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UCA - A impessoalização do discurso por meio das orações subordinadas subjetivas

 

24/10/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e identificar as orações subordinadas substantivas subjetivas.
  • Verificar, por meio de análise de textos, a função estético-semântica das orações subordinadas subjetivas na impessoalização do discurso.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Orações subordinadas substantivas.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

 

Aula 01 (50 minutos)

Disponível em:

http://edgardm.wordpress.com/2010/07/17/mascaras-estilo-personalidade-por-escrit/

As orações subordinadas substantivas têm valor e funções próprias do substantivo – sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal e aposto.

O tema desta aula trata-se das orações subordinadas substantivas subjetivas. Ao optar pelo uso dessas orações, o autor tira o foco de si mesmo e o dirige para a própria informação, que passa a ser tomada não como algo pessoal, mas como uma verdade que não se discute.

Atividade

1. Quando o autor se  manifesta como locutor, apresentando-se de modo evidente, dizemos que o texto é pessoal. Por outro lado, quando há um esforço da parte do autor em se distanciar do assunto abordado, tratando objetivamente dos fatos, dizemos que o texto é impessoal.

Em textos científicos e argumentativos como crítica, o editorial, dentre outros, quase sempre procura escrever com impessoalidade, pois essa característica confere maior credibilidade ao texto, como se ele contivesse verdades universais indiscutíveis.

Para que  os alunos percebam a diferença entre  discurso de natureza pessoal  e impessoal, o professor deverá solicitar a eles que, em dupla, acessem em seus notebooks as páginas apresentadas abaixo para fazerem a leitura dos textos indicados.

Observação: o professor poderá optar por distribuir uma cópia dos textos aos alunos, uma vez que não há necessidade de ler os artigos na íntegra, mas apenas trechos deles.

Texto 01:

Bullying: o que é!

 Disponível em:

http://km-stressnet.blogspot.com/2007/11/bullying-violncia-nas-escolas.html

O "Bullying" é um termo de origem inglesa, que significa a agressão física ou psicológica, de forma intencional, praticada repetidamente por um aluno ou grupo de alunos sobre um colega ou grupo de alunos mais frágil.

Trata-se de um comportamento que assenta numa relação desigual de poder entre os intervenientes; ocorre repetidamente e de uma forma hostil e os alunos considerados alvos têm, normalmente, uma ou outra característica que os diferencia dos demais (usam óculos, são obesos, são os melhores ou os piores da turma, vestem ou pensam de maneira diferente, entre muitos outros motivos).

Entre as crianças e os jovens, o “bullying” pode assumir proporções graves e refletir-se num comportamento anti-social com consequências muito sérias para o futuro, quer para os alunos agressores quer para os alunos agredidos.

[...]

 Disponível em:

http://km-stressnet.blogspot.com/2007/11/bullying-violncia-nas-escolas.html

 

Texto 02:

Falar do que se faz bem na escola (artigo de opinião de Paulo Trincão)

(publicado no Diário de Aveiro 20MAR09)

Desde há muito que defendo que se passam nas nossas escolas muitas coisas positivas que nos devem encher de orgulho. Se na escola existir o mais  pequeno problema, ele é notícia, e muitas vezes até abre telejornais. É nesta altura que é muito fácil começar a dizer mal dos jornalistas, dos jornais, da televisão, e quase de imediato, do Governo, da oposição, da Europa, da América, e qualquer dia, dos chineses e dos indianos. Enfim, fica lançado o mote para realizar aquela catarse tão portuguesa de dizer mal de tudo e de todos.

É por isso que todos os que sabemos que existem professores dedicados, alunos motivados, políticas exigentes, mas certas, temos obrigação de as tornar públicas, remando assim contra o “tsunami” da contestação pela contestação.

[...]

Disponível em:

http://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/128052.html

 

2. O professor deverá fazer a leitura oral dos trechos dos textos – 1 e 2 – e  então conversar com os alunos, perguntando a eles:

a. Qual dos textos lidos apresenta uma opinião pessoal?

b. Quais são as marcas linguísticas da presença do autor? ( verbos na 1ª. pessoa, pronomes de 1ª pessoa)

c. Qual dos textos dá a impressão de que o que se diz não é opinião pessoal, mas verdade comprovada?

d. No texto em que predomina o discurso impessoal, em pessoa são conjugados os verbos empregados?

 

  • Conversar com os alunos sobre cada questão, complementando as respostas dadas.

 

Aula 02 (50 minutos)

 

Atividade

I - O professor solicita aos alunos que acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo com a canção “É necessário” na voz de Almir Sater.

