Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por que é importante compreender o conceito de geografia na alfabetização? (UCA)

 

19/10/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Inferir o significado de Geografia;
  • Reconhecer que a Geografia faz parte de nosso cotidiano;
  • Ampliar e enriquecer o vocabulário;  
  • Construir o conceito de Geografia.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 (cinco) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos  saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, inicie suas atividades em uma roda de conversa. Instigue seus alunos a pensarem sobre o que é Geografia:

-Alguém sabe o que é Geografia?

-Para que estudamos Geografia?

-O que estudamos e o que aprendemos nas aulas de Geografia?

Divida uma folha de papel A4, em 3 partes e entregue para os alunos. Solicite que eles escrevam suas hipóteses: o que pensam ou o que conhecem sobre Geografia.

Se for possível faça uma ficha como a sugerida abaixo:  

 Ficha 1- MINHA HIPÓTESE

 

Atividades

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Aluno (a): ________________________________

MINHA HIPÓTESE:

Geografia é...

__________________________________________________________

___________________________________________________________

 

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Depois de escreverem, recolha as fichas e guarde-as para que os alunos possam confrontar o que pensavam antes e depois de pesquisarem.   

PESQUISANDO:

Professor, solicite que os alunos utilizem os laptops do programa UCA e pesquisem em  alguns sítios que tratam de conceitos sobre Geografia por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).

"Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa"

Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/conceito_geografia.htm  acesso em 03/10/11

Depois da pesquisa, solicite que registrem em uma ficha impressa, veja um modelo a seguir, ou então poderão criar uma pasta em seus laptops “Aprendendo sobre Geografia”, onde deverão arquivar os dados que foram descobrindo sobre este tema e ao final do trabalho enviarão para seu email para ser avaliado, para isso deverão utilizar KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos)

 Ficha 2-GEOGRAFIA É...

 

Atividades

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Aluno(a): ________________________________

DESCOBRI QUE GEOGRAFIA É ...

__________________________________________________________

___________________________________________________________

 

 

-Professor para fechar a 2ª atividade oportunize aos alunos ouvirem a música Ora Bolas do CD Palavra Cantada, a qual trata do conceito desta área de conhecimento.

-A música é um excelente recurso para os alunos compreenderem o conceito de Geografia, pois apesar desta área de conhecimento não ocupar um lugar de destaque no período de alfabetização ela permeia todo o processo.

- Diga aos alunos que vamos ouvir uma música muito interessante. Solicite que fechem os olhos e ouçam a música e imaginem tudo que está sendo cantado.

-Depois, discuta com eles os conceitos que surgiram com a música, partindo do espaço que os rodeiam até chegar à idéia de planeta (menino, casa, rua, cidade, floresta, Brasil, Continente americano, planeta).

-Discuta que ao ocuparmos espaços,  também nos relacionamos com outras pessoas, animais, plantas, ou seja, interagimos nestes “espaços”, nestes ambientes.

-Em seguida, coloque a música novamente, solicite que cantem juntos.

 

Ora Bolas

Palavra Cantada

Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, tá na América do Sul continente americano cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!O planeta é uma bola que rebola lá no céu
(biz)

Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/286862/ acesso em 03/10/2011

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

1 -Distribua a música impressa e proponha a seguinte atividade:

 Represente por meio de desenho, como você imaginou as partes da música:

 

Os espaços que eu ocupo

 

 

A bola pula bem no pé, no pé do menino.

 

 

Mora lá naquela casa!A casa tá na rua!

 

A rua! Tá dentro da cidade!


 

A cidade! Do lado da floresta!

A floresta é no Brasil!
 

 

 

O Brasil, tá na América do Sul continente americano cercado de oceano.

 

 

O planeta é uma bola que rebola lá no céu.

 

 

 

 

2- Monte um painel com os desenhos dos alunos e fixe num lugar de grande visibilidade na sala ou no corredor da escola. Professor, você também pode preparar uma apresentação da música para outras turmas, de preferência ao lado do painel.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Veja o texto que a equipe da Área de Geografia da Eseba – Escola de Educação Básica da UFU produziu para os alunos do Ensino Fundamental Inicial:

 

Você gosta da Geografia?

Você gosta de Geografia ou vai gostar? Por quê? Porque você vive com ela desde o dia que você nasceu. Ela o acompanha até hoje, talvez sem você perceber e sem dar este nome.                 

Veja: você vive em um lugar. Você se relaciona com as pessoas que o cercam. Você ocupa um lugar nesse espaço que você vive.                 

A cada instante você aprende GEOGRAFIA e vive a GEOGRAFIA. Como? Através das observações pessoais e das conversas com as outras pessoas. Por meio do estudo, da televisão, do rádio, dos jornais, das revistas entre outros.                 

