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O Funk carioca e sua dinâmica social

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A aula possibilitará ao aluno a compreensão do processo em que se deu o surgimento do estilo musical Funk. Também deverão compreender os valores políticos da cultura Funk e a sua inserção nas periferias das grandes cidades – suas reivindicações e percepção das mazelas da sociedade

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento preliminar para que se possa trabalhar o tema com os alunos.

Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

 

Make it Funky! (James Brown)

Nenhum outro lugar do mundo levou a ordem de James Brown tão a sério quanto o Rio de Janeiro. Nos mais de trinta anos que separam esse grito de guerra da "Eguinha Pocotó", um universo inteiro se formou. Funk é muito mais do que simplesmente um balanço musical com raízes norte-americanas, o nome traduz um modo de vida da juventude que se espalhou pelo Brasil, que pode ser identificado pelo neologismo funkeiro. (ESSINGER, Silvio. Batidão: uma história da funk. Rio de Janeiro: Record, 2005.)

 

Baile Funk Antigo Baile funk. Década: 1980. Fonte: http://mjpinformatica.blogspot.com/2009/03/especial-mp3-antigas-baile-funk.html

 

Atividade 1

A principal motivação em se estudar o Funk em sala de aula é podermos situar sua inserção na cultura brasileira e entender como se conjugam o estilo musical e a juventude que faz parte de sua tribo. Para tal tarefa, teremos que traçar o histórico deste estilo musical e suas variações.

Para tal atividade, faremos um Seminário em que os alunos terão que descrever as principais características deste estilo musical. Por se tratar de um tema de interesse da juventude, possivelmente a turma terá algum conhecimento sobre o tema. Será importante o professor conjugar os textos indicados abaixo e esses conhecimentos para identificar preconceitos, exageros e alguns pontos que enriqueça o Seminário.

- Texto: “História do Funk Carioca”, disponível em: http://funkcia.com/lang1/historia.html (acesso em: 13 out. 2011).

- Texto: “Cultura - O funk e a juventude pobre carioca”. Teoria e Debate n. 48, disponível em:  http://www.fpa.org.br/o-que-fazemos/editora/teoria-e-debate/edicoes-anteriores/cultura-o-funk-e-juventude-pobre-carioca (acesso em: 13 out. 2011).

- Texto: “O Baile Funk Carioca”, de Hermano Vianna. Overmundo, disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/o-baile-funk-carioca-hermano-vianna (acesso em: 13 out. 2011).

O livro do sociólogo Hermano Vianna é referência para qualquer estudo sobre o Funk. Seria interessante o professor privilegiar o texto desse autor e organizar a discussão, baseando-se no seu argumento − a Teoria da festa − e mostrar como o funk pode ser interpretado como portador de estratégias inéditas para lidar com uma realidade metropolitana heterogênea.Focar, principalmente, no segundo capítulo: "HISTÓRICO: INTERNACIONAL E CARIOCA".

- Vídeo: “Documentário sobre o Funk Carioca”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aug89A2v-Rc.

A turma, com a ajuda do professor, terá que ser capaz de separar os diversos momentos históricos do Funk −o baile de corredor, a era dos mêlos, a mudança dos estilos musicais tocados, etc. −e saber como o estilo musical conversava com o seu contexto.

Na Atividade 1, os alunos conhecerão diversas fases e características do Funk. Analisaremos mais detalhadamente duas vertentes antagônicas deste estilo musical: o Funk proibido e o Funk consciente.

 

Equipe Furacão 2000Equipe Furacão 2000. Data: 2008. Fonte: http://www.tribofunk.com/funk-da-baixada/

Atividade 2: Funk, o ritmo da violência?

Sabe-se que o estilo musical Funk surgiu nas favelas do Rio de Janeiro. O Funk é portador da complexa função de trazer à cena pública ideias, reivindicações, histórias e desejos de uma extensa camada da juventude brasileira. Por vezes, o estilo musical foi reduzido e acusado de fazer apologia ao crime organizado. Será interessante nesta atividade discutir livremente com os alunos essa "função" do Funk.

As músicas aqui analisadas são fortes e caberá ao professor analisar a sua adequação etária.

Texto base para a discussão: “O Funk como símbolo da violência carioca”, de Hermano Vianna. Overmundo, disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/o-funk-como-simbolo-da-violencia-carioca.

Sugestão de músicas:

- “Toque da Cadeia”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SrG-VR3rOog;

- “Tipo Colômbia”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YAup37S0n0A&feature=related.

- "Vida Bandida", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LXEq_1jHqXk

A análise das músicas terá que levar em conta o histórico estudado na atividade 1 e o texto-base indicado nesta atividade. É importante que o aluno tenha a compreensão de que o "Funk Proibido" ou "Funk Armado" (assim denominado pela mídia) é uma vertente do Funk e não representa todo o estilo musical.

O professor poderá ressaltar as características exaltadas nas músicas, por meio das questões abaixo:

- Quem é o protagonista no enredo da letra da música?

- Você consegue definir quem é o público-alvo?

- Que características são exaltadas na música?

A discussão seguirá em torno da questão da "liberdade de expressão". Os alunos terão que se posicionar sobre os limites da liberdade de expressão.

Funk Armado Fonte: http://www.wilsonoliveira.com/

Atividade 3: O Funk Consciente

Texto-base para a discussão: “Funk carioca: crime ou cultura?”. Revista África e Africanidades, Ano I, n. 4, fev. 2009. Disponível em: http://www.africaeafricanidades.com/documentos/Funk_carioca_repaginado.pdf.

Músicas:

- MC Cidinho e Doca - http://www.youtube.com/watch?v=MXU4Ph9zZWQ&feature=player_embedded#!

