Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pentaminó

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Utilizar os conceitos de área e perímetro para construir um quadrado e um retângulo usando as peças do pentaminó.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Formas geométricas: quadrado e retângulo; •Área e perímetro de quadrado e retângulo;
Estratégias e recursos da aula
Aula

Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_114_g_2_t_3.html?open=activities&hidepanel=true&from=topic_t_3.html nele os alunos vão encontrar um pentaminó virtual. Dê-lhes um tempo para conhecer os comandos do programa, como girar uma figura (basta colocar o mouse em um dos cantos da figura que aparecerá um ponto), rotação, colorir etc.
A seguir peça-lhes para que selecione as peças a seguir, e com elas construam um quadrado.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/369/imagens/pentamino1.JPG



Diga que para isso, poderão girar e inverter as peças à vontade. Caso encontrem dificuldades, proponha que dividam mentalmente ou em uma folha de papel quadriculado, as figuras em quadrados menores (cada figura é formada por cinco quadrados); e encontrem a área total do quadrado que tem que construir. Se a resposta for correta (25 quadrados), questione qual seria o lado desse quadrado, levando-lhes a perceber que o quadrado que irão formar deverá ter cinco quadradinhos de lado.
Uma possível solução para o problema é o seguinte:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/369/imagens/pentamino2.JPG


Essa solução pode diferenciar de aluno para aluno, visto que eles podem rodar as figuras.
Peça para que anotem a solução em uma folha de papel quadriculado.


A seguir, proponha que construam um retângulo usando as peças da coluna da esquerda que não foram utilizadas na construção do quadrado.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/369/imagens/pentamino3.JPG

 

Questione a respeito da área desse retângulo, usando como unidade de medida os quadradinhos, e também o perímetro.

A seguir proponha que construam um retângulo usando todas as peças do pentaminó. Nesse caso, eles poderão formar um retângulo 3x20, 4x15, 5x12 ou 6x10.
Leve-lhes a perceberem que todos os retângulos têm a mesma área, mas pe rímetros diferentes.
Oriente os alunos para que reproduzam as figuras em um papel quadriculado, o qual será usado para a avaliação.


Dicas e Sugestões
Professor, caso ainda não tenha trabalhado área ou perímetro, você pode apenas questionar os alunos a respeito do número de quadradinhos que compõem o quadrado ou o retângulo ou o lado dessas figuras, sem mencionar a palavra área ou perímetro.
Agora, se esse já foi um conteúdo trabalhado, essa atividade poderá servir de reforço e avaliação.

Comentário!!
Professor, durante a atividade de construção do retângulo com todas as peças ressalte com os alunos que apesar dos retângulos terem a mesma área, eles têm perímetros diferentes, pois muitos acreditam que figuras com a mesma área têm o mesmo perímetro.
 

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas e a realização dos desafios propostos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Dirce Maria Burkot, C E João Mazzarotto , Paraná - disse:
    padirce@yahoo.com.br

    17/08/2011

    Quatro estrelas

    Ótima. Fixação de conteúdos sobre área e perímetros, também pode-se explorar a criatividade na composição de cores, relacionar com arte.


  • Fabiana Teixeira Mendes, ALVARO FRAGA MOREIRA , São Paulo - disse:
    fabiana@professor.sp.gov.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Olá Cláudia e Maria, achei muito interessante a aula apresentada, e levando os alunos para a informática, acredito que trará mais benefícios!! Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.