Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circo no Blog: nosso Picadeiro virtual – UCA

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar uma pesquisa sobre a história do circo;
  • Pesquisar sobre algumas modalidades circenses, bem como vivenciá-las na aulas;
  • Construir apresentações circenses em grupo - registrá-las em vídeos- para divulgar no blog criado para tal fim.
Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos - total: 600 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – Da história do circo para nosso "Picadeiro Virtual"

1. Solicitar aos (as) alunos (as) que realizem uma pesquisa na internet sobre a história do circo [metasys> favoritos>navegador de internet]. O (a) professor (a) deverá indicar os sites previamente definidos por ele (veja sugestões  de sites abaixo). Os (as) alunos (as) devem identificar e responder as seguintes questões em seu netbook utilizando seus editores de textos KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos]:

a) Como surgiu o circo? 

b) Como os artistas se apresentavam no passado?

c) Quais os tipos de artes que são apresentadas no circo?

Sugestões de sites sobre história do circo:

http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-circo.htm, acesso em 18/10/ 2011

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/historia_circo.htm, acesso em 18/10/ 2011

http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo, acesso em 18/10/ 2011

 

Sugestões de vídeo sobre história do circo:

historia circo http://www.youtube.com/watch?v=1qzMys6LJ04&feature=related, acesso em 18/10/ 2011

 

2. Deve ser informado a eles (as) que nesta aula, com finalização na próxima, os (as) alunos (as) juntamente com o (a) professor (a), farão um blog, para que alguns registros do processo sejam postados lá.  Em seguida, projetar a imagem da internet utilizando uma data show, para que se inicie a construção do blog a partir de um site que permita fazê-lo (veja sugestão abaixo). Será ressaltado que o Blog será o Picadeiro Virtual, este, inclusive é nossa sugestão para o nome do Blog. Ressalte ainda que o Picadeira Virtual funcionará paralelamente ao "Picadeiro Real" que, na verdade, será nossa prática de ginástica circense na escola.

Obs: Caso o (a) professor (a) não disponha de data show, poderá solicitar que os (as) alunos (as) acompanhem em seus netbooks, descrevendo passo a passo a criação do blog.

Sugestões de sites que permitem construir um blog.

Sugestão de site de tutoriais de Blogs:

http://tutorialdoblog.blogspot.com/, acesso em 18/10/ 2011

Sugestão de vídeo para criação de Blogs:

http://www.youtube.com/watch?v=_ggJ30boTic&feature=related, acesso em 18/10/ 2011

Sugestão de site de cadastro e criação de Blogs:

       www.blogger.com/start?hl=pt-BR, acesso em 18/10/ 2011

 

Aulas 2 a 7- Conhecendo mais sobre as modalidades circenses

1. O (a) professor (a) deve apresentar vídeos de 03  elementos circenses fundamentais (acrobacias, malabarismo e equilibrismo). Deixar claro que serão destinadas apenas duas aulas para a prática de cada elemento, portanto, o objetivo não será que eles (as) transformem-se em artistas de circo, mas que conheçam as manifestações do mundo circense. Após vivenciarem todos os elementos propostos os (as) alunos (as), terão mais duas aulas para dedicarem-se à prática dos elementos circenses que mais gostaram e,  formarão grupos de no mínimo 04 e no máximo 06 alunos.

2. Fazer registros dessas aulas práticas (fotos e filmagens para ser postado no Blog Picadeiro Virtual, deixando a eles (as) a tarefa de decidir que imagens são mais apropriadas para que o (a) professor (a) insira no blog. Explicar a eles (as), que haverá um momento, em que eles (as) registrarão o que será postado, mas, nestas primeiras aulas, o (a) professor (a) o fará utilizando, inclusive, seu netbook. [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]

Sugestões de vídeos todos os links acessados em 18/10/2011:

 

Vídeos acrobacias:

(clique na imagem para acessar seu link original)

imagem video acrobac

http://www.youtube.com/watch?v=aauvc4RrL8s

http://www.youtube.com/watch?v=YlUJBmxPYSE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=qp-sRSPMoCI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=U2REcekyvt8&feature=related

 

Vídeos malabarismo

(clique na imagem para acessar seu link original)

imagem video malab

http://www.youtube.com/watch?v=reeQC-txSpg&feature=fvst

http://www.youtube.com/watch?v=JeH_jG2W5NA&feature=related  

  http://www.youtube.com/watch?v=kgNVGCMWyVU&feature=fvsr

http://www.youtube.com/watch?v=ult4NQSFtDc&feature=related  

 

Vídeos equilibrismo

(clique na imagem para acessar seu link original)

imagem video equilibrio

http://www.youtube.com/watch?v=YSmPhK4YLPY

http://www.youtube.com/watch?v=m-qE_eoRBSA&feature=related   

http://www.youtube.com/watch?v=TzdESHBrIQc&feature=related

 

3. Após os vídeos é importante permitir que eles (as) reflitam e falem sobre o que acharam de cada modalidade nos vídeos, considerar:

a) Qual deve ter maior grau de dificuldade?

b) Será que conseguiríamos realizá-las na escola?

c) Qual a modalidade que você mais se identificou?

