Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como orientar os alunos a perceberem a diferença entre tempo e clima e como interferem na vida dos seres humanos? (UCA)

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar tempo e clima atmosférico;
  • Identificar o clima do lugar em que mora;
  • Analisar a interferência do tempo e das mudanças climáticas na vida dos seres humanos. 
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização da aula faz-se necessário que os alunos tenham a noção de que os seres humanos vivem em diferentes lugares e de diferentes maneiras, dependendo da realidade social, econômica e cultural do grupo que faz parte e dos aspectos naturais.

Estratégias e recursos da aula

UCA  

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.

 Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

ATIVIDADE

Professor(a), para iniciar o estudo da diferença entre tempo e clima, instigue nos alunos  o interesse e a necessidade de observação do que acontece no seu dia a dia. Para isso, realize as atividades a seguir:

1. Organize na sala, junto com os alunos, um calendário de observação do tempo. Tal atividade poderá ser feita ao longo do ano ou relativa a alguns meses ou dias, conforme o objetivo do trabalho. Diariamente, deverão registrar, no calendário, como está o tempo naquele dia e, no primeiro dia após o final de semana, também deverão registrar as observações, seguindo a legenda definida pelo grupo. Sugere-se que os alunos utilizem as seguintes previsões do tempo: ensolarado, parcialmente nublado, nublado e chuvoso.

 

 calendário

Imagem: Modelo de Calendário

Disponível em: http://aninhablaka.blogspot.com/2009/02/novo-calendario-e-janela-do-tempo.html

Acesso em: 12 de outubro de 2011

 

 

 Modelo legenda

Imagem: Sugestão de modelo de legenda

Disponível em: http://www.panoramaregional.com.br/genews/img/legenda_tempo.jpg

Acesso em: 12 de outubro de 2011

 

2. No final de cada período de observações, analise os dados:

  • Quantifique a variação do tempo: quantos dias ensolarados, chuvosos, nublados e frios;
  • Diagnostique se algum dos símbolos da legenda não foi utilizado no mês atual. Reflita sobre o motivo.
  • Identifique as características marcantes do tempo do lugar em que moram. 
  • Escolha o símbolo que melhor representaria o tempo do dia de hoje.
  • O que é possível dizer sobre o tempo do lugar em que mora.

Professor(a), esta atividade poderá ser desenvolvida de maneira interdisciplinar com as aulas de Matemática, podendo colaborar com o desenvolvimento da noção de tempo e quantidade.

 

PESQUISA

 

1. Utilizando o netbook, com as máquinas conectadas à internet, solicite que acessem o endereço web http://www.cptec.inpe.br/ , site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, que informa em tempo real a previsão do tempo em todo o país.

 

 CPTEC

Imagem: Página inicial do site do CPTEC

Disponível em: http://www.cptec.inpe.br/

Acesso em: 14 de outubro de 2011

 

2. No site do CPTEC, solicite que acessem o mapa do Brasil e observe a previsão do tempo:

 tempo cptec

Imagem: Tempo - CPTEC

Disponível em: http://tempo.cptec.inpe.br/

Acesso em: 14 de outubro de 2011

 

3. Depois, no caderno, respondam as questões a seguir:

  • A previsão refere-se a que dia do mês?
  •  Localize o estado que você mora. Qual a previsão do tempo para este dia?
  • Como está o tempo no lugar em que você mora?
  • Que roupas você está usando hoje?
  • O tempo interferiu na escolha da roupa que você está usando hoje? Por quê?

4. Na página acessada é possível pesquisar a previsão do tempo para diferentes lugares. Solicite que digitem o nome do município em que moram e verifiquem a informação. É possível acessar a previsão do tempo de vários dias. Questione-os: Para o nosso dia a dia qual a importância de sabermos a previsão do tempo? 

