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O papel dos engenhos e das usinas de açúcar na economia do Nordeste brasileiro - UCA

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a organização e a importância dos engenhos de açúcar no período colonial;

- Conhecer a importância econômica da cana-de-açúcar no período colonial;

- Entender a produção de cana-de-açúcar no nordeste brasileiro na atualidade.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter a compreensão da diferenciação entre o antigo e o novo rural no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Prezada(o) Professor(a);

- Inicie a conversa recordando com os alunos como ocorreu o início da ocupação territorial e da formação econômica do território brasileiro. Ressalte a importância dos engenhos de produção de açúcar para a economia do Brasil colonial.

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Atividade 01

Os engenhos de cana-de-açúcar no nordeste brasileiro

PASSO A PASSO 

- Oriente os alunos a observarem atentamente as seguintes imagens:

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Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/engenho-acucar.htm>. Acesso em 15/10/2011.

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Disponível em: <http://www.infoescola.com/brasil-colonia/engenho-de-acucar/>. Acesso em 15/10/2011.

 

- Pergunte aos alunos:

  • Que leitura podemos fazer dessas imagens?
  • Que lugares são esses?
  • Quem são essas pessoas que estão trabalhando?
  • Que atividades elas estão fazendo?
  • Que período histórico essas imagens representam?
  • Em que região do Brasil era comum a prática dessa atividade?

- Permita que os alunos reflitam sobre essas questões e expressem verbalmente suas compreensões. Posteriormente, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.brasilescola.com/historiab/engenho-acucar.htm> e lerem o texto "Engenho de açúcar". Após a leitura do texto, oriente os alunos para se organizarem em grupos e questione-os:

  • Quando e quem trouxe as primeiras mudas de cana-de-açúcar para o Brasil?
  • A cana-de-açúcar, no período colonial, servia como matéria prima para a fabricação de qual produto?
  • Como eram os engenhos e como se processava a produção de açúcar?
  • Como se configurava a organização social nas áreas dos engenhos?
  • Quais eram os dois tipos de açúcar produzidos nos engenhos e qual a sua destinação?

- Permita que discutam entre seus pares e expressem suas compreensões. Posteriormente, reforce a ideia de que o cultivo da cana-de-açúcar deu-se pela necessidade imperativa de colonizar e explorar o território brasileiro, até então sem muita importância econômica para Portugal, caracterizando um modelo de exploração colonial pelo qual o nosso país passou entre os séculos XVI e XVII.

- A partir da compreensão que os alunos tiveram sobre o assunto, peça que façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.

  

Atividade 02

A importância econômica da cana-de-açúcar no período colonial

PASSO A PASSO 

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- Oriente os alunos para se dividirem em grupo e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endereços web <http://www.infoescola.com/historia/ciclo-da-cana-de-acucar/> e <http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/ciclo-da-cana-de-acucar>), em livros e revistas, buscando levantar alguns dos principais elementos responsáveis pela produção e declínio da produção de cana-de-açúcar em nosso país, no período colonial.

  • Quais foram os principais motivos que levaram ao cultivo de cana-de-açúcar na região Nordeste do Brasil no período colonial?
  • Qual a importância econômica da produção cana-de-açúcar em nosso país neste período?
  • Quais foram os motivos e como ocorreu o declínio da produção de cana-de-açúcar no Brasil no período colonial? Explique.

- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  expondo suas reflexões sobre as questões anteriores, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos. 

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Fonte: Clip-Art.

- Destaque que, como consequência do fim do ciclo econômico da cana-de-açúcar no Brasil, a população nordestina passa a procurar novos caminhos, novas saídas, e segue em direção à região de mineração no interior do Brasil, iniciando uma nova fase econômica na história de nosso país, conhecida como ciclo do ouro.

 

Atividade 03

A produção atual de cana-de-açúcar no nordeste brasileiro

PASSO A PASSO 

- Apresente aos alunos o mapa a seguir, que mostra em vermelho as áreas onde se concentram as plantações e usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade, segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).


Disponível em: <http://www.unica.com.br/content/show.asp?cntCode={D6C39D36-69BA-458D-A95C-815C87E4404D}>. Acesso em 15/10/2011.

 - Pergunte aos alunos:

  • Em quais regiões brasileiras se concentram as plantações e usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade, na atualidade?

- Permita que discutam entre seus pares e expressem suas compreensões. Posteriormente, reforce a ideia de que o cultivo da cana-de-açúcar atualmente não ocorre da mesma maneira que no período colonial. Apresente o vídeo "Riquezas da terra - produção de açúcar e melaço (Catende)", disponível no endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=1X6M_a2Gvjw>..

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Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=1X6M_a2Gvjw>. Acesso em 15/11/2011.

Questione:

  • Atualmente, como ocorre a produção de cana-de-açúcar em nosso país? (considere técnicas de cultivo, manutenção do solo, colheita, etc.)
  • A cana-de-açúcar produzida no Brasil nos dias de hoje tem a mesma finalidade que tinha quando era produzida na região Nordeste no período colonial? Explique.
  • Quais são os principais subprodutos derivados da cana-de-açúcar em nosso país? E na região Nordeste?
  • Como se processa a transformação da cana-de-açúcar em outros subprodutos?
  • Como se configura a organização social nas regiões onde se localizam as grandes usinas?
  • Qual a importância econômica da cana-de-açúcar para a região nordeste do Brasil nos dias de hoje?

- Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet em livros e revistas, buscando compreender as questões anteriores.

- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  expondo os conhecimentos adquiridos e promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o desenvolvimento da produção da cana de açúcar em nosso país ao longo de sua história; em Ciências pode-se fazer estudos sobre os impactos ambientais que a monocultura da cana de açúcar provoca nas áreas plantadas; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Sugestão de leituras:

Ciclo Econômico da Cana-de-Açúcar, os engenhos, fatos, acontecimentos, fotos que marcaram a História do Brasil. Disponível em: <http://www.hjobrasil.com/ordem.asp?secao=44&categoria=314&subcategoria=570&id=3437>.  

Ciclo da cana-de-açúcar. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_da_cana-de-a%C3%A7%C3%BAcar>.

 

Sugestão de vídeos:

Nova fronteira da cana-de-açúcar. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=aEQGGczuCAU&feature=related>. Acesso em 15/10/2011. Apresenta Minas Gerais como uma nova fronteira para o plantio da cana-de-açúcar no Brasil.

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ponmhYLg5kU&feature=related>. Acesso em 15/10/2011. Documentário sobre a rotina dos trabalhadores do corte da cana-de-açúcar.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

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