17/10/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
-Perceber a diferença entre dois gêneros textuais: parlenda e texto instrucional;
-Aplicar os textos instrucionais em suas diferentes funções;
-Construir conhecimentos em relação à ortografia e ao alfabeto;
- Compreender o que são rimas e utilizá-las.
É importante que conheçam os recursos de seu Classmate como: KWord, WxCam, Mozilla Firefox e oTux Paint.
As parlendas, além de parte do folclore brasileiro e da cultura popular, é um recurso interessante para contribuir com o processo de alfabetização dos alunos. Isso porque, essas brincadeiras cantadas podem auxiliar, de forma lúdica, a contextualizar e criar sentido para o trabalho de sala de aula.
Será brincando com as palavras e suas rimas que buscaremos alternativas para enriquecer as aulas e assim possibilitar novas aprendizagens.
Além disso, segundo o dicionário Michaelis, parlendas são versos de cinco ou seis sílabas recitados para entreter, acalmar ou divertir as crianças, ou para escolher quem deve iniciar determinado jogo ou aqueles que devem tomar parte em determinada brincadeira.
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=parlenda
Professor, como as parlendas entremeiam a cultura popular, é importante que o mesmo seja feito na sala de aula. Por isso, em rodinha, proponha uma forma de escolher o ajudante do dia, diga que escolherão os ajudantes do dia, um para cada momento. Como por exemplo, uma para entregar as folhas, outro para distribuir os demais materiais, dentre outros.
Para isso, utilize a parlenda:
"UNI DUNI TÊ |
Depois, entregue a cada aluno a letra da música e solicite que colem no caderno de Língua portuguesa e leiam a parlenda.
Após, diga-lhes que essa música que cantaram se chama parlenda e que as crianças, antigamente, gostavam muito destas brincadeiras cantadas e usavam-nas em diferentes momentos de seus dias.
Além disso, uma das características marcantes das parlendas é o uso de rimas. Para isso, questione-os:
- Vocês sabem o que é rima?
- Qual palavra vocês acreditam que estejam rimando?
- Todas as palavras existem ou algumas foram inventadas?
Ao final, peça que ilustrem o que entenderam.
Para se trabalhar as parlendas e instigar o interesse dos alunos sobre o tema, a sugestão é iniciar com brincadeiras cantadas, como “Corre cutia”, por exemplo. A partir deste entusiasmo, elaborar um texto instrucional.
Para isso, pergunte aos alunos quem já brincou de “Corre cutia” e quem conhece a letra da música. Cante uma vez na sala e explique as regras, para que conheçam o ritmo e como jogar, antes do início da brincadeira. Depois, convide os alunos para o pátio, munidos de seus netbooks, para a realização da brincadeira.
A letra da música cantada na brincadeira “Corre cutia”, pode variar conforme a região do país. Assim, a letra 1 refere-se a encontrada na região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais.
LETRA 1:
CORRE, CUTIA, DE NOITE DE DIA, NA CASA DA TIA;
CORRE CIPÓ, NA CASA DA VÓ, LÁ TEM UM CACHORRINHO CHAMADO TOTÓ, ELE É BONITINHO DE UM LADO SÓ; CAIU NO CHÃO, MOÇA BONITA,
NENÉM QUE CHORA, QUER MAMAR, MOÇA QUE NAMORA, QUER CASAR, ACABOU A SUA VEZ.
|
Fonte: Acervo da autora
A letra 2, é a letra mais encontrada em sítios da internet.
LETRA 2 :
CORRE, CUTIA, NA CASA DA TIA CORRE CIPÓ NA CASA DA AVÓ LENCINHO NA MÃO CAIU NO CHÃO MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO UM, DOIS, TRÊS
|
Fonte: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21#ixzz1aNZsiYvi
Professor, é importante que você trabalhe com a letra conforme ela é cantada em sua região, para que os alunos, ao brincarem em lugares fora do contexto escolar, saibam como brincam ou brincavam as pessoas daquele local, assim, além de resgatar brincadeiras antigas, você também está valorizando e difundindo a cultura local.
Independente da escolha, leve a letra da música impressa e solicite, novamente, que colem no caderno de Língua Portuguesa.
