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COMO TRABALHAR COM PARLENDAS E TEXTOS INSTRUCIONAIS PARA O APRIMORAMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA? (UCA)

 

17/10/2011

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Tempo e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Perceber a diferença entre dois gêneros textuais:  parlenda e texto instrucional;

-Aplicar os textos instrucionais em suas diferentes funções;

-Construir conhecimentos em relação à ortografia e ao alfabeto;

- Compreender o que são rimas e utilizá-las.

Duração das atividades
360 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma e uma (1) aula de 120 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que conheçam os recursos de seu Classmate como: KWord, WxCam, Mozilla Firefox e oTux Paint.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

As parlendas, além de parte do folclore brasileiro e da cultura popular, é um recurso interessante para contribuir com o processo de alfabetização dos alunos. Isso porque, essas brincadeiras cantadas podem auxiliar, de forma lúdica, a contextualizar e criar sentido para o trabalho de sala de aula.

Será brincando com as palavras e suas rimas que buscaremos alternativas para enriquecer as aulas e assim possibilitar novas aprendizagens.

Além disso, segundo o dicionário Michaelis, parlendas são versos de cinco ou seis sílabas recitados para entreter, acalmar ou divertir as crianças, ou para escolher quem deve iniciar determinado jogo ou aqueles que devem tomar parte em determinada brincadeira.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=parlenda

 

1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

INTRODUZINDO O TEMA

 Professor, como as parlendas entremeiam a cultura popular, é importante que o mesmo seja feito na sala de aula. Por isso, em rodinha, proponha uma forma de escolher o ajudante do dia, diga que escolherão os ajudantes do dia, um para cada momento. Como por exemplo, uma para entregar as folhas, outro para distribuir os demais materiais, dentre outros.

Para isso, utilize a parlenda:

 

"UNI DUNI TÊ

 
SALAMÊ MINGUÊ


UM SORVETE COLORÊ


O ESCOLHIDO FOI VOCÊ."

 

Depois, entregue a cada aluno a letra da música e solicite que colem no caderno de Língua portuguesa e leiam a parlenda.

Após, diga-lhes que essa música que cantaram se chama parlenda e que as crianças, antigamente, gostavam muito destas brincadeiras cantadas e usavam-nas em diferentes momentos de seus dias.

Além disso, uma das características marcantes das parlendas é o uso de rimas. Para isso, questione-os:

- Vocês sabem o que é rima?

- Qual palavra vocês acreditam que estejam rimando?

- Todas as palavras existem ou algumas foram inventadas?

Ao final, peça que ilustrem o que entenderam.

 

2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE DUAS AULAS GEMINADAS DE 60MIN CADA

TRABALAHANDO O TEXTO INSTRUCIONAL

Para se trabalhar as parlendas e instigar o interesse dos alunos sobre o tema, a sugestão é iniciar com brincadeiras cantadas, como “Corre cutia”, por exemplo. A partir deste entusiasmo, elaborar um texto instrucional.

Para isso, pergunte aos alunos quem já brincou de “Corre cutia” e quem conhece a letra da música. Cante uma vez na sala e explique as regras, para que conheçam o ritmo e como jogar, antes do início da brincadeira. Depois, convide os alunos para o pátio, munidos de seus netbooks, para a realização da brincadeira.

A letra da música cantada na brincadeira “Corre cutia”, pode variar conforme a região do país. Assim, a letra 1 refere-se a encontrada na região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais.

LETRA 1:

CORRE, CUTIA,

DE NOITE DE DIA,

NA CASA DA TIA;

 

CORRE CIPÓ,

NA CASA DA VÓ,

LÁ TEM UM CACHORRINHO CHAMADO TOTÓ,

ELE É BONITINHO DE UM LADO SÓ;


LENCINHO NA MÃO,

CAIU NO CHÃO,

MOÇA BONITA,
DO MEU CORAÇÃO;

 

NENÉM QUE CHORA,

QUER MAMAR,

MOÇA QUE NAMORA,

QUER CASAR,


UM,DOIS, TRÊS

ACABOU A SUA VEZ.

 

Fonte: Acervo da autora

 A letra 2, é a letra mais encontrada em sítios da internet.

LETRA 2 :

CORRE, CUTIA,

NA CASA DA TIA

CORRE CIPÓ

NA CASA DA AVÓ

LENCINHO NA MÃO

CAIU NO CHÃO

MOÇA BONITA

DO MEU CORAÇÃO

UM, DOIS, TRÊS

 

Fonte: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21#ixzz1aNZsiYvi

Professor, é importante que você trabalhe com a letra conforme ela é cantada em sua região, para que os alunos, ao brincarem em lugares fora do contexto escolar, saibam como brincam ou brincavam as pessoas daquele local, assim, além de resgatar brincadeiras antigas, você também está valorizando e difundindo a cultura local.

