20/10/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Identificar os principais problemas de saúde associados ao tabagismo.
Compreender o conceito de tabagismo passivo.
Conhecer as substâncias químicas presentes nos cigarros.
Conhecimentos básicos sobre o corpo humano.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as imagens abaixo, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
http://pedrosmr.blogspot.com/2008/06/novas-embalagens-de-cigarro.html
Finalizada a visualização das imagens, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
O que você achou das imagens?
Existe alguma semelhança entre as imagens?
Você já tinha visto alguma dessas imagens?
Na sua opinião, para que servem essas imagens?
Você conhece alguém que fuma? Você sabe se essa pessoa já viu essas imagens? Se sim, o que essa pessoa achou das imagens?
Por que você acha que uma pessoa que fuma não deixa de fumar mesmo sabendo que o cigarro faz mal para a saúde?
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 encontra-se disponível.
Vídeo 1 - Tabagismo
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=DguMR-ZVJe4 acesso feito dia 07/10/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição do Vídeo 1, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1 – Tabagismo – O mal da destruição em massa
Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/tabagismo.htm acesso feito dia 07/10/2011
A seguir, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo do Vídeo 1 e do Texto 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
Questionário 1
1 - Fumar durante a gravidez é prejudicial ao bebê? Por quê?
2 - O que é fumante passivo?
3 - Existem tratamentos para o tabagismo? Com são esses tratamentos?
4 – Quais são os componentes químicos utilizados na fabricação do cigarro?
5 – O que é o tabaco?
6 – Quais são os sintomas da abstinência?
7 – Por que um fumante precisa resistir às crises de abstinências?
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual a quantidade de cigarros consumidos pode ser convertida em valores financeiros e quantidades de nicotina, alcatrão e carbono.
A partir dessas conversões, cabe ao/a professor/a discutir com os/as alunos/as os custos do cigarro para a saúde e para a economia do indivíduo.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/02/voce-fuma-calcule-o-quanto-voce-gasta-com-cigarro.html acesso feito dia 07/10/2011
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre doenças causadas pelo cigarro.
Os sites abaixo podem ser indicados pelo/a professor/a para a realização desse levantamento.
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/doencas-causadas-pelo-cigarro.html
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/doencas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabagismo_e_sa%C3%BAde
http://www.mdsaude.com/2008/09/cigarro.html
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/doencas_cigarro.htm
http://www.areaseg.com/toxicos/fumo.html
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre doenças causadas pelo cigarro, buscando, mais especificamente, responder às seguintes questões:
Quais são as principais características da doença pesquisada?
Como ela se desenvolve?
Quais são os seus sintomas?
Como é feito o diagnóstico?
Como é o tratamento?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para a acessar a reportagem “Fumaça de cigarro impregnada pode ser cancerígena quando se junta à poluição” e elaborar uma redação sobre os prejuízos à saúde causados pelo cigarro.
Posteriormente, a avaliação da redação deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que a reportagem deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
REPORTAGEM – Fumaça de cigarro impregnada pode ser cancerígena quando se junta à poluição
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1483025-5603,00-FUMACA+DE+CIGARRO+IMPREGNADA+PODE+SER+CANCERIGENA+QUANDO+SE+JUNTA+A+POLUICA.html acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1446 acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://www.cigarro.med.br/ acesso feito dia 07/10/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!