Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Qual o papel da entrevista na alfabetização?

 

19/10/2011

Autor y Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Elaborar coletivamente roteiro de entrevista observando: tempo, local, objetivo e tema da entrevista;
  • Reconhecer a entrevista enquanto fonte de pesquisa;
  • Identificar as características de um convite;
  • Investigar sobre as características dos animas;
  • Sistematizar informações coletadas;
  • Expressar de forma clara e coerente.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 (cinco) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, Wxcam, KolourPaint e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

 Grupo de Alunos 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

Professor, nesta aula vamos utilizar o tema “animais” como pretexto para ensinar não apenas o conteúdo, mas desenvolver estratégias que ensinem aos alunos que se aprende por diversos caminhos e a entrevista é uma forma de buscar novos conhecimentos.

-Você poderá utilizar outros temas, tais como: água, higiene, plantas ou outros.

Para motivar os alunos poderemos utilizar diversos recursos: histórias, jogos, brincadeiras, músicas, poesias ou outros. Nesta proposta vamos utilizar uma música que fala sobre.

A música é um excelente instrumento de sensibilização nesta faixa etária, por isso fizemos esta opção.

Sugerimos a música “A língua dos animais” de Rogério Azeredo, a qual pode ser encontrada no sítio http://www.youtube.com/watch?v=NsdA6TVV_Gc (acesso em 12/10/11).

 

EXPLORANDO A MÚSICA

Professor, leve para sala de aula a música impressa ou registre na lousa. Solicite que copiem, leiam e depois ilustrem a música. Eles poderão ilustrá-la usando a ferramenta dos netbooks, chamada de KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura).

 Em seguida deverão localizar as seguintes informações:

  • Qual o título da música?
  • Quantos animais aparecem na canção?
  • Liste o nome de 3 animais citados.

 

INSTIGANDO A CURIOSIDADE

Como nosso objetivo é mostrar aos alunos o papel da entrevista na aprendizagem, após ouvirem e brincarem com a música, procure induzir as respostas de forma que sejam eles que apontem a solução. Para isto, sua condução é fundamental, questionando-os e direcionando o debate.

  1. - Onde poderemos pesquisar e aprender sobre animais?
  2. - Em livros, revistas, sítios da internet? Onde mais?
  3. - Qual o nome do profissional que estuda sobre animais? (biólogo, veterinário, zootecnista).
  4. - Por que é importante entrevistar um profissional que conhece sobre o tema?
  5. - O que poderemos perguntar a ele/a?
  6. - Quem conhece algum destes profissionais?
  7. - Que tal  convidar algum deles para vir até a escola para ser entrevistado por nós?
  8. - Como poderemos convidar este profissional para vir participar de uma entrevista em nossa sala?

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

CONSTRUINDO O CONVITE: ENTREVISTA NA SALA

 

Professor, explique aos seus alunos que o convite deve conter algumas informações importantes tais como:

 

Atividades

CONVITE

DESTINATÁRIO (para quem estamos enviando o convite)

 

OBJETIVO (o motivo: entrevista sobre os animais...)

DATA E HORÁRIO

LOCAL (sala de aula ou outro local, nome da escola, endereço)

 

 REMETENTE (alunos...)

 

 

Você também pode levar para a sala de aula vários modelos de convite, para que os alunos tenham alguns modelos. Ou orientar que os alunos acessem por meio da internet Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o seguinte sítio:

http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/ acesso em 03/10/11.

 

Registre na lousa para que eles possam consultar.

-Solicite que elaborem o convite e depois faça uma votação para escolher qual será enviado.

-Se achar necessário, distribua a metade de uma folha de papel para cada aluno elaborar seu convite.

Você pode fornecer folha de papel contendo uma moldura ou então sugerir que façam uma:  

 

Moldura

Fonte:  http://www.atividadeseducativas.net.br/atividades-educativas-300-bordas-coloridas-para-textos-e-mensagens-educacao-infantil/bordas-coloridas-para-textos-e-mensagens-2/ (acesso em 03/10/11)

Outra opção é utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) para digitarem o convite.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

ELABORANDO O ROTEIRO DA ENTREVISTA  

Professor, depois de elaborar e enviar o convite trabalhe com o roteiro da entrevista. Ele é fundamental para obtermos uma boa organização, pois direciona as perguntas para não fugir do objetivo do trabalho.

