Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como construir conhecimentos sobre os diferentes tipos de moradia e sua importância?

 

19/10/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer diferentes tipos de moradia humana;

  • Valorizar a importância da moradia;

  • Identificar moradias construídas por animais;

  • Explorar a literatura infantil sobre o tema;

  • Realizar atividades de pesquisa;

  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos: 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para que os alunos, nessa aula, possam compreender como construir conhecimentos sobre os diferentes tipos de moradia e sua importância, é necessário que  tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

uca todos

1ª ATIVIDADE: IMPORTÂNCIA DA MORADIA

 

Professor, organize a turma em roda de conversa, prepare um momento de sensibilização e providencie a história "Os Três Porquinhos".

Se preferir, acompanhe com os alunos a leitura pelo laptop. Acesse o programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e entre no sítio: http://www.contandohistoria.com/ostresporquinhos.htm

 

 

 

3 porquinhos

Fonte: Acervo da autora

 

Abaixo segue a história:

 

Os três Porquinhos

 

Era uma vez, três porquinhos que saíram da casa de sua mãe. Cada um construiria a sua própria casa. Seguiram caminhos diferentes.

O primeiro porquinho construiu a sua casa com palha. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Chegou um lobo que queria comer o porquinho e disse: -- Abra a porta ou derrubarei esta casa com um sopro só!

O porquinho não abriu. O lobo soprou e derrubou a casa. O porquinho fugiu.

O segundo porquinho fez a sua casa com galhos de árvore. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Outra vez veio o lobo.

-- Porquinho, abra a porta ou vou assoprar e derrubar tudo. O porquinho não abriu, o lobo assoprou e derrubou a casa. Mas o porquinho fugiu e se escondeu, e o lobo queria saber:

Onde se meteu este porquinho?

O terceiro porquinho construiu a sua casa com tijolos. Para lá, foram os seus irmãos e o lobo também. Mas, desta vez, o lobo soprou até cansar e não derrubou a casa.

O lobo resolveu descer pela chaminé, mas a lareira estava acesa e ele saiu pegando fogo. O lobo foi embora e os porquinhos ficaram muito felizes, morando na casinha de tijolos.

 

Fonte: Clássicos Todo livro - Os três Porquinhos

 

 

A seguir, pergunte aos alunos o que entenderam da história, e indague-os: Por quê a moradia para os três porquinhos era importante?

Espera-se que os alunos respondam que a moradia é um lugar de proteção e abrigo. Diga que a moradia é o lugar onde vivemos com nossa família, e é também o lugar onde nos sentimos seguros e guardamos nossos objetos pessoais e segredos; dentre outros.

 

Professor, peça aos alunos para  produziremum desenho sobre a história e elaborarem uma frase sobre a importância da moradia. Em seguida, exponha os desenhos no mural da sala de aula.

 

2ª ATIVIDADE: TIPOS DE MORADIA

 

Professor, para trabalhar sobre os tipos de moradia, providencie a seguinte história: “A casinha do Tatu", da autora  Elza Sallut e realize a seguinte contação de história:

 

 

casa do tatu

Fonte: Acervo da autora

 

Adiante, segue a história

 

 

A casinha do tatu

 

Ao ver que o tatu estava construindo uma casinha muito simples ao lado de seu palacete, a raposa disse com jeito arrogante:

-- Não quero casebre de pobre perto de meu palacete, que é digno de um rei, senhor tatu. Vá dando o fora daí.

-- Sinto muito, dona Raposa, mas eu comprei este terreno. E foi a senhora mesma que me vendeu, sabendo que eu era pobre.

Paguei à custa de muito sacrifício. Trabalhei, trabalhei, a senhora sabe disso.

-- Não sei e não quero saber. Eu o proíbo de prosseguir a construção.

-- Ora dona Raposa, deixe de ser maldosa. Esta é minha propriedade. E é aqui que vou morar. A senhora não tem como me proibir.

-- Ah, é? Pois então vamos ver. Vou falar com o rei Leão. Ele saberá o que fazer com o seu casebre, senhor tatu -- disse a raposa, bufando, e bateu a janela ao fechá-la.

O tatu, muito triste, continuou trabalhando. E a raposa, de nariz empinado, pôs-se a caminho da casa do leão, que ficava bem no meio da floresta.

O leão ouviu a queixa da raposa, ajeitou a coroa na cabeça, e disse calmamente: -- Hum... então a senhora Raposa está morando num palacete digno de um rei?

Bem, bem... gostaria de conhecer seu palacete, senhora Raposa. E o leão foi até lá, visitou todos os cômodos, e por fim disse: -- A senhora Raposa tem toda razão. Este palacete é de fato digno de um rei.

E o rei sou eu. Assim sendo, é aqui que vou morar. A raposa desceu o focinho, enfiou o rabo entre as pernas e saiu. Sabe o que aconteceu com a raposa?

Sem ter onde dormir naquela noite chuvosa, foi bater à porta do casebre do tatu! -- Tem aí um cantinho para mim, senhor Tatu? -- indagou ela toda envergonhada. -- É só até amanhã.

-- Como não, dona Raposa. Em casa de pobre sempre tem lugar para mais um. Entre.

