Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Que movimentos podemos fazer neste almofadão?

 

26/10/2011

Autor e Coautor(es)
LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com essa proposta, as crianças da Educação Infantil, a partir dos dezoito meses poderão:

  • Desenvolver movimentos amplos;
  • Superar o medo diante de uma nova situação;
  • Trabalhar o equilíbrio e a coordenação dos movimentos;
  • Ter o contato com tinta.
Duração das atividades
Serão utilizados dois dias, em torno de uma hora para cada dia.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças que participarão dessa proposta terão de ter noções de alguns movimentos, além de terem utilizado algum tipo de tinta guache.

Estratégias e recursos da aula

Essa proposta de aula é para ser realizada com dois grupos de diferentes faixas etárias. É uma aula coletiva onde o grupo de crianças maiores (2 a 3 anos) irá desenvolver a pintura no almofadão, que posteriormente será utilizado com o grupo de crianças menores (a partir de dezoito meses). Exige planejamento coletivo por parte dos adultos responsáveis pelos dois grupos.

Sugere-se que o desenvolvimento da proposta seja acompanhada de mais um adulto, além do professor de cada grupo de crianças envolvidas na aula.

 

1ª Etapa- Pintura do almofadão

Materiais necessários:

  • Tinta guache não tóxica;
  • Capa de colchão de apenas uma cor com zíper (casal ou solteiro);
  • Potes plásticos para a colocação da tinta;
  • Pincéis.

 

1º momento: roda

O professor levará para a sala do grupo uma capa de colchão com zíper, de cor única (pode ser de casal ou solteiro). Na roda de conversas, o professor mostrará a capa para as crianças e explicará para que ela serve. Em seguida, mostra que ela está vazia, é de tecido, pode se abrir e fechar, etc. É interessante deixar que as crianças manipulem a capa uma a uma.

Após as crianças manipularem a capa, o professor propõe que façam uma pintura nela para que fique mais bonita! Em seguida explica que depois da capa pintada ela servirá para uma outra brincadeira com as crianças do grupo e com outras crianças menores. No entanto, o professor faz um suspense de qual será a brincadeira com a capa, dizendo que será surpresa! 

 

2º momento da aula: pintura da capa

Para a pintura da capa é importante preparar o espaço da sala. Sugere-se que se possível, esse momento seja realizado em outra sala, sobre uma mesa. Caso não seja possível, no chão o professor estende um plástico grande e coloca sobre ele além da capa, alguns potes de plástico com tintas de cores variadas e alguns pincéis para as crianças que não se sentem à vontade para pintarem com as mãos.

A idéia da proposta  é que as crianças em conjunto com o professor, utilizem tinta guache para pintar livremente a capa para o almofadão de balões ou carimbem as suas mãos nela. O professor pode combinar com as crianças anteriormente para decidirem em conjunto se irão pintar toda a capa de tecido ou se irão somente carimbar as mãos de cada criança. Nesse momento, o professor relembra que a tinta não pode ser levada à boca ou aos olhos, garantindo a segurança e a saúde do grupo. 

À medida que as crianças forem pintando, é importante que o professor signifique as ações de cada criança e incentive a pintura em locais que ainda não receberam tinta. É preciso ressaltar que o professor deve avaliar a participação das crianças e incentivar aquelas que possam estar receosas no uso da tinta, além de perceber o tempo necessário para a pintura de toda a capa para o almofadão de balões. A flexibilidade do tempo de permanência das crianças na pintura é um fator importante que dever ser avaliado pelo adulto. Assim que as crianças demostrarem cansaço ou desinteresse na proposta, a higienização das mãos vai sendo encaminhada. A capa do almofadão deve ficar em local arejado para secar.

 

2ª Etapa-  É hora de se movimentar no almofadão de balões

Essa etapa da proposta pode ser dirigida às crianças a partir dos dezoito meses aos três anos.

 

Materiais necessários:

  • Uma capa de colchão com zíper (solteiro ou casal);
  • Dois a três pacotes de balões, número 9 não muito cheios (é indispensável ser desta numeração, pois são mais resistentes), com 50 unidades cada pacote;
  • Tapetes e colchonetes.

         

1° momento:  montagem do almofadão e organização do espaço

              Após a capa de colchão estar com a pintura bem seca, o professor mostra-a para as crianças e explica que irá enchê-la com muitos balões. É interessante que o professor encha os balões fora da sala, não muito cheios, (tamanho mediano) para não estourar e assustar as crianças. 

             Depois de colocar a quantidade de balões suficiente para não deixar espaço vazio no almofadão, o professor deve escolher uma sala para estender alguns tapetes e colchonetes, e sobre esta organização, colocar o almofadão de modo que o espaço fique macio e que garanta o bem-estar e segurança das crianças no momento da brincadeira. Caso muitos balões estourem durante a vivência da proposta é necessário repor, mantendo a segurança da brincadeira.

              É interessante levar para o local da proposta um aparelho de som e alguns CD’s com as músicas preferidas do grupo de crianças, para que durante a vivência elas permaneçam em um ambiente agradável. 

          

Almofadão de balões

2°momento: vivência
 

           No espaço anteriormente preparado, o professor disponibiliza o almofadão para o grupo de crianças, chamando-as para participar, exemplificando alguns movimentos que podem ser realizados sobre o almofadão, como engatinhar, pular, rastejar, sentar, deitar, rolar. No contato das crianças com o novo objeto e na realização dos movimentos sugeridos pelo professor, deve ser considerada a sua segurança, saúde e bem-estar das crianças. Durante toda a proposta o professor deve mediar todos os momentos da aula sugerida aqui.

         É importante que inicialmente o professor proponha o uso individual do almofadão e incentive as crianças que estiverem receosas em utilizá-lo. À medida que as crianças se sentirem seguras, o uso pode se tornar coletivo, aumentando o número de participantes. É imprescindível que o professor avalie esse momento e as ações das crianças sobre o almofadão, orientando-as a respeitar o outro e limitando alguns movimentos, caso seja necessário.

         Durante toda a brincadeira é importante que o professor esteja atento e bem próximo de cada criança e à sua movimentação sobre o almofadão para que não ocorram quedas. Caso as crianças demonstrarem insegurança, o professor pode incentivá-las e encorajá-las ao desafio. 

          No momento da vivência é interessante o professor disponibilizar algumas músicas para as crianças. Como sugestão seguem as músicas postadas no link abaixo, no item recursos complementares.

          3º momento: brincar com os balões

           Depois de utilizar o almofadão, o professor pode disponibilizar alguns balões para as crianças brincarem livremente pela sala.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Participaram e se envolveram em todas as etapas da proposta?
  • Como reagiram no momento da pintura? Houve participação de todos?
  • Pintaram? A pintura foi prazerosa? 
  • Conseguiram realizar alguns movimentos sobre o almofadão?
  • Quais foram as reações diante de cada desafio?
  • O professor conseguiu fazer as mediações necessárias para que as crianças pudessem explorar todas as possibilidades do almofadão de balões?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.