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Como desenvolver um trabalho que permita aos alunos o conhecimento sobre os diferentes tipos de vegetação e percebam as alterações sofridas ao longo do tempo? (UCA)

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as principais formações vegetais brasileiras;

Identificar as principais características das formações vegetais brasileiras; 

Caracterizar a formação vegetal do lugar em que vive;

Perceber as alterações provocadas pelos seres humanos na vegetação. 

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o assunto que será tratado nessa aula, espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de paisagem natural e paisagem humanizada. Para iniciar as discussões sobre as formações vegetais é importante diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, para que retomem as suas experiências e estabeleçam relações com outros espaços de vivência.

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

CASA  

 

1. Utilizando o netbook, fotografe alguma formação vegetal do lugar em que mora. Depois, procure saber:

a. O nome da planta;

b. Se é nativa do lugar. Se não, de onde veio;

c. Sua função (ornamental, frutífera, medicinal etc.).

 2. Abaixo da fotografia, solicite que escreva uma frase justificando a sua escolha e apresentando os dados pesquisados.

3. Solicite que os alunos enviem a atividade para o email do professor, que poderá ser objeto de avaliação. Após receber os trabalhos produzidos pelos alunos e realizar suas avaliações, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso às fotografias produzidas pelos colegas, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa é o KPresenter.   

4. Divida os alunos em grupos e peça que elaborem uma lista, em ordem alfabética, com o nome das plantas, seu lugar de origem e função. 

PLANTA NATIVA PLANTA DE OUTRO LUGAR LOCAL DA PLANTA FUNÇÃO DA PLANTA
   

 

 

 

 

 Imagem: Modelo de Tabela

Professor(a), no dia da apresentação, explique para os alunos que fatores como o clima, o solo, o relevo e a hidrografia, interferem no desenvolvimento de diversas espécies de plantas. Outro fator importante é que algumas  espécies vegetais crescem naturalmente em determinados lugares, essas plantas são chamadas de plantas nativas, outras espécies podem ser sido trazidas outras regiões do país ou do planeta.

 

 ATIVIDADE

 5. Para esta atividade, oriente os alunos a realizarem o download do programa Google Earth, no endereço web http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades.

Google Eart

Imagem: Link inicial do Google Earth

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em:  18 de outubro de 2011 

 

Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra. 

 

IMAGEM 2

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de outubro de 2011

 

Oriente os alunos a pesquisarem no Google Earth o município/distrito em que moram; basta digitar na barra de ferramentas o nome do município/distrito e solicitar a pesquisa. Como exemplo, o município de Uberlândia - Minas Gerais. 

IMAGEM 5  

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

  Acesso em: 18 de outubro de 2011

 

Convide os alunos a utilizarem o mouse para passear pela imagem do município/distrito. Caso os alunos morem em algum distrito peça que digitem, na barra de busca, o nome do município do qual o distrito em que vivem faz parte, e que identifiquem a cidade sede do município. Depois, solicite que passeiem pela cidade e pelas redondezas, aproximem a imagem e que identifiquem a vegetação presente na paisagem. Peça que observem onde ocorre concentração das formações vegetais, além da terra cultivada, do solo exposto etc. Converse sobre a utilização das cores para a representação das imagens do Google Earth. 

municipio 

Imagem: Parte do município de Uberlândia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de outubro de 2011

 

Oriente os alunos a observarem atentamente a imagem e, em seguida, peça que respondam as seguintes questões:

a. Identifique a vegetação presente no município em que você mora.

b. A paisagem observada do município em que você vive apresenta diferenças na vegetação? Justifique sua resposta. 

c. Quais são as principais diferenças da vegetação na paisagem observada?

d. Existem semelhanças entre a formação vegetal do município em que você mora? Quais?

e. Como você considera que está a vegetação no município em que você mora? 

Professor(a), a análise da imagem possibilita perceber a distribuição da vegetação e objetiva estimular o interesse pela leitura e análise da formação vegetal.

 

6. Utilizando o netbook, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem o endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm  - Atlas Geográfico Escolar do IBGE - Teen. 

MAPAS IBGE TEEN

Imagem: Página inicial do Atlas Geográfico Escolar do IBGE Teen - Mapas do Brasil 

Fonte do Programa: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm

Acesso em: 18 de outubro de 2011

 

Acesse os mapas da diversidade ambiental: Retratação da Vegetação Nativa e Vegetação - Cobertura Atual.

 

No mapa Retratação da Vegetação Nativa:

a. Observe a legenda;

b. Compare os mapas que mostram a vegetação entre os anos de 1950-1960 e 1980-2000;

c. Identifique no mapa a localização do estado que você mora e observe as mudanças ocorridas na vegetação.

