25/10/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Aula 01 (50 minutos)
Disponível em:
http://revisaotextual-patriciaaragao.blogspot.com/2011/09/exercicios-comentados-sobre-oracoes.html
O tema desta aula trata-se das orações subordinadas adjetivas. Essas orações, quando empregadas adequadamente, permitem ao produtor do texto destacar determinadas informações relevantes para a argumentação desenvolvida. As orações subordinadas adjetivas restritivas, ao especificar os termos que as antecedem, contribuem para a precisão dos textos. Já as orações subordinadas adjetivas explicativas, por apresentarem características genéricas aos termos antecedentes, permitem enfatizar determinados dados ou conceitos.
Esta aula pode ser ministrada após outras de minha autoria, também publicadas no portal:
(i) Pronomes relativos e a coesão textual;
(ii) O adjetivo e a locução adjetiva na construção do texto;
(iii) As orações subordinadas adjetivas na construção do texto.
Atividade
I - Para ativar o conhecimento prévio dos alunos a respeito das orações subordinadas adjetivas, o professor pedirá aos alunos que, em dupla, acessem a página seguinte e façam a leitura da tirinha do Hagar.
Disponível em:
http://portuguescienciaviva.blogspot.com/2011/08/oracoes-subordinadas-adverbiais.html
II – Questões sobre a tirinha.
1. A resposta dada a Honi – filha de Hagar e Helga – no primeiro quadrinho, é um período composto.
a. Identifique suas orações que compõem o período.
b. Que termo da primeira oração é retomado na segunda pelo pronome relativo?
c. Houve a elipse do pronome relativo no início da segunda e da terceira oração subordinada. Reescreva o período, acrescentando o pronome relativo para introduzir essas orações.
d. Observe as orações introduzidas pelo pronome relativo e responda: houve especificação ou generalização do termo antecedente ao pronome. Explique.
e.Classifique as orações introduzidas pelo pronome relativo.
2. Observe a resposta de Helga no segundo quadrinho e responda: para Helga, o homem perfeito existe? Explique.
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I- O professor solicitará aos alunos que acessem a página abaixo para, em dupla, assistirem ao vídeo sobre as orações subordinadas adjetivas.
Para assistirem ao vídeo, os alunos deverão seguir o roteiro seguinte:
1. Como se classificam as orações subordinadas adjetivas?
2. A função sintática exercida das orações subordinadas adjetivas são as funções sintáticas típicas de um adjetivo. Explique.
3. Explique a diferença semântica entre as orações subordinadas adjetivas restritivas e as subordinadas adjetivas explicativas, a partir dos exemplos abaixo:
Comi a fruta que estava madura.
Comi a fruta, que estava madura
4. Na escrita, qual é a marca que possibilita fazer a distinção entre as duas orações subordinadas adjetivas?
5. As orações subordinadas adjetivas são introduzidas por um pronome relativo. Qual é a função do pronome relativo, nesse caso?
( ) liga a oração principal à oração subordinada adjetiva.
( ) assume uma função sintática na oração que ele está iniciando.
Exemplifique as alternativas acima.
II – Após a discussão das questões propostas no roteiro para o vídeo, os alunos deverão responder às questões sobre o texto apresentado na sequência.
Observação:
O professor deverá distribuir a cópia do texto para os alunos, ou optar por pedir a eles que acessem a página em que o texto se encontra disponível.
Disponível em:
http://educacao.uol.com.br/biografias/gustavo-kuerten.jhtm
Gustavo Kuerten nasceu em Florianópolis, numa família de classe média. O apego à família e à terra natal, aliados a um perfil de simpatia e simplicidade, o tornaram um dos atletas mais admirados do Brasil.
Conhecido como "Guga", perdeu o pai - com quem aprendeu a jogar tênis - muito cedo. Desde pequeno já praticava esportes, como o surfe. Aos 14 anos, começou a jogar tênis com o treinador Larri Passos, com quem atuou nos quinze anos seguintes.
Gustavo Kuerten recebeu diversos títulos como juvenil, desde 1993, quando foi campeão sul-americano, em quadra de saibro. Em seguida conquistou o título de campeão da Copa Davis, campeão de duplas de Rolland Garros e vice-campeão do Orange Bowl. [...]
Disponível em:
http://educacao.uol.com.br/biografias/gustavo-kuerten.jhtm
Questões sobre o texto:
1. Identifique e classifique as orações subordinadas adjetivas presentes no texto.
2. Explique o sentido dessas orações: especificação ou generalização?
3. Qual são termos retomados pelos pronomes relativos nessas orações?
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
I – O professor solicitará aos alunos que acessem a página seguinte para fazerem a leitura do texto “ A disciplina do amor” de Clarice Lispector.
Disponível em:
http://desmontandotexto.blogspot.com/2009/09/disciplina-do-amor.html
Disponível em:
http://fendadarealidade.blogspot.com/2010/03/voce-e-melhor-que-um-cachorro.html
Foi na França, durante a Segunda Grande Guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com o seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que o seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atento ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava a sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias. Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o homem partiu) continuou-o a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?... Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para “aquela” direção.
TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980. P. 99-100
Disponível em:
http://desmontandotexto.blogspot.com/2009/09/disciplina-do-amor.html
II – O professor deverá fazer a leitura oral do texto para os alunos e, a seguir, abrir espaço para todos falarem sobre a tema – a fidelidade dos animais aos homens.
III – Para complementar a discussão, o professor solicitará a eles que acessem a página abaixo para assistirem, em dupla, o vídeo sobre a importância da doação de órgãos, a partir de uma história de fidelidade.
http://www.youtube.com/watch?v=pfs2d1Nh4bM&feature=related
IV – Para fechar a sequência didática sobre orações subordinadas adjetivas, o professor apresentará aos alunos a seguinte proposta de atividade, a ser realizada em grupo:
http://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/oracao-subordinada-adjetiva.htm
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint36.php
Para ampliar o estudo sobre as orações subordinadas adjetivas, os alunos poderão assistir aos vídeos seguintes. O professor poderá propor um roteiro, visando a promover uma discussão sobre o assunto.
Os alunos poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – orações subordinadas adjetivas: generalização e especificação, a partir das atividades desenvolvidas. O professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram reconhecer a diferença semântica entre as orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas.
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