19/10/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
É necessário que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, Wxcam, KolourPaint e Mozilla Firefox.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, nesta aula vamos utilizar o tema “animais” como pretexto para ensinar não apenas o conteúdo, mas desenvolver estratégias que ensinem aos alunos que se aprende por diversos caminhos e a entrevista é uma forma de buscar novos conhecimentos.
-Você poderá utilizar outros temas, tais como: água, higiene, plantas ou outros.
Para motivar os alunos poderemos utilizar diversos recursos: histórias, jogos, brincadeiras, músicas, poesias ou outros. Nesta proposta vamos utilizar uma música que fala sobre.
A música é um excelente instrumento de sensibilização nesta faixa etária, por isso fizemos esta opção.
Sugerimos a música “A língua dos animais” de Rogério Azeredo, a qual pode ser encontrada no sítio http://www.youtube.com/watch?v=NsdA6TVV_Gc (acesso em 12/10/11).
EXPLORANDO A MÚSICA
Professor, leve para sala de aula a música impressa ou registre na lousa. Solicite que copiem, leiam e depois ilustrem a música. Eles poderão ilustrá-la usando a ferramenta dos netbooks, chamada de KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura).
Em seguida deverão localizar as seguintes informações:
INSTIGANDO A CURIOSIDADE
Como nosso objetivo é mostrar aos alunos o papel da entrevista na aprendizagem, após ouvirem e brincarem com a música, procure induzir as respostas de forma que sejam eles que apontem a solução. Para isto, sua condução é fundamental, questionando-os e direcionando o debate.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONSTRUINDO O CONVITE: ENTREVISTA NA SALA
Professor, explique aos seus alunos que o convite deve conter algumas informações importantes tais como:
|
CONVITE DESTINATÁRIO (para quem estamos enviando o convite)
OBJETIVO (o motivo: entrevista sobre os animais...) DATA E HORÁRIO LOCAL (sala de aula ou outro local, nome da escola, endereço)
REMETENTE (alunos...)
|
Você também pode levar para a sala de aula vários modelos de convite, para que os alunos tenham alguns modelos. Ou orientar que os alunos acessem por meio da internet Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o seguinte sítio:
http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/ acesso em 03/10/11.
Registre na lousa para que eles possam consultar.
-Solicite que elaborem o convite e depois faça uma votação para escolher qual será enviado.
-Se achar necessário, distribua a metade de uma folha de papel para cada aluno elaborar seu convite.
Você pode fornecer folha de papel contendo uma moldura ou então sugerir que façam uma:
Fonte: http://www.atividadeseducativas.net.br/atividades-educativas-300-bordas-coloridas-para-textos-e-mensagens-educacao-infantil/bordas-coloridas-para-textos-e-mensagens-2/ (acesso em 03/10/11)
Outra opção é utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) para digitarem o convite.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
ELABORANDO O ROTEIRO DA ENTREVISTA
Professor, depois de elaborar e enviar o convite trabalhe com o roteiro da entrevista. Ele é fundamental para obtermos uma boa organização, pois direciona as perguntas para não fugir do objetivo do trabalho.
-Sabemos que as crianças são curiosas, por isto é importante que elas perguntem, mas a organização vai possibilitar maior aprendizagem sobre o tema pesquisado.
-Faça um levantamento das questões que eles querem saber. Escreva a pergunta e quem vai fazê-la.
-Reserve um tempo ao final para que eles possam perguntar o que não estava no roteiro, pois é importante para eles.
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ROTEIRO DA ENTREVISTA Entrevistadores: Alunos do ____ ano do Ensino Fundamental NOME DO ENTREVISTADO: _______________________________________________________ LOCAL: __________________________________________________ HORÁRIO: ________________________________________ OBJETIVOS DA ENTREVISTA: __________________________________________________________ __________________________________________________________ QUESTÕES: 1) 2) 3)
|
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
ENTREVISTA
Professor, o sucesso do trabalho depende muito da organização e preparação. Estabeleça normas para a entrevista. Para isso, questione-os sobre como deverão se organizar. Veja uma sugestão:
Possíveis combinados feitos a partir das respostas:
-Professor, o seu papel enquanto mediador é fundamental, mas procure dar autonomia para os alunos, pois a elaboração do roteiro e a organização prévia te possibilitarão isto.
-Procure registrar este momento, se possível fotografe ou grave a entrevista. Se perceber que seus alunos podem desempenhar este papel, delegue para eles a função de registrar, fotografando, gravando ou filmando. Para isto utilize a câmera na área de trabalho do netbook WxCam ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, o relatório vai possibilitar que você sistematize as informações obtidas durante a entrevista, para isso você poderá fazer um amplo debate sobre ela ou caso tenha gravado ou filmado poderá assistir ou ouvir com os alunos, à medida que forem elaborando o relatório. Vocês podem acessar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) para digitarem e depois imprimirem o relatório.
RELATÓRIO: ENTREVISTA
|
RELATÓRIO DA ENTREVISTA Hoje, dia ___ de ________ de 2011, às ____ horas, em nossa sala de aula, entrevistamos ________________________________________________ Nós descobrimos que ________________________________________________________________________________________ |
SOCIALIZAÇÃO:
Professor, é fundamental a divulgação dos resultados, por isso faça um painel com as fotos e divulgue juntamente com os relatórios, assim os alunos irão perceber a importância do trabalho realizado, sua relevância social.
Professor, peça para que seus alunos acessem o seguinte sítio, por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet, o qual trabalha com a classificação dos animais. Eles vão adorar! http://www.pucrs.br/edipucrs/online/ganhatempo/classificacoes/classifica1.html acesso em 03/10/11.
Professor, observe se seus alunos aprenderam a estrutura de um convite para isto verifique os convites que elaboraram para a pessoa que entrevistaram. A melhor maneira de avaliar é acompanhar e registrar o processo, pois a partir das observações, você poderá redirecionar seu trabalho e fazer as adequações metodológicas necessárias para uma melhor aprendizagem.
Verifique se eles entenderam o que é um roteiro de entrevista, sua importância e estrutura. Ao fazer o relatório procure observar se os objetivos foram alcançados, se eles conseguiram se expressar de forma clara durante o diálogo com o entrevistado.
Avalie o relatório elaborado a partir da entrevista e verifique se as principais informações foram privilegiadas e se os alunos perceberam a importância deste trabalho para buscar informações.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!