29/08/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_114_g_2_t_3.html?open=activities&hidepanel=true&from=topic_t_3.html nele os alunos vão encontrar um pentaminó virtual. Dê-lhes um tempo para conhecer os comandos do programa, como girar uma figura (basta colocar o mouse em um dos cantos da figura que aparecerá um ponto), rotação, colorir etc.
A seguir peça-lhes para que selecione as peças a seguir, e com elas construam um quadrado.
Diga que para isso, poderão girar e inverter as peças à vontade. Caso encontrem dificuldades, proponha que dividam mentalmente ou em uma folha de papel quadriculado, as figuras em quadrados menores (cada figura é formada por cinco quadrados); e encontrem a área total do quadrado que tem que construir. Se a resposta for correta (25 quadrados), questione qual seria o lado desse quadrado, levando-lhes a perceber que o quadrado que irão formar deverá ter cinco quadradinhos de lado.
Uma possível solução para o problema é o seguinte:
Essa solução pode diferenciar de aluno para aluno, visto que eles podem rodar as figuras.
Peça para que anotem a solução em uma folha de papel quadriculado.
A seguir, proponha que construam um retângulo usando as peças da coluna da esquerda que não foram utilizadas na construção do quadrado.
Questione a respeito da área desse retângulo, usando como unidade de medida os quadradinhos, e também o perímetro.
A seguir proponha que construam um retângulo usando todas as peças do pentaminó. Nesse caso, eles poderão formar um retângulo 3x20, 4x15, 5x12 ou 6x10.
Leve-lhes a perceberem que todos os retângulos têm a mesma área, mas pe rímetros diferentes.
Oriente os alunos para que reproduzam as figuras em um papel quadriculado, o qual será usado para a avaliação.
Dicas e Sugestões
Professor, caso ainda não tenha trabalhado área ou perímetro, você pode apenas questionar os alunos a respeito do número de quadradinhos que compõem o quadrado ou o retângulo ou o lado dessas figuras, sem mencionar a palavra área ou perímetro.
Agora, se esse já foi um conteúdo trabalhado, essa atividade poderá servir de reforço e avaliação.
Comentário!!
Professor, durante a atividade de construção do retângulo com todas as peças ressalte com os alunos que apesar dos retângulos terem a mesma área, eles têm perímetros diferentes, pois muitos acreditam que figuras com a mesma área têm o mesmo perímetro.
Quatro estrelas 1 classificações
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17/08/2011
Quatro estrelasÓtima. Fixação de conteúdos sobre área e perímetros, também pode-se explorar a criatividade na composição de cores, relacionar com arte.
24/03/2010
Sem estrelasOlá Cláudia e Maria, achei muito interessante a aula apresentada, e levando os alunos para a informática, acredito que trará mais benefícios!! Parabéns