01/11/2011
Pauliane de Carvalho Braga; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Neste ciclo de aulas, os alunos irão aprender o que foi o Integralismo no Brasil, compreendendo suas ideias e atuação e conhecendo os seus membros.
Os alunos devem conhecer o contexto político da década de 1920 e 1930, assim como os seus principais eventos, como a Semana de Arte Moderna, a fundação do Partido Comunista no Brasil, o Movimento Tenentista e o Golpe de 1930.
Introdução
O Integralismo surgiu no Brasil como uma resposta à crescente “modernidade capitalista”, que trazia ao nosso País mais influências estrangeiras do que era desejável e comprometia a moralidade da sociedade brasileira. Entre as ideias do Integralismo, destacam-se: a negação da democracia, do pluralismo político e das eleições; o controle absoluto do Estado sobre a sociedade; a eliminação da diferença ideológica e da oposição; o preconceito e o racismo; a defesa de um nacionalismo radical e de um partido único de massa; o culto à liderança única; o repúdio ao liberalismo, ao socialismo e ao comunismo; e a crença no ideal corporativo. Hoje a ideologia ainda sobrevive, renovada pelas novas demandas políticas, mas ainda impregnada de conservadorismo e preconceito. Isso posto, é de fundamental importância uma melhor compreensão e análise sobre o tema.
Bandeira da Ação Integralista Brasileira.
http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_Integralista_Brasileira
Plínio Salgado, líder da Ação Integralista Brasileira.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%ADnio_Salgado
Congresso da Ação Integralista Brasileira, de 1935.
http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_Integralista_Brasileira
Cartaz com propaganda Integralista, de 1937.
http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_Integralista_Brasileira
Desenvolvimento
Aulas 1 e 2
No primeiro momento desta aula, o professor deverá fazer uma breve introdução (de quinze minutos) sobre o contexto político da época, ressaltando a importância dos eventos como a Semana de Arte Moderna, a fundação do Partido Comunista, o Movimento Tenentista e o Golpe de 1930 para o surgimento do Movimento Integralista.
Em seguida, os alunos deverão ler dois artigos introdutórios sobre o Integralismo (que ocuparão o tempo final desta primeira aula e a totalidade do tempo da segunda aula). Os artigos poderão ser reproduzidos em sala de aula por meio de projetores, de modo que toda a classe acompanhe a leitura. Esta deverá ser feita em voz alta, possibilitando ao professor que faça intervenções, quando julgar necessário, e que os alunos manifestem suas dúvidas. Esta primeira leitura localizará os alunos temporalmente e indicará as principais características do movimento.
Primeiro artigo: Ao combate, de Roney Cytrynowicz (acesso em: 13 out. 2011), disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/ao-combate.
Segundo artigo: Mulheres, seu lugar é em casa!, de Giselda Brito Silva (acesso em: 13 out. 2011), disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/mulheres-seu-lugar-e-em-casa.
Aulas 3 e 4
Nessas aulas, a sala deverá ser dividida em três grupos. Cada grupo ficará responsável por dois textos, a serem apresentados posteriormente. O grupo deverá realizar a leitura dos textos e resenhar parágrafo por parágrafo; deverão também discutir os pontos mais relevantes, investigando as idéias que conformavam o Integralismo, seus líderes, seguidores, sua origem, seu ocaso e renascimento, e sua continuidade hoje.
O primeiro grupo lerá os dois artigos a seguir sobre o fundador do Movimento Integralista, Plínio Salgado (acesso em: 13 out. 2011):
- “Plínio Salgado, o chefe” (editorial da Revista de História da Biblioteca Nacional), disponívelem:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo-complementar/plinio-salgado-o-chefe;
- “Nacionalismo literário”,de Leandro Pereira Gonçalves, disponível em:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/leituras/nacionalismo-literario.
O segundo grupo lerá os dois artigos abaixo sobre as aproximações e as diferenças entre o Integralismo e o Nazismo alemão (acesso em: 13 out. 2011):
- “Fascismo à brasileira”, de René E. Gertz, disponível em:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/fascismo-a-brasileira);
- “Quase dois irmãos”,de René E. Gertz, disponível em:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/quase-dois-irmaos.
O terceiro grupo lerá os dois artigos a seguir sobre o Movimento Integralista hoje (acessado em: 13 out. 2011):
- “Novos Camisas Verdes”, de Cristina Romanelli, disponível em:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/novos-camisas-verdes;
- “Coisa do passado?”, de Márcia Regina da Silva Ramos Carneiro, disponível em:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/coisa-do-passado.
Aula 5
Nesta aula cada grupo deverá preparar-se para um Seminário, a ser realizado na sexta aula. A apresentação deverá ser oral, com participação de todos os integrantes do grupo. Para a apresentação, os alunos deverão congregar as informações dos dois textos lidos nas duas primeiras aulas (mais gerais) com o conteúdo dos textos específicos, lidos nas duas últimas aulas. Deverá apresentar o conteúdo de maneira cronológica, destacando eventos importantes (como a fundação e o Manifesto de Outubro, de 1932, a marcha da candidatura de Miguel Reale para a Assembleia Constituinte, as eleições de 1936 e o Integralismo hoje), e em blocos, como ideais, ação, reflexos na sociedade brasileira, participação no governo, influências e personagens.
Aula 6: Conclusão e Avaliação Final
Nesta aula será realizado o Seminário. Cada grupo terá 15 minutos para se apresentar. O professor deverá intervir se algum erro for cometido, mas só nesses momentos. O propósito aqui é que a discussão seja feita após a exposição dos três grupos. É da soma dessas informações, debatidas pelos alunos ao final do Seminário, que dará forma a um quadro informativo, a ser construído pelo professor no quadro-negro, a partir das colocações dos alunos. O professor deverá demandar dos alunos as ideias principais do movimento estudado, assim como suas conclusões. Anotando essas ideias-chave, ao mesmo tempo em que media o debate, ao final da aula o professor terá um quadro-resumo das seis aulas aqui realizadas.
- Site da Frente Integralista Brasileira: http://www.integralismo.org.br/;
- Artigo “Entre a melancolia e a exaltação: povo e nação na obra de Plínio Salgado”, de Eliana Regina de Freitas Dutra, disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000100011&lang=pt.
A avaliação deste ciclo de aulas consiste na participação dos alunos nas quatro primeiras aulas e na pertinência, adequação, consistência e coerênciada apresentação dos grupos no Seminário.
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