24/10/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Aula 01 (50 minutos)
Disponível em:
Ambiguidade é a possibilidade de uma mensagem ter dois sentidos. Ela geralmente é provocada pela má organização das palavras na frase. Embora funcione como recurso estilístico, a ambiguidade também pode ser um vício de linguagem que decorre da má colocação de uma palavra na frase. Nesse caso, deve ser evitada, pois compromete o sentido do texto. Nesta aula, será abordada a ambiguidade pelo emprego inadequado dos pronomes relativos.
Atividade
I - Para apresentar o tema da aula aos alunos, o professor deverá distribuir a eles a cópia dos anúncios abaixo.
A.
Disponível em:
http://mixpp.blogspot.com/2010/03/ambiguidade-engracada.html
II- A respeito do anúncio da Chevrolet, o professor deverá perguntar aos alunos:
1. Ambiguidade é a possibilidade de um enunciado apresentar dois sentidos.
a. Há ambiguidade na fala de Cebolinha? Explique.
b. Que palavra apresenta dupla interpretação? Por quê?
2. Se substituirmos a palavra celta por certa o efeito de sentido seria o mesmo? Justifique sua resposta.
3. Geralmente, a ambiguidade é intencional em textos publicitários. Você concorda com essa afirmação? Justifique.
B.
Disponível em:
http://soulcomunicacoes.blogspot.com/2010/05/ambiguidade.html
III - No anúncio da TAM, há também a possibilidade de dupla interpretação.
1. A expressão “alcança as estrelas” pode ser entendida como a possibilidade que a TAM oferece de se viajar para vários lugares, inclusive, para Hollywood, lugar de artistas famosos.
a. Qual outro sentido é possível depreender dessa expressão?
b. Nesse caso, pode-se dizer que a ambiguidade é intencional? Justifique sua resposta.
2. A ambiguidade na propaganda pode ser um recurso para que o produto anunciado fique na memória do consumidor.
Você concorda com essa afirmação? Explique.
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I – O professor solicita aos alunos que acessem o site abaixo para, em dupla, assistirem ao vídeo sobre ambiguidade.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=R_RjYM4Inss
Roteiro para o vídeo:
1. O que significa ambiguidade?
2. Quando a ambiguidade pode ser proposital? Em que gêneros textuais isso ocorre com mais frequência?
3. Explique a ambiguidade na frase:
Ele viu o acidente do carro
4. Explique a ambiguidade intencional na frase:
Capacete: quem tem cabeça usa.
5. O emprego inadequado do pronome possessivo pode causar dupla interpretação. Reescreva a frase abaixo, de forma a desfazer a ambiguidade.
O policial devolveu o menino a sua casa
6. Acompanhe no vídeo, a explicação da professora sobre as ocorrências ambíguas no texto seguinte. Responda as questões - a e b – propostas sobre o texto.
Perigo!
Árvore ameaça cair em praça do jardim Independência. Um perigo iminente ameaça a segurança dos moradores da rua Lúcia Tonon Martins, no Jardim Independência. Uma árvore, com cerca de 35 metros de altura, que fica na Praça Conselheiro da Luz, ameaça cair a qualquer momento. Ela foi atingida, no final de novembro do ano passado, por um raio e, desde este dia, apodreceu e morreu.
A árvore, de grande porte, é do tipo Cambuí e está muito próxima à rede de iluminação pública e das residências. "O perigo são as crianças que brincam no local", diz Sérgio Marcatti, presidente da Associação do Bairro".
a) O que pretendia afirmar o presidente da associação?
b) O que afirma ele, literalmente?
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
I- Os alunos, em dupla, deverão resolver os exercícios propostos.
1. As frases abaixo apresentam ambiguidade, provocada pelo emprego inadequado do pronome relativo.
- Aponte as duas leituras possíveis para cada uma das frases
- Reescreva-as de modo a evitar a ambiguidade.
a. Estivemos na casa da cidade que foi destruída pelo incêndio.
b. Comi um churrasco num restaurante que era gostoso.
c. A empregada lavou as roupas que encontrou no tanque.
d. A jovem pegou o estojo vazio da aliança de diamantes que estava sobre a cama.
e. Maria disse à amiga que seu namorado havia chegado.
2. Os pronomes relativos o qual, a qual, os quais e as quais são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome que; seu uso, no entanto, é menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.
Reescreva as frases abaixo, eliminando a ambiguidade, substituindo o pronome relativo que por o qual, a qual, os quais e as quais.
a. Existem dias e noites, que se dedica o descanso e a intimidade.
b.Conhecemos uma das irmãs de Carlos,que trabalha na França.
c. Encontrei um irmão da minha amiga que morou na Europa.
3. Explique porque as frases abaixo são ambíguas.
a. A preocupação social está presente na obra de Aluísio Azevedo, que busca compreender os elementos determinantes da realidade social.
b.Não conheço o pai do menino que se acidentou.
4. Na frase:
Estou fazendo um livro para a editora, que me ocupa o dia todo.
a. Qual é o termo retomado pelo pronome relativo que?
b. Quais são as duas leitura possíveis para esta frase?
c. Reescreva a frase, desfazendo a ambiguidade.
5. Há algumas palavras propícias para gerar ambiguidade. Você concorda que o pronome relativo é uma delas? Justifique sua resposta.
1. Para rever os pronomes relativos, os alunos poderão assistir ao vídeo sobre esses pronomes.
http://www.youtube.com/watch?v=aIMJDnsbWp4
2. Para ampliar as informações sobre ambiguidade, os alunos poderão assistir aos vídeos
Os alunos poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema –Os pronomes relativos e ambiguidade, a partir das atividades desenvolvidas. O professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram reconhecer que a ambiguidade é uma figura de linguagem que ocorre sempre que uma construção sintática apresentar mais de um sentido. Em textos publicitários, por exemplo, a ambiguidade pode funcionar como recurso estilístico, mas em outros casos, constitui um vício de linguagem – principalmente, quando se trata do emprego inadequado dos pronomes relativos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/12/2015
Cinco estrelasmuitissimo bom esse conteudo me ajudou imensamente queria agradecer de coraçao a todos q fizeram este lindo site poder existir na internet sem voces eu nao seria niguem voces sao meus unicos amigos
07/12/2015
Cinco estrelasmuitissimo bom esse conteudo me ajudou imensamente queria agradecer de coraçao a todos q fizeram este lindo site poder existir na internet sem voces eu nao seria niguem voces sao meus unicos amigos
17/04/2012
Três estrelasMuito boa a aula, mas o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=aIMJDnsbWp4 não está mais disponível, que pena.