19/10/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Dr. Luiz Prazeres
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
|
Aula 1:
Professor, inicie sua aula debatendo com os alunos o que é Discurso. Peça que eles pesquisem no dicionário definições para essa palavra. Eles encontrarão:
discurso | s. m. |
1ª pess. sing. pres. ind. de discursar |
discurso
s. m.
1. Fala oratória.
2. Prática, sermão, oração.
3. Conjunto ordenado de frases, ditas em público ou escritas.
4. Discernimento.
5. Uso de razão.
6. Raciocínio.
7. [Informal] Palavreado.
Disponível em < http://www.priberam.pt/dlpo/>
Converse sobre cada uma das definições, dando exemplos de uso da palavradiscurso em cada uma delas. Registre no quadro as hipóteses e ideias dos alunos.
Em seguida, explique que a palavra discurso pode ser usada de maneira mais ampla, referindo-se não só à fala, ao conjunto de frases ou raciocínio, mas também a tudo o que motivou uma situação de comunicação. Por exemplo, ao dizermos “Nossa, que frio!” podemos ser motivados por estarmos percebendo a temperatura baixa e querermos compartilhar isso com alguém, ou saber se esse alguém está tendo a mesma sensação térmica; podemos estar dando uma indireta para que seja fechada alguma janela que está permitindo a entrada de ar frio; podemos simplesmente estar quebrando o gelo em uma conversa rápida em uma festa ou no elevador do prédio. Assim sendo, uma mesma frase pode ser motivada por causas diferentes e pode visar resultados diferentes no interlocutor. É por isso que é tão importante estudarmos o discurso e analisarmos as causas e finalidades que ele carrega.
Professor, para certificar-se de que seus alunos entenderam, mostre a eles as seguintes imagens:
http://www.cobequi.com.br/loja/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_804_408.jpg
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSlhCZ-c8SboLY5rXJ3XIXV4DWFSSBnOY-EAKJ5WUozaI8t7NHr&t=1
Peça, então, que eles respondam:
Placa 1 –
Placa 2 –
Placa 3 –
Placa 1 –
Placa 2 –
Placa 3 –
Placa 1 –
Placa 2 –
Placa 3 –
Professor, os alunos deverão perceber que nas placas as informações vão além do que está escrito nelas. Na placa 1, ao avisar que há um cão bravo, a intenção de quem colocou a placa era dizer a quem a lesse “Não entre!”. Na placa 2, ao dizer para sorrir, por estar sendo filmado, intenta-se que o leitor da placa saiba que está sendo filmado e que, por isso, não deve fazer nada de errado ou inadequado, como roubar ou pichar. Na placa 3, ao dizer o nome de localidades juntamente com uma seta indicativa, deseja-se que o leitor entenda que, para chegar nesses locais, deve-se entrar à direita. Assim, nem sempre o que dizemos de fato é o que queremos que o interlocutor entenda. Nesse caso, estamos trabalhando inferências possíveis num contexto. A habilidade de perceber inferências é fundamental no processo de leitura.
Aula 2:
Nesta sequência didática, trataremos de um tipo especial de discurso, ou seja, o discurso como fala, como instrumento para se reportar algo dito por outra pessoa. Para isso, usamos três diferentes tipos de discurso: discurso direto, indireto e indireto livre. O foco da aula 2 centra-se nos discursos direto e no indireto..
http://www.algosobre.com.br/images/stories/redacao/discurso-direto-indireto.jpg
No laboratório de informática, peça que os alunos acessem os seguintes sites para responder às questões:
1. O que é o discurso direto
2. Para que é usado o discurso direto?
3. Que elementos de pontuação são obrigatórios nesse tipo de discurso?
4. O que é discurso indireto?
5. Para que é usado o discurso indireto?
6. O que são verbos dicendi?
7. Qual é a importância dos verbos dicendi nos discursos direto e indireto?
Professor, discuta oralmente as respostas dadas pelos alunos, de forma a garantir que eles compreendam o discurso direto como aquele no qual a fala de alguém é reproduzida exatamente como foi dita, usando-se dois pontos, travessão ou aspas. E que o indireto é a retomada da fala de outra pessoa sem total fidelidade ao que foi dito, mudando-se os verbos e a pessoa do discurso.
Em seguida, peça que eles transformem os discursos diretos da tabela adiante em indiretos; e os indiretos em diretos:
TEMPOS VERBAIS |
DIRETO |
INDIRETO |
Verbo no presente do indicativo: |
-Não bebo dessa água - afirmou a menina. |
-A menina afirmou que não bebia daquela água. |
|
- O garoto chega tarde todos os dias. |
|
Verbo no pretérito imperfeito do indicativo: |
-Perdi meu guarda-chuva - disse ele. |
Ele disse que tinha perdido seu guarda-chuva. |
|
|
Minha mãe disse que não tinha mais confiança em mim. |
Verbo no futuro do indicativo: |
-Irei ao jogo. |
Ele afirmou que iria ao jogo. |
|
- Viajaremos semana que vem. |
|
Verbo no imperativo: |
-Aplaudam! Ordenou o diretor. |
O diretor ordenou que aplaudíssemos |
|
- Me ajudem! Pediu a garota desesperada. |
|
|
|
O professor mandou que eu me retirasse. |
Professor, os verbos podem variar dentro do mesmo campo semântico nas respostas dos alunos. Para finalizar esta aula, assista com eles e discuta o vídeo sobre os tipos de discurso disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=346Tz9pkv5g&feature=related
Aula 3:
Reproduza a seguinte tira da turma da Mônica para os alunos e discuta com eles:
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira151.gif
Nos quadrinhos, o discurso direto vem representado em balões, que substituem as aspas ou os travessões.
