-os:
-Será que ficou boa esta feijoada?
- Quais os ingredientes usados pelo Mestre Macaco?
- O que mais é preciso para fazer esta feijoada?
-Alguém já comeu uma feijoada?
-Quem fez?
- A receita desta pessoa é igual a do Mestre Macaco?
- Vamos descobrir o que é preciso para fazer uma feijoada?
Solicite aos alunos que perguntem aos seus familiares quem conhece uma receita de feijoada e se poderiam dar a receita.
Caso a família não possua uma receita de feijoada, poderá fazer uma pesquisa na internet, com o auxílio do Classmate e do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de internet].
Professor, inicie este momento organizando os alunos em rodinha para que possam socializar a tarefa de casa, mostrando e contando um pouco das receitas de feijoada que trouxeram.
Retome a receita do Mestre macaco, para que possam compará-las e evidenciar as semelhanças e diferenças. Sintetize as falas dos alunos em um quadro com semelhanças e diferenças, conforme exemplo:
SEMELHANÇAS |
DIFERENÇAS |
Ingredientes: Linguiça, feijão e carne seca Uso da panela e do fogão
|
Uso de toicinho Ajuda dos macacos Toicinho |
OBSERVAÇÃO: a palavra bacon, certamente aparecerá em muitas das receitas trazidas pelos alunos. Porém, está é uma palavra em inglês. Assim, é importante trabalhar com os alunos esta curiosidade e mostrar as palavras equivalentes a ela, mas em português, que são TOICINHO ou TOUCINHO.
Esta tradução pode ser encontrada em: http://pt.bab.la/dicionario/portugues-ingles/bacon
Por isso, ao final, retome o quadro síntese e modifique a palavra toicinho de lugar.
SEMELHANÇAS |
DIFERENÇAS |
Ingredientes: Linguiça, feijão, carne seca e toicinho Uso da panela e do fogão |
Uso de toicinho Ajuda dos macacos
|
Como a feijoada é uma receita mais complexa e a execução com os alunos seria muito difícil e cara, a opção para que eles possam, ao mesmo tempo, trabalhar com o gênero textual receita e também vivenciá-la, é a confecção de uma Musse de maracujá.
Isto porque, além de simples, esta receita não tem que ser feita em um fogão e, não sendo necessário o uso do fogo, as crianças poderão fazer em casa para seus familiares.
Antes da confecção da receita, a sugestão é apresentá-la para os alunos em formato de carta enigmática, para que possam fazer a tentativa de escrita dos ingredientes.
VEJA O EXEMPLO:
INGREDIENTES
MODO DE PREPAROBATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR ATÉ GANHAR CONSISTÊNCIA (CERCA DE 5 MINUTOS) E LEVAR À GELADEIRA POR + OU - 2 HORAS.
AGORA, REESCREVA A RECEITA TROCANDO AS FIGURAS POR PALAVRAS: ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ |
Fonte das imagens: Acervo da autora
TRABALHANDO A MATEMÁTICA:
Depois, trabalhe com o conteúdo de Matemática, solicitando que os alunos calculem:
1) A RECEITA DO MUSSE DE MARACUJÁ, RENDE CERCA DE 15 COPINHOS DESCARTÁVEIS (DE CAFÉ) E NOSSA SALA POSSUI 30 CRIANÇAS. PARA QUE TODOS POSSAM COMER, QUANTAS RECEITAS PRECISAREMOS FAZER?
|
2) PARA FICAR GELADA, A RECEITA PRECISA FICAR DUAS HORAS NA GELADEIRA. SE FIZERMOS ESTA RECEITA NO INÍCIO DA AULA, ÀS 13H, PODEREMOS COMÊ-LA NA HORA DO LANCHE? LEMBRE-SE QUE NOSSO LANCHE É ÀS 15H30.
REPRESENTE OS HORÁRIOS DE CONFECÇÃO DA RECEITA E DO LANCHE NOS RELÓGIOS ABAIXO.
|
Professor, para que o tempo seja suficiente para os alunos comerem a musse no horário do lanche, é preciso que inicie a sua confecção logo no início da aula. Siga os passos, permitindo que os alunos experimentem cada um dos ingredientes separadamente e que os classifique como doce, azedo, mole, sua cor, dentre outras características.