Passado algum tempo, o tatu estava passeando pela floresta, quando então parou diante de uma pequena casa, muito igual à sua. Sabe quem apareceu à porta? A raposa!

-- Bom dia, senhor Tatu! Vamos entrar? Meu casebre está sempre aberto aos amigos -- disse ela. O tatu sorriu. Hum... dona Raposa está mudada! -- pensou ele.

 

SALLUT, Elza. A casinha do tatu.2.ed. São Paulo: Moderna, 2002.

 

 

A partir dessa história, os alunos deverão compreender que seja qual for o tipo de moradia, a casa é um lugar importante para eles. Além de ser abrigo, ela é espaço de convivência entre seu grupo familiar.

Nesse sentido, proponha atividades para o aluno reconhecer a sua moradia. Apresente várias imagens de diversos tipos de moradia. Veja:

 

 apartamento    casa

 

ocas   palafita  iglu

Fonte das imagens:

Apartamentos -  http://diadema.olx.com.br/apartamentos-em-diadema-minha-casa-minha-vida-iid-121693536

casa - http://p://mato-grosso-do-sul.nexolocal.com.br/c666-apartamento-casa-a-venda-p4 

oca - http://modovestir.blogspot.com/2008/08/ocas.html

palafita - http://www.bodega.blog.br/nareal/cidadania/

iglu - http://olharamais.blogspot.com/2010/08/olhar-de-frio-muito-frio.html?zx=4fc82b777d807f6b 

 

 

Converse com a turma sobre as moradias apresentadas e solicite a construção de  um gráfico sobre os tipos de moradia que os alunos conhecem e a identificação do seu tipo de moradia.

Adiante, peça para eles desenharem a sua moradia, prestando atenção, em alguns detalhes, por exemplo: 

 

  • Forma e tamanho da casa ou prédio;
  • Cores das paredes janelas e portas;
  • Forma do telhado;
  • Material utilizado na construção, dentre outros.

 

Para tanto, você poderá realizar a atividade utilizando o programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Concluído o desenho, imprima-o e exponha no mural da sala de aula.

Se os alunos, não possuírem o laptop você poderá realizar outros registros, como, por exemplo: pintura ou desenho em folha de papel branca, utilizando outros recursos: giz de cera, canetinha, recortes e colagens, dentre outros.

Para completar o desenho, responda as questões no caderno de Geografia ou se preferir digite as perguntas e as respostas no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). Depois imprima e cole no caderno.

 

a) Onde fica sua casa? Escreva seu endereço.

b) Há quanto tempo você mora nesse lugar?

c) Quantas pessoas moram na casa com você?

d) O que você mais gosta na sua casa?

d) Você gosta da sua moradia? Por quê?

e) Se você pudesse mudar algo em sua casa, o que modificaria?

 

pesquisa

ATIVIDADE DE CASA - PESQUISA SOBRE A ROTINA DA CASA

 

Descobrimos que existem diferentes tipos de moradia e que em qualquer tipo os moradores realizam certas tarefas todos os dias. Na sua casa, como é o dia a dia?

 

Preste atenção na rotina de sua casa. Anote quem faz cada tarefa assinalada abaixo:

 

1 - Compra os mantimentos _____________________________

2 - Prepara a comida___________________________________

3 - Faz a faxina_______________________________________

4 -  Cuida das crianças_________________________________

5 - Trabalha fora______________________________________

6 - Lava e passa roupa__________________________________

7 - Lava a louça__________________________________

8 - Se existem animais em casa, quem cuida deles _________________

9 - Guarda os brinquedos_______________________________

10 - Leva as crianças ao médico___________________________

 

Complete o quadro abaixo, tomando como base as anotações que você fez sobre a rotina em sua casa. Coloque em cada coluna o número da questão indicada, exemplo:

 

 

TAREFA DAS CRIANÇAS

TAREFA DOS ADOLESCENTES

TAREFA DOS ADULTOS

 

8 - 9

 

 

3 - 4 - 8

 

1-2-3-4-5-6-7-10

 

 

3ª atividade:

Professor, outro recurso importante seria trabalhar com músicas. Os alunos poderão compor, improvisar e interpretar. Providencie músicas sobre a temática moradia, cante com a turma, realize interpretações e ao final faça uma apresentação artística.

 

Disponibilize uma cópia para cada aluno com a letra da música. Em seguida, peça para fazerem a leitura e depois cante com os alunos.

 

 

A CASA

 

 Era uma casa

Muito engraçada

Não tinha teto

Não tinha nada

Ninguém podia

Entrar nela não

 Porque na casa

 Não tinha chão

Ninguém podia

Dormir na rede

Porque na casa

 Não tinha parede

Ninguém podia

Fazer pipi

Porque pinico

Não tinha ali

Mas era feita

Com muito esmero

 Na rua dos bobos

 Número zero

 Fonte: CD, Toquinho ou

Vinícius de Morais.A arca de Noé. 2. ed. São Paulo: Companhia da letrinhas, 2002.

