Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conjuração Baiana

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Pauliane de Carvalho Braga; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender o que foi a Conjuração Baiana, suas motivações, ideais, agentes envolvidos e resultados alcançados.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Contexto político e social no Brasil Colônia.

- Contexto político e social do Recôncavo Baiano durante a Colônia.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Em 1978, sapateiros, militares, alfaiates e escravos afixaram, pela cidade de Salvador, onze boletins com reivindicações como a instauração de uma República democrática, independente de Portugal, e o fim da ordem escravista na Colônia. A Conjuração Baiana (ou Conjuração dos Búzios ou, ainda, Revolta dos Alfaiates) foi a manifestação mais radical contra a Coroa Portuguesa no período colonial.

Neste ciclo de aulas, buscaremos demonstrar como a Conjuração Baiana nos permite compreender os pontos críticos do período colonial, assim como conhecer as novas ideias que surgiam no meio político.

 

Bandeira

Bandeira da Conjuração Baiana.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjura%C3%A7%C3%A3o_baiana

 

Condenados

Revoltosos condenados à pena capital.

http://leopoldoconjuracaobaiana.blogspot.com/

 

Praca da Piedade

Praça da Piedade, local de execução dos revoltosos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjura%C3%A7%C3%A3o_baiana

 

Cipriano Barata

Cipriano Barata, principal líder da Conjuração Baiana.

http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/cipriano_barata.html

 

Desenvolvimento

 

Aulas 1 e 2

Neste primeiro momento, o professor deverá contextualizar o tema a ser tratado. Em uma breve exposição de 15 minutos, o professor deverá apresentar a situação política da Colônia e o cenário específico da Revolta: o Recôncavo Baiano. É importante que se dê informações sobre as condições econômicas e políticas desta província e os conflitos ali existentes.

Em um próximo momento, o professor deverá dividir a sala em três grupos. Cada grupo receberá um texto que deverá ser lido silenciosamente pelos alunos, durante a primeira e a  segunda aulas (links acessados em: 10 set. 2011).

- Grupo 1: “Liberdade para a Bahia”

(link: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/liberdade-para-a-bahia).

- Grupo 2: “A Conjuração dos Búzios”

(link: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo-complementar/a-conjuracao-dos-buzios);

- Grupo 3: “O preço da liberdade”

(link: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/o-preco-da-liberdade).

 

Aula  3

Nesta aula, os alunos irão preparar a apresentação dos textos lidos, a ser realizada em um seminário na quarta aula. Esta apresentação poderá ser feita por meio de recursos visuais (confecção de cartazes, onde poderão ser apontados os trechos mais relevantes do texto, apresentação de filmes ou imagens existentes sobre o tema) e de áudio (apresentação de canções). Os alunos poderão utilizar o Laboratório de Informática para realizar essa pesquisa, que fará parte do processo de aprendizado empreendido nesta aula.

Para a apresentação, os alunos deverão atentar para as seguintes questões: onde e quando ocorreu a Conjuração Baiana? Qual o contexto social, político e econômico em que se desenrola a Revolta? Quais as motivações para o conflito? Quais os agentes envolvidos no conflito? Estes agentes pertenciam a um mesmo estrato social? Que papel cada grupo teve no conflito? Quais os ideais defendidos pelos revoltosos? A quem se opunham? Quais eram as suas demandas? Como foram os embates entre revoltosos e o governo? Houve repressão aos revoltosos? Quais foram as consequências da Revolta?

 

Aula 4

Nesta aula, os alunos farão um Seminário, no qual irão discutir os textos lidos nas aulas anteriores. Cada grupo terá 15 minutos para apresentar e discutir o seu texto com os seus colegas de sala.

O professor deverá incentivar e mediar a discussão a partir dessas questões e outras que surgirem durante o Seminário.

 

Aula 5

A partir da discussão do Seminário da quarta aula, os alunos deverão preparar um Júri simulado. A sala deverá ser dividida em dois grandes grupos, um representando os revoltosos e o outro representando os seus oponentes. Os alunos deverão preparar uma argumentação na qual defendam o seu posicionamento no conflito e uma acusação ao grupo concorrente. É importante que se simule os diversos discursos presentes na Revolta: dos militares, dos alfaiates, do  governo, entre outros.

 

Aula 6: Conclusão

Nesta última aula, os alunos deverão realizar o Júri simulado, que deverá ser mediado pelo professor.  A dinâmica do Júri deverá ser a seguinte:

- primeiro momento: cada grupo terá 5 minutos para apresentar a sua motivação para a revolta/combate à revolta;

- segundo momento: cada grupo terá direito a realizar três perguntas (de 1 minuto) ao grupo oponente, que terá 5 minutos para responder a cada uma das perguntas;

- terceiro momento: cada grupo poderá apresentar o depoimento de quatro personagens que os represente (cada personagem terá 3 minutos para a exposição); o grupo oponente poderá realizar duas perguntas a cada personagem (1 minuto para a realização da pergunta e 3 minutos para respondê-la);

- quarto momento: cada grupo terá 5 minutos para a argumentação final.

Após a apresentação do Júri, o professor deverá apontar as principais argumentações do Júri e as passagens que sintetizam as discussões sobre a Conjuração Baiana.

Recursos Complementares

- Da sedição dos mulatos à conjuração baiana de 1798: a construção de uma memória histórica. VALIM, Patrícia. Dissertação de Mestrado, USP. Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12022008-111026/pt-br.php

Avaliação

As avaliações deste ciclo de aulas consistem na participação e na qualidade argumentativa dos alunos no Seminário da quarta aula. A avaliação final será o Júri simulado, a ser preparado na quinta aula e realizado na sexta, que deverá ser avaliado pelo professor, levando-se em consideração a organização de cada grupo e a capacidade e a qualidade argumentativa dos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.