24/10/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Aula 01 (50 minutos)
Disponível em:
http://tarefinhasobreamesa.blogspot.com/2010/04/pronomes-indefinidos-interrogativos-e.html
A coesão textual diz respeito às interrelações entre os elementos da superfície do texto por meio de recursos linguísticos que formam sequências orientadas para determinados sentidos. A coesão é, portanto, decorrente das relações de sentido que se estabelecem entre elementos do texto. A retomada do referente pode se efetivar por meio de diversos recursos gramaticais Nesta aula, vamos tratar da coesão textual por meio dos pronomes relativos.
Atividade
Para apresentar a temática da aula aos alunos, o professor solicita a eles que acessem a página abaixo para assistirem ao vídeo com a canção “Tente Outra Vez”, na voz de Raul Seixas.
Tente Outra Vez
Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!...
Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!...
Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça agüenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!...
Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!...
Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!...
Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!...
Letra e vídeo disponíveis respectivamente em:
http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48334/
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8OxlAOvAmZk
Disponível em:
http://viveraciencia.files.wordpress.com/2010/12/raul-seixas.jpg
Raul Santos Seixas (Salvador, 28 de junho de 1945 — São Paulo, 21 de agosto de 1989) foi um famoso cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes, é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza". [...]
Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Seixas
II – Após a audição da música, o professor conversa com os alunos, perguntando a eles:
1. O pronome relativo liga duas orações, ao mesmo tempo em que substitui um termo antecedente, evitando sua repetição.
Observe a estrofe da canção:
Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
a. Quantas orações há na estrofe acima?
b. Identifique os pronomes relativos presentes nessa estrofe.
c. Qual termo está sendo retomado pelo pronome relativo?
2. Identifique o pronome relativo presente na última estrofe:
Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!...
a. Qual termo está sendo retomado por esse pronome?
b. Substitua o pronome relativo que por outro equivalente?
3. O pronome relativo é importante para a coesão textual? Por quê?
4. Esta canção de Raul Seixas é um exemplo clássico de otimismo. Fala de fé e perseverança. Comente.
Aula 02 ( 50 minutos)
Atividade
O professor deverá solicitar a eles que acessem a página seguinte para, em dupla, assistirem ao vídeo sobre pronomes relativos.
Disponível em:
http://tp://www.youtube.com/watch?v=aIMJDnsbWp4
Roteiro:
a. Quando o que é pronome relativo? Cite a primeira característica apresentada pelo professor.
b. Una as orações abaixo em um único período, eliminando a repetição da palavra vestibulando.
Os vestibulandos serão aprovados. Os vestibulandos estudam com dedicação.
Explique como foi possível eliminar a palavra repetida.
c. Explique a segunda e a terceira característica do pronome relativo, a partir da frase abaixo:
Os vestibulandos que estudam com dedicação serão aprovados.
d. Complete.
O que é pronome relativo quando puder ser substituído pelo o qual, _____, _____, ______; quando representar um termo antecedente para evitar _____________ e iniciar uma nova ____________.
e. A oração iniciada pelo pronome relativo pode aparecer entre vírgulas ou não.
Explique a ideia de restrição/ limitação e ou totalidade/ explicação nas frases abaixo:
Os vestibulandos que estudam com dedicação serão aprovados.
Os vestibulandos, que estudam com dedicação, serão aprovados.
Observação:
Se necessário, os alunos poderão assistir ao vídeo mais de uma vez para responder às questões do roteiro.
Aula 03 ( 50 minutos cada)
Atividade
Mafalda 343
I – O professor deverá distribuir para os alunos a cópia das tirinhas e do texto apresentados abaixo. Os alunos, em grupo, deverão responder às questões propostas.
Tirinha A.
Disponível em:
http://blogdoxandro.blogspot.com/2011/08/tiras-n1891-mafalda-quino.html
1. Na fala da Suzanita, no segundo quadrinho, há duas ocorrências da palavra que.
a. Identifique o que pronome relativo, substituindo-o por outro equivalente (o qual, a qual, os quais, as quais)
b. Identifique o termo antecedente retomado pelo o pronome relativo.
