Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Gênero oral: Programa de TV - Todo mundo odeia mesmo o Chris?

 

24/10/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Argumentar  sobre programa de televisão
  • Utilizar conjunções coordenativas para expressar ideias e opiniões.
  • Produzir videocasts
Duração das atividades
3 horas-aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conjunções coordenativas, sobretudo, as explicativas e conclusivas.
Estratégias e recursos da aula
  • Professor, caso você não conheça o seriado "Todo mundo odeia o Chris", assista a alguns episódios antes de realizar essa atividade em sala de aula com os alunos. O seriado é exibido de segunda a sexta-feira pela Rede Record a partir das 16h15 e aos sábados a partir das 14h15. O canal a cabo Sony Entertainment exibe o seriado com legendas em português e áudio em inglês. Há também vídeos disponibilizados no site do Youtube.

Informações adicionais sobre o seriado podem ser encontradas no site http://entretenimento.r7.com/blogs/todo-mundo-odeia-o-chris/.

Nele são encontradas  informações sobre os personagens, como surgiu a série, sinopses, fotos e quizzes.

todo mundo odeia o chris

 

Atividade de motivação

O professor deverá apresentar fotos dos personagens do seriado Todo mundo odeia o Chris e pedir para que os alunos digam quem são eles, o que eles fazem, como se comportam. As fotos podem ser apresentadas em Data Show ou serem impressas.

Chirs

Imagem disponível em  http://www.tvsinopse.kinghost.net/t/todo-mundo-chris1.htm

Greg

Imagem disponível em http://www.tvsinopse.kinghost.net/t/todo-mundo-chris1.htm

Rochelle

Imagem disponível em http://www.tvsinopse.kinghost.net/t/todo-mundo-chris1.htm

Tasha

Imagem disponível em  http://sharetv.org/shows/everybody_hates_chris/cast/tasha

doc

Imagem disponível em http://curiosomundointeressante.blogspot.com/2011/04/tudo-sobre-todo-mundo-odeia-o-chris.html

 

Como alternativa, o professor poderá também apresentar trechos de episódios.

  • Professor, avalie qual alternativa é mais viável para sua escola e qual teria mais rendimento por parte dos alunos.

Como esse seriado é bastante popular entre os adolescentes, é natural que haja empolgação ao tratar desse assunto, por isso, para melhor direcionamento da atividade, sugerimos que o professor distribua uma enquete para os alunos.

                                                             

Atividade 1

A aplicação dessa enquete justifica-se pela necessidade de saber se a atividade proposta será pertinente ou não para a sala.

A enquete deverá ser impressa e entregue aos alunos.

As seguintes perguntas podem constar na enquete:

  1. Você assiste ao seriado Todo mundo odeia o Chris?
  2. Por que o seriado leva esse nome? Quem é Chris?
  3. Você concorda com a opinião de que tudo que acontece é culpa dele?
  4. De quais coisas o Chris é acusado?
  5. Qual seu episódio preferido? Comente.
  6. Se acontecesse com você as mesmas coisas que acontecem com o Chris (ser acusado de tudo, ter uma irmã que o persegue, o irmão mais novo ser mais alto e mais popular com as garotas, entre outros) como você reagiria?
  7. O que você acha da Senhorita Morello, professora do Chris?
  8. Quem é Caruso? Descreva-o.
  9. Você gostaria de ter uma mãe como a Rochelle? Por quê?
  10. Você se identifica com o Chris? Em que sentido?
  11. Chris tem 13 anos e já trabalha. Você também trabalha? Acha que isso é legal?
  12. Como é relação do Chris com Tonya, a irmã caçula?
  13. Você odeia o Chris? Por quê?

 

 

Atividade 2

Uma vez finalizada a enquete, o professor poderá utilizar algumas das perguntas da enquete para iniciar uma discussão sobre o seriado ou fazer outras diferentes, tais como:

  • Por que vocês acham que esse seriado faz tanto sucesso?
  • Qual seu personagem preferido?
  • Você teria coragem de produzir um programa como esse e contar a sua vida?
  • O seriado contempla a adolescência do Chris. Você acha que essa fase da vida realmente é muito complicada? Por quê?
  • Alguma coisa que aconteceu com o Chris já aconteceu com você? Como você reagiu?
  • Na sua opinião, onde Chris sofre mais: em casa ou na escola? Justifique.

 

Atividade 3

  • Professor, você deverá tabular a enquete e informar os resultados para a turma. Como sugestão, você poderá criar um gráfico com as informações obtidas, tais como:

 

Número de alunos que assistem ao seriado

 

Episódio favorito

 

Reação como se fosse o Chris

 

Opiniões sobre Senhorita Morello

 

Número de alunos que gostariam de ter uma mãe como a Rochelle

 

Justificativas

 

Número de alunos que se identificam com o Chris

 

Razões para a identificação

 

Número de alunos que odeiam o Chris

 

Justificativas

 

 

  • Professor, discuta com os alunos os resultados obtidos com a enquete. Estimule-os a utilizar as conjunções explicativas e conclusivas para expressarem suas opiniões. Escreva uma lista dessas conjunções no quadro ou apresente-as em data show. Retome a diferenciação de cada tipo de conjunção e seus usos.
  • Sugerimos o reforço das conjunções explicativas e conclusivas, pois o objetivo é promover situações que os alunos expressem suas opiniões, porém caso você julgue necessário e relevante o estudo das outras conjunções coordenativas, faça-o.
CONJUNÇÕES EXPLICATIVAS CONJUNÇÕES CONCLUSIVAS
porque, que, pois, portanto pois, logo, portanto, por isso,assim, por conseguinte, então

 

Atividade 4

 

USANDO O LAPTOP

 

Uma vez finalizada a discussão sobre os resultados da enquete, o professor solicitará aos alunos que produzam um videocast em que eles apresentarão as justificativas de porque gostar ou odiar o Chris.

Imagens e trechos de episódios  poderão ser adicionados ao trabalho desde que se façam as devidas referências.

O trabalho deverá ser feito em dupla e a voz e a imagem dos componentes deverão aparecer no videocast.

Para a realização da atividade, os alunos deverão utilizar o laptop Classmate. O programa a ser utilizado é WxCam, o qual pode ser acessado da seguinte maneira: Menu K Aba Aplicativos > Multimídia> WxCam. Ou então no ícone Visualizador de Imagens presente no Desktop

Recursos Complementares

 

Professor, acesse os sites abaixo para obter mais informações que contribuirão para sua tarefa de ensinar.

 

http://www.estrelando.com.br/series/serie/everybody_hates_chris_-_todo_mundo_odeia_o_chris_-26.html - Site com informações sobre o seriado

http://www.brasilescola.com/gramatica/conjuncoes-coordenativas.htm - Artigo sobre conjunções coordenativas

Avaliação

A avaliação do videocast deverá ser feita levando em conta os seguintes critérios:

  • Entrega na data combinada
  • Cumprimento do tempo mínimo de duração do videocast, que poderá ser estipulado em 10 minutos
  • Imagens não devem comprometer mais do que 50% do videocast, isto é, não mais do que 5 minutos
  • Vozes e imagens devem ser nítidas
  • Uso das conjunções na apresentação
  • Criatividade na elaboração do videocast, tanto das imagens quanto das falas
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.