Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quais estratégias podem ser desenvolvidas para que os alunos percebam a importância da preservação das bacias hidrográficas? (UCA)

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o ciclo da água;

Reconhecer os diferentes usos das águas dos rios;

Identificar as principais bacias hidrográficas do Brasil;

Refletir sobre a importância da preservação das bacias hidrográficas.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de paisagem natural. Para iniciar as discussões sobre as bacias hidrográficas, é importante diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, para que retomem as suas experiências e estabeleçam relações com o seu espaço de vivência.

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 ATIVIDADE

 

Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação, o que possibilita o estabelecimento de diálogo e de troca de informações para a construção do conhecimento por meio de atividades exploratórias utilizando como ferramenta o computador aliado a outros recursos tecnológicos. 

1. Com o netbook conectado à internet, inicie esta aula convidando os alunos a acessarem o endereço web http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/#mais-acessadas/283402, para que leiam a letra da música "Água - Palavra Cantada".

Água

Palavra Cantada

Da nuvem até o chão, do chão até o bueiro
Do bueiro até o cano, do cano até o rio
Do rio até a cachoeira

Da cachoeira até a represa, da represa até a caixa d'água
Da caixa d'água até a torneira, da torneira até o filtro
Do filtro até o copo

Do copo até a boca, da boca até a bexiga
Da bexiga até a privada, da privada até o cano
Do cano até o rio

Do rio até outro rio
De outro rio até o mar
Do mar até outra nuvem 

Disponível em: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/#mais-acessadas/283402

Acesso em: 19 de outubro de 2011

 

2. Após a leitura da canção, estabeleça um diálogo com os alunos. Brinque com a letra da música, peça para que completem para o lugar em que a água vai:   

  • Da nuvem até?
  • Do chão até? 
  • Do bueiro até?
  • Do cano até? 
  • Do rio até? 
  • Da cachoeira até?
  • Da represa até? 
  • Da caixa d'água até?
  • Da torneira até?
  • Do filtro até? 
  • Do copo até?
  • Da boca até?
  • Da bexiga até?
  • Da privada até? 
  • Do cano? 
  • Do rio até?
  • Do mar até? 

Solicite que elaborem um desenho representando os lugares pelos quais a água passou. Poderá ser usado o programa Kolour paint para realizar a atividade. Converse sobre os caminhos percorridos pela água, chamando a atenção para o ciclo da água (sai da nuvem e volta para a nuvem). 

Com o netbook conectado à internet, acesse as animações sobre o ciclo da água, as quais possibilitam aos alunos o conhecimento dos eventos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. Possibilite que os alunos visualizem as principais etapas do ciclo da água.

 

 

  

Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação transdisciplinar com Ciências e o Tema Transversal Meio Ambiente. Converse sobre o ciclo da água e a interferência dos problemas ambientais como: a poluição, o assoreamento, que tem alterado o ciclo.  Evidencie a sua importância como recurso natural, indispensável para a manutenção da vida.   

5. Elabore, em grupo, uma lista com as atividades desenvolvidas pelos alunos no dia a dia e que utilizam água. Para ampliar tal informação sugere-se que: 

Utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a trabalharem em grupo. A proposta é organizar um álbum com imagens de diferentes ações que utilizam água, cerca de cinco imagens. Sugerimos que acessem o site de procura Google Imagens no endereço web http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT  e digitem na barra de pesquisa APROVEITAMENTO ÁGUA DO RIO.

APROVEITAMENTO AGUA

Imagem:  Página inicial Google Imagens

Disponível em:  http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT

 Acesso em: 20 de outubro de 2011

 

Solicite que escolham cinco imagens que mais chamaram a atenção do grupo. Evidencie que é importante apresentar, abaixo da imagem, o site em que foi retirada a imagem e a data da pesquisa. 

Depois, escreva uma frase justificando a escolha da imagem. Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho concluído para o email do professor. No dia combinado, os grupos apresentarão seu álbum de imagens do aproveitamento da água. 

Durante as apresentações:

  • Evidencie a importância da água para os seres vivos, que passa pelo consumo diário, como tomar banho e beber, a produção de energia elétrica, o transporte, o lazer etc.
  • Analise as atividades apresentadas e avalie os impactos para o Meio Ambiente;
  • Converse sobre a necessidade de mudança de hábitos negativos que interferem na conservação da água;
  • Elabore cartazes para divulgar a importância de usar a água de maneira consciente;
  • Sugira uma pesquisa que tenha como objetivo conhecer o processo de instalação e de produção de energia elétrica. 

 

Professor(a), após receber os álbuns produzidos pelos grupos e realizar suas avaliações, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos trabalhos produzidos por outros grupos, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa é o KPresenter e no caso do sistema Windows, o programa é o Power Point.

