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Como possibilitar movimentos inusitados?

 

26/10/2011

Autor e Coautor(es)
LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS
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FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta proposta, as crianças da Educação Infantil, a partir de quatro anos poderão:

  • Aprender as cores brincando;
  • Conhecer partes do corpo;
  • Desenvolver movimentos amplos;
  • Trabalhar o equilíbrio e a coordenação dos movimentos;
  • Lateralidade;
  • Trabalhar em grupo
Duração das atividades
Cerca de quatro dias, no primeiro dia de uma a duas horas para construir os dados e papietar, no segundo dia o tempo que for necessário para as crianças pintarem as faces dos dados, terceiro dia uma hora para recortar os cartões e no quarto dia o tempo que for necessário para todas as crianças participarem da brincadeira.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Cores
  • Partes do corpo
  • Noções de alguns movimentos amplos, como sentar, abaixar, esticar...
  • Lateralidade
Estratégias e recursos da aula

  Aula 1- Construção dos dados e papietagem

1º momento: Preparação do grude

Materiais necessários:

  • Seis caixas de leite, tipo tetra pak.
  • Fita adesiva
  • Jornais, revistas e papéis usados
  • Farinha de trigo (4 colheres de sopa)
  • Água (1 litro)
  • Vinagre(1 colher de sopa)
  • Panela

Todas as propostas sugeridas aqui devem ser realizadas com as crianças acima de quatro anos de idade, pois exigem um maior poder de concentração, coordenação motora fina, além de ser necessário alguns conhecimentos prévios que para a faixa etária de zero a três anos não seria possível.

Nesta primeira aula a professora deve avaliar se irá preparar o grude com o auxílio das crianças ou sozinha, caso ela decida fazer com as crianças  ela pode medir e misturar os ingredientes com as crianças e  no momento que for necessário levar a panela ao fogo pedir a ajuda de um outro adulto para não levar as crianças até o fogão, evitando possíveis acidentes, a receita e o modo de preparo se encontram no link postado abaixo no item recursos complementares.  

 

2º momento- montagem e papietagem do dado

Para montagem dos dados e em seguida a papietagem é necessário que a professora organize na sua sala algumas mesas do tamanho das crianças cobertas com papel reutilizado como rascunho ou uma toalha velha para evitar que o grude fique todo grudado nas mesas. É importante que

 professora pede para que as crianças encherem as caixas de leite com os jornais, revistas e os papéis usados, depois de cheias as caixas, é preciso fechá-las com fita adesiva. Em seguida, unem-se as seis caixas, formando um cubo.  Após a montagem do dado, as crianças passam o grude entorno do cubo e vão colando diversos pedaços pequenos dos papéis usados, até ele ficar com uma consistência firme, em seguida é só deixar secar em um ambiente arejado e ensolarado de preferência.

Aula 2- pintura dos dados e colagem das partes do corpo.

Materiais necessários:

  • Tinta guache
  • Pincéis
  • Figuras ou desenhos previamente separados

Na sala, as crianças escolhem seis cores diferentes de tinta guache para pintar o primeiro dado, cada face será pintada com uma cor.  O segundo dado deverá ser pintado apenas de uma cor, em cada face colar um desenho com partes do corpo (mão direita, mão esquerda, pé direito, pé esquerdo, cabeça, joelho, glúteos), previamente selecionados.

Após fazer a pintura e a colagem colocar os dados para secarem em um ambiente arejado e ensolarado.

Dados de cores Dados partes do corpo

 

Aula 3-Recortar os cartões coloridos

1º momento: Construções dos cartões com as crianças

Materiais necessários:

  • Papéis do tipo cartão de seis cores distintas;
  • Tesoura

Na sala, a professora disponibiliza papel do tipo cartão, com seis cores diferentes, cada cor fará referência a uma face do dado construído acima na atividade anterior. A professora pergunta para as crianças que cor cada papel possui, explicando que este material será utilizado para realizar uma brincadeira. Em seguida, pede para que cada criança escolha uma cor de papel e recorte utilizando uma tesoura sem ponta, vários cartões da mesma cor, com uma determinada forma escolhida anteriormente pela turma, os cartões recortados não precisam ter o mesmo tamanho, porém não podem ser muito pequenos e nem muito grandes.

 

Aula 4 – É hora de brincar

Materiais necessários:

  • Cartões recortados pelas crianças anteriormente.
  • Dois dados, um somente com cores e o outro com partes do corpo (mão direita, mão esquerda, pé direito, pé esquerdo, cabeça, joelho, glúteos...
  • Fita adesiva transparente

 

 1°momento: colagem dos cartões no chão
 

O professor deverá escolher um local no qual será realizada a atividade, o espaço deve ser amplo. Utilizando os vários cartões coloridos recortados pelas crianças e fita adesiva transparente, o professor deve colá-los no chão de forma aleatória, conforme a foto abaixo.

 Cartões

 

2º momento: a brincadeira

            Em conjunto com as crianças divide-se o grupo em duplas e em seguida, a ordem de quem irá iniciar a brincadeira. Cada professor decidirá se irá realizar a brincadeira com uma dupla por vez ou mais de uma. Esta escolha dependerá do espaço e do número de crianças e cartões. Uma criança da dupla jogará os dados e a outra realizará os movimentos sobre os cartões colados no chão. Por exemplo: no primeiro dado caiu a cor verde e no segundo, o desenho da mão direita. A criança que está realizando os movimentos em cima dos cartões terá que colocar sua mão direita em um cartão verde. Em seguida os dados são jogados novamente pela criança da dupla que está nos dados. O primeiro dado cai na cor amarela e o segundo no desenho da cabeça. Mantendo o primeiro movimento já realizado, a criança que está em cima dos cartões, terá que colocar sua cabeça em um cartão amarelo.

Assim a cada jogada aumenta a dificuldade em realizar determinados movimentos, a dupla vai jogando sucessivamente até a criança que está executando os movimentos nos cartões não conseguir realizar mais nenhuma posição, trocando de posição com seu parceiro que até então estava jogando os dados. O objetivo da brincadeira é de que todas as crianças possam experimentar todas as possibilidades de movimentos e se sintam motivadas e desafiadas a superar as dificuldades impostas pela proposta.

Recursos Complementares
Avaliação

As crianças deverão ser avaliadas pela participação na brincadeira, a superação e as estratégias utilizadas para realizarem determinadas movimentações, pela capacidade de trabalhar em grupo, de receber e interpretar os comandos de seu parceiro.

Além disso, é importante avaliar os momentos de recorte e colagem e as sugestões dadas pelas crianças na proposta da pintura.

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