Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como o trabalho com os gêneros discursivos da linguagem: anúncios, slogans, cartazes e folhetos podem ampliar o vocabulário e desenvolver a leitura e a escrita?

 

19/10/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os gêneros discursivos da linguagem: anúncios, slogans, cartazes e folhetos;
  • Compreender e desenvolver as habilidades de leitura e de escrita;
  • Interpretar e localizar informações em diferentes partes do texto;
  • Construir anúncios, cartazes, slogans e folhetos de acordo com cada proposta;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos,responder a questão: Como o trabalho com os gêneros discursivos da linguagem: anúncios,slogans, cartazes e folhetos podem ampliar o vocabulário e desenvolver a leitura e a escrita? É necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. É preciso ainda, que seja capaz de: expor oralmente suas ideias; relacionar com os colegas, e utilizar os programas do laptop Classmate como o uso dos programas: Tux Paint, KWord, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

Informação ao professor

Professor, selecione através dos sítios abaixo o material que você achar mais adequado para o trabalho na sua sala de aula.

ANÚNCIOS

http://www.sapropaganda.com.br/blog/dia-do-meio-ambiente-cuidar-da-cidade-e-tambem-cuidar-do-planeta/ 

http://www.adoteoverde.com.br/campanha/ 

 

CARTAZES

http://sovips69.blogspot.com/2010/04/cartaz-oab-em-defesa-do-meio-ambiente.html 

http://atividadespedagogicasprokeila.blogspot.com/2010/10/meio-ambiente-cartazes.html 

 

FOLHETOS

http://picasaweb.google.com/115200662428197216011/PORTFOLIO_RodrigoSena_2008# 

http://thanks2010.wordpress.com/reciclagem/

 SLOGAN

http://pensador.uol.com.br/slogan_meio_ambiente/ 

http://futuronasmaos.blogspot.com/2008/08/slogans-meio-ambiente.html 

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente alguns gêneros discursivos da linguagem: anúncios, cartazes, slogans e folhetos em forma de projeção das imagens abaixo ou impressa. O importante é criar um momento para os alunos manusearem os pequenos textos.

ANÚNCIO

ANUNCIO1

Fonte: http://www.adoteoverde.com.br/campanha/

CARTAZ

CARTAZ E

http://atividadespedagogicasprokeila.blogspot.com/2010/10/meio-ambiente-cartazes.html 

SLOGAN

SLOGAN

http://www.guiaturismocuritiba.com/2010/09/meio-ambiente.html

FOLHETO

FOLHETO 

http://picasaweb.google.com/115200662428197216011/PORTFOLIO_RodrigoSena_2008# 

Durante o contato com os textos levante questionamentos:

  • Quem conhece esses tipos de textos?
  • Vocês já viram estes textos em algum lugar?
  • Para que eles servem?
  • O que estão informando?

Ao final do diálogo, apresente cada texto, explicando a função social da sua escrita e como eles são chamados: anúncio, cartaz, slogan e folheto.

Professor, peça aos alunos que procurem no dicionário o significado das palavras:

ANÚNCIO: Ato de anunciar, de levar ao conhecimento do público um fato, um produto etc.

Fonte: http://www.dicio.com.br/anuncio/

CARTAZ: Papel que se afixa nas paredes ou lugares públicos, anunciando espetáculos, produtos comerciais, ou contendo qualquer informação de que se quer que o público tome conhecimento.

Fonte: http://www.dicio.com.br/cartaz/

SLOGAN: Frase publicitária ou de propaganda, breve e incisiva

Fonte: http://www.dicio.com.br/slogan/

Ou seja, frase criativa que identifica um produto, um objetivo, uma época, um movimento, uma reivindicação etc.

FOLHETO: livro impresso, de poucas folhas, não encadernado.

Fonte: http://www.dicio.com.br/folheto/

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor,leia o anúncio sobre o meio ambiente com os alunos:

ANUNCIO E SLOGAN

 FONTE: http://www.sapropaganda.com.br/blog/dia-do-meio-ambiente-cuidar-da-cidade-e-tambem-cuidar-do-planeta/

Converse com os alunos sobre o assunto anunciado, proponha um registro da interpretação desse anúncio no caderno de Língua Portuguesa. Veja o exemplo:

Interpretando o Anúncio

1. Quem está anunciando essa campanha?

2. Com qual  finalidade o texto foi produzido?

3. Qual o slogan que existe neste anúncio?

4. Cite as atitudes descritas no anúncio.

5. Você concorda com as atitudes apresentadas no anúncio?

 

Professor, organize os alunos em grupos, a fim de construírem um anúncio informando a importância de preservar o nosso meio ambiente. Este anúncio poderá ser feito com os seguintes materiais: folhas sulfites, canetinhas, revistas, folhetos ou panfletos.

