Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Produzindo resumos

 

05/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Resumir  textos;
  • entender a  finalidade de resumir textos;
  • entender que sintetizar é ótimo hábito para  auxiliar no estudo de todas as disciplinas;   
  • verificar se as ideias apresentadas no resumo estão claras e sequenciais, ou seja, coerentes e coesas; 
  • analisar se os conceitos apresentados no resumo estão de acordo com a opinião do autor.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimentos básicos de leitura e escrita.  
Estratégias e recursos da aula
  • Leitura de resumos de livros de literatura;
  • acesso à internet para pesquisar;
  • pesquisar e fazer trabalho no laptop.

 

Atividades

Atividade 1

O professor deverá levar para a sala vários livros de literatura que apresentem, na contracapa, o resumo da história. Para essa atividade, dividirá a classe em pequenos grupos. Tantos grupos quanto o número de livros.

  • Professor, selecione textos que sejam adequados à turma. Pouco adianta trabalhar os clássicos, por exemplo, só porque você acha que a leitura deles é primordial a todo aluno.

PARA A SELEÇÃO DOS LIVROS:

Valorizar qualidades como: quem escreveu ou adaptou; se o texto está bem escrito, se a linguagem é acessível; se é gramaticalmente correto: se há ritmo: diálogos bem construídos, são alguns dos elementos que atestam a obra literária.

Outros elementos como a qualidade das ilustrações, tamanho das letras, qualidade do papel, também devem ser levados em conta nessa seleção.

 E, como poderemos  pretender que, ao final, haja uma representação, é fundamental observar se os temas escolhidos chamam a atenção e envolvem os alunos e os espectadores. Isso porque o critério “interesse” é fundamental para a seleção da obra. 

Na sequência, o professor pedirá aos alunos que leiam, em grupo, o resumo da história. Pedirá ainda que façam uma comparação entre resumo e título; discutam se gostariam de ler aquela história. Após, os alunos deverão, em seus laptops em sites de busca UCA pesquisar sobre o autor do livro para apresentar o livro para a classe. O trabalho não é de tentar convencer os colegas a lerem o livro, mas de apresentar o livro.

 

Apresentação dos resumos:

O professor pedirá que, grupo após grupo, os alunos se levantem para apresentarem o resumo do livro e sobre o autor. Explicará que essa pequena amostragem deve ser feita de forma organizada dando oportunidade a todos de falarem um pouquinho.

Ao final da apresentação, os alunos deverão votar para escolher o título do livro que todos deverão ler. 

 

Atividade 2

 

a- O professor pedirá aos alunos que, para lerem o texto transcrito abaixo, acessem o site:

http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/resumo 

 

Resumo: (Instruções sobre como fazer um resumo.)

Ler não é apenas passar os olhos no texto. É preciso saber tirar dele o que é mais importante, facilitando o trabalho da memória. Saber resumir as ideias expressas em um texto não é difícil. Resumir um texto é reproduzir com poucas palavras aquilo que o autor disse.

Para se realizar um bom resumo, são necessárias algumas recomendações:

 

1.Ler todo o texto para descobrir do que se trata.

2.Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a identificar as principais informações;

3.Distinguir os exemplos ou detalhes das ideias principais.

4.Observar as palavras que fazem a ligação entre as diferentes ideias do texto, também chamadas de conectivos: "por causa de", "assim sendo", "além do mais", "pois", "em decorrência de", "por outro lado", "da mesma forma".

5.Fazer o resumo de cada parágrafo, porque cada um encerra uma ideia diferente.

6.Ler os parágrafos resumidos e observar se há uma estrutura coerente, isto é, se todas as partes estão bem encadeadas e se formam um todo.

7.Num resumo, não se devem comentar as ideias do autor. Deve-se registrar apenas o que ele escreveu, sem usar expressões como "segundo o autor", "o autor afirmou que".

8.O tamanho do resumo pode variar conforme o tipo de assunto abordado. É recomendável que nunca ultrapasse vinte por cento da extensão do texto original.

9.Nos resumos de livros, não devem aparecer diálogos, descrições detalhadas, cenas ou personagens secundárias. Somente as personagens, os ambientes e as ações mais importantes devem ser registrados.

 

b- Após leitura e discussão do texto, o professor proporá a resolução da seguinte atividade individual:

  • Entrem no site abaixo e façam o resumo do texto, conforme instruções oferecidas no site anterior lido .

 

Texto e imagem disponíveis em: http://www1.folha.uol.com.br/folhateen/882053-jovens-vegetarianos-precisam-ficar-de-olho-no-que-colocam-no-prato.shtml 

vegetarianos

Atividade 3

  • Professor, peça aos alunos que, reúnam-se em grupo para lerem os resumos individuais e escolherem o melhor do grupo. Peça-lhes que discutam o porquê daquele ter sido o escolhido. Depois, dê-lhes um tempinho para que melhorem os próprios. Todos os resumos serão recolhidos. O professor atribuirá a cada aluno dois conceitos: um pelo trabalho individual, outro pelo trabalho em grupo.

Atividade 4

  • Ao final do tempo dado aos alunos para a leitura do livro que escolheram, o professor deverá colocá-los novamente em grupos e sortear entre eles os capítulos do livro. Em seguida, individualmente, os alunos farão o resumo do capítulo que coube ao grupo. Atividade feita, deverá colocá-los novamente em grupo para escolherem o melhor texto para avaliação.

Professor, os alunos, que não tiverem lido o livro ou não tiverem feito o resumo, participarão do grupo, mas sem avaliação.

 

Atividade 5

Professor, estimule os alunos a representarem o capítulo que pode ser de forma convencional ou, utilizando dos recursos oferecidos pelo laptop UCA para gravação e filmagem.

Atenção: por terem feito o resumo do capítulo e o discutido no grupo, os alunos provavelmente já o entenderam bem. Agora deverão voltar ao livro e, munidos do "espírito" da história, selecionar o que é realmente importante para a representação que deve ser feita, sem narrador. Os personagens falam por si mesmos.

Professor, quando os alunos demonstrarem ter entendido bem a atividade, encerre-a.

Recursos Complementares

Professor, para montagem de vídeo, leia: REY, Marcos. “O roteirista profissional – Televisão e Cinema”. Editora Ática: SP,1989 

Para entender sobre resumo, acesse:  http://www.brasilescola.com/redacao/resumo-texto.htm  
Avaliação

A avaliação deve ser processual e compreenderá as fases: apresentação da sinopse do livro de literatura; resumo do texto sobre jovens vegetarianos; resumo e/ou apresentação do capítulo do livro de literatura. Além da resolução dessas atividades, o professor deverá observar o envolvimento e cooperação dos alunos nas discussões feitas em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.