18/10/2011
Kátia Fabiane Scheid Bianchin, Michele de Paris, Sonia Sueli Marcos de Lima e Liomar Roque Dalla Santa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
1ª e 2ª aulas
Explicar aos alunos a estrutura, a forma e a extensão dos microcontos, neste caso, para postagem no Twitter, máximo de 140 caracteres e, em seguida, apresentar aos alunos alguns microcontos impressos, especialmente da escritora Marina Colasanti publicados em seu livro “Contos de amor rasgado” e outros de Antônio Gil Neto, retirados do site da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, estes, disponíveis em:
Bazar de miudezas: http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&view=article&id=25741:bazar-de-miudezas&catid=57&Itemid=161
No microconto, a essência. E um mar de inéditas histórias: http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&view=article&id=25718:no-microconto-a-essencia-e-um-mar-de-ineditas-historias&catid=57&Itemid=161
3ª e 4ª aulas
Abrir uma discussão com os estudantes para medir seus conhecimentos prévios a respeito do poeta Manoel de Barros e dos poemas produzidos por ele.
Apresentar, logo após as discussões, os vídeos (ou mesmo parte dos vídeos):
– Só dez por cento é mentira – Documentário a respeito da vida e da obra do poeta e;
– Paixão pela palavra – Entrevista exibida pelo Canal Futura, DVDs com cinco episódios, que também dizem respeito à vida e à obra do poeta Manoel de Barros.
Na falta desses materiais, o professor pode acessar uma entrevista de Manoel de Barros disponível no YouTube, em 4 partes:
1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=td_qQqE-1jg
2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=6dwVho-9X3A&feature=related
3ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=vzeUUXAEdZw&feature=related
4ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=xWoxk_ute0w&feature=related
Ou mesmo alguns vídeos poesia de Manoel de Barros:
http://www.youtube.com/watch?v=RtMx13HJMhU
http://www.youtube.com/watch?v=_OrrDY06kZs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=qrGbk9dz5mY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jRlp2GmiiFU
5ª e 6ª aulas
Leitura de poemas do poeta Manoel de Barros no livro “Manoel de Barros – Poesia completa”, ou em outros livros disponibilizados na escola.
Pesquisa no LIED da escola a fim de conhecer a obra de Manoel de Barros e de vídeos poesia disponíveis na rede.
7ª e 8ª aulas
Organizar a turma em grupos de 3 alunos para favorecer a aprendizagem e a produção cooperativas e solicitar a eles duas atividades.
Primeira atividade:
O trio deverá escolher um dos microcontos apresentados no início das atividades e elaborar, a partir dele, um miniconto ou um conto maior com elementos essenciais dos contos (narrador, personagens, enredo, clímax,,,)
Segunda atividade:
Produção de Microcontos com, no máximo, 140 caracteres, devendo ser redigido pelo menos um por aluno do grupo.
9ª e 10ª aulas
Uso do LIED com a turma para digitação dos microcontos, minicontos e contos e postagem dos textos, pelos alunos, no Twitter, no blog da turma e no facebook.
Para conhecer alguns microcontos produzidos pelos autores desta aula a partir de poemas de Manoel de Barros, acesse microcontosobrenada, disponível no endereço http://twitter.com/#!/microcontosatoa
Mídias utilizadas
Data Show
Computador (Editor de textos)
Internet (Twitter, blog e facebook)
Máquina fotográfica Digital
Para maior conhecimento a respeito do poeta Manoel de Barros e suas produções, acesse:
http://www.revista.agulha.nom.br/manu.html
http://www.releituras.com/manoeldebarros_bio.asp
http://www.fabiorocha.com.br/barros.htm
http://pt.wikipedia.org/Manoel_de_Barros
http://contosdetodomundo.blogspot.com/2005/06/poemas-de-manoel-de-barros-2.html
http://www.verdestrigos.org/sitenovo/site/cronica_ver.asp?id=1390
http://www.jornaldepoesia.jor.br/manu.html
Para saber mais sobre microcontos, acesse:
A onda dos microcontos: http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&view=article&id=25690:a-onda-dos-microcontos&catid=18:artigos&Itemid=148
Microconto: a nova onda da literatura, disponível em: http://www.patriciojr.com.br/no-livro-microcontos-a-nova-onda-da-literatura/
Microcontos na era do Twitter, disponível em: http://www.cartacapital.com.br/tecnologia/microcontos-na-era-do-twitter
Microcontos em blogs e no Twitter:
http://www.recantodasletras.com.br/microcontos/
Carlos Seabra: http://twitter.com/#!/microcontos
Marcelino Freire: http://twitter.com/#!/MarcelinoFreire
Tiago Moralles:http://twitter.com/#!/tfmoralles
Sem ruídos: http://twitter.com/#!/semruidos
O professor avaliará o trabalho desenvolvido pelos estudantes fazendo a correção dos microcontos produzidos observando se estes contém o número de caracteres necessários e se apresentam um texto criativo e surpreendente. Já os minicontos e contos produzidos, observar se eles apresentam uma situação inicial chamativa, se as descrições apresentadas são interessantes, se há neles narração de fatos (enredo) e se apresentam desfecho surpreendente, além de observar a colocação dos tempos verbais e a construção semântica das orações. Os demais elementos da narrativa também devem ser observados (narrador (com atenção especial ao foco narrativo), personagens, espaço, tempo e clímax). Observar, mais que erros ortográficos, a criatividade do aluno na produção dos textos.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/11/2011
Cinco estrelasAdorei sua aula!!!
19/10/2011
Cinco estrelasEita menino aplicado... Muito boa a aula de vocês. Ousadia no uso de recursos da internet!!!!