19/10/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
. Perceber a estimativa nas ações diárias;
. Conhecer as diferentes possibilidade e combinações;
. Utilizar jogos e brincadeiras que explorem a estimativa;
. Usar cédulas e moedas para resolver situações problema propostas;
. Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, as ideias básicas de medidas de tempo, comprimento e sistema monetário.
Atividade 1 – Aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. Providencie uma variada quantidade de moedas e cédulas do nosso sistema monetário, podendo ser o próprio dinheiro ou mesmo um material confeccionado por você, que represente o sistema monetário brasileiro. Sugerimos a seguinte quantidade:
Moeda |
Quantidade |
R$ 0,05 |
20 |
R$ 0,10 |
10 |
R$ 0,25 |
04 |
R$ 0,50 |
02 |
R$ 1,00 |
01 |
Cédula |
Quantidade |
R$ 1,00 |
10 |
R$ 2,00 |
5 |
R$ 5,00 |
4 |
R$ 10,00 |
10 |
R$ 20,00 |
5 |
R$ 50,00 |
2 |
R$ 100,00 |
1 |
Fonte: Acervo da Autora
Disponha de forma aleatória as moedas e as cédulas, na quantidade sugerida acima, no centro da roda. Converse com a turma sobre o material disposto na roda, perguntando se os alunos o conhecem e em que situações utilizam o dinheiro em seu dia a dia. É importante retomar com a turma o valor de cada moeda e de cada cédula.
Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco participantes. Entregue para cada grupo a quantidade de cédulas e moedas referidas na tabela anterior. Explique para a turma que terão como desafio formar com o dinheiro o valor que você disser, utilizando o maior número de moedas ou cédulas possíveis. Professor, você deverá falar um valor, como por exemplo, R$ 1,00 e oportunizar um tempo de aproximadamente três minutos para que os integrantes de cada grupo possam conversar e descobrir uma possibilidade de formar o valor utilizando o maior número de moedas. Passado os três minutos solicite que um integrante de cada grupo apresente para a turma como o grupo pensou e chegou ao resultado. Você poderá falar variados valores e possibilitar que os grupos vivenciem variadas possibilidades de estimativa utilizando o mesmo material.
Professor, sugerimos que você utilize uma cartolina para registrar os possíveis resultados dos grupos para que a turma possa visualizar e perceber as variadas formas de se chegar a um resultado a partir de diferentes estratégias e estimativas.
Atividade 2 – Aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a turma em duplas e auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo, para realizarem a leitura de um texto sobre uma questão ambiental importante: O desperdício de água.
Fonte: http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ag_sugestoes.html
Professor, após a leitura do texto, dialogue com a turma sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente e em especial com a água evitando o seu desperdício. Pergunte à turma: qual é o tempo que vocês costumam gastar durante o banho no dia a dia? Reforce a importância do uso consciente da água.
Para descobrir mais sobre a utilização consciente da água, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o sítio a seguir:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY&feature=related
Agora, proponha à turma o desafio de fazer estimativas sobre o cálculo da quantidade de água desperdiçada durante um banho. Para isso, com base nas informações contidas no texto online de que para um banho de aproximadamente 15 minutos há um desperdício estimado de 105 litros, proponha às duplas, que façam a estimativa da quantidade de litros de água gastos em um banho de 30 minutos. Disponibilize um tempo de cinco minutos para que as duplas possam dialogar e encontrar um possível resultado. Em seguida, cada dupla poderá expor para a turma a sua estimativa para o gasto de água durante o banho de 30 minutos.
Atividade 3 – Aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie os ingredientes para fazer com os alunos a receita abaixo, bem como uma quantidade suficiente de forminhas para docinho. Inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa e descubra quem já comeu ou mesmo conhece a receita do “Doce de leite em pó”. Explique para os alunos que na atividade de hoje terão como desafio fazer a receita em sala de aula. Veja como se faz abaixo:
Doce de leite em pó
1 lata de leite em pó
1 garrafinha de leite de coco
E a mesma medida da lata de açúcar
Cravos da índia
Modo de preparo
Misture tudo
Faça bolinhas e coloque o cravo
Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/8009-doce-de-leite-em-po.html
Professor, aproveite este momento para trabalhar com a turma os nomes dos ingredientes e a sua quantidade utilizada na receita. Necessário se faz explicar para os alunos, que a receita é um texto instrucional que ensina a fazer algo. Verifique se a turma conhece outros textos como esse, como por exemplo: um manual de instrução de um jogo, uma bula de receita e outros.
Inicie a receita com a turma e possibilite que os alunos se expressem oralmente, fazendo estimativa da quantidade de bolinhas de doce, que serão produzidas com esta receita, tendo como base a forma demonstrada no sítio abaixo e a quantidade total da receita. Solicite que cada aluno escreva no caderno de Matemática a quantidade estimada na produção da receita.
No momento da execução da receita é fundamental que todos os alunos participem da mistura dos ingredientes e do amassar a massa. Depois de pronta, os alunos poderão ajudar a enrolar os docinhos e colocá-los em forminhas, como a sugerida acima. Posteriormente, faça a contagem total dos docinhos e peça aos alunos que anotem no caderno de Matemática e façam a comparação com o valor apresentado por cada um, observando as distorções e aproximações.
Em seguida, proponha outro momento em que cada aluno fará uma estimativa de quantos docinhos receberá se forem distribuídos todos. Solicite que anote no caderno o valor estimado e expresse como pensou para chegar a tal resultado. Depois de todos terem participado, faça a distribuição dos docinhos em quantidade igual para todos os alunos da turma e ao final, peça para que cada aluno anote a quantidade real de docinhos que recebeu, escreva no caderno de Matemática e compare com o valor anterior para novamente verificar as distorções e aproximações.
Agora, retome com a turma as variadas formas em que a estimativa está presente em nossas vidas, seja: no dinheiro, nas questões ambientais, nas receitas e nos mais variados momentos de nosso cotidiano.
Para outras informações sobre estimativa sugerimos a leitura abaixo: http://www.ibge.gov.br/home/.
Professor, a avaliação deverá permear todo o processo de desenvolvimento das atividades propostas na aula. Para isso, recorra à observação dos alunos durante cada momento vivenciado, tendo em vista perceber o seu envolvimento, as suas facilidades e as possíveis dificuldades com o trabalho com estimativa.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/01/2015
Cinco estrelasPARABÉNS! EXCELENTE AULA.