01/11/2011
![]() |
![]() |
![]() |
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
As crianças, na faixa etária de 3 a 4 anos de idade, podem expressar não só movimentos corporais, mas o que sabem sobre cores e vestimentas.
Pintura com as mãos e grude colorido e o movimento que fazemos com as mãos. Nesta atividade artística reforçamos e enfocamos as diferentes cores e os movimentos aplicados na obra.
Atividade – A atividade se chama “Eu gosto de todo mundo”.
Tem como objetivos:
- a realização de movimentos rápidos;
- percepção de cores;
- percepção visual.
1º Momento:
Numa quadra esportiva a professora explica a proposta de aquecimento para a atividade. As crianças ficarão dispersas no espaço e a mesma dará um comando que deverá se cumprido.
Ex: - Ao meu comando, todas as crianças deverão abraçar as crianças que estão com camisas brancas (pode ter mais de uma com esta vestimenta); ao meu comando todos deverão dar um beijo nas crianças que estão com tênis preto;
Ao meu comando todos deverão pegar na mão das crianças que estão com bermuda verde. Daí por diante podemos listar várias partes do corpo e vestimentas.
2º Momento:
Reúnem-se as crianças no mesmo espaço para a explicação da segunda brincadeira. As crianças ficam em pé, dispostas em círculo. Uma das crianças, escolhida aleatoriamente, vai ao centro do círculo e diz:
“Eu gosto de todo mundo, mas eu gosto mais de quem está de blusa branca*”. Neste momento todos que estão de blusa branca trocam de lugar entre si e o que está no centro do círculo deverá procurar um lugar vago. Aquele que sobrar ficará no centro do círculo.
3º Momento:
*Quem está no centro do círculo é que determina a escolha: ex: blusa branca, sapato preto, camisa verde, descalço, saia rosa. A cada novo comandante no centro do círculo, a descrição muda e a brincadeira segue pelo tempo pré-estabelecido ou enquanto houver interesse dos participantes.
4º Momento:
Após a brincadeira, fazer com que as crianças deitem-se no chão de barriga para cima, olhos fechados, enquanto a professora, num tom baixo, pede para relaxar as pernas, os braços, o tronco, os olhos e a face. Depois pede para que se levantem vagarosamente e dêem uma espreguiçada.
Crianças pintando com grude. Fonte: arquivo pessoal.
Avaliar se as crianças criaram movimentos individuais e os desenvolveram coletivamente em consonância com a percepção visual e auditiva.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!