 

Depois, no mapa Vegetação - Cobertura Atual:

a. Observe a legenda;

b. Analise a atual situação da cobertura vegetal do Brasil e do estado que você vive.

 

7. No caderno, responda as questões a seguir: 

 a. O que os mapas mostram?

b. Como está a vegetação no lugar em que você mora?

c. Na sua opinião, o que tem provocado as mudanças na vegetação?

d. Em que esta situação pode prejudicar os seres humanos? 

e. O que poderia ser feito para melhorar esta realidade?   

 

8. Proponha que estudem a paisagem do lugar em que vivem. Organize com os alunos uma atividade de Estudo do Meio. A atividade deverá ser realizada em um Parque Ecológico, área urbana chamada de área verde, sem a presença de edificações e com vegetação nativa abundante, ou em uma Unidade de Uso Sustentável localizada no município em que vivem. Sugere-se, o seguinte roteiro de observação:

 

Olá! Este é nosso roteiro de observações da visita ao Parque. Leia com atenção!  Após a visita, realize as atividades e, no dia combinado, entregue para a professora. FAÇA COM ATENÇÃO!

  1. Durante o trabalho de campo, observe:
  2. As características dos bairros e das construções do caminho percorrido;
  3. A presença da vegetação nas ruas percorridas;
  4. A vegetação presente no local visitado;
  5. As semelhanças e as diferenças existentes entre a vegetação do caminho percorrido e a do local visitado;
  6. Descubra o motivo da construção do local visitado.
  7. Qual a importância do Parque para Meio Ambiente.
  8. Fotografe o que você julgar importante.
  9. Elabore um relatório (texto) apresentando as suas observações, que poderá ser ilustrado com as fotografias retiradas durante a atividade. O relatório poderá ser produzido no programa de editor de textos o Kword e enviado para o e-mail do(a) professor(a) para avaliação. No dia combinado, os alunos poderão apresentar as observações realizadas durante a atividade de campo.

Bom trabalho!  

 

  Envie, dias antes da aula de Estudo do Meio, bilhete para os pais ou responsáveis pelos alunos solicitando autorização para que participem da atividade. Também informe que poderão levar: água, boné, lanche, caso a atividade seja mais demorada, e o notebook para registrar as observações realizadas, avise que, anteriormente, deverão carregar a bateria.

 

PESQUISA

9. Convide os alunos para se organizarem em grupo, para realizarem uma pesquisa sobre uma  das principais formações vegetais do Brasil. A pesquisa poderá ser feita utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet.

a. Cada grupo ficará responsável por pesquisar uma das principais formações vegetal do Brasil: Floresta Amazônica, Campos, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pantanal; 

b. Solicite que apresentem as seguintes informações: localização da formação vegetal, principais características, situação atual, imagens e o que julgarem interessante;

c. O trabalho deverá ser realizado no programa Kpresenter e, assim que concluído, enviado para o email do professor(a) para avaliação. Depois, envie para o email dos alunos para que, no dia combinado para apresentação, todos tenham acesso aos trabalhos produzidos.

d. Depois, possibilite um momento de conversa sobre: 

  • A vegetação nativa do lugar em que vivem;
  • A situação da vegetação do lugar em que vivem;
  • A vegetação que mais chamou a sua atenção;
  • A situação atual da vegetação no Brasil;
  • A que se deve tal fato;
  • A possibilidade de reverter tal situação.

Sugere-se para pesquisa os seguintes sites:

WWF Brasil. Disponível em: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/ Acesso em: 18 de outubro de 2011.

SOS Mata Atlântica. Disponível em: http://www.sosmatatlantica.org.br/ Acesso em: 18 de outubro de 2011. 

Ambiente Brasil. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/ Acesso em: 18 de outubro de 2011. 

Instituto SocioAmbiental. Disponível em: http://www.isa.org.br/ Acesso em: 18 de outubro de 2011. 

Canal Natureza. Disponível em: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/index.html Acesso em: 18 de outubro de 2011.  

Recursos Complementares

 Sugere-se, para pesquisa do professor(a), os seguintes sites:

IBGE. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#geocienciasAcesso em: 18 de outubro de 2011.

IBAMA. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/ Acesso em: 18 de outubro de 2011. 

Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br Acesso em: 18 de outubro de 2011. 

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A possibilidade de conhecer e de identificar características das principais formações vegetais do Brasil;
  5. A capacidade de identificar e caracterizar a formação vegetal do lugar em que vive; 
  6. A capacidade de perceber que a ação dos seres humanos modifica as  formações vegetais; 
  7. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem.
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