Independente da escolha, leve a letra da música impressa e solicite, novamente, que colem no caderno de Língua Portuguesa.

TEXTO INSTRUCIONAL:

 Aproveite este momento para trabalhar com o texto instrucional. Questione os alunos se eles conhecem as regras para participar desta brincadeira. Depois de explorar as regras, faça o registro de forma coletiva, ou seja, à medida que falam você registra na lousa.

Professor, se seus alunos ainda não conhecem textos instrucionais, leve alguns exemplos para eles visualizarem a estrutura deste gênero textual, pois ele tem algumas características peculiares. Providencie: receitas culinárias, bulas de remédios, regras de jogos ou outros. Mas, se quiser, eles também poderão utilizar seus laptops por meio de Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet], e consultarem sítios que possuem alguns modelos.

Como exemplo, segue alguns endereços eletrônicos, que trabalham textos instrucionais voltados para o público infantil:

1- REGRAS DE JOGO:

http://www.portaldafamilia.org/sclazer/jogos/jogossalao.shtml

2- RECEITAS:

http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/especial/dia-das-criancas/

http://www.montesiao.pro.br/estudos/crianca/ferias/receitas.html

 

Vale ressaltar ainda, que para a realização deste momento, você poderá imprimir as regras e reproduzir em tamanho grande, como o A3. Além disso, é interessante levar o texto instrucional para o pátio;

Veja a seguir uma sugestão do texto instrucional, elaborado de acordo com a cultura local, ou seja, da região de Uberlândia.

CORRE-CUTIA

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

1.      MAIS DE DUAS PESSOAS, O IDEAL É UM GRUPO MAIOR.

2.      UMA BOLA OU OUTRO OBJETO PEQUENO (COMO LENÇO, PEDRA, PETECA, DENTRE OUTROS)

COMO JOGAR:

1-       ORGANIZEUMA RODA.

2-      TODO MUNDO FICA SENTADO NO CHÃO, COM AS MÃOS PARA TRÁS, MENOS O PEGADOR.

3-      O PEGADOR PRECISA CORRER EM VOLTA DA RODA, SEGURANDO A BOLA, ENQUANTO TODO O MUNDO CANTA A MÚSICA.

4-      NESTA HORA, O PEGADOR ESCOLHE ALGUÉM E COLOCA A BOLA ATRÁS DESTA PESSOA.

5-      QUEM GANHOU A BOLA PRECISA SE LEVANTAR E CORRER ATRÁS DO PEGADOR.

6-      O PEGADOR TEM QUE CORRER PARA NÃO SER PEGO, DAR UMA VOLTA EM TORNO DA RODA E SENTAR NO LUGAR DA PESSOA QUE LEVANTOU.

7-      SE A PESSOA CONSEGUIR PEGÁ-LO ANTES, ELE SENTA NO MEIO DA RODA. NESTE CASO, QUER DIZER QUE ELE CHOCOU.

8-      SE ELE SENTAR ANTES DO PEGADOR ALCANÇÁ-LO ELE ESTÁ SALVO.

9-      CONTINUA A BRINCADERA ATÉ TODOS SEREM O PEGADOR.

ADAPTAÇÃO:

O ALUNO QUE FOR PEGO, NÃO FICARÁ NO MEIO DA RODA, ELE FICARÁ RESPONSÁVEL POR TIRAR AS FOTOS DA BRINCADEIRA.

Para determinar quem será o primeiro pegador, utilize novamente a parlenda “UNI DUNI TÊ”.

Para fotografar este momento, solicite que os alunos utilizem seus computadores e acessem o WxCam a webcam, localizada na área de trabalho ou acessada pelo caminho [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam] .

Estas fotos poderão ser impressas e compor um painel de registros, na sala de aula.

Retorne para a sala e, utilizando o programa KWord [Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório>Processador de Textos]. Solicite que façam um texto dizendo o que acharam da brincadeira. Esta atividade será importante para que os alunos tenham boa compreensão da brincadeira, além de oportunizar a tentativa de escrita de forma contextualizada. Solicite também que ilustrem o texto, para tanto, poderão utilizar  as ferramentas de pintura doTux Paint [Metasys>Edusyst/arte e Música>Pintura Digital] de seus laptops.

Outra opção seria elaborar o texto escrito manualmente, com a mesma sugestão de ilustração.

Ao final, solicite que cada aluno troque seu computador ou sua folha com seu texto, com um colega, para que eles mesmos corrijam as produções dos colegas. Para isso, é necessário realizar as trocas observando a organização das duplas, para que sejam duplas heterogêneas, ou seja, um aluno com mais facilidade junto a um aluno com mais dificuldade no processo de alfabetização.

