24/10/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Informações adicionais sobre o seriado podem ser encontradas no site http://entretenimento.r7.com/blogs/todo-mundo-odeia-o-chris/.
Nele são encontradas informações sobre os personagens, como surgiu a série, sinopses, fotos e quizzes.
Atividade de motivação
O professor deverá apresentar fotos dos personagens do seriado Todo mundo odeia o Chris e pedir para que os alunos digam quem são eles, o que eles fazem, como se comportam. As fotos podem ser apresentadas em Data Show ou serem impressas.
Imagem disponível em http://www.tvsinopse.kinghost.net/t/todo-mundo-chris1.htm
Imagem disponível em http://www.tvsinopse.kinghost.net/t/todo-mundo-chris1.htm
Imagem disponível em http://www.tvsinopse.kinghost.net/t/todo-mundo-chris1.htm
Imagem disponível em http://sharetv.org/shows/everybody_hates_chris/cast/tasha
Imagem disponível em http://curiosomundointeressante.blogspot.com/2011/04/tudo-sobre-todo-mundo-odeia-o-chris.html
Como alternativa, o professor poderá também apresentar trechos de episódios.
Como esse seriado é bastante popular entre os adolescentes, é natural que haja empolgação ao tratar desse assunto, por isso, para melhor direcionamento da atividade, sugerimos que o professor distribua uma enquete para os alunos.
Atividade 1
A aplicação dessa enquete justifica-se pela necessidade de saber se a atividade proposta será pertinente ou não para a sala.
A enquete deverá ser impressa e entregue aos alunos.
As seguintes perguntas podem constar na enquete:
Atividade 2
Uma vez finalizada a enquete, o professor poderá utilizar algumas das perguntas da enquete para iniciar uma discussão sobre o seriado ou fazer outras diferentes, tais como:
Atividade 3
Número de alunos que assistem ao seriado |
|
Episódio favorito |
|
Reação como se fosse o Chris |
|
Opiniões sobre Senhorita Morello |
|
Número de alunos que gostariam de ter uma mãe como a Rochelle |
|
Justificativas |
|
Número de alunos que se identificam com o Chris |
|
Razões para a identificação |
|
Número de alunos que odeiam o Chris |
|
Justificativas |
|
CONJUNÇÕES EXPLICATIVAS | CONJUNÇÕES CONCLUSIVAS |
porque, que, pois, portanto | pois, logo, portanto, por isso,assim, por conseguinte, então |
Atividade 4
Uma vez finalizada a discussão sobre os resultados da enquete, o professor solicitará aos alunos que produzam um videocast em que eles apresentarão as justificativas de porque gostar ou odiar o Chris.
Imagens e trechos de episódios poderão ser adicionados ao trabalho desde que se façam as devidas referências.
O trabalho deverá ser feito em dupla e a voz e a imagem dos componentes deverão aparecer no videocast.
Para a realização da atividade, os alunos deverão utilizar o laptop Classmate. O programa a ser utilizado é WxCam, o qual pode ser acessado da seguinte maneira: Menu K Aba Aplicativos > Multimídia> WxCam. Ou então no ícone Visualizador de Imagens presente no Desktop
Professor, acesse os sites abaixo para obter mais informações que contribuirão para sua tarefa de ensinar.
http://www.estrelando.com.br/series/serie/everybody_hates_chris_-_todo_mundo_odeia_o_chris_-26.html - Site com informações sobre o seriado
http://www.brasilescola.com/gramatica/conjuncoes-coordenativas.htm - Artigo sobre conjunções coordenativas
A avaliação do videocast deverá ser feita levando em conta os seguintes critérios:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!