Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como orientar os alunos a produzir textos a partir da (re)leitura de poesias? (UCA)

 

06/11/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Reconhecer a estrutura e linguagem poética;
  • Ler com entonação e emoção poética;
  • Conhecer as características de um leilão;
  • Compreender como funcionam os leilões;
  • Conhecer um jardim e seus elementos;
  • Realizar operações de adição e subtração;
  • Produzir um texto poético a partir da (re)leitura de uma poesia.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  utilizar o Mozilla Firefox, o Kword, a Webcam e o Tux Paint.   

Estratégias e recursos da aula

 

alunos 

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

INTRODUZINDO O TEMA: poesia

- Professor, inicie sua aula organizando seus alunos em uma roda de conversa. Providencie vários portadores de texto como jornais, receita de bolo, lista telefônica e poesias. Distribua na rodinha e possibilite que os alunos manuseiem e observem os portadores identificando suas características.

- Em seguida proponha um diálogo questionando-os:

 

  • Em que diferem os portadores de texto que vocês observaram?
  • Quais são eles? Que tipo de texto cada um  traz?
  • Qual desses portadores de texto mais te interessou?
  • Por quê?
  • Vocês sabem o que é uma poesia?
  • Como é o texto que ela retrata?
  • Quais suas características?

 

- Depois proponha aos alunos a leitura da poesia Leilão de Jardim, de Cecília Meireles. Para tanto solicite que eles acessem a poesia no sítio http://www.slideboom.com/presentations/93577/Leilao-de-Jardim  utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).

leilão

Fonte: http://www.slideboom.com/presentations/93577/Leilao-de-Jardim

- Proponha a leitura individual da poesia, depois leia para eles com o cuidado de apresentar a entonação poética desse gênero.

- Você também poderá reproduzir a poesia para que eles explorem-na e colem em seus cadernos, e ainda imprimir a poesia em letras de forma maiúscula e minúscula para anexar em sua sala de aula. Assim, ela servirá de recurso para as crianças em suas tentativas de escrita. Segue abaixo a poesia digitada:

 

LEILÃO DE JARDIM

CECÍLIA MEIRELES

QUEM ME COMPRA UM JARDIM COM FLORES?
BORBOLETAS DE MUITAS CORES,
LAVADEIRAS E PASSARINHOS,
OVOS VERDES E AZUIS NOS NINHOS?

QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?
QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?
UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,
UMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?

QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?
E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?
E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?
E O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?
(ESTE É O MEU LEILÃO.)

- Solicite que os alunos leiam novamente a poesia, para tanto os oriente a lerem da seguinte forma: meninos leiam a primeira estrofe, meninas a segunda, todos juntos a terceira. Observe a entonação da voz dos alunos durante a leitura.

Questione-os sobre o que eles perceberam na poesia:

 

  • Quem escreveu essa poesia?
  • Como ela está escrita?
  • Suas frases vão até o final da linha?
  • Como são chamadas as partes que compõem uma poesia?
  • Qual o nome  das palavras que terminam com o mesmo som?
  • Sobre o que essa poesia fala?
  • O que havia no jardim retratado na poesia?

menina fimando

Fotografando o jardim da escola

- Depois de dialogar com seus alunos sobre a poesia e sua estrutura, para tornar o trabalho com o tema mais lúdico, leve-os até o jardim de sua escola e solicite que fotografem esse espaço utilizando a Webcam localizada na área de trabalho de seus computadores, porém se em sua escola não houver um jardim, solicite que fotografem o jardim da praça, de alguma residência ou condomínio, para isso, deverão levar os laptops para casa.