Após a correção, imprima as regras e solicite que colem no caderno de Língua Portuguesa.

 

3° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

BRINCANDO COM AS PALAVRAS

A parlenda “Amanhã é domingo” é a sugestão para o trabalho com os dias da semana e com as rimas.

Para isso, imprima a parlenda e entregue uma para cada aluno, para colarem no caderno.

Depois, solicite que os alunos leiam a parlenda, cantando novamente  “UNI DUNI TÊ”, para saber de quem é a vez de ler.

AMANHÃ É DOMINGO

PÉ DE CACHIMBO

O CACHIMBO É DE OURO

 BATE NO TOURO

 O TOURO É VALENTE

 CHIFRA A GENTE

 A GENTE É FRACO

CAI NO BURACO

 O BURACO É FUNDO

 ACABOU-SE O MUNDO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Fonte: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21

Depois, questione os alunos:

_ Qual é o dia da semana falado na parlenda?

- Vocês conseguem perceber rimas nesta parlenda?

- Quais as rimas que vocês encontraram?

-Circule na parlenda as palavras que rimam.

-Ilustre a parlenda.

Logo após, divida os alunos em 5 (cinco) grupos, sendo um para cada dia da semana, exceto o domingo, pois para este dia a parlenda já existe e segunda, que servirá de exemplo na atividade.

Oriente os alunos a mudar as palavras que rimam por outras rimas e o dia “ domingo” por outro dia.

Isto poderá ser feito com uma atividade semelhante a este exemplo:

uca- atividades

ATIVIDADE

A SEMANA TEM SETE DIAS (DOMINGO, SEGUNDA- FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO). ESTA PARLENDA FALA DE UM DIA DA SEMANA APENAS. QUAL É ESTE DIA?

_______________________________

SE A NOSSA TURMA CRIASSE UMA PARLENDA PARA CADA DIA, COMO ELAS FICARIAM? EU CRIEI UMA PARLENDA PARA: SEGUNDA-FEIRA.

VEJA COMO FICOU A MINHA BRINCADEIRA COM AS PALAVRAS:

AMANHÃ É SEGUNDA

DIA DE  BRINCARNA PISCINA FUNDA

CACHIMBO É DE PRATA

BATE NA LATA

O TOURO E ELEGANTE

BATE NO ELEFANTE

AGENTE É FELIZ

CAI NO CHAFARIZ

O CHAFARIZ É LARGO

FICOU COM GOSTO AMARGO.

AGORA, TENTEM TAMBÉM FAZER UMA BRINCADEIRA COM AS PALAVRAS. SEU DIA É:

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Ao final, solicite que apresentem aos colegas como ficaram as parlendas criadas pelos grupos.

Lembrete: para escolher a ordem das apresentações, vocês poderão cantar novamente “UNI DUNI TÊ”.

 

5° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

BRINCANDO COM O ALFABETO

Como os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão em processo de alfabetização, é importante criar estratégias para que as aprendizagens necessárias a este processo aconteçam de forma valorativa.

Dessa forma, a sugestão para este momento é trabalhar a parlenda “Jacaré foi à feira”, somando a música ao alfabeto.

VEJA EXEMPLO:

MÚSICA ORIGINAL

O JACARÉ FOI À FEIRA

NÃO SABIA O QUE COMPRAR

COMPROU UMA CADEIRINHA PRA COMADRE SE SENTAR

A COMADRE SE SENTOU

A CADEIRA ESBORRACHOU

O JACARÉ CHOROU, CHOROU

O DINHEIRO QUE GASTOU

 

 

MÚSICAS MODIFICADAS

LETRA M:

O MACACO FOI À FEIRA

NÃO SABIA O QUE COMPRAR

COMPROU UMA  MAMADEIRA PRA MENINA MAMAR

A MENINA MAMOU

A MAMADEIRA ESBORRACHOU

O MACACO CHOROU, CHOROU

O DINHEIRO QUE GASTOU

 

LETRA P:

O PATO FOI À FEIRA

NÃO SABIA O QUE COMPRAR

COMPROU UMA PANELA PRA PRIMA PEGAR

A PRIMA PEGOU

A PANELA ESBORRACHOU

O PATO CHOROU, CHOROU

O DINHEIRO QUE GASTOU

 

 

Professor, questione os alunos sobre a diferença entre uma parlenda e um texto instrucional. Verifique se eles compreenderam a função informativa do texto instrucional que é de instruir, orientar enquanto que a parlenda é um texto lúdico, que brinca com as palavras.

Para complementar,  faça esta atividade por escrito. Veja uma sugestão:

 

NÓS TRABALHAMOS COM TEXTO INSTRUCIONAL E COM PARLENDAS. ESCREVA O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE ESTES TEXTOS:

TEXTO INSTRUCIONAL PARLENDA

 

 

Para a construção da atividade, retome as características do texto instrucional, como por exemplo:

uca- atividades

 

VAMOS MODIFICAR A MÚSICA “JACARÉ FOI À FEIRA”?

