Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As cidades históricas brasileiras: suas paisagens preservadas e sua importância para a indústria do turismo - UCA

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 - Compreender o modelo de sociedade urbano-industrial presente nas grandes cidades brasileiras;

- Reconhecer as características dos tempos antigos presentes na paisagem urbana brasileira;

- Entender a importância econômica das cidades históricas do Brasil para a indústria do turismo.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter a compreensão da organização do espaço urbano brasileiro. b   brasielel

Estratégias e recursos da aula

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 

 Prezado(a)s Professor(a)s,

- Inicie a discussão instigando os alunos para que recordem e descrevam como é a paisagem da cidade em que vivem. A partir das observações da organização do espaço urbano cotidiano, estimule-os a compararem com as paisagens das cidades brasileiras que eles conhecem, ou daquelas que eles viram pela TV e lhes despertaram a atenção.

 hh  

Atividade 01

O modelo de sociedade urbano-industrial presente nas grandes cidades brasileiras

PASSO A PASSO 

 

Questione-os:

  • O que mais lhe chamou a atenção nessas paisagens urbanas?

- Destaque aspectos das cidades como, por exemplo, a organização das ruas e avenidas, os principais meios de transportes, os centros comerciais e industriais, as formas de moradias (conjuntos habitacionais, condomínios de luxo, etc.) e, principalmente as características das construções antigas e a s modernas. Apresente as seguintes imagens:

Fichier:Avenida Paulista - Metrô e skyline.JPG
 

Estação de metrô na avenida Paulista - SP. Disponível em: <http://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Avenida_Paulista_-_Metr%C3%B4_e_skyline.JPG>. Acesso em: 03/10/2011.d>>  > > 

Organização da movimentação de veículos em Recife - PE. Disponível em: <http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/recife/mobilidade-urbana/corredor-caxanga/ >. Acesso em 03/10/2011.


Esquina das ruas Guarani e Tupinambás em Belo Horizonte - MG. Disponível em: <http://www.ufmg.br/boletim/bol1499/oitava.shtml >. Acesso em 03/10/2011.

Conjunto habitacional na cidade do Rio de Janeiro - RJ. Disponível em: <http://banco.agenciaoglobo.com.br/Pages/DetalheDaImagem/?idimagem=22450 >. Acesso em 03/10/2011.

- Oriente os alunos para se organizarem em grupo e questione-os:

  • Quando essas cidades foram fundadas?
  • O que essas paisagens urbanas têm em comum?
  • Que leitura é possível fazer dessas imagens?

 

- Permita que discutam entre seus pares e expressem suas compreensões. Posteriormente, reforce a ideia de que todas essas cidades, independentemente do momento em que foram fundadas, apresentam, predominantemente, paisagens com características e elementos típicos do modelo de sociedade urbano-industrial que nosso país adotou nas últimas décadas.

- Destaque que as paisagens dessas cidades são constantemente transformadas (implosões de edifícios, alargamento e implantação de novas avenidas, canalização e mudanças de cursos d'agua, aterramentos de áreas, construções de edificações diversas, dentre outras) e dos "tempos passados" somente restam alguns lugares preservados, como centros históricos e algumas construções restauradas ou reconstruídas.

- A partir da compreensão que tiveram sobre o assunto, peça que façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.

  

Atividade 02

Os testemunhos dos tempos antigos presentes na paisagem urbana brasileira

PASSO A PASSO 

hhh  

- Questione os alunos:

  • Que aspectos/elementos antigos ainda estão presentes na paisagem urbana da cidade em que você vive?
  • Que aspectos/elementos testemunhos dos "tempos passados" podem ser observados nas grandes cidades brasileiras?
  • Qual a importância (valor histórico, artístico, arquitetônico, cultural, econômico, dentre outros) de se manter preservados esses aspectos/elementos na paisagem urbana?

 

- Oriente os alunos para que se organizem em grupo e façam um passeio pela cidade em que residem, buscando fotografar imagens ou filmar paisagens preservadas, e realizarem uma pesquisa em sites de busca da internet, em livros didáticos, revistas, jornais, dentre outros, buscando responder às questões anteriores.

- Cada grupo deverá fazer uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.

hh

Fonte: Clip-Art.

- Destaque que, em maior ou menor escala, o processo urbano-industrial orienta a dinâmica das paisagens urbanas brasileiras, mas em algumas cidades a presença dos elementos antigos nas paisagens tende a ser maior.

 

Atividade 03

As cidades históricas do Brasil e sua importância para o turismo

PASSO A PASSO 

- Pergunte aos alunos:

  • Quais são as principais cidades de cada estado brasileiro nas quais a principal característica em suas paisagens seja a predominância dos aspectos/elementos antigos?
  • Quando e em que contexto essas cidades foram fundadas?
  • Como essas cidades conseguiram sobreviver?
  • Quais os principais desafios para manter uma cidade histórica preservada?
  • Qual a principal atividade econômica desenvolvida nessas cidades?
  • Qual a importância econômica dessas cidades?

hhh  

 

- Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endereço web <http://www.cidadeshistoricas.art.br/>), livros didáticos, revistas e outros, com vistas a responderem às questões anteriores.

- Cada grupo deverá fazer uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.

hh

Fonte: Clip-Art.

- Destaque aos alunos que a atividade turística no Brasil tem contribuído para gerar aumento e redistribuição de renda por meio do aquecimento do comércio, ou nos diferentes setores, através dos gastos dos turistas. Como fator de desenvolvimento social, ele pode contribuir com o aumento de empregos. No campo cultural, pode contribuir para a proteção e preservação do patrimônio histórico-cultural. b   brasielele- Apres

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o processo de urbanização e o desenvolvimento das cidades; em Ciências podem-se fazer estudos sobre os impactos ambientais que o turismo pode provocar em um determinado lugar; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura complementar para o professor:

A revitalização dos centros históricos das cidades brasileiras. Disponível em: <http://vsites.unb.br/ics/sol/urbanidades/barbarafreitag.htm>. Acesso em 11/10/2011.

Sugestão de vídeo para os alunos:

PAC das cidades históricas: um novo olhar sobre as cidades históricas brasileiras. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=K2nR1vTEIAM >. Acesso em 11/10/2011.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.