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Bebidas alcoólicas e alcoolismo: conhecendo os riscos - UCA

 

20/10/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os riscos do consumo de álcool.

Compreender a dependência física e emocional causada pelo álcool.

Conhecer diferentes formas de tratamento do alcoolismo.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o efeito do álcool no corpo e suas consequências.

Estratégias e recursos da aula

eseba         

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: trabalhando a sensibilização

videos

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a acessar o site abaixo para apresentar aos/as alunos/as as a simulação “Álcool e alcoolismo”. Para tanto, o professor deve acessar utilizar um kit multimídia e um data show conectados a seu netbook.

alcoolismo 1

Fonte: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_alcoolismo.htm   acesso feito dia 08/10/2011

 

Finalizada a visualização da simulação, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

Qual seu sentimento a história de Pedro desperta em você?
Você conhece alguma pessoa que passa ou já passou por esse problema?
O que você achou da atitude de Pedro de compartilhar seu problema com o professor?
Na sua opinião, qual é o papel da família no tratamento do alcoolismo?

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

2ª atividade: conhecendo o alcoolismo

 

atividades

TEXTO 1: Alcoolismo
Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/etanol3.htm     acesso feito dia 08/10/2011

TEXTO 2: Alcoolismo
Fonte:http://biojovem.vilabol.uol.com.br/alcoolismo.htm    acesso feito dia 08/10/2011 

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1 – O que é o alcoolismo?

2 – Quais são os prejuízos orgânicos que uma pessoa alcoólatra sofre?

3 – Quais são os prejuízos psíquicos que uma pessoa alcoólatra sofre?

4 - Quais são os prejuízos sociais que uma pessoa alcoólatra sofre?

5 – Em que consiste o tratamento para o alcoolismo?

6 – Qual a importância da participação dos familiares no tratamento?

7 – Como funciona o bafômetro? Qual a quantidade de álcool permitida por litro de sangue?

8 – Dê 3 exemplos do efeito do álcool no corpo de uma pessoa de 70 kg que consumiu bebidas alcoólicas. 

3ª atividade: pesquisando e aprendendo sobre o alcoolismo

pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em três grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre as doenças causadas pelo excesso de álcool.  

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre uma doença causada pelo excesso de álcool, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: ESTEATOSE HEPÁTICA (ACÚMULO DE GORDURA NO FÍGADO)
Fonte: http://utildoinutil.wordpress.com/2008/07/27/doencas-causadas-pelo-excesso-de-alcool/    acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://hepcentro.com.br/esteatose.htm   acesso feito dia 08/10/2011

GRUPO 2: HEPATITE ALCOÓLICA
Fonte: http://hepcentro.com.br/doenca_hepatica_pelo_alcool.htm acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://www.gastronet.com.br/figado-a.htm acesso feito dia 08/10/2011

GRUPO 3: CIRROSE HEPÁTICA
Fonte:  http://hepcentro.com.br/cirrose.htm  acesso feito dia 08/10/2011
Fonte:   http://www.mdsaude.com/2009/07/cirrose-hepatica.html  acesso feito dia 08/10/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre as doenças causadas pelo excesso de álcool, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

1.      O que caracteriza a doença pesquisada?

2.      Essa doença pode desenvolver em pessoas que não ingerem álcool?

3.      Qual a parte do corpo que mais sofre com essa doença?

4.      Quais são os primeiros sinais dessa doença?

5.      Como ela é diagnosticada?

6.      Quais são os fatores de risco para essa doença?

7.      É possível preveni-la?Se sim, como?

8.      Como é o tratamento dessa doença?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

4ª atividade: trabalhando no laboratório

pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a produção, no Laboratório de Ciências, de versões não-alcoólicas de bebidas típicas das festas juninas. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, os/as alunos/as poderão provar as bebidas. Nesse momento, cabe ao/a professor/a enfatizar junto aos/as alunos/as que é possível produzir bebidas saborosas sem álcool.

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

Essa atividade se justifica tendo em vista que, nos meses de Junho em Julho no Brasil acontecem as tradicionais festas juninas, nas quais certas comidas e bebidas típicas não podem faltar. Ocorre que algumas dessas bebidas – tais como o quentão e o vinho quente – normalmente são alcoólicas. De qualquer forma, é possível produzir versões não-alcoólicas dessas bebidas.

Experimento 1 – Vinho quente sem álcool

Ingrediente:

  • 500 mL de suco de uva;
  • 500 Ml de água;
  • 02 pedaços de canela em pau;
  • 05 cravos da índia;
  • ½ colher de chá de gengibre em pó ou ralado;
  • 1 maça;
  • Açúcar a gosto;
  • 01 panela.

Preparo:

Cabe o/a professor/a orientar os grupos a colocarem na panela o suco de uva e a água, em seguida adicionar a canela em pau, o cravo da índia e o gengibre e, finalizado esse processo, levar a panela ao fogo.

Em seguida o/a professor/a deverá orientá-los/as a lavar bem a maçã. Feito isso, o professor deve cortá-la em pedaços pequenos.

Será necessário então esperar a mistura entrar em ebulição. Quando isso ocorrer, deve-se adicione os pedaços de maça e, em seguida, desligar o fogo e adoçar à gosto.

Experimento 2 – Quentão sem álcool

Ingrediente:

  • 01 limão cortado em fatias;
  • 04 rodelas de gengibre fresco;
  • Açúcar à gosto;
  • Casca de 01 laranja;
  • 01 canela me pau;
  • 04 cravos da índia;
  • 02 xícaras de chá de água;
  • ½ xícara de chá de suco de maça pronto;
  • 01 panela

Preparo:

Cabe o/a professor/a orientar os grupos a colocarem na panela o açúcar, o limão, a casaca de laranja, o gengibre, a canela e os cravos. Os ingredientes deverão ser bem misturados.

Em seguida o/a professor/a deverá orientá-los/as a acrescentar a água e o suco de maçã. A panela deve ser levada ao fogo para que a mistura ferva por 10 minutos. Depois disso, o fogo deve ser desligado e a bebida deve ser servida ainda quente.

5º atividade: pesquisando e trabalhando em casa

atividade de casa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as poderão realizar uma atividade em casa a partir do recurso ao Texto 3. Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente via e-mail o referido texto aos/as alunos/as e solicitar que, com base na leitura, eles/as respondam o Questionário 2.

Os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para fazer a leitura do texto e responder o Questionário 2. Posteriormente, a correção deverá ser realizada em sala de aula pelo/a professor/a.

TEXTO 3 – Inimigo Intimo - especial alcoolismo na adolescência 
Fonte: http://veja.abril.com.br/061206/p_096.html     acesso feito dia 08/10/2011

Questionário 2

Em relação ao texto responda:

1-     Por que o álcool é considerado uma droga psicotrópica?

2-     Quando essa substancia é ingerida, de que modo ela atua sobre o sistema nervoso central (SNC)?

3-     Quais as consequências para o feto quando a gestante ingere álcool com frequência durante a gravidez?

4-     Por que o alcoolismo vem crescendo entre os adolescentes?

Recursos Complementares

Drogas: Cartilha álcool e jovens
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011863.pdf      acesso feito dia 08/10/2011

Filme: 28 dias, 2000. Direção: Betty Thomas

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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