 

PARA ISSO, SIGA AS INSTRUÇÕES:

1.      LEIA ATENTAMENTE A MÚSICA “JACARÉ FOI À FEIRA”

2.      VEJA AS PALAVRAS QUE ESTÃO SUBLINHADAS

3.      TENTE TROCAR A PALAVRA SUBLINHADA POR UMA QUE COMECE COM A LETRA INICIAL DO SEU NOME

4.      VEJA SE FICOU LEGAL

5.      MOSTRE PARA OS SEUS AMIGOS

 

QUAL É A LETRA INICIAL DO SEU NOME?

_____________________________

 

A MÚSICA:

O JACARÉ FOI À FEIRA

NÃO SABIA O QUE COMPRAR

COMPROU UMA CADEIRINHA PRA COMADRE SE SENTAR

A COMADRE SE SENTOU

A CADEIRA ESBORRACHOU

O JACARÉ CHOROU, CHOROU

O DINHEIRO QUE GASTOU

 

A NOVA MÚSICA:

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Recursos Complementares
Avaliação

Professor, ao final de cada atividade é possível perceber quais conhecimentos foram construídos.

Em relação às parlendas e aos textos instrucionais, observe se o aluno participou com entusiasmo e se conseguiram brincar, a partir da interpretação do texto instrucional.

Observe ainda como os alunos estão em relação ao processo de alfabetização, verificando se conseguiram fazer as substituições, brincar com as rimas e realizar a correção ortográfica do texto do colega.

Outro fator importante para a avaliação desta aula é ponderar com os alunos o que foi bom, o que foi ruim e o motivo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 10/11 - 90.91%
  • Quatro estrelas 1/11 - 9.09%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Monica Sopelete, UFU , Minas Gerais - disse:
    mcsopelete@icbim.ufu.br

    19/11/2013

    Cinco estrelas

    Atividades que buscam integrar várias habilidades. Ótima!


  • ADRIANA, EMEF Barigui , São Paulo - disse:
    nana_dri@hotmail.com

    15/10/2013

    Cinco estrelas

    Sequencia maravilhosa. Parabens!


  • Raquel, Escola Waldemar , Mato Grosso do Sul - disse:
    raquelsp80@hotmail.com

    11/09/2013

    Cinco estrelas

    amei...


  • Roberto Adriano, Faculdade Guairacá , Paraná - disse:
    robertoadriano@bol.com.br

    02/09/2013

    Cinco estrelas

    Aula super educativa,podemos explorar o lúdico das crianças,ótimo.


  • IEDA SANTOS, PESSOA FÍSICA , Minas Gerais - disse:
    ieda.s.p.s@hotmail.com

    18/08/2013

    Cinco estrelas

    MUITO BOM!


  • Daniela, IEE Monte Sião , Minas Gerais - disse:
    daniela.mendes.ped@gmail.com

    29/04/2013

    Cinco estrelas

    Achei ótima esta aula.


  • mirani Eerreira, Escola Renascer 02 , Bahia - disse:
    lalaselole@hotmail.com

    14/04/2013

    Quatro estrelas

    maravilhosa,foi um incentivo mui grande para mim.Amei!


  • Luceli de Fatima, EMEF Oneide Bortolote , São Paulo - disse:
    luceli.fatima@gmail.com

    17/03/2013

    Cinco estrelas

    Maravilhosa as sugestoes aqui sugerida irao enriquecer o meu trabalho em sala de aula me auxiliarao no desenvolvimento do meu trabalho no curso de Alfabetização e redaçao


  • josmeire, E.M.Sao Gonçalo , Minas Gerais - disse:
    josmeire_breves@hotimail.com

    19/08/2012

    Cinco estrelas

    Amei!!!! era tudo que precisava.Achei muito criativa,obrigada.


  • giane baptista, colegio dos meus sonhos , Rio de Janeiro - disse:
    gianebap@hotmail.com

    01/12/2011

    Cinco estrelas

    Amei as atividades propostas com parlendas.Estou desenvolvendo um plano com o mesmo tema e possibilitou uma explosão de idéias. Sobre a parlenda" Hoje é domingo " a frase "pé de cachimbo" é a mais encontrada, como se fosse um tipo de planta .Pesquisando textos de dominio popular descobri que seria "pede cachimbo", ou seja, "domingo é dia de fumar cachimbo". Obrigadisssimo pelas idéias compartilhadas!Abraços!


  • edny camilo de souza, CMEB NS APARECIDA , Santa Catarina - disse:
    denydaana@yahoo.com.br

    21/10/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito, o Brasil precisa de professores assim...


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