É Necessário

Almir Sater

É necessário você preparar
Seu amor, arrumar sua cama
Acender sua chama
Para me receber essa noite
Para não pretender mais que sou
Para se proteger, disso tudo seu pavor
Ninguém vai nos fazer mal

Quando você cai dentro
Do meu coração
É como se o sol e a lua
Se esparramassem pelo chão

É importante você me saber
Acolher, como eu colho em você
Esperanças de querer
E deitar ao seu lado, de noite
E deixar que a paixão me domine
Num abraço pretender
Ser mais forte do que as leis
Que me prendem a você

Quando você cai dentro
Do meu coração
É como se o sol e a lua
Se esparramassem pelo chão

Letra e vídeo disponíveis respectivamente em:

http://letras.terra.com.br/almir-sater/44078/

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8gvNaIFuYxA

 almirsater

 Disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/portaldoprofessor-fa/FerramentaAulaGwt.jsp?e=49660&i=true&r=false&a=36885#passo4

Nascido em Mato Grosso do Sul, desde os doze anos já tocava viola e gostava do mato e sons da natureza. Aos vinte anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas desistiu da carreira de advogado, tornando-se um músico, motivado inicialmente por escutar no Largo do Machado uma dupla tocando viola caipira. Então dedicou-se ao seu estudo, tendo Tião Carreiro como mestre. Retornou à Campo Grande onde formou a dupla Lupe e Lampião com um amigo, adotando Lupe como nome artístico. Em 1979 foi para São Paulo, onde iniciou um trabalho com sua conterrânea Tetê  Espíndola, acompanhando também a cantora Diana Pequeno. [...]

Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Almir_Sater

 

II - Após a audição da música, os alunos, em dupla, deverão responder  às seguintes questões.

 

1. A oração subordinada substantiva  subjetiva funciona como sujeito do verbo da oração principal. O verbo da oração principal se apresenta sempre na terceira pessoa do singular e, nesse caso,  não há sujeito, o sujeito é a oração subordinada.

Identifique na canção de Almir Sater as orações que podem funcionar como sujeito para as orações seguintes:

É necessário.....

É importante...

 

2. As orações subordinadas podem ser reduzidas de infinitivo, de gerúndio e de particípio. As subordinadas substantivas só podem ser reduzidas de infinitivo.

É necessário você preparar seu amor

 

No exemplo acima, a oração“você preparar seu amor” é uma oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo. Observe que não foi necessário o uso da conjunção que.

a. Reescreva os períodos abaixo, desenvolvendo as orações subordinadas, acrescentando a conjunção e fazendo as adequações necessárias.

Observe o exemplo:

É necessário você preparar seu amor > É necessário que você prepare seu amor

É necessário arrumar sua cama.

É necessário acender sua chama.

É importante você me acolher.

 

3.  Discuta com seu colega e responda: na canção “É necessário”,  predominou o discurso pessoal ou impessoal? Justifique sua resposta

 

  • Professor, é importante que o aluno reflita sobre o uso da língua.  Na hora da correção, você pode propiciar esse momento.

 

Aula 03 (50 minutos)

 

Atividade

I – Os alunos deverão acessar a página abaixo  para fazerem a leitura do artigo indicado. O  professor pode optar por distribuir para eles  a cópia do texto (impressa)

ticsedu

 Disponível em:

http://tecnicoemredes.blogspot.com/2011/05/tics-na-educacao.html

O que nos oferecem as TIC (Tecnologias da Informática e da Comunicação) para as práticas docentes?

 

As novas tecnologias criam novas linguagens e formas de representação e permitem criar novos cenários de aprendizado. As instituições educativas não podem permanecer à margem, têm que conhecer e utilizar essas novas linguagens e formas de conhecimento. Ao falar da integração das novas tecnologias na educação, é necessário se ter uma referência entre o uso dos novos meios e da inovação educativa a ser realizada por etapas.

[...]

As TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) oferecem aos docentes a possibilidade de replantar as atividades tradicionais de ensinamento, ampliando e complementando com novas atividades e recursos de aprendizagem. As funções do docente e o seu papel como mediador, facilitador cognitivo e social é o projeto do currículo, informação, formação, elaboração de conteúdos e materiais, orientação, modelos de discursos grupais e a avaliação. Para que isso aconteça, é preciso integrar os professores as novas TIC e, para isso, é preciso que eles tenham conhecimento dos mesmos.  Contudo integrar a tecnologia à prática de aula, não exige só aprender como se deve usar a tecnologia, mas repensar a maneira de ensinar, favorecendo um enfoque construtivista.

[...] 

