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Como mediar o conhecimento e compreensão do processo da adição de forma lúdica? (UCA)

 

19/10/2011

Autor y Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
• Conhecer e compreender o processo da adição;
• Resolver operações e agrupamentos por meio de jogos;
• Utilizar as habilidades adquiridas na resolução de situações problema do seu cotidiano;
• Reconhecer um texto instrucional: estrutura e função;
• Identificar unidades e dezenas;
• Elaborar um texto instrucional a partir da experiência vivenciada.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 horas - 4 aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, converse com os alunos e verifique o conceito de adição que eles trazem. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, Wxcam e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

1ª aula – Aproximadamente 60 minutos.

Aula interativa

Professor, inicie sua aula motivando seus alunos. Diga-lhes que teremos uma aula bem legal, pois vamos aprender brincando. Os jogos são excelentes recursos para trabalharmos conceitos matemáticos, por isso propomos o jogo “Trocando 10 por 1”. Ele possibilita trabalhar o conceito de unidade, de dezena e de adição. Veja a seguir:


Jogo: “Trocando 10 por 1”.

 Canudinhos

Fonte: http://www.flickr.com/photos/animalphoto/986418056/         (acesso em 14/10/11)

 (acesso em 14/10/11)

-Professor organize os alunos em duplas. Lembre-se de fazer duplas heterogêneas para que os alunos que estiverem mais avançados possam colaborar com os outros. Procure estabelecer uma relação de cooperativismo, para isso é importante estabelecer as regras e ficar atento ao desenvolvimento do jogo.


Antes de iniciar, discuta com as crianças sobre as regras do jogo:
-Cada dupla receberá vários canudinhos, cortados ao meio (uma mesma cor) e 1 dado.
-Os canudinhos pequenos (partidos ao meio) representarão as unidades.
-Os canudinhos grandes representarão as dezenas e ficarão com a professora que será o banco. Ela terá a função de trocar os canudinhos pequenos (unidades) pelos grandes (dezenas).
-Cada dupla receberá uma tabela, ou construirá em seu caderno, para registrar suas operações.
-Uma criança joga o dado e registra o número que obteve e pega o total de canudinhos referente ao número que saiu no dado, por exemplo: se no dado saiu o número 4, ele pegará 4 canudinhos.
-Na segunda jogada já faz a adição somando os pontos, ou seja, se na primeira rodada ele tirou 4 canudinhos e na segunda ele tirou 6, então vai até a professora e troca por um grande de outra cor, que representa a dezena.
-Assim, estaremos trabalhando os conceitos de unidade e dezena e o processo de juntar (adição).

 

JOGADAS

JOÃO

MARIA

1ª JOGADA

///

/////

2ª JOGADA

/////

//////

3ª JOGADA

////

//

4ª JOGADA

   

5ª JOGADA

   

6ª JOGADA

   

TOTAL DE DEZENAS

/

/

* Ganha o aluno que ao final das rodadas juntou mais dezenas.

PROBLEMATIZANDO:

- Quem fez mais pontos?
- Quantas dezenas cada um fez?
- Quantas unidades você precisou para juntar uma dezena?

Professor, as respostas da problematização poderão ser registradas no caderno ou na ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) dos netbooks.

Outra sugestão de jogos relacionados ao conceito de unidade e dezena estão disponível no sítio http://rachacuca.com.br/jogos/numeros-complementares/ (acesso em 14/10/11). Você poderá orientar  os alunos a acessarem por meio da internet de seus netbooks  o Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).

2ª aula – Aproximadamente 60 minutos.

CONSTRUÇÃO DO TEXTO INSTRUCIONAL

 -Professor os textos instrucionais têm o objetivo de "instruir”, "ensinar" e "mostrar" como algo deve ser feito. Alguns exemplos de textos instrucionais: receitas culinárias, manual de instrução, regras de jogo e bula de remédio.
-Após avaliar a aula e os resultados obtidos no jogo, discuta com os alunos, para que serve um texto instrucional e quais textos deste tipo já conhecem.
-Resgate primeiro os conhecimentos prévios que eles têm.
-Leve para sala de aula um texto instrucional de um jogo para que vejam como é a estrutura desta modalidade de texto.
-Analise a estrutura e proponha que construam o texto instrucional referente ao jogo dos canudinhos.

-Para isso explore todas as etapas:


Discuta sobre:

- O que aprenderam com o jogo e qual foi o seu objetivo.
- Como organizamos a sala.
- Quais materiais foram utilizados.
- Como foi realizado: 1º momento e o 2º momento.
- Um nome para este jogo.


Depois de escreverem o texto instrucional, peça que leiam. Avalie junto com os grupos se eles se lembraram de todas as etapas. Reafirme que este tipo de texto tem que trazer todas as orientações de forma clara, para que o leitor consiga, ao ler, compreender todo o processo do jogo.

Professor, os alunos poderão acessar a ferramenta de digitação KWord (caminho já informado) para construírem seus textos instrucionais.

