03/11/2011
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Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
As crianças, na faixa etária de 4 anos de idade, aprenderão a expressar com as mãos os objetos verbalizados, a ter maior tempo de concentração e uma boa memória.
Brincadeiras cantadas que listam várias partes do corpo ou objetos.
A atividade se chama “Minha tia foi a Paris e trouxe...”. Ela será dividida em dois momentos. Tem como objetivos a concentração, memorização e descrição dos objetos através dos movimentos das mãos.
1º Momento:
Numa sala de aula ou numa quadra esportiva, as crianças ficam sentadas em círculo. Num primeiro momento podemos concentrar as crianças fazendo brincadeiras cantadas com gestos que listam partes do corpo para um aquecimento. Convidar as crianças para acompanharem as músicas com gestos.
Exemplos de músicas:
Eu vou contar a história do palhacinho Zezé; era um palhaço engraçado que só mexia o pé! ( mexer os pés)
Eu vou contar a história do palhacinho Pimpão; era um palhaço engraçado que só mexia a mão! (mexer as mãos)
Eu vou contar a história do palhacinho Feliz; era um palhaço engraçado que só mexia o nariz! (tocar o nariz)
Eu vou contar a história do palhacinho Zum Zum; era um palhaço engraçado que só mexia o bum bum! (mexer o bum bum)
Música dois:
Quem está feliz bate palma (bater palmas), quem está feliz bate palma (bater palmas);
Alegria de viver de sorrir e de cantar, quem está feliz bate palma;
Quem está feliz bate o pé (bater o pé), quem está feliz bate o pé (bater os pés);
Alegria de viver de sorrir e de cantar, quem está feliz bate o pé;
Quem está feliz manda beijinho (mandar beijo), quem está feliz manda beijinho (mandar beijinho);
Alegria de viver de sorrir e de cantar, quem está feliz manda beijinho;
E assim sucessivamente, incluindo outras partes do corpo ou ações.
2º Momento:
Após o grupo cantar as músicas, convidá-los para a brincadeira "Minha tia foi a Paris e trouxe..." Explicar primeiramente como ocorre a brincadeira descrita abaixo. Em seguida, partimos para atividade propriamente dita.
A primeira criança, escolhida aleatoriamente começa a falar: - Minha tia foi a Paris e trouxe uma boneca. Neste momento ela faz o movimento com as mãos tentando mostrar com gestos a forma de uma boneca. A criança ao lado tem que repetir o objeto e movimento feito pela primeira criança e adicionar mais um objeto, ex: - Minha tia foi a Paris e trouxe uma boneca (imita a forma) e um óculos (imita a forma) e assim sucessivamente. Quem erra a sequência está fora da brincadeira. A brincadeira termina quando as crianças conseguirem chegar a final sem errar a sequência de gestos dos seus colegas.
3º Momento:
Depois da primeira rodada da brincadeira, o professor convida o grupo para repeti-la, chamando a atenção para os gestos já imitados.
Pode também conversar com o grupo para que se concentrem e prestem maior atenção aos movimentos dos colegas.
Fonte: internet - catarina.blogspot.com - 1600x900 resgatando as brincadeiras de roda - em 01/11/2011
Coleção Primeiro Encanto - Pra brincar de Roda - 300x264 - em 01/11/2011
Conversar com o grupo sobre a brincadeira vivenciada, a imitação dos gestos dos colegas, facilidades e dificuldades encontradas por cada criança. A avaliação da brincadeira poderá ser gradativa à medida que seja repetida pelo grupo.
Avaliar se as crianças conseguiram criar movimentos que identificassem os objetos; se estavam atentas e até quantos objetos conseguem memorizar na sequência.
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