2. Identifique os pronomes relativos e seus antecedentes presentes no terceiro quadrinho.
3. Discuta com seu colega e responda: por que o pronome relativo é um recurso importante para a coesão textual?
Tirinha B
Disponível em:
Questões sobre a tirinha B
1. Há três ocorrências da palavra que no primeiro quadrinho.
a. Identifique os pronomes relativos e seus antecedentes.
b. Reescreva a fala de Manolito, substituindo o pronome relativo que por o qual.
2. Dentre as palavras que presentes na fala da Mafalda, no segundo quadrinho, quais deles são pronomes relativos? Como você chegou a essa conclusão?
Texto C.
Leia o texto abaixo e complete as lacunas com pronomes relativos adequados.
Plantas ornamentais para jardim
Para se fazer um jardim deve-se escolher plantas ___sejam bonitas para formar uma paisagem agradável. Outro ponto ___não deve ser esquecido é quanto às necessidades de cada planta, se elas estão de acordo com o tipo de clima e solo ____ você tem para oferecer a elas.
As flores são ingredientes ___não podem faltar em um jardim, afinal elas são as responsáveis pela graça e beleza do espaço, e dão um colorido todo especial. Entre as flores mais utilizadas em jardins pode-se destacar: rosas, azaléias, primaveras, margaridas, copos de leite, tulipas, entre outras.
Disponível em: http://flores.culturamix.com/flores/plantas-ornamentais-para-jardim
Mas não é só de flores ___se vive um jardim, as folhagens também são muito bonitas, e dão um toque verde para o jardim. Algumas das folhagens mais usadas são: a grama, espada de São Jorge, samambaia, avenca, babosa, cavalinha, comigo-ninguém-pode, chifre de veado, costela de adão, entre outras.
Disponível em:
http://flores.culturamix.com/flores/plantas-ornamentais-para-jardim
Aula 04 ( 50 minutos)
Atividade
O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de atividade, a ser realizada em grupo:
Montem uma apresentação para ser exposta no K-presenter. Para isso:
http://www.brasilescola.com/gramatica/pronome-relativo.htm
http://educacao.uol.com.br/portugues/pronomes-relativos.jhtm
Emoções
Disponível em:
http://proximoshow.com.br/wp-content/uploads/Roberto-Carlos-Show-ao-vivo-em-Sp.jpg
Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Olhando pra você
E as mesmas emoções
Sentindo...
São tantas já vividas
São momentos
Que eu não me esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui...
Amigos eu ganhei
Saudades eu senti partindo
E às vezes eu deixei
Você me ver chorar sorrindo...
Sei tudo que o amor
É capaz de me dar
Eu sei já sofri
Mas não deixo de amar
Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi...
São tantas já vividas
São momentos
Que eu não me esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui...
Mas eu estou aqui
Vivendo esse momento lindo
De frente pra você
E as emoções se repetindo
Em paz com a vida
E o que ela me traz
Na fé que me faz
Otimista demais
Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi...
Letra e vídeo disponíveis respectivamente em:
1. Para ampliar o estudo sobre os pronomes relativos, os alunos poderão assistir aos vídeos disponíveis nas páginas:
Os alunos poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – Pronomes relativos e a coesão textual, a partir das atividades desenvolvidas. Para tanto, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram reconhecer e empregar os pronomes relativos como um recurso para se estabelecer a coesão no texto.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/02/2013
Cinco estrelasMuito boa a aula. Bem didática.
17/11/2012
Quatro estrelasAdorei a aula, até peguei algumas propostas , principalmente as tirinhas, mas queria o gabarito, para eu conferir. Aqui não tem?
29/08/2012
Quatro estrelasGostei da aula, peguei algumas atividades para trabalhar na EJA