Caso sua escola possua laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam seus anúncios, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Em seguida, organize os alunos para apresentarem suas produções aos colegas e exporem seus trabalhos no mural da sala de aula.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, informe aos alunos, que os anúncios além de anunciar e de divulgar um produto, têm a função de venda, troca, compra, procura-se, dentre outras.

Organize a turma para uma visita ao Laboratório de Informática, ou solicite que os alunos usem seus laptops a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Eles irão assistir a um anúncio com o objetivo de identificar o produto para ser vendido.

Caso a sua escola não tenha acesso ao Laboratório de Informática e nem use o laptop, sugerimos que explique que os anúncios podem ser feitos em programas de TV para divulgar os produtos que querem vender.  Se preferir leve-os até a sala de vídeo para que possam assistir à um anúncio na TV.

 VIDEO ANUNCIO

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=5rqoeoY8HSA

 

Divida os alunos em 3 grupos, cada um deverá criar um cartaz ou folheto para divulgar um produto (brinquedo) anunciado no vídeo, ou outro de sua preferência. Entregue materiais como:

  • Papel sulfite ou folha A3;
  • Canetinhas e lápis de cor;
  • Revistas, tesouras e colas.

Professor, oriente os alunos na escrita dos cartazes ou folhetos, pois, é importante criar pequenos textos sobre o produto a ser anunciado. Ao terminarem exponha os trabalhos no mural da sala de aula para que todos tenham acesso.

menino

Procure em revistas, jornais ou folhetos anúncios de objetos, brinquedos ou alimentos dentre outros que achar interessantes. Escolha um brinquedo favorito e traga para a próxima aula.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize os alunos em roda de conversa para apresentarem os folhetos com os anúncios que cada um trouxe de casa. Faça uma votação na sala de aula dos folhetos, escolhendo um para ser trabalhado na sala de aula.

Proponha uma interpretação do folheto vencedor. Veja um exemplo, do folheto com anúncios sobre a locação de brinquedos para os alunos. Disponibilize uma cópia impressa para os alunos, do folheto a ser interpretado.

CARTAZ BRINQUEDO

Fonte: http://panitakaslocacoes.blogspot.com/

Professor, registre a atividade no caderno de Matemática.

Entendendo o anúncio:

1. Qual a promoção anunciada?

2. Qual o nome da empresa?

3. Imagine que você fará uma festa de aniversário e vai alugar alguns brinquedos. Calcule quanto irá gastar no aluguel dos brinquedos. Sabendo-se que, cada brinquedo custa R$65,00 e que você vai alugar 2 brinquedos. Quanto você irá gastar?

4. Como o consumidor pode adquirir o produto anunciado?

5. Qual a importância das fotos para este anúncio?

Agora, que tal criar um slogan!

Professor, apresente aos alunos, em cartazes, alguns slogans sobre brinquedos. Veja alguns exemplos:

“No mundo dos brinquedos é só diversão!”

“Faça uma criança feliz: doe um brinquedo!”

“Brinquedos e a arte de ser criança!”

Fonte: Acervo da autora

“Criança vou ser a vida toda, o que muda é o preço dos brinquedos.”

“A infância continua. Os brinquedos é que mudam.”

Fonte: http://pensador.uol.com.br/frases_de_brinquedos/

Professor, solicite aos alunos, que peguem os brinquedos favoritos e apresentem à turma, depois monte uma exposição na sala de aula.

Em seguida, organize - os em grupos e peça que cada um escolha um brinquedo para criarem um slogan. Depois de escreverem devem ilustrar o trabalho.

Caso sua escola possua laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam os slogans, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Outra sugestão é criar os slogans em cartolinas ou folhas de papel A3, utilizando gravuras de revistas e folhetos com imagens de brinquedos. Ao terminar a atividade divulguem pela escola os trabalhos.

Professor, ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendidoComo o trabalho com os gêneros discursivos da linguagem: anúncios,slogans, cartazes e folhetos podem ampliar o vocabulário e desenvolver a leitura e a escrita”. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: conhecer os gêneros discursivos da linguagem: anúncio, slogans, cartazes e folhetos; compreender e desenvolver as habilidades de leitura e escrita; interpretar e localizar informações em diferentes partes do texto; construir anúncio, cartazes, slogan e folhetos de acordo com cada proposta e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.