 

O JEITO DE MORAR

 

Imagine quantas moradias diferentes

Deveria existir pelo mundo

 Para abrigar tanta gente

 

Esquimó mora em Iglu

 Ursinho polar mora em toca

 Morcego habita a caverna

E índio mora na oca

 Na oca

Índio mora na oca

 

Morar, habitar algum lugar

 Ter um lar, ter um lar

 

Tem gente que mora em barco

Tem casa de pena e sal

Tem outras na palafita

Tem aquelas onde tudo é digital

 Digital!

 

Morar, habitar algum lugar

Ter uma lar, ter um lar

 Como é bom a gente ter uma lar

Como é bom o nosso jeito de morar.

AH!

Música: Telma Chan

Acervo da autora

 

4ª ATIVIDADE:  Conhecendo Outras Moradias

 

Professor, nesse momento, o objetivo é propiciar aos alunos a descoberta de moradias feitas por animais. Você poderá explicar assim:

 

“Muitos seres vivos, como o homem, também procuram um abrigo para se proteger do frio, do calor, do vento, da chuva, etc. Vamos conhecer onde alguns deles vivem? Os animais procuram abrigos naturais como cavernas, árvores, fendas em rochas, corais no fundo mar. Alguns constroem moradias permanentes, pois a casa é um abrigo contra os perigos do ambiente e para a criação de filhotes.” 

 

 

Adiante, organize a turma em grupos de quatro alunos e proponha as atividades abaixo. Você poderá passar na lousa e registrar no caderno de Geografia ou no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

 

1) Dos animais que vocês conhecem, citem os que:

 

  • Constroem suas casas
  • Fazem ninhos
  • Fazem tocas
  • Moram no alto das árvores
  • Moram debaixo da terra

 

VIDEO UCA

 

2) Cada grupo deverá escolher um animal, pesquisar seu tipo de abrigo e depois apresentá-lo à turma.

 

Sugerimos o seguinte roteiro:

 

INVESTIGANDO MORADIAS

 

Vamos investigar as moradias de alguns animais? Onde elas se encontram? Do que elas são feitas?

 

 

Como fazer:

1 – Visite um parque, uma praça, uma fazenda, a rua onde você mora ou o próprio quintal de sua casa.

2 – Observe bem os lugares onde é possível um animal fazer sua casa.

3 – Quando encontrar alguma moradia, não coloque as mãos,apenas observe: de que material ela é feita? Qual sua forma e o seu tamanho?

4 – Depois escolha o material que você utilizará para reproduzir a moradia do animal que você observou.

Vamos precisar de:

  • Massa de modelar ou argila
  • Gravetos de madeira
  • Folhas secas e penas

 

5 – Faça na escola uma apresentação dos trabalhos.

 

joao de barro

Fonte:  http://www.alienado.net/como-o-joao-de-barro-constroi-sua-casa/      

 

cuoim           

FONTE: http://www.superstock.com/stock-photos-images/1566-495586

 

Professor, como registro e arquivo, os alunos poderão fotografar esse momento de observação ou filmar, uma vez que, o laptop Classmate os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, na escola e em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.

Para fotografar utilize a Câmera do Laptop acessando ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos: na hora de jogar a argola, na hora que estiver falando as palavras, dentre outros.

Se preferir, registre em forma de vídeo ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho".

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais, as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação ao conceito, tipos e a importância da moradia, bem como a utilização do laptop na realização das atividades. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Antonio FerreiraPassos, E.E.F.José Nazuza Dias , Ceará - disse:
    antonio.passos29@gmail.com

    28/08/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo trabalho, adorei sua aula e teve o prazer de copiar para meus professores trabalhasse com seus alunos. Os professores adoraram, foi trabalhado interdisciplinar. Muito legal


  • Hermenegilda Gomes de Castro, Escola Mun. Geração do Saber , Maranhão - disse:
    gildaamor10@hotmail.com

    30/08/2013

    Cinco estrelas

    Sou professora da rede municipal, moro em Grajaú-Ma, gostei bastante desta aula achei bem criativa e irei aplica-la aos meus alunos com certeza eles entenderão claramente o assunto. Obrigada!


  • Adriana, CEC , Rio de Janeiro - disse:
    martinsadri@yahoo.com.br

    01/05/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua aula. Parabéns pela organização.


  • Josileide, EEEFM Profª Débora Duarte , Paraíba - disse:
    josileide.ma10@hotmail.com

    26/08/2012

    Cinco estrelas

    Boa tarde. Amei a metodologia utilizada para fazer de uma fábula um paralelo com a realizada da falta de moradia que nossa sociedade enfrenta e a possibilidade de avaliar na fala do aluno se eles amam a casa física e espiritual (família) em que vivem. Irei usar os questionamentos abordados para a luz da palavra de Deus ensinar sobre o alicerce baseado no livro de Mateus 7:24-27. Que Deus abençoe sua vida!!!


  • Krys KeyserDantas Pereira, Faculdade Ateneu , Espírito Santo - disse:
    kryskeyser@hotmail.com

    06/11/2011

    Quatro estrelas

    Achei a aula super rica e bem contextualizada. O uso dos recursos didáticos e a mistura do lúdico com a realidade suavisa o assundo dando uma característica leve ao assunto.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.