Verifique se os alunos usaram dois pontos e travessão ou aspas para reproduzir as falas dos personagens em discurso direto.
JOGO DOS DISCURSOS:
A) Para realizar o jogo você deverá colocar em data show as seguintes tirinhas, localizando cada uma delas em uma página, numerando-as. Mostre para os alunos as tirinhas e peça que prestem bastante atenção.
Divida a turma em equipes e entregue para cada uma delas a cópia impressa de uma das tirinhas. Distribua as cópias aleatoriamente e sem numeração
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira34.gif
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira37.gif
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira49.gif
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira55.gif
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira56.gif
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira62.gif
B) Solicite que cada equipe reescreva a tirinha escolhida, utilizando o discurso indireto. Peça que acrescentem detalhes para que o humor da tirinha permaneça e para que seja possível identificar a tirinha reescrita.
C) Os alunos deverão ler a tirinha em discurso indireto para as outras equipes, que deverão descobrir a qual tirinha a reescrita se refere (Professor, anote a resposta dos alunos no quadro).
D) Faça novas rodadas com novas tirinhas. A cada tirinha correta, a equipe ganha 1 ponto. A equipe que, ao final, acertar mais tirinhas ganhará o jogo.
Aula 4:
Para avaliar, ainda os conhecimentos adquiridos pelos alunos, peça que eles leiam a seguinte fábula e realizem as atividades:
http://www.metaforas.com.br/infantis/asno_velho_pastor.gif
O Asno e o Velho Pastor
Um Pastor observava tranquilo seu Asno pastando em uma verde pradaria. De repente, ouviu ao longe os gritos do inimigo que se aproximava. Ele rogou ao animal para que corresse com ele na garupa, o mais rápido que pudesse, a fim de que não fossem ambos capturados. Falou, com calma, o Asno:
- Por que eu deveria temer o inimigo? Você acha provável que o conquistador coloque em mim, além dos dois cestos de carga que carrego, outros dois?
Respondeu o Pastor:
- Não.
Disse o animal:
- Então, contanto que eu carregue os dois cestos que já possuo, que diferença faz
a quem estou servindo?
Disponível em: http://www.metaforas.com.br/infantis/asno_velho_pastor.htm
Aula 5:
Ainda trabalhando os tipos de discurso e a retextualização, proponha para os alunos a escrita de uma entrevista. Para isso, a turma deverá ser dividida em 2 equipes, que terão as seguintes responsabilidades:
Equipe 1: Dando continuidade a temática da fábula, elaborar 5 perguntas sobre a relação trabalho x trabalhador, para serem feitas a funcionários de diferentes setores da escola.
Ex: a) Você ama o seu trabalho?
b) Se você pudesse mudar algo na sua profissão, o que seria?
Equipe 2: Deverá entrevistar funcionários de diferentes funções na escola, fazendo as perguntas elaboradas pela equipe 1 e registrando-as com um gravador.
Equipe 1: Deverá, ouvindo as entrevista, escolher uma e transcrevê-la em discurso direto.
Equipe 2: Deverá, ouvindo a entrevista, escolher uma e retextualizá-la, utilizando o discurso indireto.
Professor, cada equipe deve ter um aparelho de som para que possam voltar a gravação sempre que necessário. Ao terminar a escrita dos textos, as entrevistas deverão ser lidas e publicadas no site da escola ou coladas no mural da turma.
Professor, visando realizar avaliação durante o processo de construção de conhecimentos ,verifique durante as atividades se o aluno foi capaz de identificar os diferentes tipos de discurso e as mudanças verbais e pronominais que devem ser realizadas ao se reportar uma fala.
Avalie a qualidade das respostas da pesquisa e a participação dele nas discussões.
Veja também se ele foi capaz de completar o quadro de transformações verbais e se interagiu com a equipe durante o jogo.
Avalie sempre o progresso do aluno ao longo das atividades realizadas.
Cinco estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/08/2015
Cinco estrelasMuito bem elaborado e conduzido
17/06/2015
Cinco estrelasÓtima sequência didática. Facilitou o trabalho do meu planejamento. Farei uma adaptação e a aplicarei durante as minhas aulas.
14/11/2014
Cinco estrelasAula ótima!
09/03/2013
Cinco estrelasminha opiniao de acesso é 500% e eu descubri esse sait professora Lucélia
24/09/2012
Cinco estrelasÓtimas sugestões!
08/04/2012
Cinco estrelasParabéns pelas dicas. Adorei