05/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
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Atividade 1
O professor deverá levar para a sala vários livros de literatura que apresentem, na contracapa, o resumo da história. Para essa atividade, dividirá a classe em pequenos grupos. Tantos grupos quanto o número de livros.
PARA A SELEÇÃO DOS LIVROS:
Valorizar qualidades como: quem escreveu ou adaptou; se o texto está bem escrito, se a linguagem é acessível; se é gramaticalmente correto: se há ritmo: diálogos bem construídos, são alguns dos elementos que atestam a obra literária. Outros elementos como a qualidade das ilustrações, tamanho das letras, qualidade do papel, também devem ser levados em conta nessa seleção. |
E, como poderemos pretender que, ao final, haja uma representação, é fundamental observar se os temas escolhidos chamam a atenção e envolvem os alunos e os espectadores. Isso porque o critério “interesse” é fundamental para a seleção da obra.
Na sequência, o professor pedirá aos alunos que leiam, em grupo, o resumo da história. Pedirá ainda que façam uma comparação entre resumo e título; discutam se gostariam de ler aquela história. Após, os alunos deverão, em seus laptops em sites de busca UCA pesquisar sobre o autor do livro para apresentar o livro para a classe. O trabalho não é de tentar convencer os colegas a lerem o livro, mas de apresentar o livro.
Apresentação dos resumos:
O professor pedirá que, grupo após grupo, os alunos se levantem para apresentarem o resumo do livro e sobre o autor. Explicará que essa pequena amostragem deve ser feita de forma organizada dando oportunidade a todos de falarem um pouquinho.
Ao final da apresentação, os alunos deverão votar para escolher o título do livro que todos deverão ler.
Atividade 2
a- O professor pedirá aos alunos que, para lerem o texto transcrito abaixo, acessem o site:
http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/resumo
Resumo: (Instruções sobre como fazer um resumo.)
Ler não é apenas passar os olhos no texto. É preciso saber tirar dele o que é mais importante, facilitando o trabalho da memória. Saber resumir as ideias expressas em um texto não é difícil. Resumir um texto é reproduzir com poucas palavras aquilo que o autor disse.
Para se realizar um bom resumo, são necessárias algumas recomendações:
1.Ler todo o texto para descobrir do que se trata.
2.Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a identificar as principais informações;
3.Distinguir os exemplos ou detalhes das ideias principais.
4.Observar as palavras que fazem a ligação entre as diferentes ideias do texto, também chamadas de conectivos: "por causa de", "assim sendo", "além do mais", "pois", "em decorrência de", "por outro lado", "da mesma forma".
5.Fazer o resumo de cada parágrafo, porque cada um encerra uma ideia diferente.
6.Ler os parágrafos resumidos e observar se há uma estrutura coerente, isto é, se todas as partes estão bem encadeadas e se formam um todo.
7.Num resumo, não se devem comentar as ideias do autor. Deve-se registrar apenas o que ele escreveu, sem usar expressões como "segundo o autor", "o autor afirmou que".
8.O tamanho do resumo pode variar conforme o tipo de assunto abordado. É recomendável que nunca ultrapasse vinte por cento da extensão do texto original.
9.Nos resumos de livros, não devem aparecer diálogos, descrições detalhadas, cenas ou personagens secundárias. Somente as personagens, os ambientes e as ações mais importantes devem ser registrados.
b- Após leitura e discussão do texto, o professor proporá a resolução da seguinte atividade individual:
Texto e imagem disponíveis em: http://www1.folha.uol.com.br/folhateen/882053-jovens-vegetarianos-precisam-ficar-de-olho-no-que-colocam-no-prato.shtml
Atividade 3
Atividade 4
Professor, os alunos, que não tiverem lido o livro ou não tiverem feito o resumo, participarão do grupo, mas sem avaliação.
Atividade 5
Professor, estimule os alunos a representarem o capítulo que pode ser de forma convencional ou, utilizando dos recursos oferecidos pelo laptop UCA para gravação e filmagem.
Professor, quando os alunos demonstrarem ter entendido bem a atividade, encerre-a.
Professor, para montagem de vídeo, leia: REY, Marcos. “O roteirista profissional – Televisão e Cinema”. Editora Ática: SP,1989
A avaliação deve ser processual e compreenderá as fases: apresentação da sinopse do livro de literatura; resumo do texto sobre jovens vegetarianos; resumo e/ou apresentação do capítulo do livro de literatura. Além da resolução dessas atividades, o professor deverá observar o envolvimento e cooperação dos alunos nas discussões feitas em grupo.
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