19/10/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o uso dos numerais de 0 a 99 e as atividades propostas na aula publicada no Portal do Professor, intitulada “Calculadora: A arte de calcular”.
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. Leve uma calculadora convencional e proponha um diálogo com a turma sobre tal instrumento, buscando resgatar o que sabem sobre o mesmo, a sua função e utilidade no dia a dia. Lembre-se de incentivar a expressão de todos os alunos nos momentos de diálogo.
Após este breve resgate, do que os alunos já sabem sobre a calculadora, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha um desafio. Fale uma situação problema para toda a turma como a sugerida abaixo e solicite que cada grupo procure dialogar entre os participantes e elaborar uma resposta a partir do cálculo mental. Os grupos deverão anotar no caderno de Matemática, o resultado do cálculo mental obtido. Após todos terminarem, solicite que cada grupo apresente o seu resultado e como pensou para resolver tal problema.
Situação Problema 1:
Em uma estante da biblioteca da escola havia 20 livros. A bibliotecária Marta recebeu novos livros e colocou 15 livros nessa estante. Quantos livros a estante tem agora?
Agora, fale outra situação problema, como a sugerida abaixo, e solicite que os grupos respondam, porém agora recorrendo à calculadora. O resultado obtido também poderá ser registrado no caderno de Matemática. Após todos terminarem, solicite que cada grupo apresente o resultado obtido na calculadora para resolver tal problema.
Situação Problema 2:
A biblioteca da escola tem um total de 230 livros. A escola adquiriu novos livros e disponibilizou 40 livros para a biblioteca. Com quantos livros a biblioteca ficará no total?
Professor, após todos vivenciarem as duas situações de resolução dos problemas, promova um diálogo na sala de aula sobre a diferença entre o cálculo mental e o cálculo realizado com o auxílio da calculadora. Procure enfatizar na conversa, o tempo gasto para cada resolução, as estratégias utilizadas e outros aspectos que as próprias crianças sentirem necessidade de expressar.
É importante realizar a mesma atividade, porém agora com foco na operação que envolve cálculos de subtração. Lembrando que num primeiro momento a situação problema será resolvida a partir do cálculo mental e num segundo momento com a utilização da calculadora. Veja as sugestões de problemas abaixo:
Situação Problema 3:
A biblioteca da escola tem 50 livros infantis no total. Os alunos do 2º ano do ensino fundamental retiraram 20 livros para levar para casa para ler. Quantos livros a biblioteca terá até todos os alunos que fizeram o empréstimo devolverem os livros?
Situação Problema 4:
A biblioteca da escola tem um total de 230 livros. Foram retirados para empréstimo 102 livros. Quantos livros a biblioteca terá até todos que fizeram o empréstimo devolverem os livros?
Professor, depois de todos resolverem os problemas, converse com a turma sobre a utilização da calculadora e o quanto ela pode ajudar, principalmente com cálculos que envolvam quantidades maiores.
Agora, explique para a turma, que terá como desafio resolver algumas operações matemáticas em jogos online e que a atividade ocorrerá em dois momentos distintos. No primeiro momento as duplas deverão resolver as operações utilizando apenas o cálculo mental. Num segundo momento, deverão jogar novamente, porém agora, com o auxilio da calculadora. Para isso, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate e acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e os sítios sugeridos abaixo.
Fonte: http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/laranja-calculadora/
Fonte: http://www.somatematica.com.br/matkids/jogo.php
Após jogarem e vivenciarem os dois momentos, sendo um realizando as operações a partir do cálculo mental e outro resolvendo as operações com a calculadora, possibilite um diálogo para que os alunos possam expressar quais as diferenças por eles percebidas. É importante que a turma registre no caderno de Matemática as diferenças encontradas.
Atividade 2
Professor, organize os alunos em duplas e distribua uma calculadora para cada uma. Explique que a atividade consiste em fazer descobertas de funções que a calculadora possui. Peça para que os alunos digitem na calculadora a operação 4+4 e obtenham o resultado a partir do sinal de igual (=). Solicite que não apaguem o resultado obtido e que cliquem no sinal de igual por mais uma vez e observem o que acorreu com o resultado anterior.
Assim, peça aos alunos que anotem, no caderno de Matemática, o primeiro resultado da operação 4+4=8 e posteriormente o segundo resultado, após apertarem novamente o botão =, que será 12. Em seguida, solicite que cliquem novamente no sinal de igual e façam isso por mais três vezes, sempre anotando o resultado obtido.