Para estudar GEOGRAFIA é necessário:

  • Ter interesse para a leitura de textos informativos de jornais, livros ou revistas;
  • Destacar a informação básica, ou seja, a idéia central contida no texto;
  • Conhecer o significado das palavras a partir das definições do próprio texto e/ou com recurso do dicionário;
  • Selecionar os dados do texto que interessam aos objetivos propostos;
  • Observar, analisar e comparar gráficos, mapas, desenhos e fotografias;
  • Trocar idéias com os colegas e professores;
  • Concluir sobre a questão em estudo;
  • Desenvolver o senso crítico e criativo.

.Fonte: texto produzido pelos/as professores/as da Área de Geografia – ESEBA/UFU

Faça uma ilustração do Texto

 

 

 

Professor, a ilustração do texto também pode ser feita com a utilização dos laptops por meio da ferramenta TuxPaint ou KolourPaintnos seguintes caminhos TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura).

EXPLORANDO O TEXTO

Solicite que os alunos leiam silenciosamente o texto.

Depois que todos já leram questione-os sobre o que fala o texto e qual é a ideia central. Em seguida pergunte-os sobre o que acharam mais interessante no texto. Discuta sobre cada item necessário para o estudo da GEOGRAFIA.     

Tarefa de Casa

 

Professor, solicite ao aluno que:

  1. - De uma janela de sua casa, observe a paisagem que vê.
  2. - Faça um desenho com um colorido bem bonito tentando se aproximar das cores reais da paisagem que observou e traga para a próxima aula. Solicite ainda para colocar seu nome e a data da atividade.   

Novamente, o aluno poderá registrar o desenho por meio da ferramenta TuxPaint ou KolourPaint (acesso já informado) e imprimi-lo.

-Outra possibilidade é solicitar que também fotografem esta paisagem, imprima e traga para sala. Para isto utilize a câmera na área de trabalho do netbook WxCam ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

CONFECCIONANDO O MURAL

Professor, confeccione junto com os alunos o mural com os desenhos que eles fizeram a partir da observação da paisagem, para isso solicite que antes de colarem no papel, mostrem para a turma o que desenharam e descrevam a sua paisagem. Depois que todos colarem, solicite que comparem as paisagens representadas e encontrem semelhanças e diferenças entre elas.

-Eles poderão colar também as fotos que fizeram com seus laptops.

 

OBSERVANDO AS PAISAGENS NO MURAL EU VERIFIQUEI...

DIFERENÇAS

SEMELHANÇAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O QUE EU GOSTARIA QUE FOSSE DIFERENTE

 

 

 

 

 

CONFRONTANDO AS HIPÓTESES

 Professor,depois que os alunos já viram um pouco do que é GEOGRAFIA, proponha que comparem o que pensavam antes e o que pensam agora. Para isso, devolva a ficha com as hipóteses e a ficha com a pesquisa que fizeram anteriormente. Questione-os sobre o que observaram e o que discutimos.

Peça uma produção textual que registre este confronto. Os laptops dos alunos possuem um recurso chamado KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos), no qual é oferecido o recurso de digitação. Após a mesma, salve na pasta “Aprendendo sobre Geografia”, e/ou imprima as análises para devida exposição ou arquivamento. 

Recursos Complementares

No sítio  http://www.brasilescola.com/geografia/conceitos-geografia.htm encontramos o seguinte conceito: Geografia é a uma ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas  

http://www.suapesquisa.com/geografia/conceito_geografia.htm 

Avaliação

Professor, no decorrer das atividades observe se os alunos conseguiram avançar em suas hipóteses sobre o conceito de GEOGRAFIA, para isso verifique as suas hipóteses e o conceito elaborado por eles posteriormente.

Verifique também se já conseguem localizar informações no texto. Registre em seu caderno de plano ou de relatórios os avanços e as dificuldades apresentadas pelos alunos para que você possa retomar em outras atividades. O trabalho com a leitura e a escrita deve permear todos os conteúdos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • chirlei sueli bernardo matthies, EB MUN JOSE AMARO CORDEIRO , Santa Catarina - disse:
    profchirlei@hotmail.com

    04/07/2013

    Quatro estrelas

    Olá professora... Gostaria de lhe comunicar que utilizei essas aulas em meu planejamento e meus alunos ficaram maravilhados, agradeço muito pelos conteúdos abordados... abraços.. prof. chirlei


  • meire linda p. marques, faculdade sumare , São Paulo - disse:
    meire.marques22@hotmail.com

    28/09/2012

    Cinco estrelas

    super interessante, o trabalho esta de acordo com a geografia atual


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.