 -Sabemos que as crianças são curiosas, por isto é importante que elas perguntem, mas a organização vai possibilitar maior aprendizagem sobre o tema pesquisado.

-Faça um levantamento das questões que eles querem saber. Escreva a pergunta e quem vai fazê-la.

-Reserve um tempo ao final para que eles possam perguntar o que não estava no roteiro, pois é importante para eles.

 

Pesquisa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

ROTEIRO DA ENTREVISTA

Entrevistadores: Alunos do ____ ano do Ensino Fundamental

NOME DO ENTREVISTADO: _______________________________________________________

LOCAL: __________________________________________________

HORÁRIO: ________________________________________

OBJETIVOS DA ENTREVISTA:

__________________________________________________________

__________________________________________________________

QUESTÕES:

1)

2)

3)

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

ENTREVISTA

 

Professor, o sucesso do trabalho depende muito da organização e preparação. Estabeleça normas para a entrevista. Para isso, questione-os sobre como deverão se organizar. Veja uma sugestão:

  1. Como deveremos nos comportar durante a entrevista? Podemos sair enquanto o entrevistado está falando?
  2. Para falar, o que devemos fazer?
  3. Todos poderão perguntar de uma vez?
  4. Podemos perguntar algo que não foi perguntado, que não estava no roteiro?
  5. Podemos ficar brincando durante a entrevista?

Possíveis combinados feitos a partir das respostas:

  1. Durante a entrevista não é permitido sair para ir ao banheiro ou beber água, a não ser em situação de urgência.
  2. Para falar ou perguntar deve-se levantar a mão e aguardar a sua vez.
  3. Respeitar a ordem das perguntas estabelecidas no roteiro.
  4. Só depois de feitas todas as perguntas é que serão permitidas perguntas que não estejam no roteiro.
  5. Não são permitidas brincadeiras que atrapalhem a entrevista.

 -Professor, o seu papel enquanto mediador é fundamental, mas procure dar autonomia para os alunos, pois a elaboração do roteiro e a organização prévia te possibilitarão isto.

 -Procure registrar este momento, se possível fotografe ou grave a entrevista. Se perceber que seus alunos podem desempenhar este papel, delegue para eles a função de registrar, fotografando, gravando ou filmando.    Para isto utilize a câmera na área de trabalho do netbook WxCam ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o relatório vai possibilitar que você sistematize as informações obtidas durante a entrevista, para isso você poderá fazer um amplo debate sobre ela ou caso tenha gravado ou filmado poderá assistir ou ouvir com os alunos, à medida que forem elaborando o relatório.   Vocês podem acessar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) para digitarem e depois imprimirem o relatório.

RELATÓRIO: ENTREVISTA

 

 

Atividades

RELATÓRIO DA ENTREVISTA

 Hoje, dia ___ de ________ de 2011, às ____ horas, em nossa sala de aula, entrevistamos ________________________________________________

 Nós descobrimos que ________________________________________________________________________________________

 

 

 SOCIALIZAÇÃO:

Professor, é fundamental a divulgação dos resultados, por isso faça um painel com as fotos e  divulgue juntamente com os relatórios, assim os alunos irão perceber a importância do trabalho realizado, sua relevância social.

Recursos Complementares

Professor, peça para que  seus alunos  acessem o seguinte sítio, por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet, o qual trabalha com a classificação dos animais. Eles vão adorar!  http://www.pucrs.br/edipucrs/online/ganhatempo/classificacoes/classifica1.html  acesso em 03/10/11.

Avaliação

Professor, observe se seus alunos aprenderam a estrutura de um convite para isto verifique os convites que elaboraram para a pessoa que entrevistaram. A melhor maneira de avaliar é acompanhar e registrar o processo, pois a partir das observações, você poderá redirecionar seu trabalho e fazer as adequações metodológicas necessárias para uma melhor aprendizagem.

Verifique se eles entenderam o que é um roteiro de entrevista, sua importância e estrutura. Ao fazer o relatório procure observar se os objetivos foram alcançados, se eles conseguiram se expressar de forma clara durante o diálogo com o entrevistado.

Avalie o relatório elaborado a partir da entrevista e verifique se as principais informações foram privilegiadas e se os alunos perceberam a importância deste trabalho para buscar informações.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.