Lembre-se de fotografar e ou filmar este momento, é importante para compor os registros do trabalho. Para isso, solicite que um aluno “ajudante do dia” utilize o seu laptop e com o auxílio do WxCam, a webcam, localizada na área de trabalho ou acessada pelo caminho [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam] .
Depois, enquanto a receita está na geladeira, você poderá utilizar de algumas situações hipotéticas para enriquecer o trabalho, como por exemplo, levando-os a pensar sobre a questão da higiene, o risco que as baratas trazem à saúde e em uma alimentação saudável.
Para isso, em um primeiro momento, a sugestão é levar para a sala um convite, chamando a Dona Baratinha para provar nossa receita, mas não conte aos alunos do que se trata o convite. Deixe que façam a tentativa de interpretar o texto.
VEJA O EXEMPLO:
CARA DONA BARATINHA, GOSTAMOS MUITO DA SUA HISTÓRIA, MAS FICAMOS CHATEADOS DE SEU CASAMENTO NÃO TER ACONTECIDO. COMO SABEMOS QUE A SENHORA ESTÁ MUITO TRISTE E QUE GOSTA MUITO DE DOCES, A TURMA DO 1º ANO “E” GOSTARIA DE CONVIDÁ-LA PARA EXPERIMENTAR O DOCE QUE CONFECCIONAMOS: UMA MUSSE DE MARACUJÁ. LOCAL: REFEITÓRIO DA ESCOLA HORÁRIO: 15H DIA: 01/10/2011 CONTAMOS COM SUA PRESENÇA. ASSINADO: TURMA DO 1º ANO “E” AGORA QUE VOCÊ JÁ LEU O CONVITE, COMENTE SE ESTE SERIA UM BOM CONVITE PARA SE FAZER E POR QUE. DEPOIS, ILUSTRE O QUE CONSEGUIU ENTENDER. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ |
Depois, utilize uma das falas iniciais da Dona Baratinha para trabalhar com os alunos a questão da alimentação saudável.
VEJA UM EXEMPLO:
PARA CHAMAR OS SEUS PRETENDENTES, DONA BARATINHA CANTAVA UMA MÚSICA QUE DIZIA ASSIM: “QUEM QUER CASAR COM A SENHORA BARATINHA, QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA. É TALENTOSA E QUEM COM ELA SE CASAR, TERÁ DOCES TODO DIA, NO ALMOÇO E NO JANTAR.” DEPOIS DE OUVIR ESSA MÚSICA, PENSE UM POUCO: SE O DOUTOR JOÃO RATÃO TIVESSE CASADO COM A DONA BARATINHA E COMESSE DOCES TODOS OS DIAS NO ALMOÇO E NO JANTAR, COMO FICARIA O FINAL DESTA HISTÓRIA? REESCREVA UM NOVO FINAL PARA A HISTÓRIA E ILUSTRE: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ |
Ao final, cole as atividades em um painel, juntamente com as fotos e discuta os resultados, tanto em relação à atividade 1, quanto à atividade 2.
Outras receitas para trabalhar com crianças:
http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/medidas.html
http://allrecipes.com.br/receitas/etiqueta-158/receitas-para-fazer-com-criancas.aspx
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/821-sanduiche-para-criancas.html
Professor, acompanhe atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas, por meio da observação você poderá verificar a aprendizagem. Avalie também a realização das atividades de escrita, Matemática e ilustração, pois nelas você poderá observar se houve compreensão e se o trabalho foi estimulante. Registre suas observações, elas lhe serão úteis em seu planejamento.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/06/2013
Cinco estrelasFicou lindo,parabens!
30/06/2012
Cinco estrelasAdorei as atividades.Parabéns!!!! Era isso que estava procurando.
30/11/2011
Cinco estrelasExelentes idéias
17/10/2011
Cinco estrelasparebéns pela criatividade e as dicas ajudou-me bastante