Após os registros, converse com a turma sobre o que está acontecendo com o resultado. Os alunos deverão perceber que o resultado está aumentando de quatro em quatro, sem ser necessário digitar novamente o último valor da operação. Essa atividade poderá ser repetida e serem utilizadas outras operações matemáticas.
Muito bem! Vamos fazer o mesmo processo, porém agora com a subtração. Professor, fale uma operação de subtração, como por exemplo, 30 – 2, os alunos deverão digitar na calculadora e encontrar o resultado, fazendo o registro escrito no caderno. Os alunos deverão apertar apenas a tecla com o símbolo = por mais algumas vezes e ir anotando no caderno o resultado.
Depois, possibilite um momento de diálogo sobre o que aconteceu com o valor da calculadora. É importante que percebam que o valor foi diminuindo, de dois em dois.
Agora, com os alunos ainda em duplas proponha um desafio! Para isso, auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo:
Fonte: http://rachacuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada/.
Fonte: http://rachacuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada/.
Explique para a turma que o desafio é o jogo online da “Calculadora Quebrada”! Leia com os alunos a parte inicial que conta que um jovem chamado Eric quebrou a sua calculadora, porém mesmo faltando algumas teclas, ainda era possível utilizá-la. Incentive os alunos a descobrirem, num tempo máximo de 4 minutos, como podem formar os números indicados na tela, utilizando as teclas que sobraram na calculadora quebrada.
O jogo é composto de vários níveis que aumentam a dificuldade, por isso, possibilite que os alunos explorem ao máximo o jogo, de forma que fiquem livres para conhecer e jogar no nível de seu interesse.
Após todos jogarem e explorarem as várias possibilidades oferecidas pelo jogo, proponha um registro no caderno de Matemática, no qual os alunos deverão observar uma calculadora, que contenha todas as teclas e inventar uma situação em que a calculadora tenha quebrado e sendo assim, os alunos deverão escolher as teclas que restarão, desde que seja possível realizar algum tipo de cálculo. Solicite que os alunos façam o desenho da calculadora quebrada, contendo apenas as teclas escolhidas e que elaborem alguns números que sejam possíveis de serem formados a partir das teclas restantes na calculadora.
Depois de criarem a atividade, as duplas deverão trocar os cadernos com as outras duplas e realizarem a atividade elaborada pelos colegas. Depois que todos terminarem, possibilite um momento de socialização das respostas, para que cada dupla possa explicar como resolveu a atividade elaborada pelos colegas, apontando as dificuldades e as facilidades encontradas.
Atividade 3
Professor, organize os alunos em duplas e proponha à turma que faça uma entrevista com um funcionário da escola, com o intuito de descobrir em que situações do dia a dia o mesmo utiliza a calculadora. Para isso, construa com a turma um roteiro de entrevista como o proposto abaixo:
Após elaborarem o roteiro de entrevista, agende um horário com os funcionários a serem entrevistados pelos alunos e o local da entrevista. Oriente os alunos a registrarem as respostas do funcionário e para isso, necessitam levar o caderno de Matemática, um lápis e uma borracha. Também é interessante que cada dupla faça a filmagem desse momento, para que depois possa assistir e retomar alguma resposta que não foi possível anotar no instante da entrevista. Para o registro em forma de vídeo a dupla precisará levar o laptop e acessar o programa WxCam pelo caminho Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera. O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Após a entrevista, em sala de aula, chegou o momento de conversar com a turma sobre as informações obtidas. É importante que cada dupla expresse oralmente como foi esse momento e o que perceberam sobre o uso da calculadora no dia a dia das pessoas. Em seguida, solicite que os alunos utilizem o caderno de Matemática para registrarem as informações obtidas em cada entrevista da seguinte forma:
A partir das repostas obtidas na entrevista observamos que:
Construa um cartaz coletivo com a turma com as informações obtidas e afixe no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso às informações da entrevista. É importante construir com a turma um texto explicativo de como a atividade ocorreu para ser afixado junto ao cartaz , para que todos possam compreender o objetivo da entrevista, como ela foi feita e quais foram os participantes.
Para outras informações sobre o uso da calculadora acesse o sítio: http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/mathema/resp/calculadora.html .
Professor, a avaliação deverá permear todo o processo de desenvolvimento das atividades propostas na aula. Para isso, recorra à observação dos alunos durante cada momento vivenciado, tendo em vista perceber o seu envolvimento, as suas facilidades e as suas possíveis dificuldades com o trabalho com as operações de adição e subtração a partir da calculadora.
Quatro estrelas 3 classificações
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27/08/2012
Cinco estrelasMuito completa realmente!
28/03/2012
Quatro estrelasEsta atividade é muito rica!!!
07/03/2012
Quatro estrelasAdorei a aula!