Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo os riscos do tabagismo – UCA

 

20/10/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os principais problemas de saúde associados ao tabagismo.

Compreender o conceito de tabagismo passivo.

Conhecer as substâncias químicas presentes nos cigarros.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

eseba

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: trabalhando a sensibilização

 

atividades

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as imagens abaixo, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.

Imagem 1

tabagismo 1     

Imagem 2

tabagismo 2

Imagem 3

tabagismo 4      

Imagem 4

tabagismo 5   

Imagem 5

tabagismo 6

http://pedrosmr.blogspot.com/2008/06/novas-embalagens-de-cigarro.html

Finalizada a visualização das imagens, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

O que você achou das imagens?
Existe alguma semelhança entre as imagens?
Você já tinha visto alguma dessas imagens?
Na sua opinião, para que servem essas imagens?
Você conhece alguém que fuma? Você sabe se essa pessoa já viu essas imagens? Se sim, o que essa pessoa achou das imagens?
Por que você acha que uma pessoa que fuma não deixa de fumar mesmo sabendo que o cigarro faz mal para a saúde?

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

2ª atividade: aprendendo sobre o tabagismo

videos

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 encontra-se disponível.

Vídeo 1 - Tabagismo

tabagismo 7

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=DguMR-ZVJe4   acesso feito dia 07/10/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download  do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição do Vídeo 1, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1 – Tabagismo – O mal da destruição em massa
Fonte:  http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/tabagismo.htm     acesso feito dia 07/10/2011

A seguir, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo do Vídeo 1 e do Texto 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Questionário 1

1 - Fumar durante a gravidez é prejudicial ao bebê? Por quê?
2 - O que é fumante passivo?
3 - Existem tratamentos para o tabagismo? Com são esses tratamentos?
4 – Quais são os componentes químicos utilizados na fabricação do cigarro?
5 – O que é o tabaco?
6 – Quais são os sintomas da abstinência?
7 – Por que um fumante precisa resistir às crises de abstinências?

3ª atividade: trabalhando os cálculos

atividades

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual a quantidade de cigarros consumidos pode ser convertida em valores financeiros e quantidades de nicotina, alcatrão e carbono.

A partir dessas conversões, cabe ao/a professor/a discutir com os/as alunos/as os custos do cigarro para a saúde e para a economia do indivíduo.

tabagsimo 8

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/02/voce-fuma-calcule-o-quanto-voce-gasta-com-cigarro.html  acesso feito dia 07/10/2011

4ª atividade: pesquisando e aprendendo

pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre doenças causadas pelo cigarro.

Os sites abaixo podem ser indicados pelo/a professor/a para a realização desse levantamento.

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/doencas-causadas-pelo-cigarro.html
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/doencas.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabagismo_e_sa%C3%BAde

http://www.mdsaude.com/2008/09/cigarro.html
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/doencas_cigarro.htm
http://www.areaseg.com/toxicos/fumo.html

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre doenças causadas pelo cigarro, buscando, mais especificamente, responder às seguintes questões:

 Quais são as principais características da doença pesquisada?
Como ela se desenvolve?
Quais são os seus sintomas?
Como é feito o diagnóstico?
Como é o tratamento?


Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

5º atividade: trabalhando em casa

atividade de casa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para a acessar a reportagem “Fumaça de cigarro impregnada pode ser cancerígena quando se junta à poluição” e elaborar uma redação sobre os prejuízos à saúde causados pelo cigarro.

Posteriormente, a avaliação da redação deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que a reportagem deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

REPORTAGEM – Fumaça de cigarro impregnada pode ser cancerígena quando se junta à poluição
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1483025-5603,00-FUMACA+DE+CIGARRO+IMPREGNADA+PODE+SER+CANCERIGENA+QUANDO+SE+JUNTA+A+POLUICA.html         acesso feito dia 07/10/2011

Recursos Complementares

Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1446    acesso feito dia 07/10/2011

Fonte:  http://www.cigarro.med.br/       acesso feito dia 07/10/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.