TEXTO INSTRUCIONAL:
Aproveite este momento para trabalhar com o texto instrucional. Questione os alunos se eles conhecem as regras para participar desta brincadeira. Depois de explorar as regras, faça o registro de forma coletiva, ou seja, à medida que falam você registra na lousa.
Professor, se seus alunos ainda não conhecem textos instrucionais, leve alguns exemplos para eles visualizarem a estrutura deste gênero textual, pois ele tem algumas características peculiares. Providencie: receitas culinárias, bulas de remédios, regras de jogos ou outros. Mas, se quiser, eles também poderão utilizar seus laptops por meio de Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet], e consultarem sítios que possuem alguns modelos.
Como exemplo, segue alguns endereços eletrônicos, que trabalham textos instrucionais voltados para o público infantil:
1- REGRAS DE JOGO:
http://www.portaldafamilia.org/sclazer/jogos/jogossalao.shtml
2- RECEITAS:
http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/especial/dia-das-criancas/
http://www.montesiao.pro.br/estudos/crianca/ferias/receitas.html
Vale ressaltar ainda, que para a realização deste momento, você poderá imprimir as regras e reproduzir em tamanho grande, como o A3. Além disso, é interessante levar o texto instrucional para o pátio;
Veja a seguir uma sugestão do texto instrucional, elaborado de acordo com a cultura local, ou seja, da região de Uberlândia.
CORRE-CUTIA VOCÊ VAI PRECISAR DE: 1. MAIS DE DUAS PESSOAS, O IDEAL É UM GRUPO MAIOR. 2. UMA BOLA OU OUTRO OBJETO PEQUENO (COMO LENÇO, PEDRA, PETECA, DENTRE OUTROS) COMO JOGAR: 1- ORGANIZEUMA RODA. 2- TODO MUNDO FICA SENTADO NO CHÃO, COM AS MÃOS PARA TRÁS, MENOS O PEGADOR. 3- O PEGADOR PRECISA CORRER EM VOLTA DA RODA, SEGURANDO A BOLA, ENQUANTO TODO O MUNDO CANTA A MÚSICA. 4- NESTA HORA, O PEGADOR ESCOLHE ALGUÉM E COLOCA A BOLA ATRÁS DESTA PESSOA. 5- QUEM GANHOU A BOLA PRECISA SE LEVANTAR E CORRER ATRÁS DO PEGADOR. 6- O PEGADOR TEM QUE CORRER PARA NÃO SER PEGO, DAR UMA VOLTA EM TORNO DA RODA E SENTAR NO LUGAR DA PESSOA QUE LEVANTOU. 7- SE A PESSOA CONSEGUIR PEGÁ-LO ANTES, ELE SENTA NO MEIO DA RODA. NESTE CASO, QUER DIZER QUE ELE CHOCOU. 8- SE ELE SENTAR ANTES DO PEGADOR ALCANÇÁ-LO ELE ESTÁ SALVO. 9- CONTINUA A BRINCADERA ATÉ TODOS SEREM O PEGADOR. ADAPTAÇÃO: O ALUNO QUE FOR PEGO, NÃO FICARÁ NO MEIO DA RODA, ELE FICARÁ RESPONSÁVEL POR TIRAR AS FOTOS DA BRINCADEIRA. |
Para determinar quem será o primeiro pegador, utilize novamente a parlenda “UNI DUNI TÊ”.
Para fotografar este momento, solicite que os alunos utilizem seus computadores e acessem o WxCam a webcam, localizada na área de trabalho ou acessada pelo caminho [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam] .
Estas fotos poderão ser impressas e compor um painel de registros, na sala de aula.
Retorne para a sala e, utilizando o programa KWord [Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório>Processador de Textos]. Solicite que façam um texto dizendo o que acharam da brincadeira. Esta atividade será importante para que os alunos tenham boa compreensão da brincadeira, além de oportunizar a tentativa de escrita de forma contextualizada. Solicite também que ilustrem o texto, para tanto, poderão utilizar as ferramentas de pintura doTux Paint [Metasys>Edusyst/arte e Música>Pintura Digital] de seus laptops.
Outra opção seria elaborar o texto escrito manualmente, com a mesma sugestão de ilustração.
