Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como trabalhar operações adição e subtração utilizando a calculadora?

 

19/10/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a utilidade da calculadora no dia a dia;
  • Utilizar a calculadora para resolver cálculos que envolvam as operações matemáticas;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o uso dos numerais de 0 a 99 e as atividades propostas na aula publicada no Portal do Professor, intitulada “Calculadora: A arte de calcular”.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. Leve uma calculadora convencional e proponha um diálogo com a turma sobre tal instrumento, buscando resgatar o que sabem sobre o mesmo, a sua função e utilidade no dia a dia. Lembre-se de incentivar a expressão de todos os alunos nos momentos de diálogo.

Após este breve resgate, do que os alunos já sabem sobre a calculadora, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha um desafio. Fale uma situação problema para toda a turma como a sugerida abaixo e solicite que cada grupo procure dialogar entre os participantes e elaborar uma resposta a partir do cálculo mental. Os grupos deverão anotar no caderno de Matemática, o resultado do cálculo mental obtido. Após todos terminarem, solicite que cada grupo apresente o seu resultado e como pensou para resolver tal problema.

Situação Problema 1:

Em uma estante da biblioteca da escola havia 20 livros. A bibliotecária Marta recebeu novos livros e colocou 15 livros nessa estante. Quantos livros a estante tem agora?

Agora, fale outra situação problema, como a sugerida abaixo, e solicite que os grupos respondam, porém agora recorrendo à calculadora. O resultado obtido também poderá ser registrado no caderno de Matemática. Após todos terminarem, solicite que cada grupo apresente o resultado obtido na calculadora para resolver tal problema.

Situação Problema 2:

A biblioteca da escola tem um total de 230 livros. A escola adquiriu novos livros e disponibilizou 40 livros para a biblioteca. Com quantos livros a biblioteca ficará no total?

Professor, após todos vivenciarem as duas situações de resolução dos problemas, promova um diálogo na sala de aula sobre a diferença entre o cálculo mental e o cálculo realizado com o auxílio da calculadora. Procure enfatizar na conversa, o tempo gasto para cada resolução, as estratégias utilizadas e outros aspectos que as próprias crianças sentirem necessidade de expressar.

É importante realizar a mesma atividade, porém agora com foco na operação que envolve cálculos de subtração. Lembrando que num primeiro momento a situação problema será resolvida a partir do cálculo mental e num segundo momento com a utilização da calculadora. Veja as sugestões de problemas abaixo:

Situação Problema 3:

A biblioteca da escola tem 50 livros infantis no total. Os alunos do 2º ano do ensino fundamental retiraram 20 livros para levar para casa para ler. Quantos livros a biblioteca terá até todos os alunos que fizeram o empréstimo devolverem os livros?

Situação Problema 4:

A biblioteca da escola tem um total de 230 livros. Foram retirados para empréstimo 102 livros. Quantos livros a biblioteca terá até todos que fizeram o empréstimo devolverem os livros?

Professor, depois de todos resolverem os problemas, converse com a turma sobre a utilização da calculadora e o quanto ela pode ajudar, principalmente com cálculos que envolvam quantidades maiores.

Agora, explique para a turma, que terá como desafio resolver algumas operações matemáticas em jogos online e que a atividade ocorrerá em dois momentos distintos. No primeiro momento as duplas deverão resolver as operações utilizando apenas o cálculo mental. Num segundo momento, deverão jogar novamente, porém agora, com o auxilio da calculadora. Para isso, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate e acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e os sítios sugeridos abaixo.

Calculadora1

Fonte: http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/laranja-calculadora/

 Calculadora2

Fonte: http://www.somatematica.com.br/matkids/jogo.php

Após jogarem e vivenciarem os dois momentos, sendo um realizando as operações a partir do cálculo mental e outro resolvendo as operações com a calculadora, possibilite um diálogo para que os alunos possam expressar quais as diferenças por eles percebidas. É importante que a turma registre no caderno de Matemática as diferenças encontradas.

Atividade 2

Professor, organize os alunos em duplas e distribua uma calculadora para cada uma. Explique que a atividade consiste em fazer descobertas de funções que a calculadora possui. Peça para que os alunos digitem na calculadora a operação 4+4 e obtenham o resultado a partir do sinal de igual (=). Solicite que não apaguem o resultado obtido e que cliquem no sinal de igual por mais uma vez e observem o que acorreu com o resultado anterior.

Assim, peça aos alunos que anotem, no caderno de Matemática, o primeiro resultado da operação 4+4=8 e posteriormente o segundo resultado, após apertarem novamente o botão =, que será 12. Em seguida, solicite que cliquem novamente no sinal de igual e façam isso por mais três vezes, sempre anotando o resultado obtido.

Após os registros, converse com a turma sobre o que está acontecendo com o resultado. Os alunos deverão perceber que o resultado está aumentando de quatro em quatro, sem ser necessário digitar novamente o último valor da operação. Essa atividade poderá ser repetida e serem utilizadas outras operações matemáticas.

