Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como retratar por meio de texto o ambiente observado e as modificações sofridas por ele?(UCA)

 

19/10/2011

Autor y Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Retratar por meio de texto o ambiente observado e as modificações sofridas por ele;
  • Descrever e argumentar sobre a ação do homem na transformação do ambiente;
  • Caracterizar o lugar retratado utilizando texto, desenho ou colagem;
  • Estruturar o texto de forma coerente.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 4 (quatro) atividades.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Professor é importante que seu aluno esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, estruturando pequenos textos. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, Wxcam, KolourPaint e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos 

 

1ª  Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, a criança é naturalmente criativa, por isso vamos explorar este potencial instigando sua imaginação. Você poderá utilizar sua sala de aula, ou se houver um espaço confortável, com almofadas, utilize-o. Outra opção, caso sua escola tenha, seria ir para debaixo de uma árvore e sentarem em sua sombra, assim o ambiente se aproximaria mais do trabalho.

VIAJANDO: NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO

Professor, prepare o ambiente. Você poderá utilizar estes materiais, mas também poderá realizar a atividade sem eles, é opcional: som com CD com música suave, com canto de pássaros; Aroma do campo;

-Se estiver em um ambiente fechado, coloque um incenso de flores do campo ou outro perfume que lembre o mato, ou utilize um spray. Estes recursos são opcionais, se você não tiver isto não inviabiliza o trabalho.

-Coloque uma música suave, com sons da natureza. Existem no mercado vários CDs com sons da natureza. No sítio http://www.imusica.com.br/Album.aspx?id=627 (acesso em 03/10/11) você encontra alguns álbuns disponíveis para compra, mas se não tiver conduza a viagem sem a música utilize um tom de voz suave, de forma que as crianças se deixem levar... 

-Se estiverem embaixo de uma árvore, basta sentarem de forma confortável, próximos de você, para que ouçam o que vai falar.

-Solicite que todos fechem os olhos, deitem a cabeça na mesa, respirem suavemente e imaginem que estão todos dentro de um ônibus viajando em direção a uma floresta.

-Oriente-os que sentem ao lado de uma janela do ônibus e observem a paisagem que está cada vez mais verde. O ônibus para, e todos descem. Vamos agora entrar na floresta. Observem as árvores imensas a nossa frente, a vegetação fechada.

-Iniciamos nossa caminhada pisando nos galhos finos das árvores que estalam quando quebramo-los com os pés. As folhas cobrem o chão úmido e durante a caminhada, temos que nos abaixar algumas vezes, para nos livrar dos galhos das árvores que se colocam a nossa frente.  

-Ouçam o canto dos pássaros, o barulho dos animaizinhos que correm em meio as árvores, os grilos, os insetos voando ao nosso redor, macaquinhos nos observando de longe, escondidos por entre as folhas, o vento soprando  as folhas das árvores...

- Respirem fundo...sintam o cheiro do mato, das flores que estão se abrindo. Sintam o perfume da floresta...

- Ouçam o barulho das águas... um riacho corre logo abaixo. Vamos descer até as margens desse riacho de água cristalina, limpa e doce. Observem os peixinhos nadando, o cardume desliza de um lado ao outro. Toquem a água com as mãos. Sintam o frescor da água em suas faces, afinal esta é uma água pura, cuja nascente brota em meio às folhagens que a protege.

-As imensas árvores se colocam em nosso caminho, cujas copas reinam poderosas deixando passar alguns raios de sol que buscam alcançar o solo úmido. Tentem abraçar uma árvore. Sinta a extensão do seu tronco, a dureza da madeira, o pulsar da seiva que corre dentro de seu tronco.

- Ainda dentro da floresta buscamos o caminho de volta. Pela sombra das imensas árvores voltamos pelo mesmo caminho, deixando para trás os animaizinhos que nos observam com olhos assustados, o cheiro das plantas, o perfume das flores, o canto dos pássaros.

-Ao sairmos da floresta avistamos o nosso ônibus e, apesar de cansados e com os pés sujos de terra úmida e fofa, estamos felizes de poder ter visto uma floresta, uma paisagem natural, que o homem ainda não modificou que preserva toda sua diversidade natural.

-Todos retornamos aos nossos lugares e ainda sob o efeito dos cheiros da floresta que entraram em nossos pulmões, chegamos em nossa escola e aqui estamos em nossa sala.

-Abram os olhos lentamente... Alonguem os braços (espreguicem) e retomem sua posição.

 

RETRATANDO A PAISAGEM NATURAL

-Professor sabemos que descrever é “fazer um retrato”, é dar as características, é dizer como é, assim, ainda “sob o efeito da viagem na floresta”, proponha que os alunos resgatem as imagens, os cheiros, as sensações, as percepções que tiveram durante o passeio  e descrevam o que viram, sentiram e perceberam nesta paisagem.  Eles não precisam ficar restritos ao que você descreveu enquanto conduzia o passeio. Com certeza terão muito para contar.

-Depois de descrever solicite que façam um desenho buscando representar esta paisagem que imaginaram. Ele deve ser bem colorido e busque representar o máximo possível da diversidade natural percebida.

-Você pode sugerir um título ou deixar que escolham, por exemplo:

 

Atividades

“DESCREVENDO UMA VIAGEM PELA FLORESTA”

__________________________________

__________________________________

__________________________________

__________________________________

 

 

Pintando um quadro.