3ª aula – Aproximadamente 60 minutos

 palitos

Fonte: http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/04/brincadeiras-para-as-aulas-de-matemtica.html (acesso em 14/10/11)

“O jogo dos palitos”

Material:

Palitos de fósforo ou de dente, em quantidade suficiente para que cada criança tenha em mãos 3 palitos. Se optar por utilizar palitos de fósforos estes já deverão ter sido utilizados, para não oferecer perigo às crianças.

Orientações:


• O jogo dos palitos é bastante antigo. Em São Paulo ele foi tão praticado que chegou a existir o grupo dos paliteiros. Isso aconteceu no princípio dos anos 50.

• As crianças devem estar organizadas em grupos de até quatro elementos num primeiro momento. À medida que forem dominando o jogo e os cálculos envolvidos os grupos podem ser compostos com um número maior de crianças.

As regras do jogo são:


1- Cada criança recebe 3 palitos.
2- Deve mantê-los escondidos em suas mãos, atrás das costas.
3- Sem que seus colegas vejam, deve optar por colocar zero, um, dois ou três palitos escondidos em uma de suas mãos.
4- Na primeira rodada, não é permitido fazer-se “lona” (zero palito na mão);
5- A cada rodada, todas as crianças do grupo devem colocar a mão que contém os palitos escondidos na direção do centro da roda;
6- A cada rodada, uma criança por vez, deverá fazer uma estimativa do total de palitos contidos em todas as mãos do centro da roda.
7- Abrem-se as mãos e a criança que tiver acertado o total retira um dos três palitos que possui. Aquele que depois de algumas rodadas, conseguir ficar sem nenhum palito, ganha o jogo.

• Ao final do jogo, o adulto que coordena o grupo deve conversar com as crianças sobre as estratégias que foram utilizadas para tentar descobrir o total de palitos em cada rodada; como elas fizeram para calcular rapidamente o resultado, etc.
• As crianças devem jogá-lo várias vezes para que possam aprimorar sua técnica de estimativa e cálculo.
• É importante que o adulto que coordena o grupo converse sempre com os jogadores a respeito das estratégias das quais eles se utilizam em brincadeiras como estas; para que tomem consciência das próprias ações e possam conhecer um pouco da forma de pensar dos seus colegas.

Professor no seguinte sítio você encontrará mais orientações sobre o jogo de palitos com crianças www.mathema.com.br/e_infantil/jogos/palito.html (acesso em 14/10/11)

4ª aula – Aproximadamente 60 minutos

 

PROBLEMATOTECA

 

Atividades

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

PROBLEMATOTECA

João Pedro marcou17 pontos no jogo de canudinhos, já Vitor conseguiu 2 dezenas. Quem venceu a partida?

 

 

Ao final de cada jogo procure fazer um registro. Transforme os raciocínios matemáticos das crianças em operações e situações problemas.

Outra forma de registro é por meio de fotos e/ou filmagem. Oriente os alunos a acessarem o Wxcam, a câmera na área de trabalho do netbook ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam. Para você professor, é importante verificar as formas como os alunos reagem nas atividades, como cooperação, competição, estratégias, etc.

Recursos Complementares

No sítio http://www.google.com.br/search?q=textos+instrucionais&hl=pt-BR&rlz=1R2ADFA_pt-BRBR385&biw=1253&bih=531&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ZAmcTp2KG8Pq0gH33o3TBA&ved=0CDoQsAQ (acesso em 14/10/11)  você encontrará alguns exemplos de textos instrucionais.

http://guaiba.ulbra.tche.br/pesquisa/2005/artigos/letras/71.pdf (acesso em 14/10/11). Este sítio traz um pequeno artigo conceituando Texto Instrucional.

ABED, A. L. Z. , O Jogo de Regras na Psicopedagogia Clínica, Explorando suas
Possibilidades de Uso. São Paulo: PUC-SP, 1996 (monografia)
ABED, A. L. Z. & DIAZ, M,Z,V. Método ZUPP o para o trabalho com memorização
De tabuada. São Paulo , 1995
KAMII, C & DECKARK, G. Reinventado a Aritmética, Implicações da Teoria de Piaget
Campinas – SP. Papirus, 1984
LOPES, M. G. Jogos na Educação. São Paulo, Hemus Ed., 1996
MACEDO, L. A. A importância do Jogo para a Criança: Perspectiva Piagetiana. São Paulo
1989

Avaliação

É importante quando usamos a estratégia de jogos avaliarmos junto com os alunos o seu aprendizado e como foi a relação dos grupos. Varie a forma de avaliar; faça oralmente, ou por escrito. Verifique se os objetivos propostos foram alcançados. 

Professor, uma modalidade importante é a autoavaliação, esta poderá ser utilizada para perceber o nível de envolvimento de cada educando com as atividades propostas e contribuir para o planejamento de novas ações. Reelaborar as regras e recriar jogos efetiva o aprendizado e melhora o relacionamento entre os elementos dos grupos.

Opinión de quien visitó

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