O (a) professor (a) deixará claro que não temos tempo e recursos na escola suficientes para produzir movimentos e cenários como aqueles vistos nos vídeos. Mas que existem estratégias de ensino que, dentro de nossas possibilidades escolares, permitem que façamos movimentos bem interessantes, diferentes e próximos da perspectiva do circo: este, portanto, será nosso desafio!

4. Em seguida, na quadra, ou em outro espaço adequado, vivenciar as modalidades circenses que foram apresentadas nos vídeos. O (a) professor (a) deve ficar atento para que todos (as) os (as) alunos (as) experimentem executar movimentos dos 03 elementos apresentados.

Aula 8, 9 e 10  - Vivenciando as artes circenses na escola - trabalho em equipes de circo

1. O (a) professor (a) orientará a divisão dos grupos. Os (as) alunos (as) poderão, a priori, escolher os colegas em função dos elementos com os quais se identificaram. No entanto, deverão ser formados, pelo menos, dois grupos para prática de cada elemento (malabares, acrobacias, equilíbrio), e cada grupo terá pelo menos 04 alunos (as). Tudo isso, entretanto, poderá demandar negociações para um equilíbrio entre o interesse do (a) aluno (a) e a garantia destes critérios de formação. Caso esse equilíbrio pareça impossível e a negociação torne-se muito difícil, o (a) professor (a) poderá sortear os (as) alunos (as) em função dos elementos, e apresentar este trabalho coletivo como um desafio, para motivá-los.

2. Os grupos terão  mais uma aula para organizar uma sequência de movimentos garantindo o elemento que identifica seu grupo. Se necessário, prever mais uma aula para complementação dos ensaios antes da apresentação na última aula.

3. Serão informados que, a partir de agora, eles (as) são responsáveis pelos registros do nosso Blog Picadeiro Virtual. Serão orientados (as) a registrarem todo processo de vivência como fotos e filmagens mediante recursos do netbook. A ideia é que, em cada momento, apenas um aluno registre,  e que eles (as) revezem-se entre a prática e o registro. Em seguida, salvarão todas as filmagens no pendrive do (a) professor (a).

Atenção!! Todos os registros deverão sair do computador do (a) aluno (a) para um pendrive, de modo que  não se apropriem e/ou venham a utilizar indevidamente as imagens dos colegas fora das aulas. Caso o (a) professor (a), ainda assim, prefira deixá-los com as imagens, será conveniente obter um documento de autorização dos pais para publicação das imagens, procedimento que também deve ser adotado para aquelas que forem postadas no Blog Picadeiro Virtual.

Aula 11 e 12 - Modalidades circenses: apresentação do nosso Picadeiro na escola

1. Nessa aula, eles (as) apresentarão os trabalhos em grupo. O (a) professor (a) fora das aulas, com ajuda dos (as) alunos (as) que se dispuserem, irá preparar todos os espaços e cenário antecipadamente.

apresent circo na escola

Fonte Google Imagens, clique na figura para acessar link original

2. Durante a apresentação, um representante de cada grupo que assiste o espetáculo, ficará responsável pela filmagem dos colegas que apresentam [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].

3. Após apresentação, na aula seguinte, o (a) professor (a) já terá postado as imagens dos (as) alunos (as) no Blog, e dará um tempo para que todos assistam aos vídeos das apresentações do nosso "circo da escola" em nosso Picadeiro Virtual.

Esse procedimento dará ensejo à avaliação final, conforme apresentamos logo abaixo.

Recursos Complementares

Sugestões de mais vídeos sobre História do Circo:

 
Avaliação

1. A avaliação deve ocorrer durante todo processo, considerando o envolvimento e a participação dos (as) alunos (as).

2. Após permitir que os (as) alunos (as) assistam suas próprias apresentações bem como as dos colegas, fazer uma roda de conversa em torno das seguintes questões:

a) Vocês gostaram de conhecer um pouco mais e praticar a ginástica de circo? Por quê?

b) Quais foram as principais dificuldades na prática circense na escola?

c) Em qual (is) do (s) elemento (s) circenses você obteve mais sucesso? Por quê?

d) O Blog Picadeiro Virtual atendeu aos objetivos pelos quais foi criado? Por quê?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.