Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como desenvolver a escrita por meio da exploração dos nomes e sobrenomes dos alunos? (UCA)

 

06/11/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·Realizar hipóteses de escrita e leitura;

·Reconhecer seu nome e sobrenome e dos colegas da turma;

·Explorar a música como um portador de texto;

·Resolver situações-problema que envolvam adição e subtração;

·Dialogar e interagir com colegas;

·Produzir um texto poético.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - quatro (4) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o KolourPaint. Estar inserido no processo de alfabetização e realizar tentativas de leitura e escrita, e compreender operações de adição e subtração.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- INTRODUZINDO O TEMA: a história do meu nome!

- Professor, o nome é algo muito especial e significativo para cada um de nós, pois faz parte de nossa história e identidade. Nesse sentido ele se torna um poderoso instrumento no processo de alfabetização das crianças, pois a partir da escrita e leitura de nomes e sobrenomes elas podem aprender, conhecer, criar e (re)criar novas palavras, ampliando assim seu vocabulário.

- Inicie sua aula explorando a música “Gente tem sobrenome” composta por Toquinho e Elifas Andreatto. Para tanto, você poderá utilizar o seu laptop conectado a um projetor multimídia e projetar o vídeo musical, ou solicitar que utilizem seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)  para acessarem o sítio:  http://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK8.

 

  

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK8

Segue abaixo a letra da música: 

 

Gente Tem Sobrenome

Toquinho

                                   Composição : Toquinho / Elifas Andreato

 

Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

 

O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome tem sobrenome também.

Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

 

Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.

 

 

 - Depois de explorar o vídeo musical, dialogue com as crianças sobre seus nomes, questionando-os:

 

  • Quem aqui tem nome?
  • Você gosta do seu nome?
  • Se pudesse escolher outro nome como se chamaria?
  • Você sabe o motivo da escolha do seu nome?
  • O que é sobrenome?

 

- Deixe  que seus alunos exponham suas opiniões e oriente-os a escutar as falas dos colegas. Fique atento para evitar comentários inconvenientes sobre algum nome que não seja comum. Aproveite a música para discutir sobre os apelidos, pois muitas pessoas não gostam somente os apelidos carinhosos são aceitos.

Depois, explore a letra da música. Veja uma sugestão:

 

 Registrando:

  1. Circule com lápis de cor os nomes de pessoas que aparecem na música.
  2. Sublinhe os sobrenomes presentes na música.
  3. Quantas vezes a palavra NOME aparece na música?
  4. Encontre na letra da música palavras que rimam com JARDIM e escreva abaixo.
  5. Quantas estrofes têm na música?
  6. Faça um círculo de azul no sobrenome do Chico, do Caetano, do Ary e do Jorge.
  7. Colora de verde os apelidos que têm na terceira estrofe. E na última estrofe colora de rosa os nomes dos brinquedos.

 

 

Atividade de Casa

- O SIGNIFICADO DO MEU NOME

- Proponha para os alunos que pesquisem na internet o significado de seus nomes. Para tanto, eles deverão utilizar seus laptops e seguir os passos: Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).

- Depois, peça  que  utilizem o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) e escrevam/digitem com suas palavras o que  descobriram sobre os seus nomes relatando com a ajuda de seus familiares a história da escolha de seus nomes. Em seguida, eles devem salvar o arquivo no computador e colocar as fontes de pesquisa.

 

 2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

SOCIALIZANDO

- Professor reserve esse momento para que seus alunos socializem a pesquisa que fizeram em casa, e leiam os textos produzidos por eles relatando o significado e a história da escolha de seus nomes.

- Em seguida, oriente-os a utilizarem o KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura) para ilustrarem suas produções de texto. Você poderá imprimir as produções dos alunos e montar um painel em sua escola socializando as descobertas das crianças.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- EXPLORANDO O NOME E O SOBRENOME

- Professor, neste momento você poderá explorar atividades que contemplem os diferentes níveis de evolução da escrita dos alunos de sua turma. Para tanto, sugerimos abaixo alguns exemplos.

