19/10/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Reconhecer diferentes tipos de moradia humana;
Valorizar a importância da moradia;
Identificar moradias construídas por animais;
Explorar a literatura infantil sobre o tema;
Realizar atividades de pesquisa;
Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Professor, para que os alunos, nessa aula, possam compreender como construir conhecimentos sobre os diferentes tipos de moradia e sua importância, é necessário que tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.
Professor, organize a turma em roda de conversa, prepare um momento de sensibilização e providencie a história "Os Três Porquinhos".
Se preferir, acompanhe com os alunos a leitura pelo laptop. Acesse o programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e entre no sítio: http://www.contandohistoria.com/ostresporquinhos.htm
Fonte: Acervo da autora
Abaixo segue a história:
Os três Porquinhos
Era uma vez, três porquinhos que saíram da casa de sua mãe. Cada um construiria a sua própria casa. Seguiram caminhos diferentes.
O primeiro porquinho construiu a sua casa com palha. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Chegou um lobo que queria comer o porquinho e disse: -- Abra a porta ou derrubarei esta casa com um sopro só!
O porquinho não abriu. O lobo soprou e derrubou a casa. O porquinho fugiu.
O segundo porquinho fez a sua casa com galhos de árvore. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Outra vez veio o lobo.
-- Porquinho, abra a porta ou vou assoprar e derrubar tudo. O porquinho não abriu, o lobo assoprou e derrubou a casa. Mas o porquinho fugiu e se escondeu, e o lobo queria saber:
Onde se meteu este porquinho?
O terceiro porquinho construiu a sua casa com tijolos. Para lá, foram os seus irmãos e o lobo também. Mas, desta vez, o lobo soprou até cansar e não derrubou a casa.
O lobo resolveu descer pela chaminé, mas a lareira estava acesa e ele saiu pegando fogo. O lobo foi embora e os porquinhos ficaram muito felizes, morando na casinha de tijolos.
Fonte: Clássicos Todo livro - Os três Porquinhos
A seguir, pergunte aos alunos o que entenderam da história, e indague-os: Por quê a moradia para os três porquinhos era importante?
Espera-se que os alunos respondam que a moradia é um lugar de proteção e abrigo. Diga que a moradia é o lugar onde vivemos com nossa família, e é também o lugar onde nos sentimos seguros e guardamos nossos objetos pessoais e segredos; dentre outros.
Professor, peça aos alunos para produziremum desenho sobre a história e elaborarem uma frase sobre a importância da moradia. Em seguida, exponha os desenhos no mural da sala de aula.
Professor, para trabalhar sobre os tipos de moradia, providencie a seguinte história: “A casinha do Tatu", da autora Elza Sallut e realize a seguinte contação de história:
Fonte: Acervo da autora
Adiante, segue a história
A casinha do tatu
Ao ver que o tatu estava construindo uma casinha muito simples ao lado de seu palacete, a raposa disse com jeito arrogante:
-- Não quero casebre de pobre perto de meu palacete, que é digno de um rei, senhor tatu. Vá dando o fora daí.
-- Sinto muito, dona Raposa, mas eu comprei este terreno. E foi a senhora mesma que me vendeu, sabendo que eu era pobre.
Paguei à custa de muito sacrifício. Trabalhei, trabalhei, a senhora sabe disso.
-- Não sei e não quero saber. Eu o proíbo de prosseguir a construção.
-- Ora dona Raposa, deixe de ser maldosa. Esta é minha propriedade. E é aqui que vou morar. A senhora não tem como me proibir.
-- Ah, é? Pois então vamos ver. Vou falar com o rei Leão. Ele saberá o que fazer com o seu casebre, senhor tatu -- disse a raposa, bufando, e bateu a janela ao fechá-la.
O tatu, muito triste, continuou trabalhando. E a raposa, de nariz empinado, pôs-se a caminho da casa do leão, que ficava bem no meio da floresta.
O leão ouviu a queixa da raposa, ajeitou a coroa na cabeça, e disse calmamente: -- Hum... então a senhora Raposa está morando num palacete digno de um rei?
Bem, bem... gostaria de conhecer seu palacete, senhora Raposa. E o leão foi até lá, visitou todos os cômodos, e por fim disse: -- A senhora Raposa tem toda razão. Este palacete é de fato digno de um rei.
