Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Você consegue ser rápido e atender a ordens simples, levando em conta sua percepção visual e seu conhecimento prévio sobre o vestuário?

 

01/11/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS

FLORIANOPOLIS - SC

NDI UFSC

imagem do usuário

GILBERTO LOPES LERINA

FLORIANOPOLIS - SC

NDI UFSC

imagem do usuário

GIANDREA REUSS STRENZEL

FLORIANOPOLIS - SC

NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças, na faixa etária de 3 a 4 anos de idade, podem expressar não só movimentos corporais, mas o que sabem sobre cores e vestimentas.

Duração das atividades
A atividade poderá ser desenvolvida em diferentes momentos (no início do período matutino ou no início do período vespertino) com duração aproximada de 25 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pintura com as mãos e grude colorido e o movimento que fazemos com as mãos. Nesta atividade artística reforçamos e enfocamos as diferentes cores e os movimentos aplicados na obra.

Estratégias e recursos da aula

Atividade – A atividade se chama “Eu gosto de todo mundo”.

Tem como objetivos:

- a realização de movimentos rápidos;

- percepção de cores;

- percepção visual.

1º Momento:

Numa quadra esportiva a professora explica a proposta de aquecimento para a atividade. As crianças ficarão dispersas no espaço e a mesma dará um comando que deverá se cumprido.

Ex: - Ao meu comando, todas as crianças deverão abraçar as crianças que estão com camisas brancas (pode ter mais de uma com esta vestimenta); ao meu comando todos deverão dar um beijo nas crianças que estão com tênis preto;

Ao meu comando todos deverão pegar na mão das crianças que estão com bermuda verde. Daí por diante podemos listar várias partes do corpo e vestimentas.

 

2º Momento: 

Reúnem-se as crianças no mesmo espaço para a explicação da segunda brincadeira. As crianças ficam em pé, dispostas em círculo. Uma das crianças, escolhida aleatoriamente, vai ao centro do círculo e diz:

“Eu gosto de todo mundo, mas eu gosto mais de quem está de blusa branca*”. Neste momento todos que estão de blusa branca trocam de lugar entre si e o que está no centro do círculo deverá procurar um lugar vago. Aquele que sobrar ficará no centro do círculo.

3º Momento:

*Quem está no centro do círculo é que determina a escolha: ex: blusa branca, sapato preto, camisa verde, descalço, saia rosa. A cada novo comandante no centro do círculo, a descrição muda e a brincadeira segue pelo tempo pré-estabelecido ou enquanto houver interesse dos participantes.

 

4º Momento:

Após a brincadeira, fazer com que as crianças deitem-se no chão de barriga para cima, olhos fechados, enquanto a professora, num tom baixo, pede para relaxar as pernas, os braços, o tronco, os olhos e a face. Depois pede para que se levantem vagarosamente e dêem uma espreguiçada.

 

Grude Colorido

Crianças pintando com grude. Fonte: arquivo pessoal.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças criaram movimentos individuais e os desenvolveram coletivamente em consonância com a percepção visual e auditiva.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.