Ao final, solicite que cada aluno troque seu computador ou sua folha com seu texto, com um colega, para que eles mesmos corrijam as produções dos colegas. Para isso, é necessário realizar as trocas observando a organização das duplas, para que sejam duplas heterogêneas, ou seja, um aluno com mais facilidade junto a um aluno com mais dificuldade no processo de alfabetização.
Após a correção, imprima as regras e solicite que colem no caderno de Língua Portuguesa.
A parlenda “Amanhã é domingo” é a sugestão para o trabalho com os dias da semana e com as rimas.
Para isso, imprima a parlenda e entregue uma para cada aluno, para colarem no caderno.
Depois, solicite que os alunos leiam a parlenda, cantando novamente “UNI DUNI TÊ”, para saber de quem é a vez de ler.
AMANHÃ É DOMINGO PÉ DE CACHIMBO O CACHIMBO É DE OURO BATE NO TOURO O TOURO É VALENTE CHIFRA A GENTE A GENTE É FRACO CAI NO BURACO O BURACO É FUNDO ACABOU-SE O MUNDO |
Fonte: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21
Depois, questione os alunos:
_ Qual é o dia da semana falado na parlenda?
- Vocês conseguem perceber rimas nesta parlenda?
- Quais as rimas que vocês encontraram?
-Circule na parlenda as palavras que rimam.
-Ilustre a parlenda.
Logo após, divida os alunos em 5 (cinco) grupos, sendo um para cada dia da semana, exceto o domingo, pois para este dia a parlenda já existe e segunda, que servirá de exemplo na atividade.
Oriente os alunos a mudar as palavras que rimam por outras rimas e o dia “ domingo” por outro dia.
Isto poderá ser feito com uma atividade semelhante a este exemplo:
|
ATIVIDADE A SEMANA TEM SETE DIAS (DOMINGO, SEGUNDA- FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO). ESTA PARLENDA FALA DE UM DIA DA SEMANA APENAS. QUAL É ESTE DIA? _______________________________ SE A NOSSA TURMA CRIASSE UMA PARLENDA PARA CADA DIA, COMO ELAS FICARIAM? EU CRIEI UMA PARLENDA PARA: SEGUNDA-FEIRA. VEJA COMO FICOU A MINHA BRINCADEIRA COM AS PALAVRAS: AMANHÃ É SEGUNDA DIA DE BRINCARNA PISCINA FUNDA CACHIMBO É DE PRATA BATE NA LATA O TOURO E ELEGANTE BATE NO ELEFANTE AGENTE É FELIZ CAI NO CHAFARIZ O CHAFARIZ É LARGO FICOU COM GOSTO AMARGO. AGORA, TENTEM TAMBÉM FAZER UMA BRINCADEIRA COM AS PALAVRAS. SEU DIA É: ___________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ |
Ao final, solicite que apresentem aos colegas como ficaram as parlendas criadas pelos grupos.
Lembrete: para escolher a ordem das apresentações, vocês poderão cantar novamente “UNI DUNI TÊ”.
Como os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão em processo de alfabetização, é importante criar estratégias para que as aprendizagens necessárias a este processo aconteçam de forma valorativa.
Dessa forma, a sugestão para este momento é trabalhar a parlenda “Jacaré foi à feira”, somando a música ao alfabeto.
VEJA EXEMPLO:
MÚSICA ORIGINAL
O JACARÉ FOI À FEIRA NÃO SABIA O QUE COMPRAR COMPROU UMA CADEIRINHA PRA COMADRE SE SENTAR A COMADRE SE SENTOU A CADEIRA ESBORRACHOU O JACARÉ CHOROU, CHOROU O DINHEIRO QUE GASTOU
|
MÚSICAS MODIFICADAS
LETRA M: O MACACO FOI À FEIRA NÃO SABIA O QUE COMPRAR COMPROU UMA MAMADEIRA PRA MENINA MAMAR A MENINA MAMOU A MAMADEIRA ESBORRACHOU O MACACO CHOROU, CHOROU O DINHEIRO QUE GASTOU
LETRA P: O PATO FOI À FEIRA NÃO SABIA O QUE COMPRAR COMPROU UMA PANELA PRA PRIMA PEGAR A PRIMA PEGOU A PANELA ESBORRACHOU O PATO CHOROU, CHOROU O DINHEIRO QUE GASTOU
|
Professor, questione os alunos sobre a diferença entre uma parlenda e um texto instrucional. Verifique se eles compreenderam a função informativa do texto instrucional que é de instruir, orientar enquanto que a parlenda é um texto lúdico, que brinca com as palavras.
