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Vamos experimentar diversas texturas pelo tato?

 

24/10/2011

Autor y Coautor(es)
LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS
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FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta proposta, os bebês de seis a dezoito meses, da Educação Infantil poderão:

  • Experimentar diversas texturas;
  • Conhecer e manipular diferentes objetos;
  • Ampliar a motricidade de suas extremidades superiores e inferiores.
Duração das atividades
A proposta está dividida em três aulas, realizada em diferentes dias. O tempo de duração da sugestão dependerá do número de bebês, da forma de exposição do professor (individual ou coletiva) e do tempo de concentração de cada bebê.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos que essa proposta seja apresentada aos bebês que já estiverem engatinhando, que consigam fazer movimentos de preensão com as mãos para a manipulação dos objetos e ainda, que consigam ficar sentados ou em pé, com o auxílio do adulto ou de algum tipo de apoio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1- Apresentação das texturas individualmente

Essa proposta é sugerida para os professores que trabalham com os bebês até os dezoito meses. Os bebês nessa idade iniciam a manipulação e o conhecimento dos objetos, suas formas e texturas. Ressaltamos  que o professor é quem irá avaliar quais movimentos os bebês conseguem realizar, pois é necessário considerar o contexto de relações em que cada bebê está inserido.  

O professor traz para a sala: CD’s, disquete, tela, lixa, esponja, tecidos diversos de tamanhos e outros objetos interessantes. É importante que o tamanho dos objetos seja avaliado pelo professor, evitando que os bebês possam engoli-los.

Em seguida, o professor apresenta os objetos um a um para cada bebê. Nesse momento é preciso deixá-los manipular cada objeto, observando que o professor é quem faz a mediação do bebê com os objetos apresentados, de modo que cada bebê possa sentir as propriedades de cada objeto em particular. Nesse sentido, o adulto irá significar as ações dos bebês durante a manipulação dos objetos, apresentando a propriedade de cada um, como por exemplo, quando um bebê tocar e manipular a lixa, o professor  diz: "é uma lixa, ela é áspera"! No contato do bebê com o novo objeto deve ser considerada a sua segurança, saúde e bem-estar. Essas mediações devem estar presentes durante todos os momentos das aulas sugeridas aqui.

Aula 2- Montagem e exploração do tapete do tato.                                       

1° momento: montagem do tapete

Depois de apresentados os objetos, o tapete pode ser montado fora da sala pelo professor ou em conjunto com as famílias dos bebês. Para montá-lo é necessário utilizar os materiais com diversas texturas, selecionados e apresentados anteriormente, como: CD’s, tela, lixa, esponja, tecidos diversos, tamanhos e cores variados, que ao mesmo tempo garantam a segurança e o bem-estar dos bebês. Após a seleção dos materiais, organizá-los de forma aleatória, conforme a preferência, sobre um E.V.A com espessura de 2,5 a 3 cm ou em um tecido mais resistente. Escolhidos os locais de cada material, o professor pode utilizar cola quente ou costurar com linha reforçada, fixando-os à base escolhida.

Tapete do tato para bêbes


2°momento:  organização do espaço

Na sala ou em outro espaço escolhido, o professor deverá preparar um local aconchegante para que os bebês possam manipular o tapete do tato. O professor deve estender um outro tapete de tecido para deixar o chão mais macio e quentinho para o bebês. Sobre esse tapete o professor coloca o tapete do tato. Em seguida, o professor deve escolher se a proposta será vivenciada através das mãos ou dos pés (ou  com os dois). Caso os bebês forem experimentar com pés, eles precisam ficar descalços, inclusive sem meias.

3° momento: vivência 
 

O professor disponibiliza o tapete para o grupo, chamando a atenção dos bebês e desafiando-os a tocarem nos objetos. Durante a proposta, o professor vai significando cada material e propondo aos bebês que sintam todas as texturas (áspera, lisa, grosso, fino). O professor deve auxiliar cada bebê a explorar com as mãos ou com os pés, caso estejam receosos ou tenham dificuldade em realizar algum movimento.                                                                                                                                                                                                         Durante o momento da vivência é interessante colocar músicas para os bebês ouvirem, tornando o ambiente mais aconchegante. A seguir, no item recursos complementares, está disponível um link com algumas sugestões de músicas.

Aula 3- Experimentando o tapete do tato por outros ângulos

Após a primeira vivência, o professor modifica os locais de aprentação do tapete. Essa apresentação poderá se dar em dias ou semanas alternadas, variando o local de disposição do tapete. É interessante disponibilizá-lo sobre uma mesa na altura dos bebês, fixá-lo na parede, pendurá-lo no teto da sala deixando-o suspenso no ar. Todas as modificações do local do tapete devem levar em consideração a altura do bebês e devem ser vistas por eles, fazendo-os perceber o movimento da proposta por outros ângulos de visão.

Caso os bebês não percebam a mudança do local do tapete, o professor deve chamar a atenção do grupo para a mudança ocorrida, bem como para novas explorações. Sugerimos que o material fique disponível ao grupo por cerca de um mês ou de acordo com a avaliação do professor no que se refere ao interesse do grupo na manipulação do objeto.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os bebês:

  • Sentiram-se bem e desafiados durante a proposta?
  • Qual foi a reação de cada bebê durante a experimentação, mexeu nas texturas? Não se aproximou do tapete? Quis arrancar os objetos? Tocou apenas em uma textura?
  • Qual o objeto que chamou mais atenção?
  • Os bebês conseguiram se movimentar quando o tapete do tato mudou de lugar?
  • Houve interesse do grupo para novas explorações quando o professor mudou o local do tapete?
  • O professor conseguiu fazer as mediações necessárias para que os bebês pudessem explorar todas as possibilidades de manipulação do tapete? 

 

É interessante realizar um registro escrito e fotográfico de toda a proposta, para depois de um certo tempo realizar novamente a vivência e verificar as mudanças que ocorreram nas movimentações e percepções dos bebês.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Quezia Alves Lopes, - NADJA MARIA SEABRA SANTOS PROFESSORA - EPG , São Paulo - dijo:
    quezia.al@hotmail.com

    09/05/2012

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante esta proposta de aula, infelizmente não existem muitas sugestões de atividades voltadas as crianças menores de 2 anos. (que é exatamente a idade dos meus alunos do berçário IAM ).Esta atividade foi bastante proveitosa e teve uma ótima aceitação... Parabéns por sua iniciativa.


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