- MC Dodô - "Falam que é nós", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wNH5aMs-mf8;

- MC Yuri BH - "O Crime não Presta", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sCz05Ww_skU;

- MC Andrezinho Shock - "Assalto ao posto", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FqpXLQPLHK0.

Algumas questões que poderão guiar a discussão:

- Qual é a diferença mais significativa das músicas analisadas nas atividades 2 e 3?

- Qual é o público-alvo das músicas? É o mesmo da atividade 2?

 

Atividade 4: Programa de Rádio 

A consulta aos links permitirá aos alunos informações básicas para o desenvolvimento dos temas propostos. É necessário ressaltar a importância do acesso às obras dos artistas, disponíveis em vários sites e blogs de divulgação do Funk Carioca (é importante destacar que a Internet e a popularização da tecnologia são responsáveis pela divulgação do Funk). Após o acesso às informações, os alunos deverão escrever e produzir Miniprogramas de Rádio sobre a temática escolhida por eles.

Primeiro passo

Se a escola tiver um Laboratório de Informática adequado à produção de programas de rádio, o trabalho poderá ser realizado no próprio local.  Caso a escola não possua esse espaço, os alunos poderão produzir os programas em computadores particulares. A produção do programa poderá ser realizada em qualquer máquina que possua as seguintes ferramentas:

- Sony Sound Forge Pro 10.0b: ferramenta que cria, edita, digitaliza, grava e limpa arquivos de sons digitais (link: http://www.baixaki.com.br/download/sony-sound-forge-pro.htm - acesso em: 27 abr. 2011);

- Reaper 3.7: é um editor de áudio que permite mixar faixas utilizando diversos fragmentos de áudio (link: http://reaper.softonic.com.br/ - acesso em: 27 abr. 2011);

- microfone normal para computador.

Segundo passo

Cada grupo de alunos ficará responsável pela produção de um Programa de Rádio de caráter jornalístico. O grupo deverá escrever um pequeno texto analítico, de aproximadamente 15 linhas, sobre cada tema proposto, a partir de uma canção a ser analisada. O texto deverá ser gravado por um dos alunos, que terá a função de locutor. Os outros alunos do grupo deverão também escolher o "slogan" e as canções que servirão como vinhetas iniciais e finais do programa. Todos os grupos deverão apresentar os trabalhos radiofônicos à comunidade escolar em um Seminário Transdisciplinar que envolva as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes.

A socialização dos alunos será realizada durante a produção dos programas em sala de aula e, também, durante a apresentação coletiva para a escola. Segue abaixo um exemplo de programa de rádio produzido pela Rádio UFMG Educativa que servirá como base para a atividade, disponível em: http://www.4shared.com/file/Y76p9a5i/Decantando_a_repblica_-__msica.html.

 

Atividade 5: O Funk no cinema

Esta será a atividade síntese sobre o estudo do Funk. Os alunos irão organizar uma Mostra de Cinema para a comunidade escolar e trabalharão, logo após a sua exibição, as temáticas levantadas durante todo o estudo.

Filmes sugeridos:

Sou feia mas tô na moda, direção de Denise Garcia, 2005.

Sinopse: Percorrendo bailes Funk durante um ano com uma equipe reduzida, Denise Garcia documentou as performances e o dia a dia de artistas que estão fazendo o Movimento do Funk carioca atualmente, como Cidinho e Doca, DJ Marlboro. O documentário foca, em especial, as mulheres do movimento, como as funkeiras Deise da Injeção, Vanessinha Pikachú, Tati Quebra-Barraco e diversos "bondes" de meninas.

Link: http://video.google.com/videoplay?docid=-3430381265386846688

Sou feia mas to na moda

Favela Bolada, direção de Leandro Hbl e Wesley Pentz, 2008.

Sinopse: O Funk carioca é o grande protagonista deste documentário. Inspirado no Funk eletrônico americano da década de 1980, tornou-se um ritmo completamente brasileiro da nova geração. Assim como a história do estilo, os polêmicos bailes funks −saídos das classes mais pobres do Rio de Janeiro −também são abordados.

Link: Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=bu7HH0sMOKs | Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=Xhw1nTf6k7E | Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=ncuzde78Ykw | Parte 4 - http://www.youtube.com/watch?v=fO1s7sopkIs

Favela Bolada

 - Grosso Calibre, direção de Guilherme Arruda, Ludmila Curi e Thiago Vieira, 2011.

Sinopse: As músicas e as letras proibidas da estrela do Funk, MC Smith, mostram a realidade daqueles que moram nas favelas do Rio de Janeiro, sobrevivendo em meio a gangues de tráfico de drogas e à violência da polícia.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=3br6G06vuJo

Grosso Calibre

 

Observação: Também poderão ser exibidas outras produções levantadas pelos alunos.

Caso a escola se interesse em construir um acervo em sua biblioteca de DVDs de filmes nacionais o site da Programadora Brasil oferece toda a estrutura - http://www.programadorabrasil.org.br/.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão dos grupos e ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos, as diferenças e proximidades de cada tema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Renata E., UFRGS , Rio Grande do Sul - disse:
    renataeinsfeld@gmail.com

    09/07/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo projeto! Porque indica textos para os professores aprofundarem seus conhecimentos sobre o Funk e, principalmente, 'desmistifica' sua abordagem no ambiente escolar.


  • kélina, Colégio Estadual Floriano Landgraf , Paraná - disse:
    kelinabb@bol.com.br

    13/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito legal a ideia de mostrar que essa dança pode sim ser trabalhada na escola, assim como os outros ritmos musicais.


  • Ubaldo Ridney de Jesus Rizzaldo, SAGRADA FAMILIA INSTITUTO DE ENSINO , São Paulo - disse:
    urjrj@hotmail.com

    02/11/2011

    Quatro estrelas

    interessante para conhecer


Sem classificação.
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