Entender uma informação transmitida na televisão, internet, requer o mínimo de conhecimentos prévios sobre os aspectos mais diversos. Desde história, geografia, política nacional, internacional, literatura, e inserida por isso sobre todo o conhecimento requer um saber que não está ficando em nenhuma disciplina específica como tal, exige uma capacidade de interpretar, discernir e combinar para se ter um critério de credibilidade sobre as fontes que nos informam os feitos comentados.

É um grande engano supor que quem vai utilizar os meios de comunicação já tenha informações suficientes para fazê-lo, se faz necessário ter um conhecimento prévio um requerimento adquirido por uma análise desde a experiência pessoal, cultural e grupal capaz de servir de referência a que nos chegam desses meios de comunicação.

Disponível em:

http://www.webartigos.com/artigos/o-que-nos-oferecem-as-tic-tecnologias-da-informatica-e-da-comunicacao-para-as-praticas-docente/33529/

 

II – Após a leitura do texto, os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas.

1.  As orações subordinadas substantivas subjetivas, por possibilitarem tornar um conteúdo impessoal, são  geralmente empregadas em gêneros discursivos como a reportagem, o artigo de opinião, o artigo de divulgação científica, por exemplo.

a.  O  artigo de opinião, de maneira geral,  aborda um tema polêmico sobre o qual o autor dá o seu ponto de vista. No texto lido, qual é ponto de vista do autor sobre a importância das TICs para a educação?

b. Geralmente,  o artigo de opinião é escrito em primeira pessoa, uma vez  que se trata de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode também ser em terceira pessoa. Em que pessoa foi escrito o artigo lido? Justifique sua resposta com passagens do texto.

2. Identifique  e transcreva as orações subordinadas substantivas subjetivas presentes no segundo parágrafo do texto lido.

3. Identifique  no último parágrafo do texto, o trecho em que  uma oração subordinada substantiva subjetiva  torna o conteúdo impessoal, a ser tomado como algo que não se questiona.

4. Discuta com seu colega e responda: ao impessoalizar o seu discurso, o autor do artigo aproximou sua fala de conteúdo de natureza científica, portanto, inquestionável? Explique.

 

Aula 04 (50 minutos)

 

Atividade

 PRODUÇÃO DE TEXTO

O professor deverá apresentar aos alunos  a seguinte proposta de produção de texto, a ser realizada em grupo.

Montem uma apresentação para ser exibida no K-Presenter, fazendo uma síntese do que foi estudado sobre a impessoalização do discurso por meio das orações subordinadas substantivas subjetivas.

  • Utilize trechos dos textos analisados para ilustrar  a apresentação.
  • Analise a canção “É preciso (A próxima parada)" de Jota Quest, baseando-se na análise  da canção “É necessário”  de Almir Sater.
  • Dê sua opinião sobre a importância da impessoalização do discurso.

É Preciso (A Próxima Parada)

Jota Quest

É preciso falar dos amigos
É preciso falar de nós dois
É preciso falar de estar vivo
E do que nos espera depois

É preciso falar de carinho
É preciso falar de calor
E ouvir sua voz na batida

Contando segredos

É preciso falar
É preciso falar, hey, hey

É preciso falar da saudade
É preciso falar da paixão
É preciso falar de ser livre
E querer segurar sua mão

É preciso brindar o destino
É preciso gritar começou
Se jogar nessa dança na vida
Sem medo do escuro

Impossível não falar de amor

É preciso falar
É preciso falar, hey, hey

É preciso falar
A verdade
É preciso falar, hey, hey

Cada vida tem a sua estrada
Acredite no poder das palavras
Diga assim, essa noite vem
Deixa o sol nos levar amor
Beijos, planos, a próxima parada

É preciso falar
É preciso falar, hey, hey

Letra e vídeo disponíveis em:

http://letras.terra.com.br/jota-quest/1860060/

Recursos Complementares

1. O professor poderá ler com os alunos o artigo "Orações subordinadas substantivas subjetivas", de autoria do professor Luiz antonio Barros do Nascimento, disponível no site:

http://opvernaculo.blogspot.com/2009/01/oraes-subordinadas-substantivas.html

2. Para retomar o estudo do período composto, bem como a classificação das orações subordinadas substantivas, os alunos poderão assistir ao vídeo "Vestibulando digital - Gramática /Aula 07", disponível na página:

http://www.youtube.com/watch?v=szTo8C2wa_g&feature=related

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – impessoalização do discurso por meio das orações subordinadas  subjetivas. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram fazer distinção entre o discurso pessoal e impessoal, focalizando, nesse último,  o emprego das orações  subordinadas substantivas subjetivas.

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