E o rei sou eu. Assim sendo, é aqui que vou morar. A raposa desceu o focinho, enfiou o rabo entre as pernas e saiu. Sabe o que aconteceu com a raposa?
Sem ter onde dormir naquela noite chuvosa, foi bater à porta do casebre do tatu! -- Tem aí um cantinho para mim, senhor Tatu? -- indagou ela toda envergonhada. -- É só até amanhã.
-- Como não, dona Raposa. Em casa de pobre sempre tem lugar para mais um. Entre.
Passado algum tempo, o tatu estava passeando pela floresta, quando então parou diante de uma pequena casa, muito igual à sua. Sabe quem apareceu à porta? A raposa!
-- Bom dia, senhor Tatu! Vamos entrar? Meu casebre está sempre aberto aos amigos -- disse ela. O tatu sorriu. Hum... dona Raposa está mudada! -- pensou ele.
SALLUT, Elza. A casinha do tatu.2.ed. São Paulo: Moderna, 2002.
A partir dessa história, os alunos deverão compreender que seja qual for o tipo de moradia, a casa é um lugar importante para eles. Além de ser abrigo, ela é espaço de convivência entre seu grupo familiar.
Nesse sentido, proponha atividades para o aluno reconhecer a sua moradia. Apresente várias imagens de diversos tipos de moradia. Veja:
Fonte das imagens:
Apartamentos - http://diadema.olx.com.br/apartamentos-em-diadema-minha-casa-minha-vida-iid-121693536
casa - http://p://mato-grosso-do-sul.nexolocal.com.br/c666-apartamento-casa-a-venda-p4
oca - http://modovestir.blogspot.com/2008/08/ocas.html
palafita - http://www.bodega.blog.br/nareal/cidadania/
iglu - http://olharamais.blogspot.com/2010/08/olhar-de-frio-muito-frio.html?zx=4fc82b777d807f6b
Converse com a turma sobre as moradias apresentadas e solicite a construção de um gráfico sobre os tipos de moradia que os alunos conhecem e a identificação do seu tipo de moradia.
Adiante, peça para eles desenharem a sua moradia, prestando atenção, em alguns detalhes, por exemplo:
Para tanto, você poderá realizar a atividade utilizando o programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Concluído o desenho, imprima-o e exponha no mural da sala de aula.
Se os alunos, não possuírem o laptop você poderá realizar outros registros, como, por exemplo: pintura ou desenho em folha de papel branca, utilizando outros recursos: giz de cera, canetinha, recortes e colagens, dentre outros.
Para completar o desenho, responda as questões no caderno de Geografia ou se preferir digite as perguntas e as respostas no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). Depois imprima e cole no caderno.
a) Onde fica sua casa? Escreva seu endereço.
b) Há quanto tempo você mora nesse lugar?
c) Quantas pessoas moram na casa com você?
d) O que você mais gosta na sua casa?
d) Você gosta da sua moradia? Por quê?
e) Se você pudesse mudar algo em sua casa, o que modificaria?
ATIVIDADE DE CASA - PESQUISA SOBRE A ROTINA DA CASA
Descobrimos que existem diferentes tipos de moradia e que em qualquer tipo os moradores realizam certas tarefas todos os dias. Na sua casa, como é o dia a dia?
Preste atenção na rotina de sua casa. Anote quem faz cada tarefa assinalada abaixo:
1 - Compra os mantimentos _____________________________
2 - Prepara a comida___________________________________
3 - Faz a faxina_______________________________________
4 - Cuida das crianças_________________________________
5 - Trabalha fora______________________________________
6 - Lava e passa roupa__________________________________
7 - Lava a louça__________________________________
8 - Se existem animais em casa, quem cuida deles _________________
9 - Guarda os brinquedos_______________________________
10 - Leva as crianças ao médico___________________________
Complete o quadro abaixo, tomando como base as anotações que você fez sobre a rotina em sua casa. Coloque em cada coluna o número da questão indicada, exemplo:
TAREFA DAS CRIANÇAS |
TAREFA DOS ADOLESCENTES |
TAREFA DOS ADULTOS |
8 - 9
|
3 - 4 - 8 |
1-2-3-4-5-6-7-10 |
Professor, outro recurso importante seria trabalhar com músicas. Os alunos poderão compor, improvisar e interpretar. Providencie músicas sobre a temática moradia, cante com a turma, realize interpretações e ao final faça uma apresentação artística.
