19/10/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Para a realização desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos,explorar as formas geométricas, relacionando-as aos objetos que fazem parte do nosso dia a dia, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre: as figuras geométricas (triângulo, retângulo, círculo e quadrado); leitura e escrita e utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas: Tux Paint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente algumas formas geométricas, confeccionadas em E.V.A ou papel colorido e pergunte para a turma o nome de cada uma. Aproveite esse momento, para resgatar o que eles sabem sobre as figuras geométricas e o nome de cada figura apresentada.
Professor, escolha uma ou mais imagens abaixo e providencie uma cartolina ou um outro papel para levar para a roda de conversa, você poderá encontrar no sítio:
Fonte: http://www.portaldoartesao.com.br/alfredoliberman/index.html
Explique aos alunos que existem alguns artistas que utilizam as figuras geométricas para criarem obras.Depois afixe no mural da sala de aula a imagem escolhida para a discussão, a fim de que todos os alunos possam visualizar.
Professor, levante alguns questionamentos sobre a obra de arte escolhida:
Agora, que tal vocês criarem uma obra de arte utilizando as formas geométricas? Cada um deverá criar a sua!
Professor, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título.
FONTE: Atividade realizada pelos alunos no laptop do programa Classamate na ESEBA - 2011. Acervo da Autora
Caso os alunos não possuam laptop do Projeto UCA, você poderá solicitar que eles registrem por meio de colagens, usando papéis coloridos picados em diversas formas geométricas. Veja o exemplo abaixo:
Fonte: Atividade realizada pelos alunos da ESEBA - 2011. Acervo da autora.
No fim da atividade, proponha aos alunos, que apresentem sua produção artística para os demais colegas.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a turma para uma visita ao Laboratório de Informática, ou solicite que os alunos usem seus laptops a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Eles irão assistir ao vídeo, que tem como objetivo identificar características das figuras geométricas.
Caso a sua escola não tenha acesso ao Laboratório de Informática e nem use o laptop, sugerimos que confeccione cartazes com as formas geométricas e explique as características de cada uma delas (triângulo, retângulo, círculo, quadrado, losango, paralelepípedo) e realize os registros.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Wr8wVoKQGEw&NR=1
Logo após, questione os alunos: Onde é possível encontrar as figuras geométricas como as apresentadas? Quais desenhos podemos formar com as mesmas?
PRODUZINDO EM GRUPO
Professor, organize os alunos em grupos e proponha a produção de desenhos que podemos formar a partir das figuras geométricas conhecidas. Prepare com antecedência as figuras de papéis coloridos recortadas de diversas formas. Entregue para cada grupo: uma folha de papel A3; cola e formas geométricas. Deixe os alunos criarem várias cenas, oriente-os, quanto ao título da sua obra.
Em seguida, proponha a produção de um texto coletivo sobre a sua obra de arte. Veja um exemplo:
Os alunos do 1º Ano “C”, reuniram-se em grupos e colocaram as mãos na massa. Utilizando as formas geométricas os alunos criaram uma cena e depois, produziram um texto coletivo contando uma história a partir da cena criada.
Confiram o quanto somos criativos:
Nossa cidade Era uma vez uma cidade muito grande, que se chamava Uberlândia. Lá no centro existe movimento de carros e pessoas. Além de muitos prédios, lojas, padarias, supermercado e lanchonetes. Todas as pessoas gostam de viver nela.
Maria Júlia, Gustavo Henrique e Nathália |
Fonte: Atividade realizada pelos alunos do 1º Ano "C" na ESEBA - 2011. Acervo da autora.
A Praia Na cidade do Rio de Janeiro existem praias. Algumas estão sujas, isso porque as pessoas jogam lixo na areia e na água, sujando um lugar que não deveria estar sujo. Vamos cuidar das praias! Lara, Gabriel, João Pedro e Heitor |
Fonte: Atividade realizada pelos alunos do 1º Ano "C" da ESEBA - 2011. Acervo da autora.
Durante a construção do texto coletivo, você deverá observar as dificuldades e as facilidades de cada aluno. Caso seja necessário, faça intervenções durante a realização da atividade. No final, proponha aos alunos, que apresentem suas produções artísticas para os demais colegas e contem sua história.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare uma caixa com alguns objetos que se parecem com as formas geométricas (relógio, régua, CD ou DVD, caixas de vários tamanhos, dados, instrumentos musicais como o triângulo dentre outros).
Deixe os alunos manusearem os objetos e logo após, converse com a turma sobre o nome de cada objeto e com qual forma eles se parecem. Aproveite esse momento, para resgatar o que eles sabem e o que já aprenderam sobre as figuras geométricas e o nome de cada figura apresentada.
Depois, organize com a turma um passeio pelos corredores da escola com o objetivo dos alunos listarem os objetos que encontrarem com as formas das figuras geométricas.
Ao retornarem para sala de aula, faça uma roda de conversa com os alunos de maneira que cada um comente os objetos que anotou. Registre em cartolina, os nomes dos objetos que os alunos encontraram, da seguinte maneira:
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Pesquise os objetos que existem em sua casa com as formas de círculos, quadrados, retângulos, triângulos, losangos e desenhe no caderno de Matemática, de acordo com os enunciados:
1 - Escreva o nome dos objetos encontrados em sua casa com o formato das figuras geométricas.
2 - Desenhe as formas geométricas e quais objetos se parecem com as mesmas.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a tarefa de casa de forma que todos os alunos comentem os objetos que encontraram em sua casa com o formato das formas geométricas.
Em seguida, leve seus alunos até o Laboratório de Informática, ou solicite que usem seus laptops a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Eles irão executar alguns jogos que têm como objetivo identificaras formas geométricas em imagens ou cenas.
Utilizem os sítios abaixo:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/formas-geometricas-carro.html
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/formas-geometricas-palhaco.html
http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/
Caso a sua escola não tenha acesso ao Laboratório de Informática e nem use o laptop, sugerimos que confeccione o jogo da memória com as figuras geométricas e alguns objetos que tenham a mesma forma. Para isso você precisará:
Veja o exemplo:
Fonte: Acervo da autora
Professor, providencie uma cartela como o modelo para cada aluno, peça que recortem e colem num papel cartão da cor que preferir. Depois, é só jogar. Converse com os alunos sobre as regras do jogo da memória.
Durante a realização dos jogos, você deverá observar as dificuldades e facilidades de cada aluno. Caso seja necessário, faça intervenções durante a realização da atividade.
Professor, ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido “Como explorar as formas geométricas,relacionando-as aos objetos que fazem parte do nosso dia a dia”. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.
CANINI, Renato Vinicius. Um redondo pode ser quadrado? Editora: Formato
http://escolakids.uol.com.br/formas-geometricas.htm
http://www.edukbr.com.br/Bubu_Dada/duda/figurasgeometricas/figurasgeometricas.asp
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar figuras geométricas planas: quadrado, retângulo círculo e triângulo em lugares e objetos; reconhecer as figuras planas em obras de artes e em objetos do dia a dia; criar obras de artes a partir de figuras planas e produzir um texto coletivo das obras criadas em grupos; conhecer as características das figuras geométricas e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/04/2013
Quatro estrelasAula bastante atrativa. Muito bom
15/04/2012
Quatro estrelasAtividade ótima pra ser trabalhada também no Tempo Integral.Enriquecedor.