Nível pré-silábico (Entregue uma ficha com o nome completo de seus alunos, caso eles ainda não saibam escrevê-lo convencionalmente).

 

  1. Escreva seu nome abaixo. Qual é a primeira letra do seu nome? Escreva-a utilizando canetinha colorida abaixo.
  2. Pinte no alfabeto abaixo as letras que compõem seu nome.

 

       3. Encontre e recorte em revistas e jornais usados, palavras que comecem com a mesma letra do seu nome.

       4. Escreva palavras que você conhece que se iniciam com a mesma letra do seu nome. (Professor, depois realize a reescrita com seus alunos).

       5. Quantos sobrenomes você tem? Escreva-os abaixo e depois circule com lápis de cor as letras iniciais de cada sobrenome seu?

       6. Observe a ficha do nome de seus colegas, algum nome inicia-se com a mesma letra que o seu? Escreva-os abaixo.

       7. Construindo um jogo do bingo: oriente seus alunos a construírem um jogo do bingo com os nomes dos colegas da turma. O jogo poderá ser construído no caderno dos alunos, ou então utilizando os laptops.

- Caso opte pelo uso dos computadores oriente-os a criarem uma tabela no Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) com 3 colunas e 2 linhas, em seguida eles devem escolher 6 nomes de colegas e digitar em cada célula da tabela. Depois de pronta é só brincar!  Veja um exemplo abaixo:

 

MARCELO

BIANCA

PAULO DOUGLAS

ARTHUR

DANIEL

JULIANA

 

- Você também poderá explorar portadores de textos como músicas, poesias, receitas, dentre outros, para solicitar que seus alunos encontrem palavras que iniciem com a mesma letra do seu nome.

Nível silábico

  1. Escreva seu nome abaixo. Qual é a primeira sílaba do seu nome? Escreva utilizando canetinha colorida.
  2. Pinte no alfabeto abaixo as letras que compõem seu nome.

        3. Encontre e recorte em revistas e jornais usados, palavras que comecem com a mesma sílaba inicial do seu nome.

        4. Circule as sílabas que compõem seu nome, depois escreva as sílabas que podem formar com cada uma delas. Por exemplo: o nome FELIPE:

FE– FA, FI, FO, FU

LI– LA, LE, LO, LU

PE – PA, PI, PO, PU

 

       5. Forme palavras com as sílabas que formam seu nome. (Professor, realize a reescrita com seus alunos caso seja necessário)

       6. Quantos sobrenomes você tem? Escreva-os abaixo e depois circule com lápis de cor as sílabas que aparecem em cada sobrenome seu?

       7. Observe a ficha do nome de seus colegas, algum nome inicia com a mesma sílaba do seu? Escreva-os abaixo.

       8. Construindo um jogo do bingo (mesma sugestão do nível pré-silábico, ou então eles poderão construir um bingo silábico, com seu nome e outras palavras que apresentem a mesma sílaba inicial dele, bem como palavras ou nomes com sílabas diferentes para que possam comparar com o seu). Veja um exemplo:

- Marque os nomes ou palavras que se iniciam com a mesma sílaba que a professora irá sortear.

 

RICARDO

BIANCA

MARIA

PEDRO

DANIEL

JULIANA

 

Nível silábico-alfabético

  1. Escreva seu nome abaixo. Circule as sílabas que têm no seu nome? Quantas são?
  2. Pinte no alfabeto abaixo as letras que compõem seu nome.