- Questione os alunos o que tem nesse jardim que não tinha no outro? E vice-versa. Depois retorne para a sala, e construa um quadro comparativo com os alunos, na lousa, retratando o que tem no jardim de sua escola, ou da praça e o que tem no jardim da poesia de Cecília Meireles. Veja um exemplo abaixo:

 

JARDIM DA POESIA

JARDIM DA ESCOLA

Formigueiro

Minhoca

Grilinho

Joaninha

 

 

 

 

- Caso queira utilizar os laptops dos alunos eles poderão construir o quadro comparativo por meio do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). Para tanto, oriente-os a construírem uma tabela com 2 colunas e 10 linhas, e digitar suas respostas na tabela.

- Reúna as fotos produzidas pelos alunos em um pen-drive imprima-as e monte um painel na sala de aula.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPLORANDO A POESIA

- Professor, neste momento você poderá explorar a poesia com os alunos através de atividades de escrita no caderno e pesquisa em dicionário. Para tanto, sugerimos a seguinte atividade:

menina lapis

Registrando

1-Pesquise no dicionário os significados das palavras abaixo:

  • lavadeiras:
  • hera:

2- A estação do ano conhecida como estação das flores é:

(   ) Primavera                          (   ) Outono

(   ) Verão                                 (   ) Inverno

3- Circule com lápis de cor vermelho as palavras da poesia que rimam com Leilão, depois escreva abaixo.

________________________________________________________________

4- Você sabe o que significa um leilão? Escreva abaixo sua opinião.

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

5- O que você mais gostou no jardim retratado na poesia?

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

6-  Você compraria este jardim? Por quê?

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

 

- Em seguida proponha uma PROBLEMATOTECA, na qual você poderá trabalhar operações de subtração e adição com os alunos a partir da poesia. Veja uma sugestão:

 

1- Quantos animais de jardim aparecem na poesia?

Resolvendo lapis

2- Quantas letras há no título da poesia?

Resolvendo lapis

3- Quantos animais que aparecem na poesia voam?

Resolvendo lapis

4- Se somarmos todas as coisas que estão à venda no jardim qual seria o resultado?

Resolvendo lapis

5- Observe a segunda estrofe da poesia. Se alguém comprasse o caracol e o lagarto, quantos elementos restariam para serem vendidos nessa estrofe?

Resolvendo lapis

 menino tarefa

Solicite que seus alunos levem seus laptops para casa e utilizando o Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) pesquisem:

 

  • O que é um Leilão?
  • Você já participou ou conhece alguém que participou de algum?
  • Quais leilões acontecem com mais frequência?
  • O que se vende em leilões?

 

Para esta pesquisa sugerimos alguns sítios para os alunos acessarem:

http://ihaa.com.br/como-funcionam-os-leiloes-tipos-de-leiloes/

http://ihaa.com.br/dicas-para-participar-de-um-leilao/

http://www.leiloes.com.br/sobre_leilao.asp

- Em seguida os alunos deverão produzir um texto no KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) e salvar em um arquivo em seus laptops, com a ajuda de seus familiares para socializarem com seus colegas as descobertas realizadas.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

SOCIALIZAÇÃO DA PESQUISA E PRODUÇÃO ARTÍSTICA

- Professor, reserve um momento em sua aula para que os alunos possam socializar as descobertas que fizeram sobre o tema Leilão. Permita que leiam os textos que produziram ou então que relatem oralmente o que descobriram.

- Em seguida, proponha que ilustrem a poesia trabalhada nas aulas anteriores, Leilão de Jardim. Para tanto, você poderá propor diversos recursos, sugerimos alguns abaixo:

Utilizando os laptops:

  1. Ilustrar a poesia através das ferramentas de pintura do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) individualmente ou em dupla, depois imprimir e montar um painel ou colar nos cadernos.

No caderno ou em folhas separadas:

  1. Dividir a poesia em frases e imprimir cada frase em uma folha A3 e entregar cada uma para um grupo de 4 a 5 alunos ilustrarem com recortes ou dobraduras;
  2. Ilustrar individualmente nos cadernos;
  3. Pintar, dentre outros.

