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Como aprender sobre a importância do ar em nossa vida por meio de experiências? (UCA)

 

06/11/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Reconhecer a importância do ar para a vida dos seres vivos;
  • Realizar experiências científicas;
  • Compreender como funciona o sistema respiratório;
  • Produzir textos instrucionais;
  • Realizar leitura e interpretação de texto;
  • Desenvolver habilidades para a produção oral e escrita.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - quatro (4) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, a Webcam e o Tux Paint.

Estratégias e recursos da aula

 

alunos

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

INTRODUZINDO O TEMA: o ar existe?

- Professor, o objetivo dessa atividade é introduzir o tema AR com seus alunos provando sua existência. Para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, converse com eles  questionando-lhes sobre o ar:

  • Será que o ar existe?
  • Por que não o vemos?
  • Podemos senti-lo?
  • Para que serve o ar?

- Deixe que seus alunos dialoguem uns com os outros e exponham suas hipóteses.

- Em seguida, proponha a realização de uma experiência para descobrir se o ar realmente existe. Solicite que eles acessem o sítio http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_01.asp utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

- Nesse sítio os alunos encontrarão diversas sugestões de experiências que podem ser realizadas para provar que o ar existe. Leve seus alunos para um local adequado, pode ser o Laboratório de Ciências de sua escola, a cozinha da mesma, ou então a própria sala de aula. O importante é que você disponibilize os materiais necessários para a realização da experiência.

- Uma experiência fácil de ser realizada e eficaz para comprovar que o ar existe e ocupa lugar no espaço é a seguinte:

 

 

Encha um béquer, até um pouco acima da metade, com água. Coloque um pouco de corante na água. Coloque um tubo de ensaio com a abertura para baixo. A água não entra no tubo de ensaio porque o ar ocupa aquele espaço. Incline o tubo de modo que um pouco de ar saia. A água agora pode entrar, ocupando o espaço deixado pelo ar que saiu.

 

Fonte: http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_01.asp

Observação: você poderá substituir o béquer por uma bacia com água ou uma saladeira de vidro e o tubo de ensaio por um copo de vidro, transparente.

- Solicite também que seus alunos acessem o vídeo “Experiência 03 - prova que o ar existe”, no sítio http://www.youtube.com/watch?v=5ABrooqGRJ0, através de seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

video ar 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=5ABrooqGRJ0

- Nesse vídeo crianças realizam uma experiência na qual colocam um papel no fundo de um copo, depois mergulham o copo de cabeça para baixo dentro de uma bacia cheia de água. O papel não molha, pois o ar impede que a água entre dentro do copo e molhe o papel. É muito divertido, seus alunos vão adorar ver o vídeo e realizar a experiência.

 - Oriente-os durante a realização da experiência, solicite que fotografem ou filmem o processo utilizando a Webcam localizada na área de trabalho de seus laptops. Eles poderão postar as fotos da experiência no site da escola ou até mesmo, montar um blog da turma de divulgação de atividades realizadas.

 

menina lapis  

- Após a realização das experiências, solicite que seus alunos construam um texto instrucional sobre a segunda experiência, ou seja, um texto com as instruções de como realizar e que materiais utilizar na experiência, bem como os resultados alcançados.

  - Aproveite este momento para discutir com eles as características de um texto instrucional. Você poderá mostrar outros textos instrucionais para que eles tenham como referência.

- Os alunos poderão construir o texto em seus cadernos ou então utilizando seus laptops através do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

PARA QUE PRECISAMOS DO AR EM NOSSA VIDA?

- Professor, nesta atividade você irá discutir com os alunos a importância do ar em nossa vida, para tanto, nossa sugestão é que inicie sua aula realizando duas experiências.

- A experiência 1 será rápida, prática e eficiente pois através dela os alunos perceberão de imediato,  para que precisam do ar para sobreviver. Já a experiência 2 terá sua duração prolongada já que será necessário observar suas evoluções durante alguns dias.

 

 

Experiência 1 – Tapando o nariz, ficando ser respirar

Como fazer: oriente seus alunos a ficarem sem respirar pelo máximo de tempo que conseguirem. Para tanto, eles deverão tapar o nariz apertando as narinas com os dedos, eles também deverão permanecer com a boca fechada para que não entre ar por essa extremidade do corpo. Converse com eles e diga que não vale trapacear e respirar escondido. Eles poderão marcar o tempo que conseguiram ficar sem respirar olhando em um relógio ou cronômetro.

 

- Após a realização dessa experiência converse com eles sobre o que perceberam questionando-lhes:

  1. O que você sentiu?
  2. Como é ficar sem ar?
  3. Quanto tempo você conseguiu ficar sem respirar?
  4. Para que precisamos do ar?

 

Experiência 2 –  As plantinhas

O que é preciso: providencie dois vasinhos de plantas da mesma espécie, dois sacos plásticos transparentes para colocar as plantas dentro deles, fita crepe e uma tesoura.

Como fazer: coloque as duas plantinhas dentro dos sacos plásticos e vede bem os sacos com fita crepe para não entrar ar. Em seguida, faça alguns furinhos no saco onde você colocou um dos vasos para a entrada de ar. O objetivo da experiência é analisar qual das plantas terá maior tempo de vida, pois uma estará recebendo ar e a outra não. Ambas não poderão ser aguadas para que não haja interferência nos resultados da experiência.