Disponibilize uma cópia para cada aluno com a letra da música. Em seguida, peça para fazerem a leitura e depois cante com os alunos.
A CASA
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque pinico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero
Fonte: CD, Toquinho ou
Vinícius de Morais.A arca de Noé. 2. ed. São Paulo: Companhia da letrinhas, 2002.
O JEITO DE MORAR
Imagine quantas moradias diferentes
Deveria existir pelo mundo
Para abrigar tanta gente
Esquimó mora em Iglu
Ursinho polar mora em toca
Morcego habita a caverna
E índio mora na oca
Na oca
Índio mora na oca
Morar, habitar algum lugar
Ter um lar, ter um lar
Tem gente que mora em barco
Tem casa de pena e sal
Tem outras na palafita
Tem aquelas onde tudo é digital
Digital!
Morar, habitar algum lugar
Ter uma lar, ter um lar
Como é bom a gente ter uma lar
Como é bom o nosso jeito de morar.
AH!
Música: Telma Chan
Acervo da autora
Professor, nesse momento, o objetivo é propiciar aos alunos a descoberta de moradias feitas por animais. Você poderá explicar assim:
“Muitos seres vivos, como o homem, também procuram um abrigo para se proteger do frio, do calor, do vento, da chuva, etc. Vamos conhecer onde alguns deles vivem? Os animais procuram abrigos naturais como cavernas, árvores, fendas em rochas, corais no fundo mar. Alguns constroem moradias permanentes, pois a casa é um abrigo contra os perigos do ambiente e para a criação de filhotes.”
Adiante, organize a turma em grupos de quatro alunos e proponha as atividades abaixo. Você poderá passar na lousa e registrar no caderno de Geografia ou no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
1) Dos animais que vocês conhecem, citem os que:
2) Cada grupo deverá escolher um animal, pesquisar seu tipo de abrigo e depois apresentá-lo à turma.
Sugerimos o seguinte roteiro:
INVESTIGANDO MORADIAS
Vamos investigar as moradias de alguns animais? Onde elas se encontram? Do que elas são feitas?
Como fazer:
1 – Visite um parque, uma praça, uma fazenda, a rua onde você mora ou o próprio quintal de sua casa.
2 – Observe bem os lugares onde é possível um animal fazer sua casa.
3 – Quando encontrar alguma moradia, não coloque as mãos,apenas observe: de que material ela é feita? Qual sua forma e o seu tamanho?
4 – Depois escolha o material que você utilizará para reproduzir a moradia do animal que você observou.
Vamos precisar de:
5 – Faça na escola uma apresentação dos trabalhos.
Fonte: http://www.alienado.net/como-o-joao-de-barro-constroi-sua-casa/
FONTE: http://www.superstock.com/stock-photos-images/1566-495586
Professor, como registro e arquivo, os alunos poderão fotografar esse momento de observação ou filmar, uma vez que, o laptop Classmate os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, na escola e em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.
Para fotografar utilize a Câmera do Laptop acessando ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos: na hora de jogar a argola, na hora que estiver falando as palavras, dentre outros.
Se preferir, registre em forma de vídeo ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho".
Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais, as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação ao conceito, tipos e a importância da moradia, bem como a utilização do laptop na realização das atividades.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/08/2014
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho, adorei sua aula e teve o prazer de copiar para meus professores trabalhasse com seus alunos. Os professores adoraram, foi trabalhado interdisciplinar. Muito legal
30/08/2013
Cinco estrelasSou professora da rede municipal, moro em Grajaú-Ma, gostei bastante desta aula achei bem criativa e irei aplica-la aos meus alunos com certeza eles entenderão claramente o assunto. Obrigada!
01/05/2013
Cinco estrelasGostei muito da sua aula. Parabéns pela organização.
26/08/2012
Cinco estrelasBoa tarde. Amei a metodologia utilizada para fazer de uma fábula um paralelo com a realizada da falta de moradia que nossa sociedade enfrenta e a possibilidade de avaliar na fala do aluno se eles amam a casa física e espiritual (família) em que vivem. Irei usar os questionamentos abordados para a luz da palavra de Deus ensinar sobre o alicerce baseado no livro de Mateus 7:24-27. Que Deus abençoe sua vida!!!
06/11/2011
Quatro estrelasAchei a aula super rica e bem contextualizada. O uso dos recursos didáticos e a mistura do lúdico com a realidade suavisa o assundo dando uma característica leve ao assunto.