6. Para conhecer um pouco mais sobre as águas que percorrem o lugar em que moram, solicite que:

  • Descubra o nome do principal rio do município;
  • Onde fica a nascente do rio;
  • Em que lugar o rio deságua;
  • Que atividades são desenvolvidas utilizando a água do rio;
  • Como está a preservação do rio;
  • Que ações podem ser desenvolvidas para melhorar a preservação do rio. 

Professor(a), destaque que o rio nasce e deságua em um determinado lugar, muitas vezes as águas do rio que passam pelo lugar em que moramos vieram de outros rios e, também, irão passar em outros lugares. Esta relação existente entre os diferentes cursos de água formam as bacias hidrográficas, por isso a responsabilidade de todos com a preservação dos rios. 

 

bacia

 

Imagem:  Bacia hidrográfica 

Disponível em: http://www.caminhodasaguas.ufsc.br/bacia.jpg

 Acesso em: 20 de outubro de 2011

 

7.  Utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet peça aos alunos que acessem o endereço web http://www.klick.com.br/materia/16/display/0,5912,CLIENTE-16-50-1048-5542,00.html e leiam o texto sobre as bacias hidrográficas.  

 

principais bacias

 

Imagem:  Bacia hidrográfica 

Disponível em: http://www.klick.com.br/materia/16/display/0,5912,CLIENTE-16-50-1048-5542,00.html

 Acesso em: 20 de outubro de 2011

  

bacia final

 

Imagem:  Bacias hidrográficas do Brasil 

Disponível em: http://www.portalbrasil.net/brasil_hidrografia.htm

 Acesso em: 20 de outubro de 2011

Solicite aos alunos que: 

a. Localizem no mapa o estado em que moram;

b. Localizem em qual bacia hidrográfica o lugar em que moram faz parte;

c. Identifiquem qual o principal rio da bacia.

 

8. Utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet, os alunos devem acessar o áudio que apresenta uma programação que trata da importância da preservação da água que possibilita refletir sobre a necessidade de mudança de hábitos para preservar o Meio Ambiente.

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15953

 Acesso em: 20 de outubro de 2011

 

Objetivo: Transmitir a importância da água para a vida terrestre através de exemplos bem simples

 

Depois, conversem sobre:

  • A importância da preservação das bacias hidrográficas;
  • As informações que consideram interessantes;
  • Os impactos da ação humana: poluição, desmatamento, assoreamento etc.; 

 

9. No mapa da hidrografia do seu estado, escolha um dos rios para pesquisar:

 

mapa hidrografia

Imagem:  Mapas de hidrografia - IBGE Teen 

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/

 Acesso em: 20 de outubro de 2011

 

Para isso, você poderá ter como referência as questões abaixo:

  •  Qual o nome do rio pesquisado?
  • Onde nasce esse rio? Onde ele deságua?
  • Qual a importância desse rio para o estado?
  • O que acontece com esse rio em longos períodos de seca e quando chove muito?
  • As águas desse rio são limpas ou poluídas?
  • Caso sejam poluídas, o que provoca essa poluição?
  • O que pode ser feito para diminuir a poluição?
  • De que forma a comunidade pode contribuir para reduzir a poluição do rio?
  • De forma geral, como estão os rios do seu estado?
  • Caso possível, apresente imagens do rio pesquisado.

O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a edição de textos. No sistema Linux, o programa é o Kword.

Recursos Complementares

Sugere-se para pesquisa do professor(a):

Bacias Hidrográficas do Brasil. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/bacias_hidrograficas.htm Acesso em: 20 de outubro de 2011

Agência Nacional das Águas. Disponível em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx Acesso em: 20 de outubro de 2011

Brasil Hidrografia Disponível em: http://www.portalbrasil.net/brasil_hidrografia.htm Acesso em: 20 de outubro de 2011

Terras das águas. Conscientizar sobre a gestão dos recursos hídricos relacionando-a com a preservação da Mata Atlântica. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10933 Acesso em: 22 de outubro de 2011 

O futuro da água no mundo. Discutir o futuro da água no mundo e apresentar práticas de conservação.  Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8923 Acesso em: 22 de outubro de 2011 

Avaliação

 Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1.  A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de perceber os processos naturais como o ciclo da água;
  3. A possibilidade de diagnosticar e analisar as partes de um rio e o uso das suas águas;   
  4. A capacidade de perceber a presença das bacias hidrográficas e a sua interferência em nossas vidas; 
  5.   A possibilidade de reconhecer a importância da preservação dos cursos de água e das bacias hidrográficas;
  6. O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa;  
  7. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para o estudo do meio ambiente.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.