-Peça que façam uma ilustração da paisagem que imaginaram. Se puder faça uma parceria com o professor de Artes,  utilize aquarela ou outra técnica de desenho ou pintura, mas se não for possível faça você mesmo a proposta. Distribua uma folha com  a moldura ou solicite que eles façam no caderno:

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Aluno: ______________________________

Minha Floresta

_______________________________________________________________________________

 _______________________________________________________________________________

 

Professor, outro instrumento que vocês podem utilizar na construção de desenhos é a ferramenta dos netbooks chamada de KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura).

 

2ª  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Tarefa de Casa 

-Professor para que os alunos percebam as modificações feitas pelo homem sobre a natureza e possam “imaginar” as características de uma paisagem geográfica proponha  que escolham um local da escola  ou do bairro onde moram e  que sofreu modificações pela ação do homem.

-Se puderem, solicite que tirem fotos deste local e colem no caderno, ou então que tragam uma foto pronta de algum lugar que conheçam e apresente as características de uma paisagem modificada pelo homem. Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para fazerem o registro das fotos.

 

EXEMPLO DE PAISAGEM MODIFICADA

Paisagem construída 

Fonte: acervo da autora

 

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO:

1- Onde está localizada a paisagem observada?

2- Quais as modificações observadas (construção, corte de árvores, modificação no terreno e outros)?

3- O que chamou a sua atenção? Solicite que tragam estas observações registradas para próxima atividade.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

DESCREVENDO UMA PAISAGEM MODIFICADA

-Para encerrar esta aula solicite que colem no caderno, a foto ou o recorte da paisagem modificada que observaram.

 -A partir da foto ou da imagem (recorte) e das questões registradas peça que produzam um texto descritivo, no qual devem descrever de forma clara e coerente o que observaram.

-Sugestão de título: “Descrevendo uma paisagem modificada pelo homem”

  Para esta atividade os alunos poderão acessar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) para digitarem suas produções.

 

Atividades

“DESCREVENDO UMA PAISAGEM MODIFICADA PELO HOMEM”

__________________________________

__________________________________

__________________________________

__________________________________

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SOCIALIZANDO

Monte um painel com as fotos e produções de textos: a viagem imaginária e a produção da paisagem modificada pelo homem. Inclua também as pinturas confeccionadas na 1ª atividade.

Professor, convide outras turmas para apreciarem o trabalho. Decorem parte do ambiente, representando uma paisagem natural, com folhas no chão, árvores nos cantos da sala, cheirinho de mato, etc.  Coloquem como música ambiente, a utilizada na atividade da viagem imaginária, por exemplo. A sua turma e os visitantes terão a oportunidade de vivenciarem uma réplica de uma paisagem natural. Quem sabe esta atividade será um ponto de partida para uma vivência numa mata de verdade?

Registre por foto e/ou filmagem com a câmera dos netbooks (acesso já citado) este momento.

Recursos Complementares

-Segundo Texto enviado por Nássara Andrade http://www.paisagismobrasil.com.br/index.php?system=news&news_id=890&action=read   Consulta realizada em 03/10/2011. O conceito de paisagem é distorcido, pois muitas pessoas entendem que ela é somente aquilo natural, porém paisagem nada mais é que o domínio do visível, tudo aquilo que possamos ver. Ela é formada não só por volumes, mas também por cores, odores, movimentos, sons. Em suma, é o conjunto daquilo que vemos e sentimos, é o resumo da percepção.  

-Para ampliar nosso conceito de paisagem a professora Maria José, postou uma linda imagem e faz a seguinte reflexão no blog  http://geografandoavida.blogspot.com/2009/02/paisagens-naturais-e-modificadas.html (acesso em 03/10/11). Para a Geografia, paisagem é o conjunto dos elementos naturais e dos elementos humanizados ou culturais que podemos observar em um lugar. Em algumas paisagens, podemos observar que existem apenas elementos naturais ou poucos elementos culturais. Essas são as paisagens naturais, onde a presença humana é pequena ou inexistente. Já as paisagens geográficas são aquelas resultantes do trabalho humano que modifica a natureza. 

- É importante lembrar que os fenômenos naturais também modificam a paisagem. As sociedades humanas têm transformado as paisagens naturais de diversas maneiras: retirando a vegetação, explorando recursos minerais, mudando o curso de rios, construindo as cidades.

Avaliação

-A partir da atividade realizada pela turma, solicite que troquem as produções entre seus pares, assim os colegas poderão avaliar o conteúdo e a forma.

-Proponha também que alguns alunos leiam seu texto e verifique se eles compreenderam o conceito de paisagem natural e paisagem modificada.

 -Se perceber problemas de coesão e coerência, proponha a reescrita, pois é uma excelente forma para o aluno rever seu  texto e aprender, mas sabemos que nem sempre é possível orientar uma turma de 30 alunos, por isso  a cada atividade escolha um grupo. Privilegie principalmente os alunos que apresentam mais dificuldades.

-Em caso de dificuldades retome com eles o conceito trabalhado durante a produção de texto.

-Além das razões no campo da alfabetização, avalie o grau de percepção das crianças quanto a importância da natureza não modificada em nossas vidas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.