Para complementar, faça esta atividade por escrito. Veja uma sugestão:
NÓS TRABALHAMOS COM TEXTO INSTRUCIONAL E COM PARLENDAS. ESCREVA O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE ESTES TEXTOS: |
|
TEXTO INSTRUCIONAL | PARLENDA |
Para a construção da atividade, retome as características do texto instrucional, como por exemplo:
|
VAMOS MODIFICAR A MÚSICA “JACARÉ FOI À FEIRA”?
PARA ISSO, SIGA AS INSTRUÇÕES: 1. LEIA ATENTAMENTE A MÚSICA “JACARÉ FOI À FEIRA” 2. VEJA AS PALAVRAS QUE ESTÃO SUBLINHADAS 3. TENTE TROCAR A PALAVRA SUBLINHADA POR UMA QUE COMECE COM A LETRA INICIAL DO SEU NOME 4. VEJA SE FICOU LEGAL 5. MOSTRE PARA OS SEUS AMIGOS
QUAL É A LETRA INICIAL DO SEU NOME? _____________________________
A MÚSICA: O JACARÉ FOI À FEIRA NÃO SABIA O QUE COMPRAR COMPROU UMA CADEIRINHA PRA COMADRE SE SENTAR A COMADRE SE SENTOU A CADEIRA ESBORRACHOU O JACARÉ CHOROU, CHOROU O DINHEIRO QUE GASTOU
A NOVA MÚSICA: ___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
|
Outras fontes de consultas para parlendas:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm
http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/000503
http://www.contos.poesias.nom.br/parlendas/parlendas.htm
http://www.mingaudigital.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=29
Vídeos com parlendas:
http://www.youtube.com/watch?v=CSwQ1z_uewI
http://www.youtube.com/watch?v=Hg1LaCkUlJY
Professor, ao final de cada atividade é possível perceber quais conhecimentos foram construídos.
Em relação às parlendas e aos textos instrucionais, observe se o aluno participou com entusiasmo e se conseguiram brincar, a partir da interpretação do texto instrucional.
Observe ainda como os alunos estão em relação ao processo de alfabetização, verificando se conseguiram fazer as substituições, brincar com as rimas e realizar a correção ortográfica do texto do colega.
Outro fator importante para a avaliação desta aula é ponderar com os alunos o que foi bom, o que foi ruim e o motivo.
Quatro estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/11/2015
Cinco estrelasparabéns prof. por essa aula, pelas dicas realmente amei ela estão bem lúdicas mesmo e é isso que nosso Brasil precisa de brincadeiras que envolvam o tema com proposito para a prendizagem. ótimo
19/11/2013
Cinco estrelasAtividades que buscam integrar várias habilidades. Ótima!
15/10/2013
Cinco estrelasSequencia maravilhosa. Parabens!
11/09/2013
Cinco estrelasamei...
02/09/2013
Cinco estrelasAula super educativa,podemos explorar o lúdico das crianças,ótimo.
18/08/2013
Cinco estrelasMUITO BOM!
29/04/2013
Cinco estrelasAchei ótima esta aula.
14/04/2013
Quatro estrelasmaravilhosa,foi um incentivo mui grande para mim.Amei!
17/03/2013
Cinco estrelasMaravilhosa as sugestoes aqui sugerida irao enriquecer o meu trabalho em sala de aula me auxiliarao no desenvolvimento do meu trabalho no curso de Alfabetização e redaçao
19/08/2012
Cinco estrelasAmei!!!! era tudo que precisava.Achei muito criativa,obrigada.
01/12/2011
Cinco estrelasAmei as atividades propostas com parlendas.Estou desenvolvendo um plano com o mesmo tema e possibilitou uma explosão de idéias. Sobre a parlenda" Hoje é domingo " a frase "pé de cachimbo" é a mais encontrada, como se fosse um tipo de planta .Pesquisando textos de dominio popular descobri que seria "pede cachimbo", ou seja, "domingo é dia de fumar cachimbo". Obrigadisssimo pelas idéias compartilhadas!Abraços!
21/10/2011
Cinco estrelasGostei muito, o Brasil precisa de professores assim...