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UCA - Orações subordinadas adjetivas: generalização e especificação

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer, identificar e empregar adequadamente as orações subordinadas adjetivas.
  • Verificar, por meio de análise de textos, a função estético-semântica das orações subordinadas adjetivas  na construção do texto.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Período composto por subordinação.
  • Pronomes relativos.
  • Classificação das orações subordinadas adjetivas.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, tirinhas imagens e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

Disponível em:

http://revisaotextual-patriciaaragao.blogspot.com/2011/09/exercicios-comentados-sobre-oracoes.html

O tema desta aula trata-se das orações  subordinadas adjetivas.  Essas orações, quando empregadas adequadamente, permitem ao produtor do texto destacar determinadas informações relevantes  para a argumentação desenvolvida.  As orações subordinadas adjetivas restritivas, ao especificar os termos que as antecedem,  contribuem para a precisão dos textos. Já as orações subordinadas adjetivas explicativas, por apresentarem características genéricas aos termos antecedentes, permitem enfatizar determinados  dados ou conceitos.

 

  • Observação:

Esta aula pode ser ministrada após  outras de minha autoria,  também publicadas no portal: 

(i) Pronomes relativos e a coesão textual;

(ii) O adjetivo e a locução adjetiva na construção do texto;

(iii) As orações subordinadas adjetivas na construção do texto.

 

Atividade

I - Para  ativar o conhecimento prévio dos alunos a respeito das orações subordinadas adjetivas, o professor pedirá aos alunos que, em dupla, acessem a página seguinte e façam a leitura da tirinha do Hagar.

hagarc

Disponível em:

http://portuguescienciaviva.blogspot.com/2011/08/oracoes-subordinadas-adverbiais.html

II – Questões sobre a tirinha.

1.  A resposta dada a Honi – filha de Hagar e Helga – no primeiro quadrinho, é um período composto.

a. Identifique suas orações que compõem o período.

b.  Que termo da primeira oração é retomado na segunda pelo pronome relativo?

c. Houve a elipse do  pronome relativo no início da segunda e da terceira oração subordinada. Reescreva o período, acrescentando o pronome relativo para introduzir essas orações.

d. Observe as orações introduzidas pelo pronome relativo e responda: houve especificação ou generalização do termo antecedente ao pronome. Explique.

e.Classifique as orações introduzidas pelo pronome relativo.

2. Observe a resposta de Helga no segundo quadrinho e responda:  para Helga, o homem perfeito existe? Explique.

 

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

I-  O professor solicitará aos alunos que acessem a página abaixo para, em dupla,  assistirem ao vídeo sobre as orações subordinadas adjetivas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/portaldoprofessor-fa/FerramentaAulaGwt.jsp?e=49660&i=true&r=false&a=36904#passo4

 

Para assistirem ao vídeo, os alunos deverão seguir o roteiro seguinte:

1. Como se classificam as orações subordinadas adjetivas?

2. A função sintática exercida das orações subordinadas adjetivas são as funções sintáticas típicas de um adjetivo. Explique.

3. Explique a diferença semântica entre as orações  subordinadas adjetivas restritivas e as subordinadas adjetivas explicativas, a partir dos exemplos abaixo:

 

Comi a fruta que estava madura.

Comi a fruta, que estava madura

 

4. Na escrita, qual é a marca que possibilita fazer a distinção entre as duas orações subordinadas adjetivas?

5. As orações subordinadas adjetivas são introduzidas por um pronome relativo.  Qual é a função do pronome relativo, nesse caso?

(  ) liga a oração principal à oração subordinada adjetiva.

(  ) assume uma função sintática na oração que ele está iniciando.

Exemplifique as alternativas acima.

 

II –  Após  a discussão das questões propostas no roteiro para o vídeo, os alunos deverão responder às questões sobre o texto apresentado na sequência.

 

Observação:

O professor deverá distribuir a cópia do texto para os alunos, ou optar por pedir a eles que acessem a página em que o texto se encontra disponível.

guga

Disponível em:

http://educacao.uol.com.br/biografias/gustavo-kuerten.jhtm

 

Gustavo Kuerten nasceu em Florianópolis, numa família de classe média. O apego à família e à terra natal, aliados a um perfil de simpatia e simplicidade, o tornaram um dos atletas mais admirados do Brasil.

Conhecido como "Guga", perdeu o pai - com quem aprendeu a jogar tênis - muito cedo. Desde pequeno já praticava esportes, como o surfe. Aos 14 anos, começou a jogar tênis com o treinador Larri Passos, com quem atuou nos quinze anos seguintes.

Gustavo Kuerten recebeu diversos títulos como juvenil, desde 1993, quando foi campeão sul-americano, em quadra de saibro. Em seguida conquistou o título de campeão da Copa Davis, campeão de duplas de Rolland Garros e vice-campeão do Orange Bowl. [...]

Disponível em:

http://educacao.uol.com.br/biografias/gustavo-kuerten.jhtm

 

Questões sobre o texto:

1. Identifique e classifique as orações subordinadas adjetivas presentes no texto.

2.  Explique o sentido dessas orações: especificação ou generalização?

3. Qual são termos retomados pelos pronomes relativos nessas orações?

 

Aula 03 (50 minutos)

 

Atividade

I – O professor solicitará aos alunos que acessem a página seguinte para fazerem a leitura do texto “ A disciplina do amor” de Clarice Lispector.

Disponível em:

http://desmontandotexto.blogspot.com/2009/09/disciplina-do-amor.html

 cachorro

Disponível em:

http://fendadarealidade.blogspot.com/2010/03/voce-e-melhor-que-um-cachorro.html

A disciplina do amor

Foi na França, durante a Segunda Grande Guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com o seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em  que o seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atento ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava a sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias. Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o homem partiu) continuou-o a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?... Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para “aquela” direção.

TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980. P. 99-100

 Disponível em:

http://desmontandotexto.blogspot.com/2009/09/disciplina-do-amor.html

 

II – O professor  deverá fazer a leitura oral do texto para os alunos e, a seguir,  abrir espaço para todos falarem sobre a tema – a fidelidade dos animais aos homens.

III – Para complementar a discussão, o professor solicitará a eles que acessem a página  abaixo para assistirem, em dupla, o vídeo  sobre a importância da doação de órgãos, a partir de uma história de fidelidade.

http://www.youtube.com/watch?v=pfs2d1Nh4bM&feature=related

 

IV – Para fechar a sequência didática sobre orações subordinadas adjetivas, o professor apresentará aos alunos  a seguinte proposta de atividade, a ser realizada em grupo:

  • Montem uma apresentação no K-presenter sobre as orações subordinadas adjetivas, a partir do que foi estudado:

  • Busquem mais informações sobre o assunto, pesquisando nos sites abaixo:

http://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/oracao-subordinada-adjetiva.htm

http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint36.php

  • Analisem as orações subordinadas adjetivas presentes no conto “A disciplina do amor” de Lygia Fagundes Telles.

Recursos Complementares

Para ampliar o estudo sobre as orações subordinadas adjetivas, os alunos poderão assistir aos vídeos seguintes. O professor poderá propor um roteiro, visando a promover uma discussão sobre o assunto.

http://www.youtube.com/watch?v=UKNmAXliY2M

http://www.youtube.com/watch?v=diLyW1h_Bww

Avaliação

Os alunos  poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – orações subordinadas adjetivas: generalização e especificação, a partir das atividades desenvolvidas.  O  professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram reconhecer  a diferença semântica entre as orações subordinadas adjetivas restritivas e  explicativas.

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