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Como orientar os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os cuidados necessários em caso de variação de temperatura corporal?

 

19/10/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as variações de temperatura do corpo humano;
  • Conhecer os diferentes tipos de termômetro e a sua função;
  • Dialogar sobre as experiências de alteração da temperatura;
  • Ampliar os conhecimentos sobre os cuidados necessários em caso de variação de temperatura corporal;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno: a importância da vacinação e para que e como usar termômetro. As aulas sugeridas no Portal do Professor, intituladas: “Evitando Doenças” e “Utilizando o Termômetro” podem auxiliar o professor a realizar esse trabalho.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, encontramos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental, reflexão sobre a importância de se trabalhar de forma consciente com os alunos, desde o primeiro ciclo, questões que envolvem a saúde, a partir das vivências dos alunos e das suas necessidades, contribuindo dessa forma, na formação para a cidadania.

Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. Leve para a sala de aula uma vasilha plástica que contenha pedras de gelo e outra com uma água morna. Explique para a turma que terá como desafio, inicialmente, observar os dois materiais e posteriormente utilizar as mãos para sentirem a temperatura de cada recipiente. Proponha um diálogo com os alunos sobre o que observaram e o que sentiram. Aproveite para falar da variação de temperatura do corpo humano. Possibilite que cada aluno fale sobre um momento em que sentiu a sua temperatura corporal mais fria e outro em que a sentiu mais quente.  Para esse momento, sugerimos que você utilize uma cartolina para registrar por escrito, as falas dos alunos sobre a experiência. Depois, afixe o cartaz no mural da sala de aula para ser consultado pelos alunos em outros momentos da aula.

Explique para a turma que para saber com mais exatidão a temperatura corporal, foi criado o termômetro. Mas como esse instrumento surgiu? Exponha para os alunos a importância de conhecer a história do termômetro, ou seja, como foi inventado e com qual necessidade. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo, para que assistam ao vídeo e façam novas descobertas:

História do termômetro

Termometro1 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=z6i7XzNW4Gs

 

Após assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre o que compreendeu e as possíveis dúvidas. É importante dialogar com os alunos sobre as várias experiências feitas pelos cientistas ao longo da história, e a necessidade de se criar uma escala única, que pudesse ser utilizada por todos com o intuito de facilitar a utilização do termômetro pelas pessoas. Agora, proponha que cada aluno elabore um resumo contendo as ideias principais do vídeo. O trabalho poderá ser feito no caderno de Ciências. Após o resumo feito, os alunos poderão ler o que escreveram para a turma.

Professor, organize os alunos em duplas e entregue uma folha de papel em branco. Cada dupla terá como desafio fazer um desenho que ilustre a história do termômetro. Os alunos poderão assistir novamente ao vídeo e se atentarem para os materiais utilizados e a forma, que teve o primeiro termômetro. Os desenhos poderão ser afixados no mural da sala de aula, para que toda a turma possa observar o registro dos colegas.

Agora, pergunte à turma se algum aluno já utilizou um termômetro e em que circunstâncias? O que estava sentindo? É importante construir com a turma um cartaz com os sintomas que podem indicar que estamos com febre, tais como:

  • Sentir muito frio;
  • Coração acelerar;
  • Bochechas vermelhas, dentre outros.

Os sinais descritos acima, podem indicar um aumento na temperatura corporal, o que poderá ser comprovado com a utilização do termômetro.  Explique para a turma que no geral a febre vem acompanhada de algum outro sintoma como dor de garganta, diarréia, vômito, dor de ouvido ou outros. Pergunte aos alunos, se já sentiram algum desses sintomas juntamente com a febre e o que foi feito para melhorar. É importante que a turma perceba a importância de se consultar um médico e descobrir a razão pela qual estamos com febre e qual a melhor forma de eliminá-la.

No entanto, alguns procedimentos podem ser feitos, em caso de febre, até que o médico seja consultado. Questione a turma, e descubra o que podemos fazer para diminuir a temperatura corporal quando estamos com febre. Registre em um cartaz as diferentes sugestões e experiências, tais como:

  • Tomar banho frio;
  • Beber bastante líquido;
  • Alimentar bem. 

Após, a construção do cartaz, afixe-o no mural da sala de aula, para que todos possam ler e observar as várias ideias e experiências da turma.

Atividade 2: aproximadamente 60 minutos.

Mas afinal, o que é um termômetro?

