Identificar as principais bacias hidrográficas do Brasil;
Refletir sobre a importância da preservação das bacias hidrográficas.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de paisagem natural. Para iniciar as discussões sobre as bacias hidrográficas, é importante diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, para que retomem as suas experiências e estabeleçam relações com o seu espaço de vivência.
Estratégias e recursos da aula
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.
Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação, o que possibilita o estabelecimento de diálogo e de troca de informações para a construção do conhecimento por meio de atividades exploratórias utilizando como ferramenta o computador aliado a outros recursos tecnológicos.
2. Após a leitura da canção, estabeleça um diálogo com os alunos. Brinque com a letra da música, peça para que completem para o lugar em que a água vai:
Da nuvem até?
Do chão até?
Do bueiro até?
Do cano até?
Do rio até?
Da cachoeira até?
Da represa até?
Da caixa d'água até?
Da torneira até?
Do filtro até?
Do copo até?
Da boca até?
Da bexiga até?
Da privada até?
Do cano?
Do rio até?
Do mar até?
Solicite que elaborem um desenho representando os lugares pelos quais a água passou. Poderá ser usado o programa Kolour paint para realizar a atividade. Converse sobre os caminhos percorridos pela água, chamando a atenção para o ciclo da água (sai da nuvem e volta para a nuvem).
Com o netbook conectado à internet, acesse as animações sobre o ciclo da água, as quais possibilitam aos alunos o conhecimento dos eventos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. Possibilite que os alunos visualizem as principais etapas do ciclo da água.
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação transdisciplinar com Ciências e o Tema Transversal Meio Ambiente. Converse sobre o ciclo da água e a interferência dos problemas ambientais como: a poluição, o assoreamento, que tem alterado o ciclo. Evidencie a sua importância como recurso natural, indispensável para a manutenção da vida.
5. Elabore, em grupo, uma lista com as atividades desenvolvidas pelos alunos no dia a dia e que utilizam água. Para ampliar tal informação sugere-se que:
Utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a trabalharem em grupo. A proposta é organizar um álbum com imagens de diferentes ações que utilizam água, cerca de cinco imagens. Sugerimos que acessem o site de procura Google Imagens no endereço web http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT e digitem na barra de pesquisa APROVEITAMENTO ÁGUA DO RIO.
Solicite que escolham cinco imagens que mais chamaram a atenção do grupo. Evidencie que é importante apresentar, abaixo da imagem, o site em que foi retirada a imagem e a data da pesquisa.
Depois, escreva uma frase justificando a escolha da imagem. Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho concluído para o email do professor. No dia combinado, os grupos apresentarão seu álbum de imagens do aproveitamento da água.
Durante as apresentações:
Evidencie a importância da água para os seres vivos, que passa pelo consumo diário, como tomar banho e beber, a produção de energia elétrica, o transporte, o lazer etc.
Analise as atividades apresentadas e avalie os impactos para o Meio Ambiente;
Converse sobre a necessidade de mudança de hábitos negativos que interferem na conservação da água;
Elabore cartazes para divulgar a importância de usar a água de maneira consciente;
Sugira uma pesquisa que tenha como objetivo conhecer o processo de instalação e de produção de energia elétrica.
Professor(a), após receber os álbuns produzidos pelos grupos e realizar suas avaliações, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos trabalhos produzidos por outros grupos, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KPresenter e no caso do sistema Windows, o programa é o Power Point.
6. Para conhecer um pouco mais sobre as águas que percorrem o lugar em que moram, solicite que:
Descubra o nome do principal rio do município;
Onde fica a nascente do rio;
Em que lugar o rio deságua;
Que atividades são desenvolvidas utilizando a água do rio;
Como está a preservação do rio;
Que ações podem ser desenvolvidas para melhorar a preservação do rio.
Professor(a), destaque que o rio nasce e deságua em um determinado lugar, muitas vezes as águas do rio que passam pelo lugar em que moramos vieram de outros rios e, também, irão passar em outros lugares. Esta relação existente entre os diferentes cursos de água formam as bacias hidrográficas, por isso a responsabilidade de todos com a preservação dos rios.
b. Localizem em qual bacia hidrográfica o lugar em que moram faz parte;
c. Identifiquem qual o principal rio da bacia.
8. Utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet, os alunos devem acessar o áudio que apresenta uma programação que trata da importância da preservação da água que possibilita refletir sobre a necessidade de mudança de hábitos para preservar o Meio Ambiente.