25/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Conhecer as principais formações vegetais brasileiras;
Identificar as principais características das formações vegetais brasileiras;
Caracterizar a formação vegetal do lugar em que vive;
Perceber as alterações provocadas pelos seres humanos na vegetação.
Para o assunto que será tratado nessa aula, espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de paisagem natural e paisagem humanizada. Para iniciar as discussões sobre as formações vegetais é importante diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, para que retomem as suas experiências e estabeleçam relações com outros espaços de vivência.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
1. Utilizando o netbook, fotografe alguma formação vegetal do lugar em que mora. Depois, procure saber:
a. O nome da planta;
b. Se é nativa do lugar. Se não, de onde veio;
c. Sua função (ornamental, frutífera, medicinal etc.).
2. Abaixo da fotografia, solicite que escreva uma frase justificando a sua escolha e apresentando os dados pesquisados.
3. Solicite que os alunos enviem a atividade para o email do professor, que poderá ser objeto de avaliação. Após receber os trabalhos produzidos pelos alunos e realizar suas avaliações, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso às fotografias produzidas pelos colegas, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KPresenter.
4. Divida os alunos em grupos e peça que elaborem uma lista, em ordem alfabética, com o nome das plantas, seu lugar de origem e função.
PLANTA NATIVA | PLANTA DE OUTRO LUGAR | LOCAL DA PLANTA | FUNÇÃO DA PLANTA |
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Imagem: Modelo de Tabela
Professor(a), no dia da apresentação, explique para os alunos que fatores como o clima, o solo, o relevo e a hidrografia, interferem no desenvolvimento de diversas espécies de plantas. Outro fator importante é que algumas espécies vegetais crescem naturalmente em determinados lugares, essas plantas são chamadas de plantas nativas, outras espécies podem ser sido trazidas outras regiões do país ou do planeta.
5. Para esta atividade, oriente os alunos a realizarem o download do programa Google Earth, no endereço web http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades.
Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de outubro de 2011
Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de outubro de 2011
Oriente os alunos a pesquisarem no Google Earth o município/distrito em que moram; basta digitar na barra de ferramentas o nome do município/distrito e solicitar a pesquisa. Como exemplo, o município de Uberlândia - Minas Gerais.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de outubro de 2011
Convide os alunos a utilizarem o mouse para passear pela imagem do município/distrito. Caso os alunos morem em algum distrito peça que digitem, na barra de busca, o nome do município do qual o distrito em que vivem faz parte, e que identifiquem a cidade sede do município. Depois, solicite que passeiem pela cidade e pelas redondezas, aproximem a imagem e que identifiquem a vegetação presente na paisagem. Peça que observem onde ocorre concentração das formações vegetais, além da terra cultivada, do solo exposto etc. Converse sobre a utilização das cores para a representação das imagens do Google Earth.
Imagem: Parte do município de Uberlândia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de outubro de 2011
Oriente os alunos a observarem atentamente a imagem e, em seguida, peça que respondam as seguintes questões:
a. Identifique a vegetação presente no município em que você mora.
b. A paisagem observada do município em que você vive apresenta diferenças na vegetação? Justifique sua resposta.
c. Quais são as principais diferenças da vegetação na paisagem observada?
d. Existem semelhanças entre a formação vegetal do município em que você mora? Quais?
e. Como você considera que está a vegetação no município em que você mora?
Professor(a), a análise da imagem possibilita perceber a distribuição da vegetação e objetiva estimular o interesse pela leitura e análise da formação vegetal.
6. Utilizando o netbook, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem o endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm - Atlas Geográfico Escolar do IBGE - Teen.
Imagem: Página inicial do Atlas Geográfico Escolar do IBGE Teen - Mapas do Brasil
Fonte do Programa: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm
Acesso em: 18 de outubro de 2011
Acesse os mapas da diversidade ambiental: Retratação da Vegetação Nativa e Vegetação - Cobertura Atual.
No mapa Retratação da Vegetação Nativa:
a. Observe a legenda;
b. Compare os mapas que mostram a vegetação entre os anos de 1950-1960 e 1980-2000;
c. Identifique no mapa a localização do estado que você mora e observe as mudanças ocorridas na vegetação.
Depois, no mapa Vegetação - Cobertura Atual:
a. Observe a legenda;
b. Analise a atual situação da cobertura vegetal do Brasil e do estado que você vive.
7. No caderno, responda as questões a seguir:
a. O que os mapas mostram?
b. Como está a vegetação no lugar em que você mora?
c. Na sua opinião, o que tem provocado as mudanças na vegetação?
d. Em que esta situação pode prejudicar os seres humanos?
e. O que poderia ser feito para melhorar esta realidade?
8. Proponha que estudem a paisagem do lugar em que vivem. Organize com os alunos uma atividade de Estudo do Meio. A atividade deverá ser realizada em um Parque Ecológico, área urbana chamada de área verde, sem a presença de edificações e com vegetação nativa abundante, ou em uma Unidade de Uso Sustentável localizada no município em que vivem. Sugere-se, o seguinte roteiro de observação:
Olá! Este é nosso roteiro de observações da visita ao Parque. Leia com atenção! Após a visita, realize as atividades e, no dia combinado, entregue para a professora. FAÇA COM ATENÇÃO!
Bom trabalho! |
Envie, dias antes da aula de Estudo do Meio, bilhete para os pais ou responsáveis pelos alunos solicitando autorização para que participem da atividade. Também informe que poderão levar: água, boné, lanche, caso a atividade seja mais demorada, e o notebook para registrar as observações realizadas, avise que, anteriormente, deverão carregar a bateria.
9. Convide os alunos para se organizarem em grupo, para realizarem uma pesquisa sobre uma das principais formações vegetais do Brasil. A pesquisa poderá ser feita utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet.
a. Cada grupo ficará responsável por pesquisar uma das principais formações vegetal do Brasil: Floresta Amazônica, Campos, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pantanal;
b. Solicite que apresentem as seguintes informações: localização da formação vegetal, principais características, situação atual, imagens e o que julgarem interessante;
c. O trabalho deverá ser realizado no programa Kpresenter e, assim que concluído, enviado para o email do professor(a) para avaliação. Depois, envie para o email dos alunos para que, no dia combinado para apresentação, todos tenham acesso aos trabalhos produzidos.
d. Depois, possibilite um momento de conversa sobre:
Sugere-se para pesquisa os seguintes sites:
WWF Brasil. Disponível em: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/ Acesso em: 18 de outubro de 2011.
SOS Mata Atlântica. Disponível em: http://www.sosmatatlantica.org.br/ Acesso em: 18 de outubro de 2011.
Ambiente Brasil. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/ Acesso em: 18 de outubro de 2011.
Instituto SocioAmbiental. Disponível em: http://www.isa.org.br/ Acesso em: 18 de outubro de 2011.
Canal Natureza. Disponível em: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/index.html Acesso em: 18 de outubro de 2011.
Sugere-se, para pesquisa do professor(a), os seguintes sites:
IBGE. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#geocienciasAcesso em: 18 de outubro de 2011.
IBAMA. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/ Acesso em: 18 de outubro de 2011.
Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br Acesso em: 18 de outubro de 2011.
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
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