25/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Para a realização da aula faz-se necessário que os alunos tenham a noção de que os seres humanos vivem em diferentes lugares e de diferentes maneiras, dependendo da realidade social, econômica e cultural do grupo que faz parte e dos aspectos naturais.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Professor(a), para iniciar o estudo da diferença entre tempo e clima, instigue nos alunos o interesse e a necessidade de observação do que acontece no seu dia a dia. Para isso, realize as atividades a seguir:
1. Organize na sala, junto com os alunos, um calendário de observação do tempo. Tal atividade poderá ser feita ao longo do ano ou relativa a alguns meses ou dias, conforme o objetivo do trabalho. Diariamente, deverão registrar, no calendário, como está o tempo naquele dia e, no primeiro dia após o final de semana, também deverão registrar as observações, seguindo a legenda definida pelo grupo. Sugere-se que os alunos utilizem as seguintes previsões do tempo: ensolarado, parcialmente nublado, nublado e chuvoso.
Imagem: Modelo de Calendário
Disponível em: http://aninhablaka.blogspot.com/2009/02/novo-calendario-e-janela-do-tempo.html
Acesso em: 12 de outubro de 2011
Imagem: Sugestão de modelo de legenda
Disponível em: http://www.panoramaregional.com.br/genews/img/legenda_tempo.jpg
Acesso em: 12 de outubro de 2011
2. No final de cada período de observações, analise os dados:
Professor(a), esta atividade poderá ser desenvolvida de maneira interdisciplinar com as aulas de Matemática, podendo colaborar com o desenvolvimento da noção de tempo e quantidade.
1. Utilizando o netbook, com as máquinas conectadas à internet, solicite que acessem o endereço web http://www.cptec.inpe.br/ , site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, que informa em tempo real a previsão do tempo em todo o país.
Imagem: Página inicial do site do CPTEC
Disponível em: http://www.cptec.inpe.br/
Acesso em: 14 de outubro de 2011
2. No site do CPTEC, solicite que acessem o mapa do Brasil e observe a previsão do tempo:
Imagem: Tempo - CPTEC
Disponível em: http://tempo.cptec.inpe.br/
Acesso em: 14 de outubro de 2011
3. Depois, no caderno, respondam as questões a seguir:
4. Na página acessada é possível pesquisar a previsão do tempo para diferentes lugares. Solicite que digitem o nome do município em que moram e verifiquem a informação. É possível acessar a previsão do tempo de vários dias. Questione-os: Para o nosso dia a dia qual a importância de sabermos a previsão do tempo?
Imagem: Previsão do Tempo do município de Uberlândia - CPTEC
Disponível em: http://www.cptec.inpe.br/cidades/previsao.do
Acesso em: 14 de outubro de 2011
5. Solicite aos alunos que entrevistem um adulto (pais, avós, tios ou vizinhos). Sugerimos algumas perguntas:
6. Depois, proporcione um momento de conversa sobre as informações levantadas na entrevista. Procure sistematizar as informações, o que poderá ser feito em tópicos, evidenciando os dados que mais foram citados. Depois, elabore uma conclusão.
7. Utilizando o netbook, com as máquinas conectadas à internet, oriente os alunos a acessarem o endereço web http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/16/display/0,5912,POR-16-44-1119-,00.html e lerem coletivamente o texto que trata da diferença entre tempo e clima.
Imagem: Página inicial texto Tempo e Clima
Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/16/display/0,5912,POR-16-44-1119-,00.html
Acesso em: 12 de outubro de 2011
8. Após ler o texto, estabeleça um diálogo com os alunos, questionando-os sobre:
a. Do que trata o texto?
b. Qual a diferença entre tempo e clima?
c. Como é possível prever o tempo? E o clima?
d. Para você, é importante a realização da previsão do tempo? Por qual motivo?
9. Utilizando o netbook, com as máquinas conectadas à internet, acessando o endereço web http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/livro_aquecimento.html os alunos poderão assistir uma animação sobre o Aquecimento Global.
Imagem: Página inicial livro animado sobre o Aquecimento Global
Disponível em: http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/livro_aquecimento.html
Acesso em: 12 de outubro de 2011
10. Depois, peça aos alunos que acessem o endereço web http://www.smartkids.com.br/especiais/aquecimento-global.html o qual apresenta um texto sobre o assunto.
Imagem: Página inicial texto Aquecimento Global
Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/aquecimento-global.html
Acesso em: 12 de outubro de 2011
11. Depois, no caderno, oriente os alunos a responderem as questões a seguir:
a. O que é o aquecimento global?
b. O que tem provocado o aquecimento global?
c. Quais são as consequências do aquecimento global para o planeta?
d. Cite três ações que podem colaborar para diminuir o aquecimento global?
e. O que você pode fazer para contribuir para a diminuição do aquecimento global?
12. Depois, organizem uma campanha em defesa do Meio Ambiente. Juntos, organizem um blog em que todos serão responsáveis pela sua manutenção, com o objetivo de divulgar os problemas ambientais sofridos pelo planeta, com destaque para os problemas locais. Para informações e sugestões a respeito de como montar um blog, acesse o link: http://comomontarseublog.blogspot.com/2009/08/como-criar-um-blog-no-blogspot-passo.html
Sugerimos também que seja organizada uma peça teatral, abordando o tema Aquecimento Global, que poderá sensibilizar a comunidade para que assumam seu papel em defesa do Meio Ambiente. Tal atividade poderá ser realizada de maneira interdisciplinar com a disciplina de Artes evidenciando as discussões sobre o Tema Transversal Meio Ambiente.
Sugere-se para pesquisa e leitura do professor(a):
Tempo e clima. Disponível em: http://www.inmet.gov.br/html/informacoes/curiosidade/tempo_clima.html Acesso em: 12 de outubro de 2011
Aquecimento Global. http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm Acesso em: 12 de outubro de 2011
Disponível em:Série de Passatempos que tratam do tema estudado. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/passatempos/aquecimento-global.html Acesso em: 12 de outubro de 2011
http://www.infoescola.com/geografia/o-que-e-aquecimento-global/ Acesso em: 12 de outubro de 2011
O que é aquecimento global? Disponível em:Além da participação nas atividades, ao avaliar leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!