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Racionais MCs: um olhar sobre o Brasil e suas periferias

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender a maneira como o grupo de rap Racionais MCs participou do debate público de sua época, utilizando suas canções como uma espécie de suporte de circulação de ideias, por meio do qual esses jovens compositores divulgaram princípios, visões de mundo e opiniões sobre o Brasil, a partir da experiência e vivência da periferia.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Indústria cultural.

- Cultura Pop.

- Periferia.

Estratégias e recursos da aula
Cronograma, estratégias e recursos da aula

 

Aulas

Atividades

1

Pesquisa em Grupo

2

Produção de Programas de Rádio

3

Seminário Interdisciplinar

 

INTRODUÇÃO

O Racionais MCs é um dos primeiros grupos de rap brasileiros. Desde a sua formação em 1988, os Racionais MCs criaram, por intermédio de suas canções, um olhar sobre o Brasil a partir da periferia dos grandes centros urbanos. Suas letras são marcadas pela denúncia da miséria, do racismo e da corrupção, experiências vividas não apenas na periferia de São Paulo, mas que são experimentadas em várias regiões do Brasil. Ao longo da trajetória do grupo, o compositor Mano Brown foi tido como um dos grandes nomes da canção popular brasileira da década de 1990, reafirmando a importância do cancioneiro popular e a sua capacidade de desenvolver um pensamento crítico acerca da realidade brasileira.

 

DESENVOLVIMENTO

 

AULA 1: PESQUISA EM GRUPO

A sala será dividida em grupos. Cada um deles será responsável por apresentar ao restante da turma uma canção do repertório dos Racionais MCs, estabelecendo as relações de intertextualidade entre as canções do grupo e o contexto cultural, social e político da década de 1990.

Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo:

GRUPO 1

Os alunos deste grupo serão responsáveis por analisar o surgimento do grupo Racionais MCs, em meio ao contexto histórico no qual ele se fez presente.  Qual era o cenário político, cultural e social brasileiro durante a década de 1990? Quem são os integrantes do Racionais MCs? Os alunos deverão pesquisar, também, quais foram as principais influências artísticas, culturais e políticas dos integrantes da banda.

Este grupo, também, será responsável por fazer uma análise das capas de alguns dos principais discos produzidos pelos Racionais MCs. É importante ressaltar que a capa não é uma mera ilustração do conteúdo do disco. A capa  garantia a visualidade dos temas abordados pelos artistas, tornando-se uma espécie de resumo da obra, ou seja, os artistas também tinham algo a dizer por meio da arte visual presente em seus discos.

Raio X do Brasil

http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/racionais-mc-s/raio-x-do-brasil

Sobrevivendo no inferno

http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/racionais-mc-s/sobrevivendo-no-inferno

Racionais MCs ao vivo

http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/racionais-mc-s/ao-vivo-14

Nada como um dia atrás do outro

http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/racionais-mc-s/nada-como-um-dia-apos-o-outro-dia

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta aos links listados a seguir:

http://www.dicionariompb.com.br/

http://racionaismcs-oficial.blogspot.com/

http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/racionais-mc-s

 

GRUPO 2

Desde a década de 1980, o rap denuncia as várias formas de injustiça social vividas nas periferias das grandes cidades brasileiras. A injustiça é vivenciada sob diversos aspectos, como a violência policial, a parcialidade do sistema judiciário, a corrupção das instituições políticas e a crueldade do sistema penitenciário. Os alunos deste segundo grupo deverão pesquisar, selecionar e analisar as canções do Racionais MCs que apresentam as temáticas citadas acima, com o intuito de descobrir qual a posição tomada pelo grupo acerca dos temas e quais a possíveis soluções para essas questões.

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta aos links listados a seguir:

http://www.dicionariompb.com.br/

http://racionaismcs-oficial.blogspot.com/

http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/racionais-mc-s

 

GRUPO 3

O Rap nacional estabelece um debate acerca da modernidade brasileira em que são expressos os paradoxos do processo modernizador que delineou a relação entre o espaço urbano e a cidadania no País. Em suas narrativas musicais, essa geração de novos compositores vislumbra sinais e pistas das experiências sociais encontradas nas imagens da cidade e de suas ruas, com os quais é possível extrair sentido dos fragmentos da sociabilidade que ainda teima em existir no que sobrou dos espaços públicos urbanos. Diante da fragmentação da sociabilidade urbana, o rap insiste em quebrar o isolacionismo vigente em que a vida moderna confinou os cidadãos, para questionar as condições sub-humanas, tais como a qualidade de escolas e hospitais públicos, a remuneração paga pelo exercício de subempregos, a atuação do Estado e suas políticas públicas. Os alunos deste grupo deverão analisar a maneira como esses temas foram formulados pelos Racionais.