 

Tempo Udia

Imagem: Previsão do Tempo do município de Uberlândia - CPTEC

Disponível em: http://www.cptec.inpe.br/cidades/previsao.do

Acesso em: 14 de outubro de 2011

 

 

5. Solicite aos alunos que entrevistem um adulto (pais, avós, tios ou vizinhos). Sugerimos algumas perguntas:

  • Você acha que o tempo mudou?
  • Se positivo, como o tempo era antes?
  • O que você acha das mudanças?
  • Para você, qual o motivo das mudanças?

 

6. Depois, proporcione um momento de conversa sobre as informações levantadas na entrevista. Procure sistematizar as informações, o que poderá ser feito em tópicos, evidenciando os dados que mais foram citados. Depois, elabore uma conclusão.

 

7. Utilizando o netbook, com as máquinas conectadas à internet, oriente os alunos a acessarem o endereço web http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/16/display/0,5912,POR-16-44-1119-,00.html e  lerem coletivamente o texto que trata da diferença entre tempo e clima.   

 

texto tempo e clima 

Imagem: Página inicial texto Tempo e Clima

Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/16/display/0,5912,POR-16-44-1119-,00.html

Acesso em: 12 de outubro de 2011

 

8. Após ler o texto, estabeleça um diálogo com os alunos, questionando-os sobre:   

a. Do que trata o texto?

b. Qual a diferença entre tempo e clima?

c. Como é possível prever o tempo? E o clima?

d. Para você, é importante a realização da previsão do tempo?  Por qual motivo?

 

9. Utilizando o netbook, com as máquinas conectadas à internet, acessando o endereço web http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/livro_aquecimento.html os alunos poderão assistir uma animação sobre o Aquecimento Global.

   Tempo e Clima

Imagem: Página inicial livro animado sobre o Aquecimento Global

Disponível em: http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/livro_aquecimento.html

Acesso em: 12 de outubro de 2011

 

 10. Depois, peça aos alunos que acessem o endereço web http://www.smartkids.com.br/especiais/aquecimento-global.html o qual apresenta um texto sobre o assunto.

 

Aquecimento global

Imagem: Página inicial texto Aquecimento Global

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/aquecimento-global.html

Acesso em: 12 de outubro de 2011

 

11. Depois, no caderno, oriente os alunos a responderem as questões a seguir:   

a. O que é o aquecimento global? 

b. O que tem provocado o aquecimento global?

c. Quais são as consequências do aquecimento global para o planeta?

d. Cite três ações que podem colaborar para diminuir o aquecimento global? 

e. O que você pode fazer para contribuir para a diminuição do aquecimento global?

 

12. Depois, organizem uma campanha em defesa do Meio Ambiente. Juntos, organizem um blog em que todos serão responsáveis pela sua manutenção, com o objetivo de divulgar os problemas ambientais sofridos pelo planeta, com destaque para os problemas locais. Para informações e sugestões a respeito de como montar um blog, acesse o link: http://comomontarseublog.blogspot.com/2009/08/como-criar-um-blog-no-blogspot-passo.html

Sugerimos também que seja organizada uma peça teatral, abordando o tema Aquecimento Global, que poderá sensibilizar a comunidade para que assumam seu papel em defesa do Meio Ambiente. Tal atividade poderá ser realizada de maneira interdisciplinar com a disciplina de Artes evidenciando as discussões sobre o Tema Transversal Meio Ambiente

Recursos Complementares

 Sugere-se para pesquisa e leitura do professor(a):

Tempo e clima. Disponível em: http://www.inmet.gov.br/html/informacoes/curiosidade/tempo_clima.html  Acesso em: 12 de outubro de 2011 

Aquecimento Global  Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm  Acesso em: 12 de outubro de 2011 

Série de Passatempos que tratam do tema estudado. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/passatempos/aquecimento-global.html  Acesso em: 12 de outubro de 2011

  O que é aquecimento global? Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/o-que-e-aquecimento-global/  Acesso em: 12 de outubro de 2011 

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A possibilidade de diferenciar tempo e clima atmosférico; 
  5. A capacidade de perceber as características do clima do lugar em que moram; 
  6. O interesse em perceber a interferência do tempo e do clima na vida dos seres humanos;
  7. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem. 
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.