- Esse momento é importante, pois os alunos poderão expressar artisticamente o que compreenderam sobre a poesia, e ainda, ao socializar as ilustrações eles poderão fazer leitura de imagens, que também é um tipo de leitura importante.

  

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

PRODUZINDO UM TEXTO POÉTICO A PARTIR DA (RE) LEITURA DA POESIA


- Professor, o objetivo dessa atividade é que os alunos (re)leiam a poesia e construam em duplas um nova poesia, tendo como ponto de partida o tema Leilão, que foi abordado na poesia trabalhada na sala de aula.

- Retome com eles a pesquisa que fizeram sobre o significado de Leilão. Depois proponha que formem duplas, imaginem um leilão e criem uma poesia, tendo como modelo aquela que trabalhamos. Eles poderão leiloar o que quiserem: brinquedos, objetos escolares, animais, dentre outros.

- Caso eles tenham dúvidas sobre a escrita de alguma palavra, escreva para eles na lousa e peça para observarem a estrutura da poesia.

- Veja uma poesia produzida por alunos do 2º ano do ensino Fundamental Inicial da ESEBA em outubro de 2010:

LEILÃO DE BRINQUEDOTECA

Autores: Vitor Lopes e Maria Fernanda Ferreira

QUEM ME COMPRA UMA BRINQUEDOTECA
NELA TEM UMA BONECA,
CARRINHOS COLORIDOS,
POR MIM TÃO QUERIDOS?

QUEM ME COMPRA ESTA BOLA?
QUEM ME COMPRA UMA CARRINHOLA?
UM JACARÉ,
UM PATINS DE POR NO PÉ?

QUEM ME COMPRA ESTE  ROBO DE PAPEL?
E ESTE ROLINHO DE FAZER PASTEL?
E ESTE AVIÃO?
QUE POUSA NO CHÃO?
(ESTE É O MEU LEILÃO.)

 

 - Depois, proponha aos alunos a realização de um RECITAL DE POESIAS, no qual eles irão socializar uns com os outros e com os colegas de outras turmas a poesia que construíram.

-Você também poderá organizar um dia para a realização desse recital e convidar as famílias para participarem desse momento. Para tanto, procure reservar com antecedência um local adequado em sua escola, de preferência que tenha palco, som e microfone para os alunos utilizarem.

- Proponha também a elaboração do convite para as famílias virem assistir ao recital, para tanto, trabalhe com esta modalidade de texto, chamando a atenção para os itens necessários ao convite. Se possível, solicite que utilizem seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e acessem o sítio http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006|  onde poderão visualizar imagens de diferentes modelos de convites.

-Eles também poderão utilizar Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) de seus laptops, para confeccionarem os convites e enviar por e-mail aos familiares ou imprimir. Mas, poderão também elaborar manualmente utilizando diferentes recursos, tais como: desenhos, recortes, colagem e outros.

- O recital é um momento rico em interação, aprendizagem e diversão. Os alunos e seus familiares terão a oportunidade de interagir e se emocionar recitando as poesias, bem como ampliar sua cultura e desenvolver a leitura.

Veja algumas sugestões de modelos de convites:

 convite mni

Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006|

Recursos Complementares

 

No sítio http://www.revista.agulha.nom.br/ceciliameireles05.html  você encontra outras poesias/poemas de Cecília Meireles para trabalhar com seus alunos.

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se compreenderam as características de uma poesia, se reconheceram a estrutura e linguagem poética; se realizaram leitura com entonação e emoção poética, se conheceram as características de um leilão, se realizaram operações de adição e subtração e produziram um texto poético a partir da (re)leitura da poesia trabalhada em sala. A partir destas observações você poderá direcionar seu trabalho, tendo em vista que terá informações não apenas sobre a aprendizagem dos alunos, como também se a metodologia utilizada estava adequada aos objetivos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria , Escola Municipal , Minas Gerais - disse:
    mariaslcouto@gmail.com

    21/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostei da forma como foi desenvolvido o trabalho com a poesia.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.