Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como desenvolver a autonomia dos alunos, no cuidado com a higiene bucal?

 

20/10/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a necessidade da higiene bucal;
  • Conhecer os materiais que podemos utilizar para realizar a higiene bucal;
  • Dialogar sobre as experiências de escovação de dente;
  • Ampliar os conhecimentos sobre a realização correta da escovação dos dentes;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização desta aula é necessário que já tenha trabalhado com o aluno a importância do diálogo e da troca de ideias na sala de aula, bem como os hábitos de higiene sugeridos nas aulas do Portal do Professor intituladas de “Higiene e Saúde” e “Cuidando dos Dentes”.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao Professor

Professor, encontramos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental a importância de se trabalhar de forma consciente com os alunos desde o primeiro ciclo, questões que envolvem a higiene corporal, a partir de vivências dos alunos e das suas necessidades, contribuindo na aquisição de hábitos de higiene corporal. Ressaltamos também, a partir da análise dos PCN’s, a necessidade de um trabalho voltado para a higiene bucal, que possibilite ao aluno, a sua autonomia com relação à higiene bucal, realizando cuidados diários com os dentes, que contribuam para a saúde bucal.

Atividade 1: aproximadamente 60 minutos

Professor, inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. Consulte os alunos sobre quem já foi ao dentista e por qual motivo procurou tal profissional. Registre em uma cartolina, as respostas dos alunos, registrando o nome do aluno, a quantidade de vezes que já foi ao dentista e os motivos. Após o registro, afixe o cartaz no mural da sala de aula, para que os alunos possam observar as respostas dos colegas.

Agora, consulte os alunos sobre a função do dentista e como é o seu trabalho. Pergunte aos alunos, quem tem medo de ir ao dentista e por que sentem medo. Depois do diálogo, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo para que façam a leitura do texto online, a fim de descobrirem mais sobre a profissão de dentista e a sua função:

 Dentes1  

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2008/192/quando-crescer-vou-ser-dentista.

Após a leitura do texto, converse com a turma sobre o que compreendeu e as possíveis dúvidas. Solicite que cada aluno registre no caderno de Ciências algumas informações contidas no texto e que revelam aspectos essenciais do dentista, tais como:

  • Formação necessária para ser dentista;
  • O que é necessário fazer para se tornar um dentista competente;
  • O que o dentista faz, qual é a sua função e outras questões que a turma julgar relevante.

Após todos terem feito os registros, possibilite um momento de socialização das ideias. Agora, solicite que os alunos façam uma ilustração de como imaginam ser um dentista e do ambiente em que ele trabalha. Depois, os alunos poderão apresentar à turma o desenho e explicar o que registraram.

Atividade 2: aproximadamente 60 minutos

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e pergunte: quem têm algum animal de estimação? Dialogue com a turma sobre a necessidade de escovar os dentes dos animais. Para aprofundar mais sobre a necessidade de tal higiene nos animais, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo e façam a leitura do texto online.

 Dentes2

Fonte: http://www.animaisos.org/noticia.php?id=2146.

Professor, após a leitura do texto, construa um cartaz coletivo com a turma, contendo informações como:

  • Motivos pelos quais devemos escovar os dentes dos animais;
  • Como deve ser realizada a higiene bucal dos animais;
  • Quais materiais precisamos para fazer a escovação dos dentes dos animais e como devem ser guardados.

Depois, de registrar por escrito as informações acima, possibilite um momento para que cada aluno faça um desenho representando cada informação. Afixe o cartaz em um mural da escola para que toda a comunidade escolar possa aprender sobre a necessidade da higiene bucal dos animais.

Professor, organize os alunos em duplas e os auxiliem a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo, para realizarem a leitura do texto online:

Dentes3  

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/especialistas-ensinam-manter-saude-bucal-e-evitar-caries-nos-dentes.html.

Professor, no sítio acima, além da leitura do texto online, sugerimos que assista com a turma ao vídeo do programa “Bem Estar” e dialogue sobre informações importantes sobre a escovação, tais como:

  • Quantidade de pasta que devemos utilizar na escova de dente;
  • Alimentos que ajudam na limpeza da boca;
  • Uso do fio dental;
  • Maneira correta de realizar a escovação, dentre outras informações.

Agora, que tal construir um cartaz com as diferenças entre a escovação dos dentes de um animal e de um ser humano. Para isso, utilize uma cartolina para registrar as diferenças que poderão ser elaboradas pelos alunos a partir do texto online acima e as experiências cotidianas, que cada um tem. Afixe o cartaz próximo ao cartaz anterior, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso.

Atividade 3: aproximadamente 60 minutos

Professor, proporcione um momento para problematizar com a turma a quantidade de pasta de dente utilizada por cada aluno na escovação. Para isso, leve para a sala de aula uma escova de dente e uma pasta dental e solicite que cada aluno coloque na escova de dente, a quantidade que usa a cada escovação. Problematize com a turma, as diferentes quantidades e auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo para descobrirem mais sobre a escovação.

Dentes4  

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/09/dentistas-explicam-melhor-forma-de-escovacao-e-dao-dicas-de-pasta.html

Após a leitura do texto e a observação da imagem, a partir do sítio acima, retome com a turma a quantidade que cada aluno utiliza de pasta dental para cada escovação dos dentes. Utilize novamente a escova de dente e a pasta dental, que você levou para a sala de aula e solicite que os alunos coloquem novamente a quantidade de pasta que deverão utilizar a partir das descobertas feitas. Registre esse momento a partir de uma fotografia, para isso, utilize a câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam. Oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez.

Professor, possibilite um momento para que a turma assista ao vídeo sugerido no sítio acima. Problematize com a turma o que é a cárie, como ela prejudica os dentes e o que podemos fazer para preveni-la ou mesmo retirá-la. Depois do diálogo, solicite que cada aluno escreva no caderno de Ciências o passo a passo para realizar uma higiene bucal adequada à saúde bucal. Em seguida, organize os alunos em duplas e distribua cartolinas para cada uma. O desafio é criar uma propaganda, demonstrando o motivo,  a maneira, a quantidade e os horários, que devemos escovar os dentes. Cada dupla poderá apresentar para a turma a sua produção e depois afixar os cartazes nos murais da escola, com o intuito de conscientizar a comunidade escolar.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação das vivências em cada atividade e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a importância da higiene bucal.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.