Questione seus alunos sobre:

  • Será que as plantas irão respirar?
  • O que será que vai acontece com cada uma?

 

 

Observação: essa experiência poderá ser realizada em casa também. Eles poderão levar os laptops para casa e acessarem o sítio http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=fef&cod=_oarexiste através do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), para verem como realizar a experiência com seus familiares. Eles deverão observar as plantinhas em casa e anotarem o que observaram ao longo dos dias.

- Nas aulas seguintes, retome com os alunos a observação dos vasos de plantas e solicite que registrem o que aconteceu, depois ilustrem. Eles poderão fazer essa atividade no caderno.

- Caso opte pelo uso dos laptops eles deverão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) para produzir o texto de registro das observações durante a experiência, e as ferramentas de pintura do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) para ilustrarem o que aconteceu com as duas plantas.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPLORANDO UM TEXTO DE APOIO

- Solicite que seus alunos leiam o texto e discuta com eles com base nas experiências realizadas, o que ele diz.

 

O AR

O ar é uma mistura de vários gases, vapor de água e partículas sólidas presentes na atmosfera.

 Respiramos o oxigênio que está no ar e as plantas precisam do gás carbônico, água e luz, para fazer a fotossíntese (produção do alimento realizada pelos vegetais).

 Os carros e as fábricas jogam na atmosfera vários gases que poluem, provocando muitas doenças e prejudicando a vida no planeta.

Sem o oxigênio que está no ar o ser humano não pode respirar e morre assim como vários seres vivos no planeta. O ar apesar de não ter cor, forma ou cheiro, ele está a nossa volta (no ambiente) e exerce uma pressão sobre os objetos, pessoas, animais e tudo que está a nossa volta, mas nós não percebemos esta pressão no dia-a-dia.   

Texto adaptado pela autora. Referencial teórico:  PÁSSOS, Evandro F. Caderno de atividades Pró-ciência - Projeto de capacitação de professores de ciências e matemática – anos iniciais do ensino fundamental. SEE MG- Parque da Ciência – UFV – 2009   

menina lapis 

INTERPRETANDO O TEXTO:   

A partir da leitura do texto “O ar”, responda as questões a seguir:

a)  Do que é composto o ar?

b)  Para que os seres humanos precisam do ar?

c)  Por que o ar é importante para as plantas?   

d) O que acontece com o ser humano se ele não respirar?

e) O que é poluição em sua opinião?

f) De acordo com o texto, é certo afirmar sobre o ar, exceto:

(   ) Não tem cheiro.

(   ) Tem cor.

(   ) Não tem forma.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

AMPLIANDO NOSSOS CONHECIMENTOS SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO

 

- Professor, agora que o s alunos compreenderam que precisamos do ar para respirar e sobreviver, o objetivo dessa atividade é propiciar aos alunos que compreendam melhor como se dá o processo de respiração.

 - Para tornar esse aprendizado mais lúdico, inicie sua aula pedindo que eles respirem e expirem com a mão no abdome ou barriga. Peça para que eles observem o que acontecem.

 - Depois, diga-lhes que agora eles irão visualizar melhor o que acontece quando respiramos. Para tanto, deverão acessar no sítio http://smartkids.com.br/desenhos-animados/sistema-respiratorio.html o vídeo “A incrível viagem do ar” mostrando como funciona nosso sistema respiratório. Para isso, eles deverão utilizar seus laptops e acessar o sítio através do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

 ar 1

Fonte: http://smartkids.com.br/desenhos-animados/sistema-respiratorio.html

 

- Após esse momento, converse com eles e permita que digam o que compreenderam sobre essa viagem do ar.

- Em seguida, realize mais uma experiência, para que eles percebam como funciona a respiração. Na experiência vocês irão construir um pulmão de bexiga. Para tanto, providencie com antecedência os seguintes materiais:

 

  • 2 bexigas;
  • 1 garrafa plástica;
  • Fita adesiva;
  • Tesoura sem ponta.

 

- Veja como montar o pulmão acessando o sítio http://smartkids.com.br/passatempos/sistema-respiratorio-sucata.html utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

bexiga pu   

Fonte: http://smartkids.com.br/passatempos/sistema-respiratorio-sucata.html

 

 

- Oriente seus alunos a acessarem também utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) o vídeo “Simulando funcionamento do pulmão” no sítio http://www.youtube.com/watch?v=hUOheJxPk5A  para ver como funciona essa experiência. Eles vão adorar!

 video ar

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=hUOheJxPk5A

- Proponha também a realização de algumas atividades. Veja algumas sugestões:

 complete

Fonte: http://smartkids.com.br/passatempos/sistema-respiratorio-complete.html

 

pulmão 2

 

Fonte: http://smartkids.com.br/passatempos/sistema-respiratorio-conjunto.html

Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se os mesmos reconheceram a importância do ar para a vida dos seres vivos, se participaram das experiências científicas e construíram conhecimentos com base nelas, se compreenderam como funciona o sistema respiratório e produziram textos instrucionais, desenvolvendo habilidades para a produção oral e escrita.

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