Professor, para essa aula sugerimos que você organize os alunos em duplas e proponha uma pesquisa na Internet sobre o que é um termômetro. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: ( Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para que possam fazer a leitura do texto online:

 O que é um termômetro

Termometro2 

 Fonte: http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/termo.htm

Após a leitura do texto, proponha à turma que registre no caderno de Ciências a origem da palavra termômetro e a partir de tal origem, escreva a relação entre o significado da palavra e o instrumento termômetro. É importante que cada aluno faça sua reflexão pessoal e socialize para a turma.

Agora, peça aos alunos para acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo, para que possam fazer a leitura dos textos online e descobrirem os diferentes tipos de termômetro:

Tipos de termômetro

Termometro3 

 Fonte: http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/termo.htm

Tipos de Termômetro

Termometro4 

 Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/escalas-termometricas.htm

Termometro5 

 Fonte: http://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/tipos-termometros.htm

Após, realizarem a leitura dos textos e visualizarem as imagens dos diferentes tipos de termômetro, solicite que cada aluno faça uma busca na Internet, de imagens dos termômetros existentes a partir do laptop Classmate utilizando o programa Mozilla Firefox pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), acessando o sítio:  http://images.google.com.br/.

Explique para a turma que a atividade consiste em encontrar as imagens dos termômetros e colar cada uma no programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho do laptop ou pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > KWord). Após colar cada imagem, os alunos deverão escrever o nome do termômetro. Auxilie os alunos a salvarem o trabalho no laptop e depois imprima cada atividade e monte um painel com as atividades dos alunos.

Agora, que tal construir um termômetro com a turma? Veja as instruções no sítio sugerido abaixo, nele você encontrará o material necessário e o passo a passo para construir um termômetro com os alunos. É importante que cada aluno construa o seu próprio termômetro.

Termometro6 

Fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construindo-um-termometro.htm

Após construir o termômetro com a turma, oriente-a para que faça a experiência proposta no sítio acima, no pátio da escola. Na experiência, os alunos observarão que com o aquecimento da água com o calor do sol, o nível da água dentro do canudo começará a subir. É importante que na experiência, os alunos possam perceber os dois momentos, tanto com o aquecimento da água, em que o nível da água subirá pelo canudo, quanto resfriando a garrafa (na sombra) em que o nível da água baixará.

Aproveite o momento para registrar a atividade com os alunos. Para isso, solicite que cada aluno fotografe, a partir da Câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera),o botão “máquina de retrato” que tira foto através da Webcam; os dois momentos em que observaram a experiência, ou seja, no instante em que a água aqueceu e subiu pelo termômetro e o momento em que a garrafa resfriou e a água baixou o nível. 

Em sala de aula, os alunos poderão copiar a fotografia para o KWord, acessando pelo ícone da área de trabalho do laptop ou pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > KWord) e descrever, por meio da escrita, cada momento observado. Depois, possibilite um momento de diálogo com a turma, sobre os registros e as possíveis dúvidas.

Atividade 3: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com a turma os momentos em que se utiliza o termômetro e aproveite para ressaltar a importância de cuidarmos da nossa saúde no dia a dia. É importante que a turma aprenda o que fazer nos momentos de febre e os procedimentos adequados para se adotar, quando há elevação da temperatura corporal. Para isso, leia os textos online sugeridos abaixo para que possam aprender mais sobre a febre e os seus cuidados. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) os sítios sugeridos abaixo:

Termometro7 

 Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/02/pediatra-do-bem-estar-responde-mais-perguntas-sobre-febre.html

Termometro8 

 Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/02/pediatra-ensina-o-que-fazer-em-caso-de-febre-em-criancas.html

Após a leitura do texto, converse com a turma sobre o que compreendeu e se agora sabe utilizar um termômetro. Leve para a sala de aula um termômetro de mercúrio para medir a temperatura corporal de cada aluno. Os alunos poderão registrar no caderno de Ciências a sua própria temperatura e comparar com as outras temperaturas dos colegas. Agora, organize os alunos em duplas e proponha que façam uma campanha pela escola, com o objetivo de divulgar as informações sobre o que é importante saber em caso febre. Cada dupla deverá receber uma cartolina e registrar, na forma escrita e pictórica, os seguintes dados:

  • Temperatura normal do corpo humano;
  • Quando devemos procurar um hospital;
  • Como a febre ocorre;
  • O que podemos fazer quando a temperatura corporal aumenta.

Depois que todas as duplas terminarem os registros, exponha os cartazes em um mural da escola, que fique em local de muita circulação de pessoas e proponha que a turma convide as outras turmas para observarem os trabalhos. É importante que a turma tenha um horário para os alunos ficarem próximos aos cartazes, para que tenham a oportunidade de explicar o conteúdo para as outras pessoas.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação das atividades e de registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre os cuidados necessários em caso de variação de temperatura corporal.

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