Muito bem! Vamos fazer o mesmo processo, porém agora com a subtração. Professor, fale uma operação de subtração, como por exemplo, 30 – 2, os alunos deverão digitar na calculadora e encontrar o resultado, fazendo o registro escrito no caderno. Os alunos deverão apertar apenas a tecla com o símbolo = por mais algumas vezes e ir anotando no caderno o resultado.

Depois, possibilite um momento de diálogo sobre o que aconteceu com o valor da calculadora. É importante que percebam que o valor foi diminuindo, de dois em dois.

Agora, com os alunos ainda em duplas proponha um desafio! Para isso, auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo:

 Calculadora3

Fonte: http://rachacuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada/.

Calculadora4

Fonte: http://rachacuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada/.

Explique para a turma que o desafio é o jogo online da “Calculadora Quebrada”! Leia com os alunos a parte inicial que conta que um jovem chamado Eric quebrou a sua calculadora, porém mesmo faltando algumas teclas, ainda era possível utilizá-la. Incentive os alunos a descobrirem, num tempo máximo de 4 minutos, como podem formar os números indicados na tela, utilizando as teclas que sobraram na calculadora quebrada.

O jogo é composto de vários níveis que aumentam a dificuldade, por isso, possibilite que os alunos explorem ao máximo o jogo, de forma que fiquem livres para conhecer e jogar no nível de seu interesse.

Após todos jogarem e explorarem as várias possibilidades oferecidas pelo jogo, proponha um registro no caderno de Matemática, no qual os alunos deverão observar uma calculadora, que contenha todas as teclas e inventar uma situação em que a calculadora tenha quebrado e sendo assim, os alunos deverão escolher as teclas que restarão, desde que seja possível realizar algum tipo de cálculo. Solicite que os alunos façam o desenho da calculadora quebrada, contendo apenas as teclas escolhidas e que elaborem alguns números que sejam possíveis de serem formados a partir das teclas restantes na calculadora.

Depois de criarem a atividade, as duplas deverão trocar os cadernos com as outras duplas e realizarem a atividade elaborada pelos colegas. Depois que todos terminarem, possibilite um momento de socialização das respostas, para que cada dupla possa explicar como resolveu a atividade elaborada pelos colegas, apontando as dificuldades e as facilidades encontradas.

 

Atividade 3

Professor, organize os alunos em duplas e proponha à turma que faça uma entrevista com um funcionário da escola, com o intuito de descobrir em que situações do dia a dia o mesmo utiliza a calculadora. Para isso, construa com a turma um roteiro de entrevista como o proposto abaixo:

 

  • Qual o seu nome?
  • Qual a sua função aqui na escola?
  • Você utiliza calculadora no seu trabalho?
  • Quais outros momentos do dia a dia você utiliza a calculadora?
  • Você acha importante a utilização da calculadora?
  • Em que a calculadora te ajuda?
  • Se não existisse calculadora, o que ficaria mais complicado?

Após elaborarem o roteiro de entrevista, agende um horário com os funcionários a serem entrevistados pelos alunos e o local da entrevista. Oriente os alunos a registrarem as respostas do funcionário e para isso, necessitam levar o caderno de Matemática, um lápis e uma borracha. Também é interessante que cada dupla faça a filmagem desse momento, para que depois possa assistir e retomar alguma resposta que não foi possível anotar no instante da entrevista. Para o registro em forma de vídeo a dupla precisará levar o laptop e acessar o programa WxCam pelo caminho Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera. O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Após a entrevista, em sala de aula, chegou o momento de conversar com a turma sobre as informações obtidas. É importante que cada dupla expresse oralmente como foi esse momento e o que perceberam sobre o uso da calculadora no dia a dia das pessoas. Em seguida, solicite que os alunos utilizem o caderno de Matemática para registrarem as informações obtidas em cada entrevista da seguinte forma:

A partir das repostas obtidas na entrevista observamos que:

  • A utilização da calculadora ocorre para:

 

  • A calculadora é importante para:

 

  • Utilizam a calculadora no trabalho:

 

  • Se não existisse calculadora seria complicado:

Construa um cartaz coletivo com a turma com as informações obtidas e afixe no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso às informações da entrevista. É importante construir com a turma um texto explicativo de como a atividade ocorreu para ser afixado junto ao cartaz , para que todos possam compreender o objetivo da entrevista, como ela foi feita e quais foram os participantes.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o uso da calculadora acesse o sítio: http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/mathema/resp/calculadora.html .

Avaliação

Professor, a avaliação deverá permear todo o processo de desenvolvimento das atividades propostas na aula. Para isso, recorra à observação dos alunos durante cada momento vivenciado, tendo em vista perceber o seu envolvimento, as suas facilidades e as suas possíveis dificuldades com o trabalho com as operações de adição e subtração a partir da calculadora.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.