     3. Forme palavras com as sílabas de seu nome.

     4. Construa um acróstico com as sílabas do seu nome, por exemplo:

FE LIZ

LI NDO

PE RALTA

       5. Forme frases utilizando as palavras que você formou no acróstico. (Professor, realize a reescrita com seus alunos caso seja necessário)

       6. Observe seu nome e encontre novos nomes dentro dele, depois os escreva abaixo. Por exemplo:

        MARIANA

MARIA

MARI

ANA

RIANA

ANA MARIA

ARIANA

MARINA

      7. Quantos sobrenomes você tem? Escreva-os abaixo e depois circule com lápis de cor as sílabas que aparecem em cada sobrenome seu?

      8. Observe a ficha do nome de seus colegas, algum nome inicia com a mesma sílaba do seu? Escreva-os abaixo.

      9. Construindo um jogo do bingo (Professor, neste nível você poderá explorar os nomes completos dos alunos, ou então somente os sobrenomes, depois faça um sorteio para que os alunos realizem suas hipóteses de leitura). Veja um exemplo:

- Marque os nomes que a professora irá sortear.

 

RICARDO ALMEIDA

BIANCA CASTRO

MARIA SILVA

PEDRO LOPES

DANIEL FREITAS

JULIANA MARTINS

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- QUANTAS LETRAS TÊM SEU NOME?

- O objetivo dessa atividade é explorar os nomes dos alunos da turma, a escrita convencional dos mesmos e abordar situações-problema que abordem operações de adição e subtração.

Inicie sua aula solicitando que seus alunos leiam uma parte do poema de Pedro Bandeira:

 

NOME DA GENTE

POR QUE É QUE EU ME CHAMO ISSO

E NÃO ME CHAMO AQUILO?

POR QUE É QUE O JACARÉ

NÃO SE CHAMA CROCODILO?

Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris, Moderna, 2002.

 

- Dialogue com seus alunos sobre este fragmento do poema e pergunte o que eles compreenderam. Depois proponha as seguintes atividades:

 

1) Escreva o primeiro nome de seus colegas de turma na tabela abaixo em ordem alfabética e conte o número de letras de cada um. Veja um exemplo:

 

Nome

Número de letras

A

N

A

P

A

U

L

A

 

 

 

8

B

I

A

N

C

A

 

 

 

 

 

6

D

A

N

I

E

L

 

 

 

 

 

6

E

L

O

I

S

E

 

 

 

 

 

6

J

O

Ã

O

E

D

U

A

R

D

O

11

L

A

R

A

 

 

 

 

 

 

 

4

M

A

R

C

E

L

O

 

 

 

 

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) Observe a tabela de nomes e responda:

A) Qual nome tem o maior número de letras?

B) Qual nome tem o menor número de letras?

C) Há nomes com o mesmo número de letras? Marque com um X a sua resposta:

Sim (   )         Não (   )

D) Quantos nomes são escritos com 6 letras?

E) Quantas letras têm o nome MARCELO?

F) Se somarmos as letras dos nomes de LARA e BIANCA, quantas letras teremos?

 

- Os alunos poderão utilizar seus laptops para fazer as atividades. Para tanto, poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) para construir a tabela e digitarem as perguntas e respostas.         

 

- Para finalizar o trabalho com os nomes dos alunos, escreva com eles uma poesia com rimas para seus nomes, digite em letra maiúscula de forma e exponha na sala para que possam utilizá-la como recurso em suas tentativas de escrita. Não se esqueça de inventar um título para a poesia. Por exemplo:

 

Nossa turma

 

Ana é uma menina bacana

Ela adora comer banana.

Bianca gosta de ser criança

E ama brincar com sua boneca.

Daniel escreve com lápis no papel

E adora comer pastel.

 

(E assim por diante...).

Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles realizaram hipóteses de escrita e leitura, se reconheceram seu nome e sobrenome, e dos amigos da turma, se exploraram o portador de texto música, se conseguiram resolver as situações-problema envolvendo operações de adição e subtração, e se participaram da elaboração do texto poético coletivo. Registre suas observações, elas serão importantes para redirecionar seu planejamento e assim fazer as adequações metodológicas necessárias.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.