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta aos links listados a seguir:

http://www.dicionariompb.com.br/

http://racionaismcs-oficial.blogspot.com/

http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/racionais-mc-s

A consulta aos links permitirá aos alunos obterem informações básicas para o desenvolvimento dos temas propostos. É necessário ressaltar a importância do acesso às obras dos artistas, disponíveis em vários sites e blogs de divulgação da canção popular brasileira. Após o acesso às informações, os alunos deverão escrever e produzir miniprogramas de Rádio Ciência sobre os Racionais MCs.

 

AULA 2: PRODUÇÃO DOS PROGRAMAS DE RÁDIO

 

Primeiro passo

Se a escola tiver um Laboratório de Informática adequado à produção de programas de rádio, o trabalho poderá ser realizado no próprio local.  Caso a escola não possua esse espaço, os alunos poderão produzir os programas em computadores particulares. A produção do programa poderá ser realizada em qualquer máquina que possua as seguintes ferramentas:

- Sony Sound Forge Pro 10.0b: ferramenta que cria, edita, digitaliza, grava e limpa arquivos de sons digitais;

- Reaper 3.7: é um editor de áudio que permite mixar faixas utilizando diversos fragmentos de áudio; e

- Microfone normal para computador.

 Segundo passo

Cada grupo de alunos ficará responsável pela produção de um Programa de Rádio de caráter jornalístico. O grupo deverá escrever  um pequeno texto analítico, de aproximadamente 15 linhas, sobre cada tema proposto, a partir de uma canção a ser analisada. O texto deverá ser gravado por um dos alunos, que terá a função de locutor. Os outros alunos do grupo deverão escolher também o "slogan" e as canções que servirão como vinhetas iniciais e finais do programa. Todos os grupos deverão apresentar os trabalhos radiofônicos  à comunidade escolar, em um Seminário Transdisciplinar que envolva as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes. A socialização dos alunos será realizada durante a produção dos programas  em sala de aula e, também, durante a apresentação coletiva para a escola. Segue, abaixo, um exemplo de programa de rádio produzido pela Rádio UFMG Educativa sobre os Racionais MCs, disponível em: 

http://www.4shared.com/file/HVYtMRkT/Programas_Decantando_-_Raciona.html

 

AULA 3: SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR

 Os grupos deverão apresentar à turma os resultados das pesquisas, utilizando equipamento de som. Os programas produzidos por cada um dos grupos serão apresentados à comunidade escolar em um Seminário Transdisciplinar, envolvendo as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes. O professor solicitará aos alunos um trabalho final sobre os Racionais MCs, escrito extraclasse, a partir da intertextualidade entre a narrativa musical criada pela banda, os temas abordados em sala de aula e o contexto histórico estudado.

 CONCLUSÃO

 Ao longo da década de 1980, o progressivo processo de individualização do sujeito tem como consequência o abandono da cidade, entendida como espaço rico em possibilidades de realização humana. Em oposição à noção de palco maior da política e espaço propício ao bem comum, a cidade se tornou um lugar a ser apropriado a partir dos desejos e interesses privados. Com efeito, essa disputa produziu cidades sitiadas pelo medo da violência, pela exclusão social e pela degradação dos valores sociais; onde o individualismo das pessoas construiu muros, pensando levar uma vida segura, mesmo sendo ela marcada pela superficialidade de um viver vazio e amordaçado pelo medo e pela insegurança. Nesse cenário, os Racionais MCs buscam atuar no debate público de sua época, chamando a atenção para a capacidade do cidadão brasileiro de participar do jogo democrático, lutando por seus direitos na cena pública, intervindo diretamente nos rumos políticos e sociais do Brasil.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada em todas as etapas do aprendizado:

- A pesquisa sobre os personagens e os discos mais importantes dos Racionais MCs possibilitará ao aluno entrar em contato direto com a história da música popular brasileira e com a cultura geral do contexto;

- Durante o trabalho em grupo, os alunos serão avaliados segundo a sua capacidade de realizar tarefas coletivas, como a interação e o diálogo, o respeito aos diferentes pontos de vista e o consenso entre opiniões divergentes;

- A escolha dos temas estudados, em diálogo com as canções selecionadas, deverá ser avaliada, levando-se em consideração a autonomia dos alunos em se tratando de sua capacidade de tomar suas próprias decisões, a partir da análise pertinente do contexto histórico;

- Durante a produção dos Programas de Rádio, serão avaliadas a redação, a criatividade e a desenvoltura na utilização das ferramentas de edição de áudio, além da capacidade de trabalhar em grupo;

- O Seminário Interdisciplinar será um meio de avaliar a capacidade dos alunos de organizar e transmitir, de forma concatenada, o aprendizado adquirido durante as atividades.

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